Na pesquisa Genial/Quaest, Lula tem 47% das intenções de voto e Bolsonaro, 28%

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

'NemNem', ou seja, nem Bolsonaro e nem Lula, apesar de ter diminuído 3 pontos percentuais com relação à última pesquisa, ainda representa 19%

A pesquisa divulgada pela Genial/Quaest trouxe algumas surpresas. Lula alcançou 47%, melhor índice em seis meses nesta pesquisa. Bolsonaro, por seu turno, perdeu dois pontos percentuais e foi para 28%. Um dado que chama a atenção é a escolha ‘NemNem’, ou seja, nem Bolsonaro e nem Lula, que apesar de ter diminuído 3 pontos percentuais com relação à última pesquisa, ainda apresenta 19%.

Esta é a 12ª rodada da pesquisa, que é presencial. Nesta amostragem, Ciro Gomes (PDT) obteve 7%, André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 1%; e Pablo Marçal (PROS), 1%. Os que não declararam voto ou não sabem ainda em quem vão votar representam 6% dos entrevistados.

Os demais candidatos (Vera Lúcia, Eymael, Sofia Manzano, Felipe d’Ávila, Luciano Bivar e general Santos Cruz) não pontuaram. Com esse resultado, Lula seria eleito presidente no primeiro turno. 

Na espontânea, o índice para indecisos diminuiu alguns pontos, mas ainda é expressivo, 42%. Lula lidera com 32% dos entrevistados, seguido de Bolsonaro com 20%. Ciro Gomes recebeu 1% na espontânea, e brancos e nulos, 2%.

A intenção de voto para presidente, por região, traz Lula liderando nas regiões Nordeste e Sudeste. No Nordeste a diferença para Bolsonaro é bem expressiva, e mesmo no Sudeste esta distância é considerável, mas no Sul fica em 2 pontos percentuais à frente de Bolsonaro e 3 pontos percentuais atrás de Bolsonaro no Norte. No Centro-Oeste, Bolsonaro tem ampla maioria, com 47% das intenções e Lula tem 23%. Nas cinco regiões, Ciro Gomes vai oscilando entre 6% e 9% das intenções de voto. Simone Tebet tem alguma expressão no Centro-Oeste, com 4%, mas negativo nas outras regiões.

Mulheres representam um importante apoio na candidatura do ex-presidente Lula. 48% das entrevistadas declaram voto em Lula contra 24% que apoiam Bolsonaro. Já os homens também se inclinam para a candidatura de Lula, mas com uma diferença menor dos que estão com Bolsonaro, 44% a 36%. Ciro Gomes tem um percentual parecido entre homens (6%) e mulheres (7%). Simone Tebet tem 1% e André Janones pontua melhor quando dividido por sexo, 2%.

As intenções de primeiro turno, por idade, trazem Lula liderando em todas as faixas com índices entre 43% e 49%. Bolsonaro não lidera em nenhuma faixa e tem índices entre 27% e 34% das intenções. Ciro pontua nas faixas com índices que vão de 6% a 8%.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador