Ipespe mostra Lula com 49,4% dos votos válidos no primeiro turno 

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

No entanto, agregador de dados atualizado com essas informações mostra Lula com 51% e Bolsonaro 36% dos votos válidos

Foto: Ricardo Stuckert

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

A pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (23), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da corrida pela Presidência da República, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 35%. 

Considerando apenas os votos válidos, sem contar brancos, nulos e indecisos, o petista tem 49,4% e o atual líder do Executivo 37,6%. No entanto o agregador de dados do Estadão, atualizado com essas informações, mostra Lula com 51% e Bolsonaro 36%.  

Hoje, Ciro Gomes (PDT) soma 7% e Simone Tebet (MDB) 4%. Soraya Thronicke (União Brasil) aparece com 1%. Os demais candidatos não pontuaram. 

Além disso, os que dizem que irão votar em branco, anular, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar são 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Os percentuais são em relação ao cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados.

Comparação 

Em relação à pesquisa anterior, de 31 de agosto, Lula subiu três pontos percentuais, acima da margem de erro, e saltou de 43% para 46%. 

Bolsonaro ficou estagnado em 35%. Ciro e Tebet oscilaram para baixo; o ex-ministro, de 9% para 7%, e a emedebista, de 5% para 4%.

Sobre a pesquisa

O levantamento ouviu 2.000 pessoas por telefone, entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%.

Leia também:

Lula tem 50% dos votos válidos no Datafolha; Bolsonaro, 35%

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro e pode vencer no primeiro turno, aponta Quaest

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador