José Múcio e o efeito Lampedusa, para tudo ficar como antes nas FAs

Tem a seu favor o fato de - na sua posse na presidência do TCU, na gestão Temer - ter citado a gratidão ao presidente Lula que estava preso. 

De Giuseppe Tomasi di Lampedusa:

“Tudo deve mudar para que tudo fique como antes”

De um conhecedor das entranhas dos Tribunais de Conta:

“Sem dúvida, ele é o candidato do sonho de todo militar que quer manter a FAs sem qualquer  interferência do governo.

Destaco alguns aspectos recentes de José Múcio.

1- Sem qualquer lógica de um ministro do TCU, indicado por Lula, abriu sua vaga para Bolsonaro indicar “Jorginho”,  assessor e filho de assessor eterno de Bolsonaro.

Tinha vários anos para continuar no TCU. Disse estar cansado e se aposentou.

Nunca entendi isso.

2- Quando na presidência do TCU teve relação de grande proximidade com Bolsonaro.

3- Tem a seu favor o fato de – na sua posse na presidência do TCU, na gestão Temer – ter citado a gratidão ao presidente Lula que estava preso. 

4- É homem de negociação. Nunca esquece de deixar a porta aberta para todo lado.

Conclusão óbvia: nada mudará nas FAs

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nós nunca sabemos que realmente acontece nos bastidores da POLÍTICA, mas pela experiência do LULA, a escolha do Sr. José Múcio para a DEFESA, se confirmada, é o possível para o momento atual. Não podemos nos iludir, o LULA não tem mais a “bola toda que tinha antes”, antes ele fazia chover, agora ele reza para São Pedro, para não chover muito. Se os idiotas do PT esticarem muito a corda, ela arrebenta. É a distensão política que se tem pra hoje.

  2. A Pakita da Dita Dura elogia indicado por Lula para a Defesa: ‘Um nome positivo para o cargo’.
    Tudo continua como d’antes no Quartel dos Sanguessugas da Nação.
    Continuarão com Viagras, próteses e filés às custas do Erário?

  3. Não nos iludamos , este Governo nasce morto , bem morto .
    Ah , vai fazer ” geopolitica” , vai ser um Player !!!
    Mas que nada , foi eleito para governar o Brasil , e aplacar a sede de Justiça Social , e punir os Crimes da Covid , e o Caos causado por Bolsonaro .
    Mas que nada , o STF ( Gilmar é o STF) acenou com uma ” anistia” , aos criminosos ,tipo esqueçamos o que fizeram no verão passado ,afinal querem ir para a Itália , e eu já estou em Portugal.
    Mas que nada , o Haddad e o Mercadante irão revolucionar a Revolução .
    Depois desta indicação , e com o consentimento do Mourão e aplausos da Caserna , este Governo já está no Caixão .
    Morte antes dos seis meses ,por covardia e puro medo de não ” tomar posse” !!!
    Só faltam as Velas e as Carpideiras !!!

  4. As forças Armadas são uma instituição de Estado. Falto os milicos entenderem isso e cumprirem seu papel constitucional.
    O presidente Lula sabe disso e sabe muito bem que tem o direito e o dever de fazer cumprir a constituição.

  5. Forças Armadas mão deveriam ser um problema em um governo democrático.
    Como , felizmente , a chance da gente se envolver em guerra é baixa , a solução é ocupar as FAs em alguma Força de Paz.

  6. Entendo que para mitigar a intenção de golpe o LULA nomeia um ministro da defesa que atende os interesses dos militares golpistas. Talvez daqui um ano LULA indique outro ministro da defesa e outro comando militar mais propicio para a necessária reforma.

  7. Poisé “seo” Nassif, Lula disse que voltaria pra fazer mais, talvez quis dizer “mais do mesmo” e nós não entendemos….e a correção da tabela do imposto de renda, quando prometeu que seu primeiro ato eleito seria volta a porta da Volks e anunciar a isenção pra quem ganhasse até cinco mil reais??; já esqueceu???? Esse medo de milico já deu no saco….

  8. E existe espaço para isso ? Existe espaço para não precisar do centrão ? Todos esqueceram o que se vive desde 2013 para achar que uma eleição ganha com 51% iria dar poder para alguma ousadia. Nem parece que cobrem ou leem o noticiário e especialistas do campo político/jurídico/militar ou conhecem a história do Brasil. Lula precisará (e está fazendo) do máximo de poder de conciliação (ou concessão) que jamais teve. Surpreendente é se surpreender com isso.

  9. Na minha humilde opinião, caso seja confirmada a escolha do Múcio para ministro da defesa, o novo governo terá terminado antes de começar. Basta lembrar que o tal senhor foi relator do processo das pseudo pedaladas fiscais, base para o farsesco golpe contra a ex presidente Dilma. E o referido relator sustentou a tese das pseudo pedaladas. Além disso, esse detalhe apontado no artigo em tela, referente à aposentadoria antecipada do referido ex ministro do TCU, que abriu vaga para a nomeação de substituto bolsonarista, reforça o referencial sombrio que cerca a alegada perspectiva de indicação para ministro da defesa do futuro governo. Por outro lado, cabe recordar que a idéia surreal acerca da alardeada renúncia dos comandantes das forças militares ser coisa positiva, no sentido de que permitiria a nomeação de novos comandos indicados pelo futuro governo, é algo que não resiste à simples observação de que tal nomeação é prerrogativa exclusiva do presidente da república em exercício, até a posse do novo governo. Ademais, é preciso não perder de vista que a pretensão do atual desgoverno quando substituiu os anteriores comandantes das forças era forçar a mudança do alto comando, com o nefasto objetivo de promover oficiais favoráveis ao autoritarismo golpista dos bolsonaristas. E não é difícil perceber que a demissão dos comandantes anteriores das três forças resultou de posicionamentos de resistência contra as absurdas políticas do bolsonarismo. Começar um novo governo com opções fragilizadoras seria um sinal de emparedamento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador