Lula lança comissão de combate à corrupção nesta terça-feira

Presidente vai assinar três decretos para fortalecer a transparência, contrapondo a política de sigilos de 100 anos praticada por Bolsonaro.

Crédito: Tutu/ Febraban

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará três decretos para estabelecer novas medidas para fortalecer a transparência e o acesso a informações sobre a administração pública nesta terça-feira (16), em Brasília.

O primeiro deles tem como objetivo a atualização da Lei de Acesso à Informação (LAI), que completa 11 anos e será celebrada evento “Transparência e Acesso à Informação: Desafios para uma nova Década”.

O segundo documento dispõe sobre o Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CTICC), enquanto o terceiro cria o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação e a Política de Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública federal.

Sigilo

A iniciativa de Lula tem como objetivo resgatar a credibilidade dos mecanismos de monitoramento dos dados e recursos públicos, tão deteriorados ao longo da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

A reportagem do GGN mostrou, em 2021, que a gestão bolsonarista reduziu a taxa de pedidos concedidos sobre os dados que deveriam ser públicos em relação à condução do País e à administração de gastos.

O governo Bolsonaro também ficou conhecido pela pratica repetida de impor sigilo de 100 anos sobre documentos do governo, entre eles o cartão de vacinação do ex-chefe do Executivo e a lista de visitas que Michelle Bolsonaro recebeu entre 2021 e 2022 no Palácio da Alvorada, em Brasília.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador