28 de setembro de 2026

Globo faz debate na quinta ainda sem confirmação de Lula

Não há consenso, na coordenação de campanha, sobre a participação do presidente em debate de 1º turno; pesquisas são avaliadas para decidir

A Rede Globo promoverá na quinta-feira (1/10), após o Jornal Nacional, o primeiro debate presidencial da emissora antes do primeiro turno das eleições gerais de 2026, que ocorre no domingo (4). O principal candidato de oposição, Flávio Bolsonaro, confirmou presença e fez uma provocação pública convocando Lula para o embate, mas o atual presidente ainda não confirmou se irá participar. A emissora também convidou os candidatos Ronaldo Caiado e Augusto Cury, tirando do palco Renan Santos e Romeu Zema.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Segundo informações de CartaCapital, Lula deve ouvir aliados até quarta-feira, véspera do debate, para decidir se participa ou não. Não há consenso na coordenação de campanha sobre a presença do candidato à reeleição.

De acordo com o site, quem olha para as pesquisas vê motivos para Lula não deixar Flávio Bolsonaro protagozinar o debate sozinho antes do pleito. Os dados, em geral, mostram pouca vantagem para o petista e situações de empate técnico no segundo turno. A Quaest de hoje mostrou cinco pontos percentuais de vantagem para Lula no primeiro turno (39% das intenções de voto no cenário estimulado, enquanto Flávio registra 34%) e empate numérico (42%) no segundo turno.

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, disse na manhã desta segunda (28), em entrevista à Rádio TMC, que a tendência é que Lula não vá ao debate no primeiro turno por conta do modelo determinado pela Globo. “(…) ficará esperando o segundo turno”, disse Edinho. Em sua coluna em O Globo, o jornalista Lauro Jardim anotou as críticas de Lula ao modelo “engessado do debate”, mas indicou achar que Lula cederá à pressão das pesquisas e à provocação de Flávio e participará do debate.

Já o coordenador da campanha lulista em São Paulo, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, avaliou que Lula não deveria se submeter ao “constrangimento” de debater com um “miliciano” no primeiro turno. “Se a população escolher Flávio Bolsonaro para o segundo turno, Lula vai ter que se submeter a esse constrangimento. De um lado, temos um chefe de Estado respeitado ao redor do mundo, e de outro temos um miliciano pior que o pai [o ex-presidente Jair Bolsonaro]”, disse Carvalho ao UOL.

Debate Globo – Quinta, 1º de outubro

Início: 21h20 (logo após o Jornal Nacional).

Previsão de término: 0h40.

Duração total: Cerca de 3 horas e 20 minutos.

Leia também:

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendados para você

Recomendados