Datafolha: Maioria se preocupa com as ameaças de Bolsonaro, mas descartam golpe

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A preocupação sobre o tema aumenta entre os 47% que tem o ex-presidente Lula (PT) como favorito para ocupar o Planalto em 2023

Bolsonaro fazendo arminha com bandeira da República ao fundo
Foto: Evaristo/Sá/AFP

O Jornal GGN produzirá um documentário sobre o avanço da ultradireita mundial e a ameaça ao processo eleitoral. Saiba aqui como apoiarColabore!

A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (30), indica que a maioria dos brasileiros visualiza com preocupação as ameaças golpistas de Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral e o Judiciário brasileiro. Ao mesmo tempo, o mesmo contingente não acredita que o mandatário possa dar um golpe contra o Estado Democrático de Direito.

Para 56% dos entrevistados, Bolsonaro não blefa quando ataca as urnas eletrônicas e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já 36% acreditam que suas declarações não trarão consequências, e 8% não souberam responder.

A preocupação sobre o tema aumenta entre os 47% que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para ocupar o Planalto em 2023. Entre eles, 61% veem as declarações de Bolsonaro como algo sério, já 33% não. 

Entre os 28% de eleitores que declararam voto em Bolsonaro, 50% consideram as ameaças algo que merece atenção, enquanto 40% as descartam.

Em paralelo, também 56% não crê na possibilidade real de um golpe de Estado. Enquanto 37% acreditam que Bolsonaro pode ir em frente com suas ameaças.

No eleitorado lulista, 58% creem em uma ação golpista e 35% a descartam. Já entre os bolsonaristas, 90% não acreditam no golpe e apenas 6% veem o mandatário fazendo algo.

A pesquisa Datafolha, feita nas últimas quarta (27) e quinta (28), ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país. A margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Leia também:

Datafolha indica vitória de Lula no 1º turno; Bolsonaro oscila 1 ponto após PEC Kamikaze

Datafolha: Lula mantém 35 pontos de vantagem no Nordeste

Maioria aponta corrupção no governo Bolsonaro, diz Datafolha

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador