Para Le Monde, Brasil se tornou estrela pálida no cenário internacional

Foto: Marcos Correa/PR
Jornal GGN – No jornal francês Le Monde, uma análise assinada pela correspondente Claire Gatinois e publicada nesta quinta-feira (22) classifica o Brasil como uma “estrela pálida” no cenário internacional.
As viagens internacionais do presidente Michel Temer – primeiro para a Rússia, e depois para a Noruega – são consideradas como um ativismo do presidente que quer “mostrar que seu país não está paralisado”, diz Gatinois.
O periódico europeu também diz que Temer tenta, em vão, a convencer outros países que o Brasil não virou uma República das Bananas. Na análise, a correspondente também aponta como sinal da queda do prestígio do país o fato de que nenhum chefe de Estado vem visitar o Brasil

Leia mais abaixo:
Do RFI
O jornal francês desta quinta-feira (22) publica uma análise da crise econômica que o país atravessa e do escândalo de corrupção sem precedentes que influenciaram a imagem do Brasil no exterior.
“A estrela pálida do Brasil na cena internacional” é o título da análise que o Le Monde traz nesta quinta-feira, assinada pela sua correspondente no país, Claire Gatinois. Segundo ela, o presidente brasileiro ignorou a ameaça da Justiça e foi para Rússia em viagem oficial, posando até mesmo ao lado do chefe de Estado russo Vladimir Putin em um espetáculo do balé Bolshoi, em Moscou.
Para o Le Monde, a viagem, que termina na Noruega nesta sexta-feira, é uma “demonstração do ativismo internacional de um presidente que está “determinado a mostrar que seu país não está paralisado.”
Apesar da Operação Lava-Jato, que revelou um esquema de corrupção com tentáculos mais longos do que o esperado, Temer busca convencer os outros países que o Brasil não se transformou em uma República das Bananas. Segundo o Le Monde, a tentativa é em vão.
Crise moral e ostracismo
A crise moral no país se aprofunda e o mergulha em um ostracismo diplomático. Impossível, lembra o diário, não notar que nenhum chefe de Estado vem visitar o país, contrariamente à época de Lula, admirado por pesos pesados da política internacional como o ex-presidente dos EUA Barack Obama, por exemplo. Período em que o Brasil também foi escolhido para sediar a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
A destituição de Dilma e os escândalos de corrupção também fragilizaram a imagem do Brasil dentro da América Latina, lembram especialistas citados pelo Le Monde, onde o país também não exerce mais uma liderança.
A perda de influência na cena internacional, lembra o Le Monde, começou entretanto com Dilma – economista tecnocrata que nunca foi uma “expert” em política externa, observa o jornal. Foi início de uma derrocada que se concretizou depois do impeachment. Paulo Sergio Pinheiro, ex-secretário dos Direitos Humanos, relator da ONU, diz querer acreditar em um “parênteses maldito”.
Para o jornal francês, o tamanho do Brasil e seus recursos naturais podem ajudar o país virar novamente o jogo e voltar a ser um ator nas questões internacionais. “Mas é necessária uma limpeza de sua paisagem política”, conclui o artigo.

Redação

Redação

View Comments

  • Na realidade, essas viagens

    Na realidade, essas viagens não são de um presidente "que está determinado a demonstrar que seu país está paralisado", e sim, de um usurpador-golpísta-desleal que foge da refutação unânime do povo e busca disfarçar sua nulidade posando de estadista. 

    Vergonha, esse é o termo preciso para qualificar esse périplo desnessário e caro aos cofres públicos. 

  • Ué, tá tudo ótimo!

    Com Serra e o Aloysio, o Brasil retorna ao protagonismo, perdido com o governo petralha.

    Manja ser governado por imbecis - e, em muitos casos, por opção livre?

    Cadê os coxinhas?

     

  • Tá tudo perfeito! Brasil segue em céu de brigadeiro...só que não

    E o risco Brasil? E as agências de avaliação de risco?!? Não se passava uma semana, nos tempos idos dos governos eleitos, sem que a grande mídia estampasse em suas manchetes a "penúria econômica" brasileira... Mas agora, não! Está tudo ótimo. Se não há nada na mídia, devemos pensar que o Brasil segue de vento em popa. Ou não????

  • Palidez exangue explicavel

      Temer , o "mordomo de filme de terror ", o ex-ministro do MRE foi Zé Serra, um clone mal ajambrado de Nosferatu, já seu sucessor Aloysio Nunes, uma cópia mal feita revivida de alguma catacumba, a vociferar teses dos anos 50,  quase um simulacro de um Frankestein anoréxico.

       Com este quadro tétrico, o "Le Monde" queria o que ? 

    •   Concordo com você  só que o

        Concordo com você  só que o Temer tá mais para Vampirão, com a sua palidez indifarçável e que precisa sem demora sugar sangue de vítimas incautas. No caso do Conde Temeroso ele se lançou vorazmente a sugar o sangue da massa trabalhadora do Brasil. Ele e sua troupe das sombras estão trabalhando ardorosamente para retirar toda e qualquer garantia e proteção dos cidadãos operários deste país. Como disse um comentarista da TV Portuguesa Miguel Sousa Tavares: "Quando um grupo de notórios bandoleiros, neste caso políticos, se reúnem, com certeza que não é para conspirar para o bem, mas sim, pro mal" e disse mais: Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem!

  • https://jornalggn.com.br/notic

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-impacto-das-delacoes-na-imagem-do-brasil-por-andre-araujo

    Cantei essa bola aqui há exatamente um ano. As delações vão liquidar com a imagem do Brasil por dez anos.

    Estamos nos auto flagelando, lavando roupa suja na janela para o mundo ver. Os outros paises tem mais mazelas, mais corrupção que o Brasil mas só nos mostramos nossas fraquezas dessa forma tão vil,, os outros não cometem essa

    monumental estupidez, mantem sua vida politica resguardada exatamente para manter uma boa imagem externa.

  • A estrela não é pálida, ela

    A estrela não é pálida, ela desapareceu, se traduzirmos corretamente. O artigo original do Le Monde é bem mais claro, objetivo e contundente, e além disso, relembra muito bem como era o Brasil de antes do golpe aos olhos do mundo, que não é tão idiota como certos brasileiros que denominam o PT de Lula de antro de "petralhas" gostariam que fosse.

  • A estrela não empalideceu, ela desapareceu

    A estrela não é pálida, ela desapareceu, se traduzirmos corretamente. O artigo do Le Monde é bem mais objetivo, claro e contundente. Ele lembra muito bem de como era o Brasil antes do golpe.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

52 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

1 hora ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

6 horas ago