O bom boi de piranhas do golpismo, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

Ou o Xadrez do golpe paraguaio revelado

Venho advogando a inviabilidade política da direita golpear o poder numa fase em que a contração econômica e a crise fiscal a obrigariam, consoante o modelo do Estado mínimo e do neoliberalismo, a medidas que inviabilizariam qualquer candidatura tucana nas eleições municipais e presidenciais agendadas para 2016 e 2018. Uma vitória de Pirro, conforme Jungmann.

Confesso que não gosto de errar e a determinação com que os deputados golpistas conduzem o andor do golpismo me obriga a considerar o meu erro de análise. Estribuchando e ainda considerando o bom senso, atribuí às forças externas, que têm construído o caos no mundo, em toda parte, o comando estratégico sobre essa direita brasileira, prestes e cometer a burrice fatal de pular do cadafalso..

Da mesma forma noutros artigos explorei a hipótese de que os golpistas estariam usando apenas um estratagema de chantagem para obrigar o governo a seguir o programa derrotado nas urnas e a aplicar as políticas de juros altos e privatizações tão caras aos rentistas e ao capital estrangeiro. Isso teria a vantagem de que o ônus recairia integralmente sobre o PT. Mas as movimentações não são chantagem não, eles querem golpear mesmo. Estranho contexto.

Então se fiam em quê, se não podem construir o arrocho, como na ditadura, por debaixo do coturno? Se fiam em quê, se não têm força suficiente para varrer do mapa o Estado de direito?

Fugiria a lógica, e seria um ato de loucos (que não são), se não houvesse outra variável até aqui imperceptível para mim: há um boi de piranhas nessa travessia. O nome desse boi é Michel Temer.

Noutras palavras, a direita realmente não quer assumir o ônus das políticas de arrocho e privatizações que estão na sua agenda, mas são fatais no plano eleitoral.

A tentativa golpista, no entanto é verdadeira, contrariando a minha leitura anterior, que enxergava a sua inviabilidade, pelo fato de que ninguém, com o mínimo bom senso, poderia querer herdar o espólio do Brasil de 2015/2016 de medo de naufragar nas eleições municipais e federais vindouras.

Bingo. O golpe da direita é bem construído e pretende matar dois coelhos com uma cajadada só.

Matam o PT pelo impeachment e o PMDB pelo governo golpista, de arrocho e de privatizações.

Convertem um futuro governo Michel Temer em refém, emprestando a maioria no legislativo desde que a política econômica venha a ser a do arrocho e a das privatizações cujo ônus alcançaria apenas e tão somente o velho e bom PMDB do Michel.

Derrubam o PT e levam o PMDB de brinde. Golpeiam mas não assumem. Sangram Michel Temer e o lançam ao rio de piranhas. De quebra um governo golpista com Michel Temer à frente inviabilizaria por longo tempo a aliança das duas maiores legendas nacional desenvolvimentistas saídas das lutas contra a ditadura. Sem o PMDB, o PT perderia totalmente a capacidade futura de governar e sem o PT o PMDB, eventualmente alçado à presidência, estaria convertido a um eterno refém das forças reacionárias e entreguistas com as quais não somente não tem identidade histórica como está rompido localmente em cada município brasileiro. Xeque mate.

Levam uma boiada numerosa, mas o boi de piranhas é o único que não sabe que vivo não chegará ao destino.

No PSDB já há quem esteja tocando o berrante. Outros amolam a faca, sim, pois o boi de piranhas já sairá castrado de suas ambições eleitorais.

Eis o xadrez do golpe paraguaio revelado.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

View Comments

  • Faz pleno sentido.

    O Temer aceitaria de bom grado ser boi de piranha por três anos de poder. Sabe o que é ter a chave do cofre só pra ele?

  • Pirro
    Sabe-se que Pirro, rei de Epiro, depois de tremendo esforço na guerra contra os romanos, ganhou a batalha de Heracléia, mas perdeu tantos
    soldados que teria dito: minha vitória foi minha derrota.

  • Pela primeira vez ví um

    Pela primeira vez ví um comentário tão lúcido que lança luzes sobre a tema e que, de certa forma, ninguém ainda havia pensado!

  • Usar teoria da conspiração em

    Usar teoria da conspiração em analise politica, como se tudo fosse um esquema previamente determinado, francamente.

  • Bom dia!
    É evidente que o

    Bom dia!

    É evidente que o PMDB não é bobo de confar na oposição. Mas o materialismo vulgar insiste em enxergar somente, somente as determinações econômicas (por isso todo o campo da esquerda se meteu nessa enclacrada). Ora, depois do golpe, com o poder nas mãos, basta meio ano de campanha atriibuindo tudo ao bode expiatório e pronto, todos chegam em 2018 sem PT pra atrapalhar.

    A questão é que o PMDB não confia na oposição e na imprensa. Quem garante que um dia depois do golpe eles não vão rifar um por um, Cunha, Renan e Temer?

    Os demais achacadores do Congresso? Ora,"suguem, suguem o que puderem depois venham pro nosso lado!"

  • Se fiam em quê, se não têm

    Se fiam em quê, se não têm força suficiente para varrer do mapa o Estado de direito?

    O articulista reconhece que eles querem a privatização. Quem quer as privatizações são os políticos? ou o mercado que manda nos políticos?

    O que está em jogo não são os políticos, Estado de direito, ou quem vai governar, porque eles são apenas o joguete. O mercado é Anarquista e detesta o Estado.

    O que interessa é a confusão e o caos que os destrói para o mercado especulativo conseguir o objetivo final: as privatizações.

     

  • Por isso Michel não vai entrar nessa

    Ótimo texto Ion. 

    É por estas que minha opnião é que Michel não apoia o golpe e suas insinuações são o ápice que suas trapalhadas podem chegar. Ele nunca tombou pra lado algum. Sua arte absoluta é ser totalmente neutro e passar sua história politica inteira totalmente ileso. Conheci um pouco destas figuras do PMDB um pouco mais de perto em tempos idos. 

  • Será que os golpistas vão

    Será que os golpistas vão transformar Michel Temer no novo Quércia decadente do PMDB? Será que o Temer quer esse ocaso na sua vida  e biografia política? Ah... Coitado!!

  • Falta uma peça nesse

    Falta uma peça nesse tabuleiro. Porque Temer se submeteria a isso? Estamos no primeiro ano do mandato. Se ele assumir ano que vem, por exemplo, ou até antes, dado a pressa dos golpistas, serão mais três anos de crise e arrocho. Vamos dizer que no primeiro ano tudo estará na conta da Dilma e PT. Mas partir de 2017 o povo vai cobrar é do Temer. 

    O PT não acaba, só parte dele. O que vai acontecer é que a militância que é numerosa a maior do Brasil, vai puxar o partido para a esquerda. O Bode Levy sai da sala. E forma-se uma aliança de esquerda reconcilaindo o PT com o PSol. A direita terá muito mais parlmentares, mas a esquerda terá os movimentos sociais organizados com cada vez mais apoio popular conforme o arrocho se agrave.

    Os partidos de esquerda unidos, como foi no segundo turno, mais a CUT, MST, MTST, UNE e etc e etc tornarão o mandato do Temer um inferno. Vejo greve geral, invasões e etc. Não poderá mais ser o conciliador, terá que ser o "repressor".

    Porque então Temer aceitaria ser boi de piranha dos tucanos? Não acho que seja a vaidade de ver-se no espelho com a faicha presidencial. Ela é mais maduro que isso. Creio que a resposta está na Lava a Jato. E a primeira medida do "presidente" Temer seria mudar o ministro da Justiça. Fernando Baiano, que assinou delação, vem aí.  

    • Admiro su fé!

      Esquerda unida? Esquece. O PSOL tem muita mágoa do PT. Mas o ponto central é: o caminha passa pelo PMDB, seja para "cair" ou para continuar. A ver.

  • Em matemática é fácil

    Em matemática é fácil conferir um cálculo.É só fazer a prova dos nove.

    Em política é complicado.

    Tenho uma dúvida.

    Alguém sabe explicar como o PMDB esta no poder ou bem próximo dele desde 1985?

    Ingenuidade sei que não é.

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

1 hora ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

16 horas ago