Eduardo Leite se reúne com Kassab para discutir possível candidatura presidencial pelo PSD

Encontro entre os dois políticos ocorreu em São Paulo; saída do governador gaúcho do PSDB fortaleceria crise no partido após vitória de João Doria nas prévias de novembro

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul. Foto: Reprodução/Twitter

Um dos eventos políticos da manhã desta terça-feira (15/3) foi o encontro entre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e o presidente do PSD, Gilberto Kassab. A pauta da reunião seria uma possível filiação do gaúcho ao partido da legenda 55, que pretende lançá-lo como candidato à Presidência da República nas eleições de outubro.

Segundo o blog da jornalista Julia Duailibi no G1, os rumores provenientes de aliados dos dois políticos indicam que há duas possibilidades em discussão. A primeira seria o anúncio da chegada de Leite ao partido já nesta quarta-feira, junto com o já programado evento para oficializar a filiação da ex-senadora Ana Amélia – que é Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do governo gaúcho, e estaria sendo cogitada como candidata a governadora.

A outra opção seria reservar um dia exclusivo para apresentar Eduardo Leite como novo filiado do partido em um evento com mais pompa, que também sirva para o lançamento de sua pré-candidatura.

Caso os rumores sejam confirmados, a notícia não passaria só pela chegada de Eduardo Leite ao PSD, mas também por sua saída do PSDB, alimentando ainda mais a crise do partido que tem experimentado uma deterioração do seu capital político, não só com perda de cargos eletivos como também pela saída de figuras importantes.

Antes de Leite, a debandada tucana já incluía nomes como Andrea Matarazzo (que também migrou ao PSD), Mário Covas Neto (atualmente no Podemos, de Sergio Moro) e Geraldo Alckmin. Este último foi para o PSB, e poderia ser candidato à vice-presidente este ano em uma chapa com o maior adversário político do PSDB, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Esta crise do PSDB se aprofundou após o resultado das prévias do partido, realizadas em novembro, e que tiveram como vencedor o governador de São Paulo, João Doria. No entanto, alguns caciques tucanos – como Tasso Jereissati, Aécio Neves e José Aníbal – vêm reclamando dos maus resultados do paulista nas pesquisas e pressionam para que este desista da sua candidatura em favor do gaúcho.

Na pesquisa Ipespe, divulgada na sexta-feira (11/3), Doria aparecia com apenas 3% das intenções de voto, enquanto Leite foi citado por 1% dos entrevistados – mas vale lembrar que o governador paulista está em pré-campanha presidencial e o gaúcho não.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador