Indecisos de Ciro Gomes fazem diferença para vitória de Lula no 1º turno, mostra FSB/BTG

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Lula lidera por uma diferença de 10 pontos percentuais sobre Bolsonaro no primeiro turno, segundo pesquisa FSB/BTG

Foto: Reprodução

Lula lidera por uma diferença de 10 pontos percentuais sobre Bolsonaro nas intenções de voto do primeiro turno à Presidência da República. Pesquisa FSB/BTG mostra que a liderança do PT tem 43% contra 33% do atual mandatário.

Considerando os votos válidos, ou seja, a porcentagem que exclui quem votou em branco e votou nulo – o que é feito na contagem de votos, Lula tem 47,7% das intenções de voto. Os resultados são similares aos últimos dados, com diferenças de 1 ponto percentual, sem alterar, assim, as margens de erro.

Indecisos que podem decidir 1º turno

Em um cenário de cruzamento entre a pergunta do voto estimulado no primeiro turno e a certeza de decisão de voto, a maioria dos eleitores de Bolsonaro e Lula tem certeza da decisão, mas a maioria de 59% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) não tem certeza e podem mudar o voto.

No primeiro turno, Ciro recebe 8% das intenções de voto. Assim, se 59% de seu eleitorado migrar para Lula, o candidato que representa a mais forte oposição à Jair Bolsonaro, o representante do PT ganha 4,72% a mais. Isso significaria uma vitória de Lula no primeiro turno, totalizando 52,42% dos votos válidos.

Mas há também os eleitores da chamada “terceira via”, com a atual escolhida Simone Tebet (MDB). A pesquisa indica que 54% de seus eleitores podem mudar, assim como 50% das intenções de votos dos demais candidatos.

Tebet tem 3% das intenções de voto no primeiro turno e os demais candidatos, juntos, têm 3%. Outros 5% afirmaram não votar em nenhum candidato, 2% disse não saber ou não respondeu e 1% em branco ou nulo.

“Melhor das opções”

De modo geral, a pesquisa revela que todos os atuais candidatos não tem boa parte da credibilidade junto ao eleitorado, não sendo considerado o “candidato ideal”, mas “o melhor candidato disponível”.

Outra pergunta mostra que 48% dos consultados acreditam ser “muito cedo para escolher” o voto e, por isso, ainda estão indecisos sobre a escolha.

Quem são eleitores de Lula x Bolsonaro

Mantendo também o perfil de eleitorado, Lula é preferido pelas mulheres (50%), pelos jovens de 16 a 24 anos (51%) e adultos de 41 a 59 anos (47%), do Nordeste (61%), pessoas com renda até 1 salário mínimo (63%) e até 2 salários mínimos (56%), com até o ensino fundamental (54%), católicos (47%) e sem religião (61%).

Já Bolsonaro consegue a maioria entre evangélicos (48%), pessoas com renda superior a 5 salários mínimos (51%) e da região Sul (43%).

Segundo turno

No segundo turno, Lula ganha com 52% contra 37% de Jair Bolsonaro, mostra a FSB/BTG. Nessa rodada, Lula perdeu 2 pontos percentuais e Bolsonaro ganhou 1 ponto, o que não muda a margem de erro, mas pode trazer alertas.

Ainda, 58% dos eleitores de Ciro votariam em Lula no segundo turno e 36% dos eleitores de Simone Tebet.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 24 e 26 de junho. Acesse a íntegra aqui.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador