NYT: Longas filas marcam votação antecipada em Nova York

Os eleitores em Nova York esperaram horas para votar no sábado, a primeira vez que a votação antecipada foi permitida no estado em uma eleição presidencial

Foto: Kirsten Luce for The New York Times
do The New York Times
Longas filas: nova-iorquinos inundam locais para votação antecipada
por Edgar SandovalTroy Closson

Milhares de nova-iorquinos inundaram as seções eleitorais e esperaram horas em longas filas no sábado, o primeiro dia da votação antecipada, com muitos dizendo que compareceram por temor de que suas cédulas não fossem contadas se tentassem votar pelo correio.

As filas se estendiam por quarteirões fora dos locais de votação, incluindo o Barclays Center no Brooklyn e o Armory em Washington Heights, enquanto as autoridades eleitorais lutavam com o mau funcionamento das urnas eletrônicas e tentavam acalmar eleitores ansiosos.

Os obstáculos para eleitores e funcionários eleitorais no primeiro dia de votação refletiram os desafios de realizar uma eleição presidencial contenciosa em meio a uma pandemia. Mas muitas pessoas não se intimidaram com os atrasos e o coronavírus.

A fila para a votação antecipada na Andrew Freedman House no Bronx se estendia pela Grand Concourse e virava a esquina, na metade da East 166th Street.

A pandemia estava na mente da maioria das pessoas na fila. Muitos usavam máscaras e alguns até usavam luvas. Eles tentaram se espalhar pelo menos dois metros um do outro, mas era difícil manter o distanciamento social nas partes mais estreitas da rua.

Bryan Washington, 60, disse que a recompensa por votar antecipadamente supera o risco de contágio. “Sou um dos que realmente acredita que esta é uma das eleições mais importantes que já tivemos”, disse Washington. “Eu realmente acredito que esta é uma eleição para a alma do país.”

No Barclays Center, no Brooklyn, Barbara Ali, 75, apareceu para votar às 6h50. Ela ligou para o 311, o centro de informações da cidade, porque achou que as urnas abriram às 7h. Eles não abriram por mais três horas, mas ela decidiu esperar.

“Esta é a eleição mais importante do século”, disse Ali, uma funcionária municipal aposentada de Park Slope. “Este é a cereja do bolo, não quero gritar nomes, mas sabemos o que está acontecendo.”

Ela considerou a hipótese de votar ausente por causa do coronavírus, mas, disse ela, “deslizar para o computador é a maneira que eu queria fazer”.

Na verdade, acidentes recentes envolvendo cédulas pelo correio pareceram levar muitos eleitores às urnas no sábado. Alguns disseram não confiar que seus votos seriam contados se eles não comparecessem pessoalmente e muitos não queriam esperar até o dia da eleição.

No final do mês passado, o Conselho Eleitoral da cidade foi criticado depois que cerca de 100.000 eleitores em Brooklyn receberam cédulas de ausentes com nomes e endereços errados.

Esta é a primeira eleição presidencial durante a qual os nova-iorquinos podem votar antes do tempo. A legislatura estadual aprovou a votação antecipada em 2019, depois que os democratas assumiram o controle, tornando Nova York um dos últimos estados a adotá-la.

Sarah Steiner, uma advogada eleitoral de Nova York que representou candidatos que buscam cargos públicos, disse no sábado que não era incomum ouvir relatos de longas filas e outros problemas durante o primeiro dia de votação.

Ao longo do dia, fotos nas redes sociais mostraram os nova-iorquinos invadindo os locais de votação na cidade e no estado. Essas imagens eram sinais de um comparecimento melhor do que o esperado, disse Steiner.

“Sempre há algumas falhas. Este é um evento para muitas pessoas e é um sinal maravilhoso de engajamento cívico ”, disse Steiner, acrescentando mais tarde:“ Estou feliz em ver isso ”.

As filas de votação antecipada tendem a diminuir após o primeiro dia, então os eleitores devem esperar uma espera mais curta conforme a votação continua, disse Steiner.

Os eleitores terão até 1º de novembro para votar antecipadamente. O período de votação antecipada de nove dias visa aumentar a participação dos eleitores, tornando a votação mais conveniente. Dependendo do dia, os locais de votação antecipada abrirão às 7 horas e permanecerão assim até às 20 horas, incluindo este fim de semana e o próximo.

Esperava-se que os nove dias de votação antecipada trouxessem um comparecimento recorde dos eleitores. Estima-se que 3,3 milhões de pessoas entre 4,7 milhões de eleitores ativos na cidade de Nova York, ou 70%, votem pelo correio ou pessoalmente, de acordo com uma estimativa.

Ao contrário de muitos outros estados e do restante de Nova York, onde as pessoas podem votar em qualquer centro de votação antecipada em seu condado, os eleitores na cidade de Nova York têm permissão para votar antecipadamente apenas nos locais designados.

A cidade anunciou que o Madison Square Garden e o Barclays Center seriam usados ​​como locais de votação pela primeira vez, mas se os eleitores não fossem designados a eles, eles não poderiam votar lá.

As mudanças nos locais confundiram muitos eleitores.

No momento em que Rebecca Jones, 38, chegou ao Madison Square Garden para a votação antecipada por volta das 10h15, mais de 600 pessoas já haviam entrado na fila à sua frente.

Antes das primárias de junho na cidade de Nova York, a Sra. Jones votou cedo em um local de votação a cerca de dois quarteirões de onde ela mora em Hell’s Kitchen.

“Estou muito confuso porque eles canalizaram tantas pessoas para um só lugar. Acho que é estúpido ”, disse ela. “Se é sobre o número de voluntários que o dirigem, então eu sou totalmente a favor. Mas eles já conseguiram isso antes. Portanto, não estou entusiasmado com isso. ”

Mais de uma dúzia de policiais estavam estacionados fora e dentro do Madison Square Garden, e o Departamento de Polícia anunciou no início da semana que pelo menos um policial seria colocado em cada um dos 88 locais de votação da cidade.

A polícia não estava ciente de nenhuma ameaça específica dirigida aos locais de votação, mas o departamento estava dedicando mais recursos à segurança do que nas eleições anteriores devido ao clima contencioso em torno da eleição presidencial, disse o chefe Terence A. Monahan.

No dia da eleição, haverá 1.201 locais de votação abertos e os oficiais estarão em todos eles, disse o chefe Monahan.

“O público não deve ter medo e deve vir e votar”, acrescentou.

Na sexta-feira, o prefeito Bill de Blasio, no entanto, expressou preocupação com o processo de votação antecipada durante uma entrevista à MSNBC.

Ele disse esperar a interferência de apoiadores do presidente Trump nas comunidades pobres e de imigrantes no dia da eleição. “Não podemos permitir isso”, disse de Blasio.

O prefeito disse que planejava enviar centenas de advogados, autoridades municipais e voluntários para garantir que cada nova-iorquino que desejasse votar possa fazê-lo sem medo.

“Teremos um grande esforço de proteção aos eleitores, porque você não pode permitir que esta eleição seja roubada pela intimidação”, disse ele.

No sábado, uma pequena manifestação estourou em frente ao Museu do Brooklyn ao lado de uma fileira de eleitores.

O senador estadual Zellnor Myrie, um democrata, aplaudiu os eleitores.

“Os relatos sobre o fim da democracia são muito exagerados”, disse Myrie.

Laurie Cumbo, a líder da maioria do Conselho Municipal, ecoou esse sentimento. Ela disse que ficou surpresa com a fila de eleitores no Barclays Center. “Estou sentindo o fogo. Grite para todas as pessoas que vieram esta manhã. ”

Luis Ferré-Sadurní e Elisha Brown contribuíram com reportagem

*Edgar Sandoval é um repórter da mesa do Metro no The New York Times, onde cobre justiça criminal. @edjsandoval

*Troy Closson é repórter do Metro desk e membro da classe 2020 do New York Times Fellowship. @troy_closson

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Num clima de divisão onde pessoas matam por cor, identidade de gênero ou simples contrariedade em manifestações, fico pensando o que elas se dispõem a fazer para manipular eleições.
    Para votar pela internet já existem múltiplos meios (combináveis) para conferir quem é quem. Mas ainda falta garantir que o voto é mesmo escolha da pessoa ou (exagerando) da mira de uma arma…
    Precisa haver uma garantia similar a ela estar votando numa cabine com segurança e privacidade, após ser identificada por um credenciado.
    Já o voto antecipado pode não refletir a “foto” de uma opinião popular formada até um determinado dia. Novamente exagerando, suponhamos que um candidato votado 11 dias antes seja flagrado e gravado 6 dias depois estuprando uma criança de 7 anos. Manteriam o voto já dado?
    O voto pelo correio sofre de ambos estes males e de outros mais, já que sabemos ainda que nenhum correio é totalmente confiável e o caminho entre o voto e a contagem atribuída é longo, embora precise ser o mais breve possível. De preferência instantâneo.
    Sabemos que nenhum processo será perfeito, mas o mais confiável nos dias de hoje seria o instantâneo com conferência em papel (pelo eleitor) e a decorrente auditabilidade contra a apuração eletrônica.
    Eu que gosto de pensar em sistemas, ainda não consegui equacionar todos os aspectos envolvidos em uma eleição séria e controlada nesta eleição americana.
    Ainda que possa ser perfeita e sem fraudes, a abertura para contestações é GIGANTESCA.
    Ainda mais essa que está mais parecendo uma votação de BBB.
    Lembrando aquele vídeo dos soldados cantando:
    “Vai dar m#Rd@, vai dar m#Rd@ vai … vai dar m#Rd@ vaaai”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador