O presidente Lula (PT) comentou, nesta terça-feira (25), a liberdade do jornalista australiano e fundador do WikiLeaks, Julian Assange. Para o presidente, a libertação representa “uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”.
“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso. Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”, escreveu Lula, em publicação no X (antigo Twitter).
O pestista foi um dos únicos líderes globais que saiu em defesa de Assange, protagonista de uma trama de mais de uma década em torno da luta pela liberdade de informação, por tornar públicos mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades do governo dos Estados Unidos.
Após cinco anos de prisão, Assange deixou ontem (24) a penitenciária de segurança máxima de Belmarsh, no leste de Londres, no Reino Unido, a partir de um acordo feito com a Justiça dos EUA para se declarar culpado em acusações de espionagem.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.