Mesmo com polarização, Lula colhe resultados positivos na opinião pública, avalia Cláudio Couto

Carla Castanho
Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN
[email protected]

Cientista político Cláudio Couto analisa os resultados do governo Lula na pesquisa CNT/MDA. Assista ao "Política Na Veia", na TVGGN

No programa Política Na Veia, uma parceria da TVGGN com CartaCapital e Fora da Política Não Há Salvação, o cientista político e professor da FGV, Claudio Couto, analisou os resultados da 158ª Pesquisa CNT/MDA sobre o governo Lula.  

Couto acredita que o resultado da pesquisa é positivo, se considerar o fato de que após 4 anos de governo Bolsonaro, as pessoas passaram a ter posições mais fixas a respeito de avaliações sobre o desempenho de governo, além da identificação pelas crenças que nutrem. 

“Considerando todo esse cenário, o resultado é muito positivo para Lula. É um resultado que poderia imaginar que seria pior, diante dessa polarização, mas não é”, comenta Couto.

Com cinco meses de governo, Lula avaliado com 43% de ótimo e 28,3% regular. Quem desaprova a atual gestão fica na porcentagem de 24,6%. Sendo 7,8% ruim, e 16,8% péssimo; outros 4% não souberam responder.

Em relação ao seu desempenho, Lula alcançou 57% de aprovação. Mesmo percentual alcançado pelo ex-presidente Bolsonaro no seu primeiro mês de governo. 

Nos estratos, os números que apontam para a avaliação mais negativa ficam com os evangélicos, com 34,8% de aprovação – índice menor do que o panorama geral.

“É justamente naqueles estratos da população em que a gente já imaginaria que isso aconteceria, entre os evangélicos.”

A pesquisa CNT ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 11 e 14 de maio, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Confira os principais resultados.

Assista ao programa completo na TV GGN:

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador