Datafolha: Lula lidera entre mais pobres; Bolsonaro ganha entre ricos

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Ex-presidente é o mais lembrado inclusive entre favorecidos pelo Auxílio Brasil; atual presidente segue líder entre evangélicos

Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil
Lula e Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (09/09) destaca também como o recorte social influencia as intenções de voto dos eleitores.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato mais lembrado por 54% das pessoas ouvidas que recebem até 2 salários mínimos, enquanto Jair Bolsonaro (PL) ficou em 26%.

Nem mesmo o Auxílio Brasil de R$ 600 pago a mais de 50 milhões de famílias ajudou a melhorar as intenções de voto em Bolsonaro, uma vez que 56% daqueles que recebem o benefício direta ou indiretamente afirmaram votar em Lula, contra 28% do candidato do PL.

Lula também manteve sua vantagem entre aqueles com menor formação, com 56% a 26% de Bolsonaro, e segue liderando entre os nordestinos (60% a 23% para Bolsonaro).

Na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos, pode-se dizer que o ganho de votos obtido na última pesquisa por conta da redução do combustível foi diluída, já que o placar aponta empate técnico de 41% para Bolsonaro, 37% para Lula.

Contudo, o atual presidente manteve vantagem entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos, com 49% das intenções de voto contra 34% de Lula.

O atual presidente também lidera entre aqueles que ganham mais de 10 mínimos mensais, com 42% das intenções de voto ante 29% do petista.

As declarações machistas de Bolsonaro durante os eventos de 07 de Setembro não exerceram tanto impacto entre as mulheres: a intenção de voto em Lula oscilou de 48% para 46%, enquanto o atual presidente avançou um ponto, de 28% para 29%.

Bolsonaro lidera de forma folgada entre os evangélicos, ao registrar 51% das intenções de voto ante 28% de Lula, que lidera entre os católicos com 54%, contra 27% do atual presidente.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 cidades entre os dias 08 e 09 de setembro, em trabalho encomendado pelo jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo sob o número BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

Leia Também

Bolsonaro radicaliza discurso após morte de petista

Bolsonaro tem que lavar a boca para falar dos meus filhos, diz Lula

Atacado por Bolsonaro, Datafolha acertou previsões com pesquisas desde a redemocratização

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O país precisa se preparar para um banho de sangue, pois milhares de fanáticos psicológica e emocionalmente dependentes do encantador de assassinos Jair Bolsonaro ficarão inconsoláveis com a derrota do seu mestre. Muitos deles cometerão suicídio. Alguns, poucos suponho, cometerão homicídios. O próprio Bolsonaro e seus filhos podem inspirar uma catástrofe se matando por causa do medo de ser ENJAULADOS em 2023.

  2. Quer dizer que o presidente Lula lidera e o sujeito que ocupa a presidência da República ganha?
    Também, é preciso acabar com essa ladainha que quem ganha até 10 SM é rico. Quando muito é um menos desgraçado.
    É por essa e outras que vemos essa gente votando para os ricos mesmo não sendo um deles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador