Pesquisa Ipespe reforça liderança de Lula e impossibilidade de Ciro e de “terceira via”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisa mostra ainda ineficácia da "terceira via" e impossibilidade de Ciro vencer Lula em hipotético 2º turno

Lula mantém a vantagem sobre Jair Bolsonaro nas eleições 2022. Pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta (20), garante a liderança ao ex-presidente, com 44% das intenções de voto, Jair Bolsonaro mantém 32%. No segundo turno, Lula derrota Bolsonaro e qualquer candidato.

Os percentuais foram os mesmos divulgados no dia 13 de maio. Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 8% das intenções.

Nessa rodada, a pesquisa pode trazer respostas de ineficácia da “terceira via”. Isso porque os dois candidatos que até semana passada concorriam para o posto da centro-direita, João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) registram, juntos, 6%: com 4% de Doria e 2% de Tebet.

Ainda assim, os números são insuficientes para emplacar sequer uma terceira posição, ainda mantida por eleitores de Ciro.

No mesmo placar da rodada anterior, a disputa segue sendo entre Lula e Bolsonaro, com o ex-presidente angariando 12 pontos percentuais acima do atual mandatário.

No segundo turno, o cenário também é igual ao da semana passada. Lula obtém a vitória com 53% das intenções de votos sobre 34% de Bolsonaro.

Ainda para os eleitores de Ciro Gomes, as chances de derrotar Lula tampouco existem em um 2º turno, caso o pedetista alcançasse Bolsonaro e garantisse um segundo posto. Lula venceria Ciro de 53% contra 25%.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entendo que o Ciro Gomez é um homem cheio de qualidades técnicas e que é o melhor governante coadjuvante atual. Como vice-presidente seria imbatível. Acho que falta a ele a experiência política, apesar de ter sido governador de estado, prefeito de capital e deputado federal.

  2. Ciro tem um inimigo feroz , ele mesmo , 3@via foi uma besteira que surgiu não sei de onde , mas será importante para definir quem será surrado e torrará a grana do fundo eleitoral …

  3. A diversão do momento é se esbaldar sobre o desespero da Cleptocracia. É quase tão bom quanto ver seu extermínio. Ciro que não quiz ser mais um comparsa, agora é vendido como um inimigo. Tudo isto para tentarem angariar alguns votos a mais, na esperança de reverter a certeza da vitória de Jair Bolsonaro no 1.o turno. É trio pra todo lado. Serve qualquer coisa. Apoio de Belzebú ou Nossa Senhora da Divina Esperança. E o barco cada vez mais cheio de água e afundando. A maioria já fugiu. Mas alguns roedores ainda insistem na fantasia. Não saem às ruas e não abandonam o barco. Quem sabe outra facada ou tiro certo desta vez, já que da outra acertou o Major a invés do Jornalista, não é mesmo??

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador