4 de junho de 2026

Tebet quer diálogo direto com Lula para selar apoio

A senadora sul-mato-grossense teria dito a interlocutores que deseja negociar um acordo programático com o candidato petista
Foto: Flickr/Simone Tebet

Após terminar o primeiro turno em terceiro lugar neste domingo (2/10), a ex-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, se tornou uma das figuras chaves do segundo turno destas eleições.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A campanha que parece estar fazendo os maiores esforços para se aproximar da senadora sul-mato-grossense é a do petista Luiz Inácio Lula da Silva, e ao parecer existe reciprocidade por parte de Tebet, porém, com uma condição: ela quer um diálogo direto com o ex-presidente para selar o acordo.

Segundo matéria de Victoria Abel para a Rádio CBN, pessoas próximas a Tebet teriam sinalizado ao comando petista que a senadora está disposta a conversar sobre um possível acordo programático, desde que Lula também esteja aberto a aceitar algumas de suas propostas.

A matéria também afirma que o comando do MDB espera que o PT busque essa aproximação através das alas do partido mais próximas a Tebet e ao presidente Baleia Rossi, e não a dos velhos líderes historicamente mais simpáticos a Lula, como Renan Calheiros e Eunício Oliveira.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Outra dificuldade para a concretização do apoio seria a pouca disposição dos partidos aliados da candidatura de Tebet, o PSDB e o Cidadania, em aceitar um apoio ao PT, partido com o qual ambos mantêm rusgas históricas.

Ainda assim, a avaliação é de que, caso o diálogo com Lula fracasse, Simone Tebet poderia declarar um apoio crítico a Lula, ou neutralidade na disputa. Seu discurso de campanha em favor de mais direitos às mulheres e sua atuação destacada na CPI da Covid, em 2021, fazem com que seja muito difícil que a senadora decida declarar apoio a Jair Bolsonaro (PL).

Leia também:

Aumento de bolsonaristas no Senado faz ministros do STF temerem impeachment

Segundo turno: entre o risco democrático e a certeza da não derrota

No Rio, Rodrigo Neves se antecipa ao PDT nacional e defende apoio a Lula no 2º turno

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados