Fake news bolsonarista: Ipec não é no mesmo endereço que Instituto Lula

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Circula nas redes sociais vídeo em que bolsonarista mente ao associar Ipec a Lula

Foto: Reprodução/Instagram

Circula nas redes sociais um vídeo em que o bolsonarista Gustavo Gayer, candidato a deputado federal, disse “provar” que a sede do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) é no mesmo endereço que o Instituto Lula. Porém, não é verdade.

Na publicação, Gayer afirmou que o suposto Instituto de Pesquisa e Estudos de Cidadania fica na Rua Pouso Alegre, no número 21, no bairro paulistano do Ipiranga. Esse é o endereço do Instituto Lula. O candidato usou essa suposta coincidência para tentar desacreditar da última pesquisa Ipec, em que Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 32%.

Na verdade, o CNPJ do Ipec se encontra na Avenida Paulista, número 37, no quarto andar. O site usado por Gayer com a informação incorreta é o Hagah. Ao clicar na aba de contatos da página, o usuário é direcionado para um link bloqueado. No Facebook e no Twitter, o portal está inativo desde 2017.

Em nota, o Instituto Lula declarou:

Não, aqui não funciona nenhum instituto de pesquisas eleitorais.

Nesta quarta-feira (31), um candidato bolsonarista postou uma fake sobre o Instituto Lula e em seguida apagou. Ele dizia que dentro do nosso instituto funcionaria um instituto de pesquisas – o IPEC, atualmente um dos mais respeitados do Brasil. Algum tempo depois, esse candidato foi avisado da mentira e fez uma coisa muito rara entre os propagadores de mentiras da rede bolsonarista: ele apagou o vídeo original e fez um vídeo reconhecendo a mentira. Ponto pra ele.

Apesar do desmentido, a mentira se espalhou e o Instituto Lula foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.

Surpreende que tantos brasileiros adultos tenham caído em uma história tão absurda.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

O Ipec emitiu comunicado:

Ao contrário do que diz vídeo que está circulando na internet, o Ipec – Inteligência em
Pesquisa e Consultoria não tem qualquer ligação com o Instituto Lula, com o Instituto de
Pesquisa e Cidadania ou com os endereços onde estão sediados tais institutos. O Ipec é uma
empresa independente, de capital privado, sem qualquer ligação societária com outras
empresas ou entidades.

O autor do vídeo percebeu o erro e se retratou em novo vídeo publicado no mesmo canal.

O produtor de conteúdo posteriormente se retratou. Assista aqui.

Não é nenhuma ordem judicial, é algo que eu percebi que falei errado, então eu estou tomando a decisão de vir aqui e fazer uma retratação. Eu descobri que o instituto Ipec ficava dentro do Instituto Lula. Isso é verdade. Dentro do Instituto Lula, existe uma um instituto que se chama Ipec (Instituto de Pesquisa E Estudos de Cidadania). Eu me confundi e achei que era o mesmo instituto das pesquisas publicadas pela imprensa brasileira, mas não é. São institutos diferentes

declarou o candidato

Questionado pela reportagem, o Instituto Lula disse que essa informação também está errada. Segundo a organização, o termo ‘Instituto de Pesquisa E Estudos de Cidadania’ foi “uma das razões sociais que o Instituto teve durante sua existência”.

Assista ao vídeo enganoso que circula nas redes sociais:

Nele, Gayer ainda disse que o “Datafolha fica na mesma sede que o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)”. Isso também não é verdade. Ao final, ele afirmou que quer “ir para Brasília ajudar o presidente” Bolsonaro. O autor da fake news é candidato a deputado federal pelo PL.

Em contato com o GGN, a campanha de Gustavo Gayer disse:

Não houve fake news alguma. Um dado incorreto foi divulgado e, após apuração e atualização das informações o vídeo foi removido. Assim feito e sem compromisso com o erro, um novo vídeo – com a devida reparação do conteúdo noticiado – foi publicado. O nome desse recurso jornalístico é retratação.

Até o fechamento desta matéria, o Ipec não retornou as tentativas de contato da reportagem. Se vier um posicionamento, este texto será atualizado.

LEIA: As peças do Xadrez da Ultradireita

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E porque não aparece mais nada sobre o IPEC no google? não tem mais site, não tem mais endereço, não tem mais nada nas pesquisas do google. Será foram retirados? gostaria de checar, a notícia, mas não foi possível.

  2. Procurem no duck duck go, um monte de guias está lá IPEC Instituto de Pesquisas e Estudos de Cidadania, mesmo endereço comentado. Você vai acreditar em que, nos seus olhos ou na imprensa? IMPRENSA PODRE!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador