Lula deve decidir sobre possível volta do horário de verão ainda esta semana

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Medida foi colocada a mesa em meio a seca extrema que atinge parte do país

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista aos jornalistas Leonardo Sakamoto e Carla Araújo, do UOL. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) deve decidir, ainda nesta semana, o eventual retorno do horário de verão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema (ONS) entregarão, nos próximos dias, um estudo sobre a viabilidade da prática. 

O Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também participam das discussões sobre a medida, levantada em meio a seca recorde no país, fenômeno que diminui o nível dos reservatórios das hidrelétricas, maior fonte da energia elétrica no país. 

Além disso, também preocupa as ondas de calor extremo que atingem boa parte do território nacional, já que o aumento do uso de eletrodomésticos como ar-condicionado aumenta também o consumo de energia.

A medida, que consiste em adiantar os relógios em uma hora nos meses do verão, era adotada anualmente em partes do Brasil para diminuir o consumo de energia. Mas, em 2019, o horário de verão foi extinto, durante o governo Bolsonaro, que alegou que a economia de luz era baixa e não justificava a prática.

Leia também:

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador