Fortaleza, capital do Ceará, decidiu o segundo turno entre os dois candidatos apadrinhados politicamente pelo presidente Lula e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: André Fernandes (PL), com 40%, e Evandro Leitão (PT) com 34% dos votos, com 91% das urnas apuradas.
O resultado confirma as pesquisas da véspera das eleições. Até os últimos dias de setembro, o que se via era um inédito empate quádruplo em Fortaleza, com 4 candidatos concorrendo acirradamente pela eleição que levará ao segundo turno: Capitão Wagner (União) e José Sarto (PDT) estavam no páreo.
Mas, assim como virou o calendário do mês, também viraram os números e a semana eleitoral conseguiu alavancar os dois dos quatro candidatos e consagrá-los a prováveis escolhidos pelos eleitores.
Neste sábado (05), Datafolha e Quaest confirmaram a alavancada do candidato de Fernandes do PL com 33% e Leitão do PT com 31%, em ambas pesquisas. Capitão Wagner obteve 17% dos votos válidos no Datafolha e 15% na Quaest e o atual prefeito, José Sarto, 14% e 19%, respectivamente.
A queda de Capitão Wagner
Até a metade de setembro, era Capitão Wagner (União) quem liderava as pesquisas de intenções de voto. No dia 16 de setembro, o candidato somava 24% em levantamento do Paraná Pesquisas, contra 22,1% de André Fernandes (PL), 19,4% de Evandro Leitão (PT) e 16,8% do atual prefeito, José Sarto (PDT).
Leia mais:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.