PT de Minas quer evitar que Zema utilize a máquina do estado a favor de Bolsonaro

Victor Farinelli
Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN
[email protected]

Objetivo é evitar que o bolsonarismo possa mudar o panorama no estado onde Lula ganhou no primeiro turno, e que é considerado chave na disputa

Foto: Divulgação

Minas Gerais é considerado um dos estados mais importantes para a disputa do segundo turno das eleições presidenciais. Por isso, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva pretende trabalhar para que o chamado “efeito Zema” possa mudar o resultado das eleições no estado, que teve vitória do petista neste domingo (2/10).

Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de Minas Gerais no primeiro turno, com 56,18% dos votos. Seu apoio para este segundo turno ainda não está declarado oficialmente, mas ele já deu entrevistas dizendo que “apoiar o PT está fora de cogitação” e também sinalizou que há conversas com a campanha de Jair Bolsonaro, e que o apoio deve ser concretizado nos próximos dias.

Contudo, o PT de Minas Gerais está trabalhando para que esse apoio de Zema a Bolsonaro seja somente declaratório, em uma ofensiva que visa minimizar esse efeito na disputa pelos votos no estado.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Segundo o jornalista Igor Gadelha, em sua coluna no Metrópoles, um dirigente do PT ligado à campanha de Lula teria afirmado que “queremos que ele declare o apoio e vá para casa; não faça campanha; não coloque a máquina para trabalhar pelo Bolsonaro”.

A coluna também aponta o deputado federal mineiro Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara dos Deputados, como principal encarregado de convencer Zema a não trabalhar mais intensamente nem utilizar os recursos do Estado de Minas Gerais em favor de Jair Bolsonaro.

Lula foi o candidato mais votado em Minas Gerais neste primeiro turno, com 48,29% das preferências enquanto Bolsonaro ficou em segundo com 43,60% – essa similaridade do resultado nesse estado com a diferença a nível nacional reforça o quanto ele é crucial para vencer a eleição.

Leia também:

Deltan Dallagnol anuncia apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno

Tebet quer diálogo direto com Lula para selar apoio

Aumento de bolsonaristas no Senado faz ministros do STF temerem impeachment

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador