“Militares estão inseridos na democracia e não vão voltar”, diz comandante da Marinha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Dirigentes que integram as Forças Armadas rechaçaram a possibilidade de os militares da ativa atenderem aos pedidos de intervenção e destituição da presidente Dilma Rousseff (PT) do poder. O pleito é fomentado por alas conservadoras e direitistas que promovem passeatas desde a vitória de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB) em outubro passado. Um dos argumentos é que a reeleição da petista consumará a instauração de um golpe de teor comunista no Brasil. Segundo o comandanta da Marinha, os militares de hoje estão totalmente comprometidos com a democracia e não vão apelar para um golpe.

Chefes das Forças Armadas rechaçam pedidos de volta dos militares

Por Mônica Bergamo, na Folha

As manifestações para que os militares voltem ao poder no Brasil são rechaçadas com veemência pelos comandantes das Forças Armadas. “Os militares estão totalmente inseridos na democracia e não vão voltar. Isso eu garanto”, disse à coluna o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha.

A QUEM INTERESSA?
“Não sei quem anda inventando isso [manifestações pela volta dos militares ao poder], mas não faz o menor sentido. Os militares só voltam em seu papel institucional, que é o que têm hoje”, completa Moura Neto.

EXTREMISTAS
“São opiniões de extremistas”, diz o tentente-brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica. “[A volta dos militares] é algo impossível de acontecer. Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa [das Forças Armadas]. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem.”

NADA SÉRIO
“Nós vivemos há muitos anos em um ambiente de absoluta normalidade”, reforça o comandante do Exértico, general Enzo Peri.

*

“Vejo essas manifestações com naturalidade, mas elas não devem ter qualquer outra conotação”, diz ele.

É O CASO?
Já quando abordados sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que deve responsabilizar inclusive ex-presidentes militares por crimes de tortura e execução de presos políticos, os comandantes mostram desconforto. “Eles estão cumprindo a lei”, limita-se a dizer Saito. Questionado se o Exército se manifestará depois da divulgação do relatório, em dezembro, Enzo Peri disse: “Será o caso?”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O jeito, nesse caso, é apelar

    O jeito, nesse caso, é apelar para o “moreninho do norte” (copyryght professor hariovaldo).

    Se bem que a Fox News, (uma Veja mais rica), sempre diz que Obama está tentando implementar o comunismo nos States.

    Tá difícil ser reaça hoje em dia, viu? Os comunistas dominaram geral! Até no Vaticano..

    O jeito é tentar apelar para o velho paraguaio Gilmar Mendes fazer os seus truques no STF.

    Estamos de olho.


  2. Os militares brasileiros

    Os militares brasileiros estão escaldados. Eles se ligaram aos gringos da década de 1960 e os próprios gringos foderam eles na década de 1970. Apoiaram Collor contra Lula e Collor jogou cal no projeto da bomba nuclear brasileira. Eles foram fiéis a FHC na década de 1990 e os tucanos sucatearam completamente as Forças Armadas. A adesão ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que deixou o Brasil praticamente indefeso frente às potências nucleares (e desarmado frente a países insignificantes que tem armamentos nucleares, como Israel por exemplo). A modernização do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e a melhoria da capacidade técnica, operacional e militar das três forças tem sido um dos pilares das administrações petista. Isto explica porque os comandantes militares estão satisfeitos com a democracia, isto para que existem muitos oficiais que sinceramente odeiam os métodos nazistas empregados pelos cretinos que assassinaram e torturaram brasileiros para submeter o Brasil ao Pentágono. Sou vítima da Ditadura (minha casa foi invadida várias vezes a chutes em 1967 quando eu tinha 3 anos porque meu pai era comunista) e pela primeira vez na minha vida senti orgulho da posição tomada pelo comando das Forças Armadas. Mas se os nazistas, fascistas, jornalistas golpistas, tucanos/demonicos ladrões de dinheiro da Petrobras e do Metrô e  os secessionistas paulistas e gaúchos tentarem dar um golpe de estado ou fragmentar o território nacional ficarei ainda mais satisfeito, pois neste caso eles serão ESMAGADOS MILITARMENTE  pelos militares fiéis a CF/88. 

  3. hellooooo….gente,

    hellooooo….gente, prestenção!!!  O  número de pessoas que foram às ruas é ridiculo….um último exército de Brancaleone!!  Isso é piada….que os imbecis de sempre usarão como discurso pra ver se cola alguma coisa, qualquer coisa.  O desespero é uma mer…. mesmo!!  Nem Lobão aguentou tamanho non sense vindo das ruas e chamou a manada de imbecis!!  Dilma, Celso Amorim vem dando apoio total às forças armadas, vide a compra dos caças suecos Gripen e a troca de tecnologia, modernizando nosso exército que ficou parado no “pau a pique”!!  Não há interesse em encampar movimentos de loucos soltos….. talvez os militares de pijama sintam saudades mas perderam o bonde e estão preocupados com os últimos segundos de vida. 

  4. O golpe de 64 foi apoiado

    O golpe de 64 foi apoiado pelos EUA. E o atual, será apoiado por quem? Por esse bando de loucos paulistano e por Aloisio Nunes?

  5. Até aí morreu Neves.

    Que os militares não estão dispostos a reprisar a quartelada de 1964, com tanques na rua, até as emas do Palácio do Planalto sabem. Já um golpe (branco) que venha de dentro do STF/TSE, hondurenho ou paraguaio, os militares aceitarão sim, resignados e docemente constrangidos. 

  6. Sobre essa questão:1)

    Sobre essa questão:

    1) Governar, ou seja, exercitar a Política está e sempre esteve fora do escopo dos militares. Seja daqui ou de onde for. Por serem os únicos a terem a prerrogativa do uso  força  até a última instância para preservar certos Valores, o principal deles a soberania do país, indubitavelmente formam uma categoria especial de agentes públicos. Não são, nunca foram, mesmo porque suas atribuições estão bem delineadas na Carta Magna, uma espécie de “Guarda Pretoriana” sempre disposta e disponível para derrubar mandatários a bel prazer dos seus caprichos ou a bem do “império”.

    2) As diversas intervenções que fizeram ao longo da história só podem ser entendidas dentro de contextos específicos. Na última e mais longa, na qual efetivamente empalparam o Poder Político, advinda do chamado Movimento de Março de 1964(Golpe Militar-Civil, na realidade), a Guerra dita “Fria” que à época cindia o mundo em duas ideologias antagônicas, serviu de pano de fundo. Acrescentando-se, para efeito de maior precisão, um contencioso que remanescia desde 1935 com a chamada Intentona Comunista, na qual militares do Exército foram assassinados por revoltosos, incidente que marcou para sempre uma posição firme das Forças Armadas contra tudo que apenas cheirasse à esquerda. 

    3) Todos aqueles que consciente ou inconscientemente propugnam a volta dos militares o fazem no gozo da liberdade de expressão. Entretanto, qualquer gesto prático para isso se concretize é um atentado  contra a Ordem Democrático. Os Chefes Militares sabem muito bem disso e decerto estão muito ocupados com seus afazeres profissionais para darem atenção a “meia dúzia” de incautos ou extremistas. 

  7. Na América Latina a sociedade

    Na América Latina a sociedade civil deve ter  atenção redobrada sobre o estamento militar pois quando não promovem golpe na entrada protagonizam um putsch na saída.

  8. Não serão os milicos que vão

    Não serão os milicos que vão ajudar o PIG na tentativa de golpe. Restou o judiciário. Com a colaboração do Gilmar Mendes que já acusa o governo de bolivariano mesmo sem explicar o que isso significaria.

  9. Repetindo:
    Os militares

    Repetindo:

    Os militares (atuais) defendem o governo eleito inclusive

    diante de um “golpe branco”.Quem quer tentar a sorte?

    Merval?

  10. ARMADILHA

    Só para lembrar: a Chefe destes três ai é a Dilma. Quem manda é ela. Eles não têm a prerrogativa de aceitar ou não a Democracia. Eles fazem parte da Democracia. Hoje em dia, eles também “são”, e estão, na Democracia. A “jornalista” “entrevista” estes Ministros como se “eles” tivessem a palavra final. Inverte o que não pode ser invertido. Isto é pseudojornalismo, ou falta de neurotransmissores.

  11. puro blefe dos

    puro blefe dos militares!

     

    engrançado é quanto mais a gente compara os dias de hoje com o periodo pré 64

    mas a gente encontra semelhanças!

     

    uma delas foi joao gulart acreditar que poderia resolver as coisas diplomaticamente, sem sujar as mãos!

    Vejo dilma indo pelo mesmo caminho infelizmente!

     

  12. Como eles vão ser xingados?

    Os coxinhas vão chamar os militares de:

    a) Comunistas;

    b) Bolivarianos;

    c) Usuários do bolsa-cuturno;

    d) Incultos e  desinformados;

    e) Todas as anteriores.

  13. esese momento histórico é


    esese momento histórico é crucial para mostra até que ponto

    a democracia amadureceu mesmo ou foi ou é tudo ilusão…

    mas na verdade a repórter deveria perguntar

    ao povo de aceirtaria qualquer golpe.

    como ela e a grande mídia anão conversam

    com o povo,foi perguntar aos militares….

  14. Essa parte da entrevista é

    Essa parte da entrevista é interessante, é um recado direto aos gal. de pijama que ficam sonhando com fuzil. tanque, bazuca … eles chegam a babar de tanta saudade de um golpezinho, unzinho só.

    ´´´´´´´´´´´´´´´´´´

    “Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa [das Forças Armadas]. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem.”

     

    Os velhinho ficarm magoados com essa posição das FAs

  15. Texto inocuo
    Se estivessem

    Texto inocuo

    Se estivessem pensando em golpe nao admitiriam…rs

    Mas independente disso, não ha razaoao alguma para golpe como ( ate o momento ) para impeachment , como tambem para rever a anistia.

    Cada coisa…rs

  16. Beleza!

    Os militares sérios, assim como a maioria dos brasileiros, estão empenhados em construir um país melhor para todos. O resto são doentes mentais, falsários, bandidos e picaretas de várias vertentes, que de vez em quando teimam em sair das tumbas caiadas em que transformaram suas próprias vidas e aparecem vomitando asneiras nos meios de comunicação, nas redes (de esgoto) sociais e, às vezes, até nas ruas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador