O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém uma vantagem de 10 pontos percentuais na disputa presidencial de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20), embora a pesquisa já aponte uma consolidação da disputa entre o petista e o senador Flávio Bolsonaro (PL).
No cenário mais provável de primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro marca 31%.
Na sequência, aparecem nomes com desempenho distante da disputa principal: Ronaldo Caiado (3%), Renan Santos (3%), Romeu Zema (2%), Aécio Neves (2%), Samara Martins (2%), Augusto Cury (2%), Joaquim Barbosa (1%), Cabo Daciolo (1%) e Rui Costa Pimenta (1%). Brancos e nulos somam 7%, e 4% não souberam responder.
No segundo turno, o cenário também se mantém estável e, mesmo com as oscilações do noticiário político recente, não houve alteração significativa no equilíbrio entre os dois principais polos da disputa.
Lula aparece com 47%, contra 43% de Flávio Bolsonaro, repetindo a diferença de quatro pontos registrada em levantamentos anteriores. Brancos e nulos somam 8%, e 1% não soube responder.
Em outros cenários testados, Lula também mantém vantagem. Contra Ronaldo Caiado, o presidente marca 47% contra 41%, uma diferença de seis pontos. Já diante de Romeu Zema, Lula aparece com 48%, contra 39% do ex-governador de Minas Gerais.
O levantamento também mediu rejeição dos candidatos. Flávio Bolsonaro aparece com 48% de rejeição, enquanto Lula registra 46%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.
Na espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, Lula lidera com 30%, seguido por Flávio com 17%. Caiado, Zema e Renan Santos têm 1% cada.
O Datafolha também avaliou recortes sociais e indica desempenhos distintos entre os candidatos: Lula mantém vantagem entre eleitores de menor renda, menos escolarizados, no Nordeste e entre jovens e grupos minoritários, enquanto Flávio tem melhor desempenho entre eleitores mais ricos, evangélicos e no Sul do país.
A pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistados em 139 municípios, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o número BR-09956/2026.
Deixe um comentário