Ipespe: Lula lidera pesquisa de intenção de voto

Ex-presidente tem 44% das intenções de voto, contra 20% de Bolsonaro; petista também vence em simulações de segundo turno

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da disputa do primeiro turno das eleições presidenciais com 44% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipespe encomendada pela XP Investimentos.

A vantagem de Lula em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), é de 20 pontos percentuais: o atual presidente, que está tentando se reeleger, tem 24% dos votos.

Em seguida, aparecem o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos), com 9%; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%; o governador de São Paulo João Doria (PSDB), com 2%. Empatados com 1%, estão os senadores Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD), além do cientista político Luiz Felipe D’Ávila (Novo). Segundo a pesquisa, 6% dizem que não irão votar em nenhum dos candidatos citados, e 7% não sabem ou souberam responder.

O levantamento também traçou um segundo cenário, com o senador Alessandro Vieira (Cidadania). Lula manteve os 44%, enquanto Bolsonaro registra 25% das intenções de voto, seguido por Ciro (9%), Doria (3%), Simone Tebet (2%). Pacheco, Vieira e Felipe D’Ávila aparecem com 1% dos votos cada. Neste cenário, 11% disseram não votar em nenhum candidato/não votar/branco ou nulo, e 5% disseram não saber ou não responderam.

Lula lidera cenários de segundo turno

Além de liderar as intenções de voto no primeiro turno, Lula vence em todos os cenários traçados para eventuais segundo turno, com uma vantagem mínima de 19 pontos percentuais.

 – Lula (56%) x Bolsonaro (31%);

 – Lula (51%) x Moro (32%);

 – Lula (51%) x Ciro (25%);

 – Lula (53%) x Doria (20%)

A pesquisa eleitoral ouviu 1000 pessoas, com 16 anos ou mais, de todas as regiões brasileiras, entre os dias 10 e 12 de janeiro em pesquisa telefônica. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09080/2022.

A íntegra da pesquisa eleitoral pode ser vista abaixo

jornalggn.com.br-ipespe-lula-lidera-pesquisa-de-intencao-de-voto-relatorioavaliacaopresidencial-2022

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ELIANE MEY

- 2022-01-14 20:39:19

Genoíno se lembrou dos 40 milhões de não votos! O presidente Lula esquece disso. Antes de tudo, precisa lembrar-se da ESQUERDA desiludida. Av. Paulista não vai ajudar, nem os paulistas do PSDB. Na minha ignorância, a única saída para vice é o Flávio Dino, agora em um partido mais palatável. Ridículos os internautas que dizem "povo": povo somos todos nós e cada um.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador