Declaração de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas repercute e gera revolta

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Em meio a repercussão do caso, Bolsonaro fez live na madrugada deste domingo (16) para se defender

A campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) teve que mediar mais uma crise na noite deste sábado (16), após repercussão nas redes sociais de um vídeo em que o mandatário fala que “pintou um clima” com “menininhas de 14 e 15 anos”. 

Em entrevista ao podcast Paparazzo Rubro-Negro, na sexta-feira (14), Bolsonaro declarou, sem qualquer constrangimento, que a situação ocorreu quando ele passeava de moto pela comunidade São Sebastião, no Distrito Federal. 

“Parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas… Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, afirmou Bolsonaro. 

Bolsonaro usou o caso para reforçar sua retórica de que o Brasil pode “se tornar uma Venezuela” caso o ex-presidente Lula (PT) vença a eleição. A situação descrita por ele ocorreu em 10 de abril do ano passado, durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com uma transmissão ao vivo vinculada ao seu perfil do Facebook, ele visitou a residência no Bairro Morro da Cruz, acompanhado de uma comitiva. Na gravação, ele aparece conversando com mulheres que moram no local. Elas contavam que vieram da Venezuela para o Brasil em busca de uma vida melhor.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Live de desespero

Em meio a repercussão da declaração, que configura pedofilia, Bolsonaro fez uma transmissão ao vivo nas suas redes sociais na madrugada deste domingo (16), pouco depois da meia-noite. Ele se defendeu das críticas que tem recebido e atacou o PT. 

“O PT recorta pedaços [da entrevista ao podcast] como se eu estivesse atrás de programas. Fiz uma live, foi demonstrado o que estava acontecendo. [O PT] Pega pedaço e fala ‘pintou um clima’? Que vergonha é essa? Sempre combati a pedofilia”, afirmou.

Venezuelana nega prostituição

Uma das venezuelanas que teria sido visitada por Bolsonaro negou a fala do mandatário sobre ter encontrado adolescentes vindas da Venezuela ‘arrumadas para ganhar a vida’, em clara insinuação de prostituição infantil, informou reportagem do Uol.

Segundo a mulher, no dia em que Bolsonaro fez a tal visita, estava acontecendo uma ação social para refugiados no local. “Não tem nada a ver com o que ele está falando agora”, disse a venezuelana, que preferiu ter o nome preservado.

Repercussão e revolta

Nas redes sociais, políticos, personalidades e demais internautas manifestaram repudio contra a declaração de Bolsonaro. Confira alguns tweets sobre o caso:

https://twitter.com/MauricioRicardo/status/1581357374824099840
https://twitter.com/petracostal/status/1581415453485735938
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. segunda-feira, 9 de agosto de 2004
    Pintar um clima
    Pobres dos tradutores. Fico pensando em como alguém traduziria a frase “pintou um clima” do brasileiro para qualquer outra língua. Nem o sentido da frase é traduzível sem perder em espírito e concisão. “Criou-se uma inesperada atmosfera de atração mútua” não é exatamente a mesa coisa. “Clima”, no caso, ainda dá para transportar com sentido mais ou menos intacto, mas “pintar” com sinônimo de “aparecer” ou “acontecer” só com um vasto preâmbulo explicativo. Pobres tradutores.
    E nós sabemos que a frase não significa apenas uma súbita alteração erótico-ambiental de expectativas entre duas ou mais pessoas. Tem também uma conotação fatalista, de algo acontecendo contra a vontade e o melhor juízo da gente, de algo que não deveria pintar mas, que diabo, pinta. Um padre pode estar casando um homem e uma mulher e de repente o seu olhar engata com o da noiva e pronto, pintou um clima. O padre se perde na sua fala, gagueja, esquece o que tem que fazer. A noiva deixa cair a aliança. Quando os noivos vão se beijar o padre grita “Não!” Consternação na igreja. O padre atira longe os seus paramentos, pega a noiva pelo braço e os dois saem correndo da igreja. Ou então o clima se limita àquele roçar de olhares, o melhor juízo prevalece, a cerimônia chega ao fim e não pinta mais nada.
    O clima de pintar pode pintar nos lugares e nos momentos mais inconvenientes O Bituca escapa pela margem do campo com a bola junto aos pés. Passa por um, passa por dois. Vai cruzar na área. Vem o zagueirão Betão entra de carrinho, chutando o Bituca e a bola juntos. Os dois se enroscam no chão. E pinta o clima. O que fazer? Os dois não são homossexuais. aquilo nunca aconteceu com eles antes. Simplesmente pintou um clima. Que não dura muito, claro. O jogo precisa continuar. Por via das dúvidas, na cobrança de escanteio, quando o engarrafamento na grande área é comum, os dois ficam bem longe um do outro.
    O clima não pode ser induzido. Perfumes, iluminação especial, poesia, pornografia, Miles Davis. com surdina – nada cria um clima, quando o clima não quer pintar.
    Diário de Bordo às 09:58

  2. Esse sujeito já se assumiu como estuprador diante da deputada Maria do Rosário.
    Esse sujeito já se assumiu defensor da ditadura em diversas oportunidades,inclusive dentro do Congresso Nacional.
    Esse sujeito já imitou pessoas agonizando durante a pandemia.
    Esse sujeito dificultou ao máximo a vinda da vacina e de medidas protetivas para a população causando estimadas 300 mil mortes a mais que poderiam ser evitadas.
    Esse sujeito profanou a data máxima dos católicos brasileiros junto com sua trupe de vândalos em aparecida do norte.
    Esse sujeito já se assumiu canibal.
    Agora,entre outras coisas,esse sujeito se assume pedófilo.

    Pergunta: O que está faltando para aqueles que votam nesse sujeito para buscarem um tratamento?

  3. “Pintou um clima. Voltei. Entrei”. – Bolsobosta

    “Transformam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha mais dinheiro”. – Cazuza

    “O turismo saiu de cinco milhões em Cingapura pra trinta milhões por ano. O Brasil recebe seis. Uma pequena cidade recebe … trinta milhões de turistas. O sonho do presidente de transformar o Rio de Janeiro em Cancún lá, Angra dos Reis em Cancún . Aquilo ali pode virar Cancún rápido. É um centro de negócios. É só maior de idade. O cara entra, deixa grana lá que ele ganhou anteontem, – ele deixa aquilo lá, bebe, sai feliz da vida. Aquilo ali num atrapalha ninguém. Aquilo não atrapalha ninguém. Deixa cada um se foder. Ô Damares. Damares. Damares. Deixa cada um … Damares. Damares. O presidente, o presidente fala em liberdade. Deixa cada um se foder do jeito que quiser. Principalmente se o cara é maior, vacinado e bilionário. Deixa o cara se foder, pô! Não tem … lá não entra nenhum, lá não entra nenhum brasileirinho. Não entra nenhum brasileirinho desprotegido”. – Paulo Guedes

  4. O Bolso Bosta gosta é da Dona Micheque mas, sendo um maníaco, se pintar um clima com as adolescentes venezuelanas, ele volta e entra enquanto isso ele não é maníaco em relação às mudanças climáticas, deixa a boiada passar

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador