Deputados bolsonaristas levam adiante perseguição a novo juiz da Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Malu Gaspar induziu a mira contra o novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, de suposta posição partidária. Bolsonaristas continuaram

Juiz Eduardo Appio, homem branco com terno e gravata, expressão séria e estante de livros no fundo da sala
O juiz federal Eduardo Fernando Appio

Deputados bolsonaristas levaram adiante a acusação feita por Malu Gaspar, de O Globo, contra o novo juiz da Lava Jato no Paraná, Eduardo Appio, de suposta posição partidária.

Os deputados federais Adriana Miguel Ventura (Novo-SP), Gilson Marques Vieira (Novo-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) protocolaram uma reclamação disciplinar contra o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio.

Na peça, eles alegam que o juiz utilizou a sigla “LUL22” para assinaturas digitais internas do sistema da Justiça, o e-proc, em referência à Lula. As informação foi divulgada no final de fevereiro por Malu Gaspar, de O Globo, e disseminada por outros jornais. Em resposta, à época, o magistrado disse que não podia comentar a questão em razão da segurança informática do sistema.

Além do suposto login, o juiz nunca atuou com posições políticas ou partidárias, ou despachou com fundamentações ou teor nesse sentido ou alinhado a qualquer figura política. Conforme destacou Luis Nassif na coluna Malu Gaspar colocou um alvo nas costas do juiz Appio, desde a publicação, o juiz tornou-se mira de ataques bolsonaristas.

E uma delas foi levada adiante, com a reclamação disciplinar enviada à Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Os deputados bolsonaristas pedem que o órgão confirme “evidência de infração disciplinar” e instaure um processo administrativo disciplinar contra Appio.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os cães estão inquietos: gostavam do juiz carcereiro – compadre da Acusação, semianalfabeto, mas não sabem lidar com um Juiz garantista, conhecedor da Constituição. Eis o bolsonarismo: a perseguição fascista.

  2. Quando Malu Gaspar era da Piauí e participava do podcast Foro de Teresina, era evidente e perceptível o desconforto provocado nos colegas de programa. Parei de ouvir o podcast por conta da Malu e só voltei quando ela foi para o ninho no Globo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador