Em Natal, Freire disputa segundo turno contra Natália Bonavides

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Deputada federal do PT supera candidato do atual prefeito e vai para nova votação contra deputado federal do União Brasil

Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) disputam segundo turno em Natal. Fotos: Wikipedia

Os candidatos Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT) vão disputar o segundo turno das eleições de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Com a eleição matematicamente definida, Paulinho Freire obteve 44,08% dos votos válidos (171.146), enquanto Natália Bonavides obteve 28,45% (110.483).

Carlos Eduardo (PSD), que teve o apoio do prefeito Álvaro Costa Dias (Republicanos), ficou em terceiro lugar, com 23,95% dos votos válidos (93.013).

Quem são os candidatos

Atual deputado federal, Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, tem 59 anos e é empresário da área de eventos.

Foi eleito vice-prefeito de Natal em 2008 pelo PP, assumindo o cargo de prefeito em 1 de novembro de 2012, com o afastamento da titular Micarla de Sousa pela Justiça por envolvimento em suposto esquema de corrupção na Secretaria de Saúde de Natal.

Em 13 de dezembro do mesmo ano, renunciou à prefeitura para que pudesse ser diplomado vereador.

Nas eleições municipais de 2016, Paulinho Freire foi reeleito vereador de Natal para o mandato de 2017 a 2020. Em 2022, Freire foi eleito deputado federal pelo União Brasil com 77.906 votos.

Aos 36 anos, Natália Bonavides é advogada e mestre em direito constitucional. Atuou como advogada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), do Movimento de População em Situação de Rua e atuou politicamente junto à Marcha Mundial das Mulheres.

Natália também foi uma das fundadoras do Escritório Popular, primeira organização de assessoria jurídica de movimentos sociais do estado, e advogou ainda para o Sindicato dos Servidores Municipais de Natal.

Filiada ao PT, em 2016 foi eleita a quinta vereadora mais votada da capital potiguar, com 6.202 votos. Nas eleições de 2018 foi eleita deputada federal pela coligação PT/PCdoB/PHS, com 112.998 votos, sendo a egunda mais votada e a única mulher eleita no Rio Grande do Norte, além de ter sido a mais votada de Natal onde obteve 43.714 votos.

Nas eleições de 2022, se reelegeu deputada federal como a candidata mais votada do RN, com 157.549 votos (8,42% dos votos válidos).

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador