Não houve irregularidades nas urnas no segundo turno, conclui TCU

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O relatório com as informações consolidadas será anexado ao processo que trata da auditoria das eleições

Fernando Frazão – Agência Brasil

Não foram encontradas divergências nos boletins das urnas eletrônicas analisadas durante auditoria feita no segundo turno das eleições, informa o Tribunal de Contas da União (TCU).

Segundo informado pelo tribunal, nenhuma divergência foi encontrada pelos técnicos nos 604 boletins analisados com base nas informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esses boletins são impressos pelos mesários quando do encerramento da votação e são afixados na porta da seção eleitoral. O documento contém o número de votos por candidato, nulos, brancos e dados sobre o equipamento de votação.

O relatório com as informações consolidadas será anexado ao processo que trata da auditoria das eleições, iniciada em 2021, em conjunto com a Justiça Eleitoral. O resultado final está previsto para o início de 2023. 

Segundo o TCU, sua atuação no trabalho de auditoria das urnas objetiva garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparência das eleições, grupo que é presidido pelo TSE. 

Em julho, antes das eleições, o TCU concluiu que o sistema eletrônico de votação do Brasil é seguro e que não havia riscos relevantes para a realização do pleito.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador