O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo e confirmou as mudanças ministeriais que vinham sendo discutidas para acomodar o centrão.
Nesta quarta-feira, o governo federal confirmou as nomeações dos deputados André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para a pasta de Portos e Aeroportos.
Lula também ampliou de 37 para 38 o número de ministérios, com a oficialização da pasta Micro e Pequenas Empresas – que será ocupada pelo atual ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França.
Com os novos nomes ocupando as chefias dos ministérios, o governo federal se aproxima do centrão – vale lembrar que Republicanos e o PP são maioria no Congresso Nacional, e espera-se que as pastas possam ajudar a aumentar a base de apoio governista, mesmo que não seja de forma integral.
Estratégia de olho em São Paulo
Apesar da resistência do PSB em ceder a pasta, as negociações se deram a partir de um eventual apoio de Lula a uma possível candidatura de França ao governo de São Paulo.
E esse apoio não deve encontrar resistências, já que os nomes cotados para a disputa – Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) – já sinalizaram que não pretendem deixar seus cargos.
A nomeação e posse dos novos ministros ocorrerá nos próximos dias, quando o presidente Lula voltar da reunião do G20.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.