Ricardo Salles quebra moto de entregador ao fugir de manifestantes universitários; assista

Johnny Negreiros
Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.
[email protected]

Ex-ministro foi convidado para uma palestra por entidade de faculdade privada em São Paulo

Reprodução/Twitter

Na noite desta quinta-feira (1º), o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, bateu em moto de entregador de aplicativo ao fugir de manifestantes que criticavam sua palestra realizada em faculdade privada de São Paulo. Ele deixou o local sem socorrer o trabalhador, após danificar o veículo. Assista:

O acidente aconteceu na saída da ESPM, quando o evento com o ex-ministro de Bolsonaro já havia sido encerrado. Em uma primeira tentativa de deixar o local com uma Doblo, a campanha de Salles foi barrada por alunos que protestavam contra o candidato. Ao tentar novamente, ele saiu no sedan vermelho que aparece no vídeo colidindo com o motoqueiro.

O ex-ministro do Meio Ambiente foi ao Twitter comentar sobre o episódio:

Salles na ESPM

Ricardo Salles foi convidado para dar palestra na universidade pela entidade Agro ESPM. Segundo apurou a reportagem, a palestra tinha caráter exclusivo e por isso não foi amplamente divulgada pelo grupo nem pela faculdade. No entanto, o ex-ministro publicou no Instagram que se dirigia à universidade.

O GGN soube que, apesar de restrito acesso e divulgação, o evento foi realizado com aval do presidente da instituição, Dalton Pastore.

A participação do candidato à Câmara gerou protesto de outros grupos de alunos. O Bateria ESPM, o Centro Acadêmico 4 de dezembro e o Movimenta ESPM organizaram uma manifestação contra Ricardo Salles, que aconteceu enquanto ele esteve no local e se intensificou no momento em que ele saia de lá.

Após a confunsão, as entidades divulgaram nota de repúdio:

Fotos: Reprodução/Instagram

A ESPM também se posicionou sobre o assunto:

A ESPM esclarece que na noite de 1 de setembro, cedeu um espaço dentro de um de seus campi para a realização de uma palestra-debate técnica sobre o tema “Sustentabilidade e Agronegócio”.

O evento foi promovido por núcleos de estudos formados por estudantes de seis universidades públicas e privadas de São Paulo. Entre os palestrantes-debatedores estava o ex-ministro Ricardo Salles.

O debate não foi uma iniciativa da ESPM e não contou com a participação de diretores ou de professores da escola.

A decisão de ceder espaço para núcleos de estudantes se deu por duas razões:

A ESPM acredita que a universidade seja, por excelência, o espaço de estudos e discussões e
A escola entende que o tema “Agronegócio e Sustentabilidade” é de grande relevância para a sociedade brasileira.

A ESPM é uma instituição apartidária, que incentiva e defende a diversidade de ideias e opiniões.

Briga entre alunos

Durante a confusão, a reportagem presenciou alunos discutindo entre si por conta da presença de Salles. Um opositor se aproximou do ex-ministro e o xingou. Três simpatizantes que viram a cena gritaram “aqui é Bolsonaro!” e começaram a intimidar o rapaz.

Após bate-boca acalorado, um dos bolsonaristas teria dado um tapa no rosto do manifestante, que não revidou. Depois de alguns minutos, os alunos voltaram a se acusar, mas não foram às vias de fato.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Nova polêmica

É a segunda polêmica que envolve Ricardo Salles na mesma semana. No último domingo, ele discutiu com André Janones (Avante), que integra a campanha de Lula à Presidência, nos bastidores do debate da Band.

Johnny Negreiros

Estudante de Jornalismo na ESPM. Estagiário desde abril de 2022.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador