Exaltado, Marçal diz que sua proposta para São Paulo é investir em “inteligência emocional”

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Primeiro debate entre candidatos à Prefeitura de SP foi marcado por acusações, ofensas e xingamentos. Confira os principais pontos

"De Olho nos Ruralistas" analisa irregularidades patrimoniais na declaração apresentada à Justiça Eleitoral pelo candidato a prefeito de SP
Foto: DIvulgação/PRTB

O primeiro debate eleitoral entre os cinco principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, transmitido na rede de televisão Bandeirantes, na noite desta quarta-feira (9), foi marcado por ataques pessoais e conflitos, enquanto a situação atual e os futuros planos para a cidade ficaram em segundo plano. 

Participaram do programa, o atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB); os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB); além do influenciador digital e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) e o jornalista José Luiz Datena (PSDB).

Durante quase duas horas, os participantes responderam a perguntas de jornalistas da Band e dos adversários, a partir das regras do debate. Chamou atenção o comportamento e as poucas propostas de Pablo Marçal (PRTB), que se diz candidato da direita conservadora em São Paulo. 

Em meio a xingamentos, o influenciador não poupou críticas a Nunes (MDB). Contudo, os ataques mais diretos foram contra Boulos, associado ao presidente da Venezuela Nicolás Maduro e ao grupo paramilitar palestino Hamas. Marçal chegou a insinuar que o psolista frequenta “biqueiras” e faz o uso de substâncias químicas, por meio de gestos.

O ex-coach, no entanto, ficou visivelmente descontrolado após uma pergunta de Tabata Amaral sobre seu envolvimento em ações criminosas. De acordo com a própria Justiça, ele foi condenado por formação de quadrilha em um esquema de fraudes bancárias, em meados de 2005.

O candidato que está ao meu lado [Marçal] foi condenado por formação de quadrilha em um esquema de fraudes bancárias. Queria saber o que ele fará para proteger os idosos que vivem caindo em golpes de Whatsapp como esse?”, indagou a candidata. 

Essa adolescente que vive falando que representa as mulheres precisa amadurecer um pouco […]. Você, que está nesta cidade, se quiser a cidade merda que tem hoje, continua com Ricardo, que tem perfil para prefeito. Se quiser uma merda de Venezuela… [olha para Boulos], ó a cara daquele comedor de açúcar ali. Continua acreditando nisso”, respondeu Marçal, com tom de voz elevado. 

Propostas

Se vangloriando de seu patrimônio milionário, Marçal conseguiu surpreender com propostas um tanto desconexas da realidade paulista. Fazendo jus aos tempos de coach, segundo ele, sua principal iniciativa à população paulista no que diz respeito a geração de emprego e renda será o investimento em “inteligência emocional”. 

Eu sou filho de faxineira, meu pai é funcionário público aposentado. Eu vim da escola pública e nós aprendemos desde pequenos na escola pública a odiar o empreendedorismo, odiar o rico, odiar os Estados Unidos. Aí a gente tem um problema, o nosso povo não prospera (…) eu quero eu quero ensinar para todas as crianças na favela, quero ensinar para todo mundo o que é esse modelo de ‘empresarização’ em que as empresas terão braço de ensino”, disse o influenciador.

Vamos ensinar as profissões do futuro, porque o nosso país vai virar um país escravo tecnologicamente. Vamos ensinar inteligência emocional (…) todo mundo quer prosperar eu sou o candidato mais próspero aqui, eu paguei mais impostos do que tudo que vocês já geraram de riqueza na vida juntos, eu sou alguém que tem a família mais forte, mais pujante, que todos vocês juntos, eu sou alguém que tem uma juventude que posso colocar toda a minha disposição, eu já ‘resetei’ esse jogo da vida, construí o que eu quis”, prosseguiu.

Eu quero deixar bem claro para vocês: nós precisamos mudar a mentalidade do nosso povo, todos querem prosperar e eu sou o único candidato que tem a chance de colocar isso na sua cabeça e tirar vocês dessa miséria”, garantiu Marçal.

Já quando questionado sobre sua proposta para o trânsito e a mobilidade urbana, Marçal afirmou que irá investir em teleféricos para contornar os desafios atuais.

Em Balneário Camboriú funciona [o sistema de teleférico], em La Paz funciona, são 35 km e 11 linhas e as pessoas amam isso porque é o transporte mais seguro do mundo. É um elevador na horizontal, cinco vezes mais barato do que o metrô, Ecológico é limpo e não não tem nenhuma parada as pessoas, é um transporte contínuo. Só que isso é para as comunidades, nós vamos abençoar as comunidades. Eu quero fazer um cinturão com esses teleféricos para você ser abençoado e você começar a prosperar”, explicou o candidato. 

Ainda, segundo ele, sua gestão prevê 10 bolsões na entradas de rodovias “com esse sistema de teleférico para levar na próxima estação”. “Nós vamos liberar a via expressa nas marginais para ser controlado por câmeras como é na Europa, para aumentar a velocidade e aumentar mais uma via. Nós vamos também fazer uma liberação, como funciona nos Estados Unidos, que você consegue virar à direita quando o sinal tá vermelho”, continuou.

Nunes, que falou em seguida, afirmou que não daria sequer para comentar a proposta de Marçal dos teleféricos. “Fico imaginando, é impossível até para a questão do relevo da nossa cidade”, disse.

Leia também:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trata-se de propaganda do Marçal? Porque tantas laudas nas propostas (estapafúrdias ou não) de um único candidato? Cadê as falas dos demais? Mais atenção nas coberturas GGN.

  2. Acho que Marçal está precisando de apoio de um coach. Nosso Daniel Goleman dos cafezais está descontrolado, transpirando burrice emocional. Ir para uma montanha talvez faça bem a ele; mas sem apelar para teleférico, claro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador