Os dilemas de Dilma

Ambiente desanuviado após o pacote Renan Calheiros. Na verdade, é uma soma de propostas de Joaquim Levy e Delfim Neto. Como se diz em Brasília, os profissionais entraram em campo. Restou ao PT ir a reboque de Renan.

***

Entra-se, agora, em uma fase de muitas indefinições à espera de algumas definições, em um quadro em que há muitas informações ainda não reveladas pela Lava Jato.

Em círculos mais próximos ao Palácio, espera-se que a iniciativa de Renan convença Dilma Rousseff a sair da inércia.

Hoje em dia, o governo está completamente paralisado. Há boas iniciativas nos diversos Ministérios, paralisadas pela inércia de Dilma.

A presidente isolou-se mais ainda, inclusive de seu círculo mais próximo: o Chefe da Casa Civil Aloizio Mercadante.

***

O isolamento de Dilma tem produzido um festival de tiros internos, de integrantes do primeiro escalão espalhando balões de ensaio sobre colegas.

Dilma segue uma estratégia dos tempos de guerrilha, de segmentar as informações que passa para os assessores, para identificar fontes de vazamento. Quando localiza, dá uma bronca, mas não interrompe a guerrilha.

***

Os vazamentos não têm nenhuma relevância em si, são as pequenas futricas que fazem a glória dos setoristas de Brasília. Mas são sinais eloquentes da falta de um rumo ou uma liderança consistente, o que faz com que cada Ministro procure se blindar junto aos jornalistas que cobrem sua área.

***

Há um enorme conjunto de temas à espera de definições.

Por exemplo, o programa Brasil Carinhoso visa proporcionar renda mínima de R$ 77,00 por pessoa a famílias na linha de extrema pobreza. Com a inflação, esse valor foi corroído, mas não se consegue discutir ajustes.

***

O MEC (Ministério da Educação) está praticamente paralisado, sem avançar no planejamento estratégico e refém da chamada bancada BBB (Biblia, Bala e Boi). A Secretaria da Presidência criou um Comitê de Costumes para analisar todo o conteúdo dos programas do MEC e da Saúde.

Recentemente, o Comitê vetou a cartilha Escola Sem Homofobia. Tudo devido às ameaças da bancada evangélica de trancar a pauta de votações.

***

Chama atenção a forma como Dilma se rendeu totalmente aos argumentos de Levy, a ponto de avalizar sua posição de não rever as metas de superávit fiscal quando todos os sinais já indicavam a frustração da receita com a recessão.

***

Por todos esses fatores, aguarda-se que venha em breve uma reforma ministerial, na qual Dilma possa se cercar de uma estrutura mais profissional de conselheiros e analistas e sair desse isolamento massacrante.

O pacote Renan acena a ela com uma sobrevida política. É relevante ao abordar alguns temas ligados à competitividade e à redução da burocracia. Mas embute o risco de desmontar a herança da Constituição de 1988.

Se Dilma não tiver iniciativa de blindar algumas políticas sociais centrais – como a universalização do SUS (Sistema Único de Saúde) ou o respeito às terras indígenas – poderá ser a pá de cal em qualquer veleidade programática tanto dela quanto do PT.

A cada dia, a Lava Jato desmonta a imagem do PT de um partido diferenciado. Sem a bandeira da ética, restou a bandeira social. Se nem essa for defendida, Dilma se verá na situação da donzela que trocou de namorado, foi ao baile com outro pretendente, viu-se abandonada, mas não conseguiu mais o primeiro namorado de volta.

Luis Nassif

109 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não me parece que há inércia

    Não me parece que há inércia de Dilma.

    Há extrema má vontade da mídia com ela, inclusive a sua Nassif, mas esta é de bom sentido.

    O pacote Renan é resposta dele pelo fato de provavelmente estar fora dos processos que a PGR irá apresentar ao Supremo.

    Nesta história toda, destaco a figura ímpar do Ministro Barroso do STF: polido, jurista exemplar, democrata e atento ao que está acontecendo no país. Escolha fundamental de Dilma!

    E Gilmar, o senador do PSDB no STF fazendo sempre das suas no TSE!

    Assim não há Dilma que aguente né? 

    Só Um Lula. Mas este guardaremos para 2018!

     

  2. Algumas considerações

    1- Cada vez vai ficando mais claro que a atual crise politica está ocorrendo em razão do envolvimento de vários políticos da câmara, do senado e dos estados nos crimes revelados pela operação Lava Jato.

    Os movimentos na câmara e no senado indicam uma clara tentativa dos envolvidos de se livrar das investigações, onde a ameaça do impeachment é apenas um dos instrumentos de pressão para que o Governo da Presidenta Dilma utilizasse a procuradoria geral para livrar os envolvidos.

    2-A disputa da presidência da câmara se deu neste ambiente, apesar de perder a disputa pela liderança da câmara dos deputados, o resultado foi infinitamente melhor do que teria sido um acordo com o grupo de Eduardo cunha, em função dos pedidos de investigação feitos pela procuradoria geral no caso da Lava Jato.

    Não havia outra alternativa senão esperar a atuação da procuradoria  geral, agora com os pedidos de investigações já revelados o Governo da Presidenta Dilma terá mais clareza para avançar no campo político.

    3-Agora com os nomes indicados para investigação da operação Lava jato, haverá um espaço favorável para o governo nas negociações com o congresso, já que boa parte da pressão exercidas pelos envolvidos contra o Governo da Presidenta Dilma se voltará para o judiciário, além disso os envolvidos terão que se dedicar a defesa, e ficará em posição desfavorável nas negociações políticas.

    4-A correção cambial terá um papel fundamental no processo de acelerar o ritmo de crescimento do PIB no Brasil, ao possibilitar a substituição de parte das importações pela produção nacional, além de aumentar as exportações de manufaturados.

    Pela primeira vez na história deste país teremos uma correção significativa da taxa de câmbio sem impactos negativos nas contas públicas, muito pelo contrário, em função das Reservas Cambias de quase US$ 400 bilhões, haverá uma significativa redução da dívida pública líquida.

    6-O ciclo do Petróleo que está se iniciando, e a atual correção da taxa de câmbio vão permitir um aumento expressivo da produção industrial nos próximos trimestres, o que abrirá espaço para o aumento da confiança em torno do  PT e do Governo da Presidenta Dilma junto ao eleitorado, para um espectro muito além dos beneficiados diretos do programas sociais e do aumento da distribuição de renda.

    Mesmo assim as rupturas sociais e econômicas que estão ocorrendo em função do atual processo de aumento da distribuição de renda se intensificarão, e aqueles que perderam a capacidade de pagar uma empregada doméstica, ou um motorista particular, ou qye aora  ainda tem  que registrar os empregados em carteira, tentarão de toda maneira retornar para um passado que não voltará jamais.

    Neste processo ficará cada vez mais claro, principalmente nas votações do congresso,  que o PT é o único dos grandes partidos que defende os interesses dos trabalhadores.

     

    1. Como dá gosto ler uma análise

      Como dá gosto ler uma análise inteligente quando se está iniciando mais um cansativo dia de trabalho! Roberto SP é sempre pérola fina em seu otimismo com os pés no chão!

      Central de whatsapp do governo para liquidar boatos e grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos (especialmente da área jurídica). Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

       

      1. Apenas aguardando o momento que acho correto para se manifestar

        No momento estou mais ou menos tranquilo com os seguidos erros da oposição, que continua no caminho errado para derrotar o PT, principalmente considerando que Lula será o candidato do PT nas eleições de 2018.

        A oposição já teve os governos do Rio Grande do SUL, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais para tentar construir uma alternativa ao governo federal, mas preferiu ficar apenas com as denúncias e com o apoio da maior parte da grande mídia, e justamente por isso vem perdendo as eleições presidenciais desde de 2002.

        As recentes chacinas em cidades de São Paulo são mais exemplos de que a oposição está longe de saber o caminho para construir uma alternativa que consiga derrotar o PT nas eleições presidenciais.

        Apesar dos monumentais erros do COPOM, a  atual da taxa de câmbio já está corrigindo o déficit em conta corrente, aumentando a remuneração em reais das exportações, aumentando os custos em reais da importações, e nos próximos trimestres veremos um aumento da produção industrial por conta da substituição de parte das importações e pelo aumento das exportações.

        Além disso, as próximas votações no congresso deixarão cada vez mais claro que o PT entre os grandes partidos,  é único que defende os interesses dos trabalhadores, que são maioria entre os eleitores.

        Estou apenas aguardando o início da próxima disputa eleitoral para Presidente da República, que acho que venceremos no primeiro turno.

         

  3. Estão iludidos com esse PT

    Estão iludidos com esse PT até hoje. Tenham paciência! Traíram o povo e a miltância, e quando a coisa aperta se vale de movimentos sociais comprados para simular um enfrentamento. Onde está o posicionamento claro e inequívoco contra a terceirização e a favor dos índios e do meio ambiente? Dilma é de uma falsidade sem precedentes, de um cinismo revoltante. Ela deve cair para que o projeto de desenvolvimento social e econômico não seja arrasado pela sua fraqueza em defendê-lo. Presidenta respeite meu voto ( votei em Dilma), renuncie!

    1. Renuncie ??
      Votei em Dilma,acham que isto da aval pra escrever tanta sandice em pouco espaço.Qualquer um minimamente consciente sabe o que vai acontecer se Dilma renunciar,Temer,PMDB e oposição iam nadar de braçadas implementando toda uma agenda neo lberal.Entragar a Petrobras,redução de salarios,privatuzar o BB e Caixa,subir o juros,desemprego,fim dos programas sociais.O PT tem sim que ser criticado por muitas coisas,mas mil vezez ele no poder do que esta corja corrupta,canalha e entreguista.Voçe votou em Dilma ?? Custo a crer.

      1. Otaviani, precisa olhar para

        Otaviani, precisa olhar para o seu umbigo, quem escreveu cretinice foi voce. Seu comentario está igualzinho aa propaganda eleitoral do PT do ultimo pleito, quando fez campanha de terror contra todos os candidatos de oposiçao, primeiro contra a Marina e depois contra o Aecio. Uma presidente paralisada e sem acao, é muito pior do que seria um governo com Temer ou qualquer um que vier. Pelo menos eles vao tentar governar, e nao dar uma de avestruz como a Dilma esta fazendo. Enfiando a cabeça num buraco, enquanto tudo a sua volta esta desmoronando.

      2. RENUNCIE???

        Pelo seu comentário o PT deve continuar com as mesmas mentiras do palanque da DILMA. A função do Estado é prover EDUCAÇÃO=-SAÚDE=SEGURANÇA e não ficar protegendo “ladrões” nas empresas estatais. Por que todo político quer um cargo para um preposto seu nas estatais?? Exatamente para poder prover o mesmo e o partido de dinheiro público, vindo dos “pixulecos” que a Lava Jato vem demonstrando.

        Empresas são para empresários e investidores e não para Governos.

    2. Como assim renuncie? Até onde

      Como assim renuncie? Até onde sei na CF/88 não está escrito que o Brasil é uma República Parlamentarista…rsrsrsrs

  4. ””Só Um Lula. Mas este

    ””Só Um Lula. Mas este guardaremos para 2018! ”

    Campeão mundial do otimismo.

     Vc acha mesmo que Lula estará vivo politicamente em 2018 ?

    Com todas essas delações premiadas, não chegará a vez dele ?

     Essa quadrilha petista  não tinha chefe ?

    1. Anarquista de mentirinha

      Anarquista? Você?

      Tira essa fantasia aí que a roupa de baixo, a de reacionário, já apareceu faz tempo. Hipocrisia pouca é bobagem.

    2. Se uma dessas delações

      Se uma dessas delações “encomendadas” chegar nele, meu chapa, será a vez de voces coxinhas também, os reaças e os “anarquistas”. Não ache voce que vai ficar comemorando a prisão do maior líder popular do Brasil enchendo os córnios de cerveja em frente à TV no Jornal Nacional, na maior tranquiliade.

      O bicho pega. Não para voce que é terceira idade, mas não ache que não teria reação. O Moro, seu herói sabe disso, portanto não espere que seu sonho de consumo se realize. Vai bedendo e babando aí enquanto isso

      1.   Para salvaguardar a ordem

          Para salvaguardar a ordem institucional mesmo os “ungidos” não podem ficar imunes as leis. Se um milico bater o pé firme sai todo mundo correndo como de costume

  5. Em tudo que vem ocorrendo, o

    Em tudo que vem ocorrendo, o mais atingido é o PT. Lembro que em pra eleição de 2000 pra prefeitura, tentei convencer pessoas a não votarem no Maluf ( que tinha uma força política grande onde moro ) e votar em Martha. Um dos argumentos que usava era que o PT ia dar um fim na bandalheira que estava a política municipal sob Celso Pitta. Em 15 anos, essa imagem de partido que defende a ética na política evaporou. O único capital político do partido é LUla – e não é à toa que o sonho da oposição é achar qualquer coisa que faça Lula ser impedido de participar de 2018. A verdade é que a situação e oposição tem um pensamento em comum = os dois querem Dilma fora da presidência. A diferença é que a oposição quer isso para amanhã e a situação quer isso para janeiro de 2019. 

  6. A TV Escola, ligada ao MEC,

    A TV Escola, ligada ao MEC, deveria sofrer uma total mudança na sua programação: os cursos técnicos federais e as universidades federais poderiam contribuir na programação da emissora. O que se vê atualmente na tv escola é desanimador: repetiram dezenas de vezes um documentário sobre a agricultura do Reino Unido do início do século XX e nenhum documentário sobre a agricultura brasileira! Assim que se quer intitular o Brasil de “Pátria Educadora”?

     

     

     

     

     

     

  7. Mercadante

    Isolar-se do irrevogável Mercadante não é mau negócio — muito pelo contrário. Problema é mantê-lo na Casa Civil fazendo nada ou fazendo m. Falta iniciativa política ao governo Dilma, e sobretudo pq falta alguém respeitável no comando político do governo. Se esse não é o presidente, deveria ser o Min. da Casa Civil.

     

  8. O problema de todas estas análises tem sido um só:

    Interpretar movimentos completamente randômicos, movidos a golpes de fatos negativos, como se foram coerentes…

    O governo não vai “pra lá e pra cá” porque gosta de andar em ziguezague; Vai porque não tem direção mesmo! 

    E também não está havendo “desmonte” nenhum na Economia, e sim um desMOROnamento:

    Como querem que continuem as obras, e os fluxos de capital que delas dependem, se o Governo, com a desculpa dos fatos ou boatos investigados, paralisa contratos e atrasa ou suspende pagamentos? O que tem a ver os “canteiros de obra” ou o “chão da fábrica” com os processos do patrão? Há contratos? CUMPRAM-SE !!! Parem com o lero-lero!

    Ou alguém acha que é possível conduzir essa “carreta de mais de cem rodas”, à toda, ladeira abaixo e com a barra de direção quebrada, apenas pisando no freio?

    Continuem, então…

  9. Dentre as pautas sociais que

    Dentre as pautas sociais que distinguem o PT dos outros partidos que tivemos nos governos, como colegas comentaristas do blog já lembraram, Nassif, a equipe atual de governo deve blindar, além da Saúde, da questão da terra indígena e tantas outras, também as iniciativas na Educação, seja para a prosperidade geral da nação e até para prevenir o cidadão quanto aos “equívocos” da imprensa.

    Agora, dizer que o PT não se distingue quanto à ética é esquecer-se completamente da liberdade com que a Polícia Federal, a procuradoria e o STF estão trabalhando, ou seja, em plena realização as promessas de “cortar na própria carne”, “doa a quem doer” e “não restará pedra sobre pedra”. Deixar a Justiça agir e não engavetar quando se é oposição, é fácil, quero ver quem faz isso sendo situação. Enfim, que o chamado PIG se “esqueça” disso parece normal: fidelização do público-alvo, que não quer, esquizofrenicamente, se lembrar disso de jeito nenhum. Mas os fatos – e não interpretações ou omissões – estão aí. Por exemplo:

     

    Entre 2002 e 2013

    (…)

    47. Operações da Polícia Federal:
    Governo FHC – 48
    Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

    48. Varas da Justiça Federal:
    2003 – 100
    2010 – 513
     

    1. Dentre as pautas sociais que

      Me parece, Sr. Renato, que a matemática é ensinada em algumas escolas diferentemente do que antes. Os seus números dão clareza à sua exposição, mas, são inócuos para aqueles que não querem ver o óbvio. A Operação (não) Lava a jato (de tartaruga) só tem sido possível pela ética que o Governo Federal tem usado em suas ações. Há corruptos no Brasil? Como há, como em todo o mundo. Não vi nenhuma ação do governo tentando desconstruir iniciativas do judiciário nem quando ele emprega ilações importadas e transforma em provas para condenações, nem quando prende, a torta e adoidado, desconsiderando direitos que deveriam estar sendo respeitados. E só prende alguém relacionado ao governo federal, mesmo que essa relação esteja lá nas estrela.A justiça deve ser feita, mas, com justiça, obedecendo regras democráticas. Vejo tantos comentários desmentidos por números, mas, afinal o que são números, se não desenhos que nada tem de valor ante à opinião de celerados buscando a fama, se é que é isso, pois, não vejo o que vão fazer com ela quando o jogo virar, uma hora vira, a menos que verdade também tenha se tornado insignificante como os números.

      Bem não sei se consegui me fazer entender, vou resumir: Concordo com sua análise.

  10. O pacote Delfim / Levy

    O Delfim e suas idéias estão ultrapassados, seus ajustes resumem-se simplesmente em desvalorizações cambiais, a tal Guerra Câmbial detonada pela China há quatro dias atrás mostra o quão problemático será resolver problemas internos com mudanças no câmbio, nesta não fico sozinho nunca, se quiserem junto uns 50 artigos por dia que saem no planeta discutindo o Fim do Dólar e suas consequências.

    A dupla, não dá para analizar de outra forma, Levy /Otávio de Barros também não mostrou ao que veio, na verdade a banca está pulando miúdo com a tecnologia do blockchain que pela primeira vêz na história colocou em cheque a manutenção dos seus privilégios inomináveis, mas não esperem ler sobre isto na Globo ou mesmo aqui, é assunto interdito.

    Logo, o que vemos neste pacote Renan é mais uma tentativa desesperada de empurrar com a barriga os problemas que se arrastam no Brasil há séculos.

    As causas fundamentais da tragédia político-economica-institucional em que nos encontramos continuam intocadas.

    Dilma, não se faz um omelete sem quebrar os ovos, será preciso coragem de uma guerrilheira para que mudanças possam ser implementadas, comece esta travessia de mil léguas dando um primeiro passo simples e certeiro, fazendo uma mudança institucional no governo com base numa arquitetura de Diamante, isto lhe dará solidez e confiança para as próximas medidas.

    Boa sorte, Dilma!

  11. Paralelo com o século XIX

    Acho que, mais do que Fulan, Beltrano, Partido A ou Partido B, o que está em julgamento é a sociedade brasileira.

    O que quero dizer é: no século XIX, enquanto a escravidão era uma vergonha, um afronta à humanidade, aqui no Brasil a sociedade a dava como “coisas da vida” e quem sem ela, não haveria “governabilidade”.

    Hoje, nos países desenvolvidos, a corrupção é que é a afronta à democracia e à cidadania. O que fará a sociedade brasileira? Nos comportaremos como no século XIX e diremos que “é assim mesmo”? “Coisas da vida”?

    No fim do dia, a questão é se olhar no espelho, se encarar e dizer, sem malabarismo verbais: afinal de contas, o que e quem, exatamente estou defendendo? Sem rodeios, sem palavras de ordem. Só o cidadão e sua imagem no espelho.

    E, nos próximos meses, saberemos, de fato, quem é o brasileiro e em que mundo ele quer viver. E, tão importante, quem ele quer que dê as cartas nesse novo tempo.

  12. O último a ser pego pelo laço

    O último a ser pego pelo laço de Moro, e levado de SP para Curitiba fou um ex-vereador petista. Todo dia aparece mais um. E Gleisi Hoffman e seu marido voltaram à cena do crime. 

    Se a Lava Jato quisesse mostrar ao povo que o PSDB também tem muito a declarar, já teria dado visibilidade, ao menos às denúncias de Youssef sobre Aécio e Furnas. Ocorre que, de fato o foco tem que ser o PT, depois pode ser o PMDB e outros partidos. O que não pode mesmo é se coocar um tucano nas maracutais. O que já deveria estar preso como tantos, morreu antes da Lava Jato, e não se fala mais nisso, embora sabendo-se que Sérgio Guerra nãoa giu sozinho, e, portanto, caberia a Moro, se isento fosse, se aprofundar naqueles dez milhões do defunto pra ver que outros tucanos estavam com ele. 

    Tá difícil a coisa, e ficará tanto mais, se observarmos os dados das pesquisas que mostram Dilma com uma reprovação de 71%, e as manifestações que se avizinham. Por certo será um domingo com muito mais gente aglomerando as praças do Brasil, para os discursos inflamados dos tucanos serem mais vigorosos na próxima semana. 

    Sobre o que Dilma deveria fazer pra sair desse buraco, é difícil saber. O fato é que, depois de Collor, ela está numa camisa de força talvez pior. Gilmar Mendes e o TCU estão aí, prontos para derrubá-la.

     

    1. Quanto drama!

      A Dilma está trabalhando sim e bastante! Só vejo pessoas por aqui que agem como se fossem grandes sabedores do que ocorre no Brasil. Ainda dando lições em Dilma como se ela fosse um lixo, algo inerte. Só repetem, repetem, repetem,o que a grande mídia publica incansavelmente contra o governo Dilma. O governo está com problemas evidentemente, principalmente, por causa de uma tal Vaza à Jato, totalmente seletiva e cheia de ilegalidades que se aproxima de aberrações, que já deveria a meu ver com o caso da Satiagara que por muito menos foi extinta. E  mesmo assim, Dilma está muito melhor que qualquer outro estaria no lugar dela. Agora esse Aécio, Aócio? Entre ele e o Tiririca eu ficaria com o Tiririca, tal a incompetência desse ser mimado e  descontrolado que é o Aécio. Já entre o Aécio e Dilma – ela é um bilhão de vezes melhor em todos os sentidos. Isso não quer dizer que eu concorde com todas as iniciativas governamentais. Queria ver unzinho qualquer dos machistas (sejam mulheres ou homens) que frequentam este espaço conseguirem ter a dignidade e altivez da Presidente Dilma. Falar é fácil – ainda mais com uma mídia podre que temos – agora fazer são outros quinhentos. Menos, menos nesse andor. Ah! Tem mais. A Dilma vai ficar no governo até a conclusão do seu mandato, ou o Brasil entrará num buraco do qual não retornará. E sempre foi assim, cada vez que alguém tenta tornar o Brasil – um país livre e soberano – entram em cena as oligarquias atrasadas e com complexo de vira-latas – como diz o Mino Carta – a pior elite do mundo.

  13. Quero o PT extinto

    Luiz Nassif sou da época do plano Collor eu tinha 10 anos de idade, estudei com a sua filha no Colégio Aquarius ao lado do clube Circulo Militar, lembro que meu pai ficou sem dinheiro como todo mundo, mais depois que o Itamar Franco entrou tudo começou a melhorar, acho que o ciclo do PT já deu.Só quero pro meu filho de 2 anos a época boa que vive e não vai ser com PT no poder. 

  14. Sinceramente os dias de Dilma

    Sinceramente os dias de Dilma estão contados….

    E não por culpa da lava jato, que sim, está fazendo um grande estrago( necessário ) nos quadros políticos e empresariais.

    Cansamos de ler em todos os veísculos da maneira e das atitudes de Dilma na forma de lidar com seus subordinados, ministros, etc, que é uma pessoa arrogante e que tem mania de destratar as pessoas, sempre foi de difícil interlocução, isolada, se recusava a receber lideranças partidárias, atender a pedidos, tratar com empresários, etc, etc, etc….

    No primeiro mandato, quando ela tinha força, todos abaixavam a cabeça para esse tipo de comportamento.

    Agora, após as mentiras ditas na eleição em relação a situação economica, a barbeiragem no setror elétrico, o aumento da inflação, etc, que culminou com a despencada de aprovação de presidente, ela perdeu o pouco de cacife que tinha.

    Essas mesmas  que a cercam e que sempre foram destratadas (tirando o círculo íntimo), querem mais que ela se queime na fogueira, e não vão mexer um dedo por ela!!!!!

    A melhor saída, não para ela e nem para o PT e sim para o bem do país, seria ela renunciar e serem realizadas novas eleições.

    1. Não existe a alternativa de “novas eleições”

      Para casos de renúncia ou impeachment. Nesses casos, assume o “vice” ou quantos haja, na linha de sucessão, no impedimento deste.

      Novas eleições poderá haver se o TSE entender que as últimas não ocorreram com lisura… aí, pode ser.

      No entanto… saia quem saia, entre quem entre, ou permaneça quem permaneça, NADA MUDA!

      Estamos atolados numa geração política caracterizada pela pequenez; tudo o que se faça, enquanto um vírus letal não dizime essa chusma de anões políticos, não será diferente de trocar seis por meia dúzia. 

      1. Quem dera !

        Fossem somente os políticos que não prestassem. Onde estão os médicos que roubam do SUS ? Onde os fiscais e auditores sempre atrás de uma propinazinha? Onde estão os que escondem de tudo e de todos as falcatruas dos seus partidos “amigos” ? Onde está a operação Zelotes? o Cartel do metrô de SP ? A cocaína de MG ? O dono do avião onde morreu o Eduardo Campos? O HSBC ? Os que contrabandeiam armas e drogas , que estão matando a juventude? Os que não respeitam as regras de trânsito ? Os que entopem as plantações de venenos? Os que acabaram com as árvores de  proteção de rios e mananciais? para plantarem soja e cana. Os que vendem medicamentos que mais matam que curam ?  A humanidade está uma lástima, só querem poder, poder, poder e $$$$$$$$$$ muita.

        1. Nenhum corpo é melhor que a própria cabeça, Lenita

          Ao menos no que se refere a comando; Se o exemplo que recebemos todos de cima é como é, resta pouco espaço para a esperança de algo “mude”.

          Agora… o que de fato é ridículo, ao menos na minha opinião, é essa aceitação contraditória do “menos pior”; se TODOS os expoentes sociais e TODOS os políticos roubam, SÃO TODOS LADRÕES e é falso dizer que o que “rouba menos” é melhor, se SÃO TODOS LADRÕES.

          Essa estória de apontar o cisco no olho do outro e não enxergar a “viga” no próprio, é mais antiga que a Bíblia. Aliás, consta lá, na Bíblia, não é? Que o diga o Cunha…

          1. José Mayo

            Eu jamais disse que um ladrão é melhor que outro ladrão, pois estaria indo contra tudo que meus pais sempre me aconselharam. Mas, não se preocupe, muitos, como vc, entendem assim.

            O que eu me bato e baterei sempre é contra a seletividade das investigações. Pq um partido é sempre poupado. Já livraram a cara do parente/primo distante do Beto Richa, vc sabia ?

            Se o Lula roubou, quero que vá preso, mas ladeado pelo FHC, Serra e Aécio. Ficam é iludindo as pessoas deixando claro que se o PT sair do poder, a corrupção acaba, num passe de mágica. E nosso povo, que de política nada entende, acredita nesses que “mamaram” por 500 anos.

            Abraços.

      2. UM PROBLEMA CULTURAL

        José Mayo, vejo a situação política do Brasil, com todas as suas mazelas políticas e programática, mais como um problema cultural do que, simplesmente, de “substituição” de “anões políticos” por…. quem (?) se o que a nossa sociedade produz é exatamente o que tem, lá em Brasília, nas Câmaras Estaduais e Municipais.

        O que o nosso País precisa mesmo é de um choque cultural de forma que desperte em cada um o espírido de civilidade e de respeito às instituições e ao direito de cada um, sem revanchismo e sem essa de querer “levar vantagem” a qualquer custo.

        Minha pergunta: Será que se a remuneração de um político fosse de um salário mínimo e uma pequena ajuda de custo para locomoção (com seu próprio veículo- lógico) e com um número reduzidíssimo de assessores, nós teríamos tantos candidatos aos pleitos federais, estaduais e municipais?

        Será que os que se lançaram, hoje, a esses pleitos eleitorais estariam lá se seus vencimentos e condições fossem estes, acima elencados?

        Nota-se que não há muita esperança em melhorar a nossa classe política, justamente porqe não há o espírito de preocupação com a “Coisa Pública”, mas sim com a “Coisa Privada”, puramente.

        O que é certo e que, (hoje) caso os vencimentos de um político fosse pautado em um salário mínimo, eles já o teriam majorado à, pelo menos uns R$ 30.000,00 (um SM)…. 

    2. Os dias de Dilma

      Mas todos sabem que os dias do governo da Dilma estão contados, 31/12/2018, se não me falha a memória. Depois será a vez de Lula. A regra, a lei, a constituição, o estado de direito, a democracia, todos estão cientes, até os golpistas, os coxinhas e trolls deste blog o sabem. Mas como tem coxinha escrevendo e comentando neste blog, heim?

  15. Deixem a defunta quieta.

    Deixem a defunta quieta no cantinho dela. Melhor assim. Já ressuscitaram até o Sarney. Isso só prejudica ainda mais o Brasil. Deixem a PF fazer o trabalho dela e colocar quem tiver que colocar na cadeia.

  16. Até os esquerdistas deste blog estão criticando o PT

    Acompanho este blog à algum tempo, já comentei várias vezes, mas nunca tive um comentário publicado, enquanto outros tem seus comentários publicados em todos os artigos, talvez por eu discordar do que se escreve por aqui, mas se não querem comentários contrários, então, não façam um blog que todos podem ler… Achei interessante os comentaristas deste blog que antes defendiam “custe o que custar” ao PT, criticarem pela paralisia e falta de rumo deste governo, isso é verdade. Porém o Nassif comentou sobre as bandeiras defendidas pelo PT, que a da ética não é uma delas, que agora só restam as sociais, comentou sobre a educação e defesa das terras indígenas, mas se esqueceram da Reforma Agrária, eu sou trabalhador que atua nesta área, posso afirmar com toda a certeza, o PT enterrou a R.A., se a bandeira que o partido poderia defender era a social, sinto muito em acabar com suas ilusões, mas isso não é mais algo que eles estejam preocupados, cortaram em cerca de 50% as verbas para a reforma agrária, esse ano não consegui ir à campo executar trabalhos por não ter dinheiro para combustível.

    Quem não está por dentro do governo tem uma ideologia que acredita que se alinha à do PT, mas quem está mais próximo sabe que isso não ocorre, essa área social no governo serve para cabide de emprego e negociação de cargos para apoio no congresso, isso vem de encontro ao que o Nassif disse sobre reforma ministerial, qualificando com pessoas mais capazes, mas isso só será possível se o atual governo mudar sua forma de atuação que é a de distribuir ministérios em troca de apoio político, será que a presidente tem essa força?

    1. Cadastro

      Os comentários que são sempre automaticamente publicados são dos usuários cadastrados. Você também pode se cadastrar sem problema algum. Não há taxa. Basta criar login e senha.

      Seus comentários como usuário não cadastrado também são publicados, mas com um atraso, por depender da moderação. Por isso, não deve tê-los lido, pois demoraram algum tempo antes de figurarem na página. A única forma de um comentário de usuário não cadastrado não ser publicado é se o comentário contivesse ofensas pessoais, termos chulos, etc.

      Você pode verificar que seus comentários anteriores foram sim publicados fazendo uma busca no google com os seguintes termos:

      ” site:jornalggn.com.br gugamatsu “

  17. A retaliação da Globo

    Depois da entrevista da presidenta ao SBT a Globo através do Jornal Nacional voltou a atacar o PT, o mesmo para o jornal O Globo.

    1. Também notei o mesmo.
      Eu não
      Também notei o mesmo.
      Eu não embarco nessa de que a novela terminou.
      O “dulcíssimo” Renam já deixou claríssimo que quer extorquir o presal pra comprar a anistia (pelo menos da midia). Enquanto isso o Cunha descansa um pouco.
      A oposição partidária, das corporações e “das redes sociais” não dá nenhuma mostra de parar.
      Querem que a Dilma volte a entregar o orçamento e os ministérios pros achacadores?

  18. Nassif, dois adendos. Um é

    Nassif, dois adendos. Um é que a Dilma se isolar do Mercadante é muito bom sinal. Outro que acho que ela sacrificar os programas sociais desse jeito é a última coisa que faria. Creio que continuará a cometer erros, só espero que menos, mas o de descartar a política social do seu governo não será um deles.

    Ela prefere cair do que abdicar de seus ideiais. A justiça social é o que a levou a arriscar sua vida. Não vai ser para manter seu mandato que vai jogar fora o ideal de uma vida.

    PS: A reforma ministerial, se é que vem mesmo, vai ser um sinalizador de que ela melhorou ou não na política. Aguardemos.

    1. Risco de vida

      Cumpanheiro JULIANO

      Quando foi que a Dilma arriscou a sua vida ?

      Na realidade ela está arriscando a vida de milhões de Brasileiros que estão prestes a perderem seus empregos, devido ao seu desgoverno, a insegurança, a falta de hospitais, a falta de educação, a falta de respeito as leis, e, principalmente a corrupção reinante em seu partido e em sua base de apoio.

    2. Não, ela não “prefere cair”

      E seu único “ideal”, neste momento, é continuar morando no Palácio.

      Senão não aceitaria, com tanto “entusiasmo”, entrar no bote que o Renan está remando;

      Se não acredita no “pacote”, e mesmo assim adere, é hipócrita! Se acredita, é idiota e incompetente.

      1. A Dilma não tem mais

        A Dilma não tem mais credibilidade para apresentar ao pais qualquer mudança pois, toda vez que ela fala em mudanças, logo é escrachada e ninguém mais aceita ouvi-la. então, a unica saída foi terceirizar, usando o Renan como ponta de lança e, este, como sempre, sempre à espera do tropèço de alguém. a única  saída para o Brasil é a renuncia da presidente, talvez outro seja ouvido mas, a renuncia tem que levar também a petezada.

        1. A Dilma não “terceirizou” nada!

          Ficou tão surpresa com o “pacote Renan” quanto eu ou você, mas ela aceitou!

          Quem não aceitou, ao menos todo, na verdade foi o POVO, que percebeu a manobra esquisita que pretendia alterar o financiamento do SUS (cobrar do usuário) e chiou.

          Não fosse isso (o POVO), pela Dilma estaria aprovada, ou pelo menos não se posicionou contra, o que é o mesmo.

    3. Sr. Juliano Santos:
      Dilma tem

      Sr. Juliano Santos:

      Dilma tem realmente um sonho ideado ou sono isolado? Pelos discursos diuturnos e “noturnos” (para dirimir as dúvidas de sua excelência: “diuturno não significa à luz do dia, mas, sim, diariamente. As ações “noturnas” são as que ela pratica à calada da noite. Um de seus assessores tem o dever de lhe explicar as diferenças, antes que ela escorregue na “tauba” do senhor Lula, pois essa deixou de ser a “salvação do Brasil”). Totalmente dispensável e “pensável” o “noturno”, que não é de Chopin, mas apenas dela. Então por que o seu “roer” unhas? Se está aflita, deve a ela mesma. E depois de levar mordidas do senhor Renan Calheiros, há alguns meses, se chega a ele esperançosa como a namorada que perdeu um de seus apaixonados. Esse é o desgoverno do “toma lá e dá cá”, ou seja: o continuísmo insosso de sempre. Ação séria e justiça são duas coisas que não podemos exigir de sua excelência a presidente Dilma.

  19. Quando o dinheiro está pouco

    Quando o dinheiro está pouco ou em falta, tudo parece ruim, até os mínimos detalhes.

    Se a economia se recuperar, tudo ficará lindo novamente e o detalhe será apenas detalhes.

     

  20. Paralisia do Governo

    O problema da suposta, aparente paralisia do governo, está justamente nos problemas relacionados a sucessão em 2018.

    Bem como os problemas atinentes a lava jato. Não é falta de habilidade política da presidente. Pessoas ligadas ao governo aproveitam-se do momento de baixa popularidade para tirar vantagem. Alias é importante dizer que não há qualquer risco de legalmente ser retirado o mandado de Dilma. Tudo é mero balão de ensaio. Jogo de cena. Tirarem a Dilma será um verdadeiro Golpe de Estado. E em caso de Golpe meu amigo, qual é a responsabilidade da Presidente nisso.

    É hora de sabermos que a Presidente foi legalmente eleita por uma maioria, ainda que pequena, e é assim que é a Democracia. Os politicos não estão acostumados a organização, planejamento, e ai tentam colocar meramente na conta da Dilma, alegando suposta falta de habilidade política. Ainda mais quando tal organização é exigida por uma mulher.

     

  21. O PT como sempre tenta
    O PT como sempre tenta banalizar tudo, há quem reclamando são os coxinhas, a culpa é da classe média.

    Como se a classe média não acordasse cedo e pegasse ônibus lotado, como se não fosse “povo”.

    Caros, a crise começa quando a classe média para de consumir, para de empreender.

    A arrecadação do governo cai, as empresas fecham.

    Vivemos em um país capitalista, o capitalismo é voraz, mas não conheço nada melhor.

    Quando o dinheiro da classe média para de alimentar o governo, a classe mais humilde tem sua bolsa família cortada.

    Quando o empresário fecha a porta o trabalhor fica sem emprego.

    Então, deixem a classe média em paz.

    Vivemos em um país capitalista, não se esqueçam.

    1. O PT como sempre tenta

      Coincido plenamente com Andre Guilherme, o segredo esta em sustentar e apoiar a classe media. E a classe do progresso e sacrificio e ela que faz avanzar o pais. Nao sou economista nem politico, tem bom tecnicos para cada ministerio e so questao de saber convocalos em vez do bando de oportunistas de plantao. Os paises que mas problemas tem como Venezuela, Argenzuela, Bolivia entre outros estao na m…. porque exterminaram a classe media. Com os ricos nao pode se contar e os pobres dependem dos impostos dos que trabalham e pagam tudo porque nada e de graca para a classe media e ninguem consegue fugir do leao. Bravo Andre! Voce ve a realidade. 

      1. Coisa triste é a

        Coisa triste é a ignorância… o amigo não sabe que o país com maior classe média na América Latina é a Argentina?… leia, amigo, leia bastante… ler não dá dor de cabeça e nos deixa bem informados para não andarmos escrevendo bobagens.


        1. Entre eles, a Argentina

          Entre eles, a Argentina liderou esse crescimento, passando de uma classe média que atingia 15% da população total em 2001, para uma que em 2011 foi de 32,5%, o maior da América Latina, representando um crescimento de 117% em dez anos.

          Também pode ser acrescentado um dado mais recente fornecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o qual informou que 54,5% dos lares argentinos são de classe média, e a Argentina está segunda no ranking regional, depois do Uruguai, com 55,8% de seus lares.

          Neste mesmo sentido, o Banco Mundial afirmou que “a partir da crise econômica de 2002, a Argentina foi um dos países com melhor desempenho na América Latina e o Caribe em reduzir a pobreza e em compartilhar as rendas da crescente prosperidade, expandindo assim a classe média”.

          Com isto, a Argentina liderou o ranking de expansão da classe média com um crescimento em 10 anos de 17.5 pontos percentuais. De acordo com o índice publicado, e a Argentina é também um dos três países da América Latina com maior parte da sua população dentro da classe média, junto com o Chile e o Uruguai. http://www.telam.com.ar/portugues/notas/201507/2485-relatorio-privado-norte-americano-destaca-que-a-classe-media-na-argentina-dobrou.html

           

  22. Temos novo salvador da

    Temos novo salvador da pátria. Há uma semana era o Temer; agora é o Renan. Aff!

    Sobre a “inercia” da presidenta, pesquisei os 7 meses de seu 2° mandato em meios a troteios sem tréguas, que fariam qualquer um sucumbir, não Dilma. Vejamos:

    Visita à Rússia: acordos assinados entre Dilma e Putin, com destaque para o que prevê o aumento das trocas comerciais entre os dois países na ordem de US$ 10 bilhões anuais. Visita ao EUA: acordos entre Brasil e Estados Unidos em áreas como meio ambiente, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, previdência e educação. Hoje as trocas comerciais entre os dois países somam cerca de US$ 100 bilhões ao ano. Na Califórnia: visita ao complexo Google em busca de parcerias em tecnologia e inovação. Na Bélgica: participação na cúpula da União Europeia, onde foi apresentada proposta para o avanço das negociações do tratado de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. São Paulo: assinatura de um contrato de R$ 830,5 milhões com o governo do estado para obras que vão aumentar a segurança hídrica das regiões metropolitanas da capital paulista e de Campinas.  Bahia: inauguração do Complexo Acrílico da BASF, em Camaçari. A estimativa é de um impacto positivo de cerca de US$ 300 milhões/ano na balança comercial do País. Lançamento da nova etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL). As concessões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos mobilizarão investimentos de mais de R$ 198 bilhões, beneficiando diretamente 20 estados e 130 municípios. Inauguração da unidade da Casa da Mulher Brasileira no Distrito Federal, a segunda de 27 a entrar em funcionamento em todas as capitais. Lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016. Visita ao México: abertura do Seminário Empresarial Brasil México. Sancionado o novo marco legal para a pesquisa, uso e exploração comercial do patrimônio genético do País.  Brasil e China: visita do primeiro-ministro chinês Li Keqiang com a assinatura de acordos de cooperação que totalizam investimentos de mais de US$ 53 bilhões. Pernambuco: Batismo do navio Marcílio Dias, em Ipojuca. Investimento de R$ 379,8 milhões. Rio de Janeiro: visita ao maior túnel do mundo construído em rocha como parte das obras da Linha 4 do Metrô (verbas federais), que vai transportar 300 mil pessoas por dia. Brasil Coréia: assinados atos de cooperação com a presidenta Park Geun-hye em sua visita ao país. Entrega de 500 moradias do Minha Casa Minha Vida em Duque de Caxias, onde foi garantinda a terceira etapa do programa, que construirá mais três milhões de moradias. Escolha do novo ministro da Educação, Renato Janine, depois da saida intempestiva de Cid Gomes. Troca do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social. Anunciada medida provisória com propostas para modernização do futebol brasileiro Sancionado o novo Código de Processo Civil.  Rio de Janeiro: entrega das obras de expansão e modernização do Porto do Futuro, representando um aumento de 63% na capacidade do terminal. Sancionada a Lei do Feminicídio, que tipifica como crime hediondo o assassinato. 

    1. Excelente, Eliana. Parece que

      Excelente, Eliana. Parece que o PIG tem tentáculos também em alguns blogs ditos “imparciais”.  Dilma tem trabalhado, e muito. A falta de boa vontade e de um minimo de bom senso em pessoas até então acima de qualquer suspeita é de assustar.

    2. Parabéns Eliana! Adorei a

      Parabéns Eliana! Adorei a Lista. UFA !!! Vamos pedir a turma que acha que a Dilma não está governando pra sentar 5 minutos na cadeira dela. Depois do primeiro minuto sarão correndo e pedindo S O C O R R O !!!!!

    3. Os analistas da imprensa brasileira estão muito mais perdidos

      Eles acusam Dilma de estar perdida. Mas eles, os analistas da imprensa brasileira, mal sabem o que escrevem, estão mais por fora do que cotovelo de caminhoneiro rsrs. Mudam todos os dias de opinião. Parecem bipolares sem a medicação em dia rsrs.

      É a eterna mania brasileira de fazer afirmações taxativas e prever o futuro olhando na bola de cristal do chutômetro sem qualquer convicção. Basta um espirro de um desses políticos e eles mudam de opinião rsrs.

      A imprensa brasileira só serve para confundir a opinião pública, porque ela mesma é confusa, não enxerga nada com clareza.

      1. Argolo

        Estou contigo ! Num dia o mundo vai acabar, no outro aparece um Noé construindo a barca. Mas, não mais que derepente a barca está fazendo água, no outro conseguiram consertar o buraco e assim vamos indo. Será que amanhã a bomba explodirá ?Afinal estamos em agosto, que antigamente se dizia ser apenas o mês de cachorro louco. Agora é o mês das bombas atômicas, suicídios e otras cositas mas.

  23. Tá lascado.
    Renan dando rumo

    Tá lascado.

    Renan dando rumo pro Brasil é temerário. No mesmo dia em que apresentou as propostas pro governo, deu um golpe na Comissão do Senado que vai encaminhar  a proposta do Serra de “doação do pré sal” e ainda proibiu os pretroleiros de entrarem no plenário.

    Dá pra confiar?

  24. Receita para o Brasil voltar a crescer!

    Combate persistente à corrupção com penas exemplares aos corruptos,  ampliação substancial das exportações, (esquecer mercosul e firmar grandes acordos blilaterais de comércio mundo afora), investimentos grandiosos e  eficientes em infraestrutura de transporte, energia e comunicação através das parcerias público-privadas, desburocratização, reforma tributária, segurança jurídica, produtividade  e um grande lider para conduzir esta prescrição. Alguém se candidata?!?

  25. O mundo não acabou !!!!

    O mundo não acabou !!!! ufa pela enézima vez.

    Brilhante seu artigo de hoje. V.Sas, quando  se reveste da competencia e lucidez  que lhe peculiar  é imbatível.

    Acredite, o mundo não vai acabar. Estamos condenados a viver neste planeta ad eternum.

    A presidenta vai cumprir seu mandato !!!

    Precisamos primeiramente pensar  que estamos num estado democrático. 

    Chega de mais um desgaste, mais um impeachment.

    Vamos tentar fazer valer  as mudanças tão  necessárias.

    Será que temos homens pra tocar esse nosso Brasil  com um minimo de  decencia e competencia?

    Existe, sim, mas prefererm se omitir. 

    O desgaste par o homem de bem é insuportável.

    O jogo e sujo e pesado.

  26. Benza a Deus!

    A coisa está tão feia, as pessoas falando tudo e seu contrário, que já espero qualquer coisa acontecer. Dilma ficar, Dilma cair, Temer cair junto, Temer novo presidente etc. A vingança alucinada de Eduardo Cunha está nos custando meses de paralisação política e econômica.  Espero que venha reforma ministerial pela frente e que Dilma coloque um timoneiro nesse governo, pois se continuar fraco de comunicação e atirando para todos os lados, sem mira, o PT vai pro brejo. 

  27. respondendo ao senhor Oswaldo Ferreira

    O senhor ainda tem coragem de escrever o nome desse ex-presidente que achava que determinada ação fosse a “tauba” de salvação para o Brasil? Meus caros, nós precisamos de um pouco, ao menos, de humildade reconhecendo que Lula foi e é uma farsa; Dilma se viu forçada a aceitar a sua candidatura a fim de não haver solução de continuidade ao Poder máximo do Brasil. Ela não foi nem é tanto a culpada por isso, mas se acha integralmente metida até o pescoço com o que há de pior na atual situação da nossa Nação. Seria como uma bola de “ping-pong” a sucessão petista. Não há mais jeito para o PT. Esse partido poderia ter ganhado a confiança total e irrestrita da população brasileira, mas preferiu mergulhar de cabeça no poço da corrupção. Não nos interessa se PSDB fez o mesmo; se o PMDB jamais teve candidato ao cargo máximo e se omitiu como condutor dos destinos do Brasil; se o PCB é partido já uma vez banido do círculo político ou se outros desses muitos partidos não valham nada. O que nos interessa é que o PT tem hoje o comando da Nação brasileira e só cometeu erros e injustiças e levou o Brasil antes totalmente econômica e monetariamente equilibrado (batamos palmas ao senhor Itamar Franco, o mais lúcido e honesto político e Presidente deste país adotando o Real e justiçando milhares de aposentados, aos quais eu me incluo e que foram renegados por Collor e por FHC que ainda nos chamou de “vagabundos” os que deram suas saúdes pelo Brasil), fazendo um governo curto e limpo e fazendo com que a Previdência pagasse todos os valores do passado e reajustando para maior os que haviam contribuído para a Instituição sobre seus valores máximos salariais, enquanto à ativa! Ao seu governo não se ouviu falar de corrupção ou quaisquer outras imundícies. Deixo claro que não tenho partido político ou torço por esse ou por aquele, mas insisto dizer: o meu partido é a Nação brasileira e a minha bandeira é a justiça aos injustiçados de todos os quadrantes e gêneros; a lisura no trato das coisas públicas e a condução sem mácula de nossa Pátria rica, mas espoliadas pelos sem consciência. 

  28. Não fica muito claro…

    Nassif,

    Não fica muito claro o real dilema da presidenta. Muito menos claro o que realmente ela quer realizar: ajuste fiscal, desenvolvimento, sobrevivência política, biografia ? Seja o que for, meu caro, a Dilma somente conseguirá governar e sair da crise governando. Alijar este ou aqueles ministros, não falar, conceder entrevistas professorais e não se articular políticamente em um país tão diverso e complexo como o Brasil é receita eficiente para o desastre, portanto, seria bom saber o que realmente ela quer… 

    Em tempo, fica pouco clara no texto a razão da inércia da Dilma …

  29. O dilema da presidenta?

    Sorria bastante presidenta, a nossa geração nunca viu uma policia federal tão atuante

    como esta e sob seu comando, esta de parabens,busque  apoio nas casernas,as pessoas de bem querem

    ajudar a tirar o brasil desta arapuca armada,o povão não percebe,estão sendo marionetes de poucos espertalhões

    à serviço de alguem,havendo seriedade e união o Brasil sai desta e os cultos que se preparem para comandar 

    a Nação em pleitos vindouros.

     

  30. Um lição para os políticos.

    Dizia uma estória de um grande rei que desejava a felicidade. Depois de procurá-la por todo o reino e não encontrá-la disse aos seus homens que iria voltar ao castelo. Na volta por um caminho diferente deparou-se com uma choupana no meio da mata e como estava cansado resolveu parar para refrescar-se. Na choupana encontrou um velho ancião que vivia na plenitude de sua simplicidade. Disse ele ao ancião que era o rei e que estava cansado e desejava água. Prontamente o ancião lhe deu em um copo simples uma água fresca que satisfez o rei. Então o rei lhe contou que estava a procura da felicidade, mas ninguém com o qual ele havia conversado em todo reino lhe disse que era feliz. E então emendou ao ancião que ele certamente não era. Como resposta recebeu um sonoro sim, ele era feliz. O rei riu muito e dizendo que isto era impossível para alguém em seu estado de extrema simplicidade. Então o ancião perguntou ao rei se ele sabia realmente o que era felicidade e como resposta o rei lhe disse que era o poder, o dinheiro, ter e fazer o que quisesse, mandar em pessoas e determinar o que seria feito em seu reino. O ancião sorriu e balançou negativamente a cabeça. O rei nunca tinha visto alguém lhe contrariar e ficou intrigado, mas questionou o homem se ele sabia o que era a felicidade. Como resposta o ancião lhe apontou o copo vazio da água que havia servido ao rei. O rei não entendendo nada, voltou a fazer a mesma pergunta. O ancião olhou ternamente para o rei e lhe disse: “A felicidade esta em fazer os outros felizes”.  Quem um dia os políticos deste país aprendam esta lição. 

  31. Singela contribuição

    Minha Singela Contribuição.

    Passo, sem nada cobrar e se as trincheiras vermelhas assim o permitirem, uns poucos conselhos (se é que serão ouvidos) à nossa mui querida e amada Presidenta Dilminha Paz e Amor Salve Salve, diante de tantas críticas (injustas ?) que tem sofrido.

    Assim, poderá chegar ao fim do seu legítimo(?) mandato, fechando-o com alguma chave e partir para um descanso merecido.

    À saber:

    1 – Se despir da fantasia criada pelo famoso e competente marqueteiro, o sabe-tudo, e costurada pela base comprada e achacadora (segundo o desbocado Cid Gomes), esta sim, golpista.

    2 – Cortar o cordão umbilical (e os barbantes) que a une (e a move) à figuras, um tanto escusas, das entranhas palacianas, encrustadas no poder e que morrem mas não largam o osso descarnado.

    3 – Calçar as sandálias da humildade e reconhecer uns errozinhos cometidos por aí (ingerência na economia, no sistema elétrico , afastamento dos movimentos sociais, uma banana para a politica , campanha eleitoral mentirosa, etc …), pedir desculpas à nação e fazer uma bem montada defesa no Procon por propaganda  enganosa.

    4 – Bar um belo chute na mesa e mandar o congresso e partidos comprados às favas.

    5 – Reduzir os mil ministérios à uma meia dúzia, designando patriotas e competentes para assumi-los (se bem que esta mercadoria anda meio rara).

    6 – Chamar os verdadeiros donos do poder, para dividir com ela, a retomada do Brasil pelos bons brasileiros: O POVO!.

    Assim, a paz retornará aos lares, bares e corações partidos e empedernidos da nossa nação.

    Como veem, apenas uma meia dúzia de sugestões bem singelas.

    Facílimas de aplicar.

  32. A violência e a alta taxa de

    A violência e a alta taxa de crimes e homicídios no Brasil é diretamente proporcional aos níveis de corrupção no país principalmente a nível estadual até porque a segurança pública é um dever constitucional dos estados. A nível federal houve um ganho de qualidade e confiabilidades enormes com a Polícia Federal.

  33. Não de ibope aos extremistas

    Tem gente perdida, mergulhada na despolitização e manipulação que vai domingo seguir extremistas oportunistas que seguem estas falsas manifestações de falso nacionalismo domingo. Tá, mas não se pautemos por isso Nassif, analisemos, não faça propanda para eles, a maioria do povo não vai.

  34. dilma

    O que aconteceu contigo Nassif? Acordou do sonho encantado? Demorou!!!! É isso cara…. Tamo na roça. Espero

    que não seja tarde demais. Mais uma vez perdemos o bonde. E não sabemos a  que horas o próxino passará.

  35. COM QUEM ANDAS?

    Diga-me com quem andas, que derei o que queres ser!

    Dilma está meio que assim: Procurando descobrir o “seu eu”.

    Enquanto procura (e não encontra) o País fica à deriva.

    Um conselho, Dona Dilma: Cuidado com Lula! Ele é uma raposa velha e maquiavélica.

  36. colunista&leitores

    Prezado Jornalista Colunista Mais uma vez, insisto na necessidade do público leitor, para melhor analisar o momento,  uma visão mais angular do processo histórico. A manifestação de Domingo, as outras que possam eclodir, não tem a mesma capacidade desestabilizadora do discurso de João Goulart. O Colunista tem razão da entrada em campo de gente mais capacitada, com até um cinismo mais culto como Delfim Neto e outros que pensam o Brasil com responsabilidade.

    Não devemos subestimar a posição da Presidente em não se imiscuir no judiciário, que espelha uma posição ideológica sólida. A Presidente não está atada ao Presidente do Senado. A fidelidade ao Ministro Levy, ao ajuste, revela lucidez.

  37. Presidente Dilma

    Essas pessoas que vão para o protesto do próximo domingo, são pessoas ignorantes, possívelmente jamais leram algum

    livro de valor como por exeplo O processo, carta ao pai(Kafka) e filósofo como Kant, spinosa, e outros como também um 

    grande livro como ” História não contada dos Estados Unidos” de Oliver Stone e Peter Kuznick.

    Por isso, ou seja uma c lasse média ignorante, c ujo conhecimento é todo da TV, principalmente a Rede Globo, que só

    mostra notícia mentirosas, esconde o que convém a certos grupos.

      1. Girlaine

        Vc deve ser uma moça mt bem informada, não é ? participativa tb, já que está presente até no Blog do Luis Nassif. Então, por favor, me responda:  Se muitos estão querendo combater a corrupção no Brasil, e eu me incluo entre eles, qual a razão do PSDB/DEM não estar sendo averiguado ? É um mistério para mim e por isso, pergunto a vc, que parece-me estar ao lado contrário ao governo do PT. Por que razão as averiguações se iniciaram à partir do gverno Lula, sendo que um delator , o Pedro Barusco disse que recebia propinas desde o governo anterior. Mate a minha curiosidade, please !

        1. Investigação

          Essa pergunta sobre uma investigação sobre a corrupção no governo do PSDB/DEM deveria ser dirigida primeiramente ao ministério público, ao ministro da justiça, e ao senado e camara dos deputados (CPIs).

  38. o governo não está paralisado

    Dias atrás foi anunciado investimento de R$ 186 bilhões para geração de energia elétrica. Os investimentos em infraestrutura, rodovias, ferrrovias,portos e aeroportos, realizados no primeiro mandato, começam a ser inaugurados. Dia 9 de agosto foi entregue mais um trecho da transposição do São Francisco na sua ala norte. A presidenta viaja o país para entrega de casas do programa de moradia popular. Há uma evidente má vontade com relação as realizações deste governo, que tem como pecado capital ter falhado na democratização da geração e distribuição da informação.   

  39. Uma questão de imagem

    A imagem do PT como partido diferenciado pela ética ruiu muito antes da operação Lava jato. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, membro fundador do partido, foi acusado, condenado e preso no julgamento do mensalão. Ninguém se esquece disso.

    1. Pois é, não é?…. e mesmo

      Pois é, não é?…. e mesmo assim o Lula reelegeu-se, elegeu o seu “poste”, o PT foi o partido mais votado nas últimas municipais e o “poste” foi reeleito… que coisa né, amigo?

      … ah… a classe média… pensa que o mundo gira em torno dela e da sua televisão…

      1. Desorientado

        Eu apenas apontei fatos. Não usei de nenhum boato da mídia televisiva. O José Dirceu, membro fundador do PT; foi acusado, julgado, condenado, e preso. Ou ele não era do PT, ou o que vimos nos jornais foi uma encenação. Quem sabe ele não está na praia de ipanema? Ou num spa? A policia Federal diz que ele está em Curitiba-Pr. 

  40. As pessoas que apoiam o
    As pessoas que apoiam o governo nunca leram nada sobre economia ,apenas livros de.filosofia e sociologia e discursos de professor de história de cursinho pré vestibular (quando muito).A economia capitalista é darwinismo puro .A evolução é falada aos Trancoso e barrancos por comunistas na hora de combate às religiões mas na hora dos efeitos práticos eles a negam!hipócritas ou simplesmente ignorantes?

    1. Hã?

      Caraca, sua erudição, percepção da realidade, conhecimento de teoria economica, e principalmente, a clareza de texto, oscilam entre o hilário e o patético… Mas a arrogância é campeã!

      1. erudição ….

        pois é, sérgio, eu estava relendo o comentário, achando que os meus tico e teco estavam dormindo… dei boas risadas – nestes dias de tanta tristeza – com sua resposta. 

  41. Dilma não tem dilema.
     Sua

    Dilma não tem dilema.

     Sua arrogância não permite.

      Ela se acha fundadadora da palavra AXIOMA.

      Na cabeça dela, a palavra foi criada por sua causa.

  42. Apenas aguardando o momento que acho correto para se manifestar

    No momento estou mais ou menos tranquilo com os seguidos erros da oposição, que continua no caminho errado para derrotar o PT, principalmente considerando que Lula será o candidato do PT nas eleições de 2018.

    A oposição já teve os governos do Rio Grande do SUL, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais para tentar construir uma alternativa ao governo federal, mas preferiu ficar apenas com as denúncias e com o apoio da maior parte da grande mídia, e justamente por isso vem perdendo as eleições presidenciais desde de 2002.

    As recentes chacinas em cidades de São Paulo são mais exemplos de que a oposição está longe de saber o caminho para construir uma alternativa que consiga derrotar o PT nas eleições presidenciais.

    Apesar dos monumentais erros do COPOM, a  atual da taxa de câmbio já está corrigindo o déficit em conta corrente, aumentando a remuneração em reais das exportações, aumentando os custos em reais da importações, e nos próximos trimestres veremos um aumento da produção industrial por conta da substituição de parte das importações e pelo aumento das exportações.

    Além disso, as próximas votações no congresso deixarão cada vez mais claro que o PT entre os grandes partidos,  é único que defende os interesses dos trabalhadores, que são maioria entre os eleitores.

    Estou apenas aguardando o início da próxima disputa eleitoral para Presidente da República, que acho que venceremos no primeiro turno.

  43. Concordo com a Eliana.

    De fato, quando se faz uma pesquisa bem fundamentada o resultado é esse aí. A Presidenta trabalha sim senhor! Não se esqueçam que a Dilma tem  traíras dentro da sua equipe. E mesmo assim,nenhum deles joga a toalha. Imaginem se ela tivesse o “feeling” do estadista,do articulador. Claro que não é o caso dela,mas merece respeito.

  44. [  Ambiente desanuviado após

    [  Ambiente desanuviado após o pacote Renan Calheiros. Na verdade, é uma soma de propostas de Joaquim Levy e Delfim Neto  [  Quando golberyanos diziam que Lula seria um dos maiores presidentes da história, uma das razões é Delfim seria o ministro real da econmia e o nomeaado para o cargo só figurante. Assim como seria para tudo. Era  por isso que turma de oposição ao Lula sempre chamou Delfim de tudo que não presta, assim como fizeram com maluf, Sarney,  Renan, Collor, jader Barbaalho… todos os anjos que iriam ajudar o petismo a chegar o que é hoje e será muito mais, pois os Marinho já viraram petistas

    1. TENHA DÓ,O COMENTÁRIO DESSE

      TENHA DÓ,O COMENTÁRIO DESSE assimfalougolbery DIZENDO QUE A GLOBO

        OU POSSO DIZER REDEGOEBELLS DE TELEVISÁO É PETISTA

              É DE DOER ESSE ABSURDO!!!!

    1. Parece coisa de oposição,

      Parece coisa de oposição, pois a Globo agora é petista e finalmente o petismo conseguiu tem mídia que preste. Além disso, usando imagem para propaganda petista gera direito de uso de imagem de alguns milhões que o petismo terá que pagar para esses

  45. guerillas

    O que Dilma tem não é propriamente nenhum dilema; é só um problema muito simples: “Que que eu faço pra chegar presidenta, nem que seja só no nome, até 2018?”

    “Dilma segue uma estratégia dos tempos de guerrilha, de segmentar as informações que passa para os assessores, para identificar fontes de vazamento.”

    Aziago esse Nassif!

    …Da última vez que Dilma foi pra guerrilha, acabou presa.

    Dia desses, ela descobre que não tem cobertura, a sub-metralhadora que lhe deram é de brinquedo e tem um monte de câmera de bigbrother em tudo quanto é canto do aparelho.

  46. A Dilma está sofrendo com a

    A Dilma está sofrendo com a mídia bipolar (dinheiro/verdade). A história de contrários muda toda hora. Parece a carne lutando contra o espírito. Não criam o meio específico de suprir as necessidades

    Suponha o Chapeuzinho Vermelho informando ao lobo mau como entrar na casa da vovozinha.

    Todo mundo tentando salvar sua pele.

    A mídia só vai se posicionar com clareza quando Dilma repassar todas as condições de governar para os banqueiros. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador