PL e Bolsonaro não farão esforços para salvar mandato de Carla Zambelli

Bolsonarista, a deputada será investigada por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurou, nesta terça-feira (30), sete processos contra deputados por quebra de decoro parlamentar. Entre eles está Carla Zambelli (PL-SP), que não deve contar com o apoio do próprio partido ou de Jair Bolsonaro (PL) para se manter na vida pública.

Zambelli é acusada de xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, processo que pode levar à cassação da deputada.

Ainda que a expectativa seja a de uma pena mais branda, como suspensão de 90 dias, líderes do Centrão já demonstraram que não farão esforços para evitar a cassação.

Moeda de troca

Em vez de salvar Zambelli, ela pode ser usada em um plano da oposição como moeda de troca, a fim de influenciar o conselho a cassar um nome forte da esquerda.

Antigo aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a Valdemar Costa Neto, líder do PL, que não quer saber da deputada, pois seria culpa dela a derrota no segundo turno das eleições.

Em 29 de outubro, Zambelli apontou uma arma para um homem negro em um bar, em São Paulo, fato que teria manchado a imagem de Bolsonaro, pois associou o bolsonarismo à violência armada.

A cassação da deputada seria até benéfica para Bolsonaro, pois pode sinalizar o distanciamento do ex-presidente dos bolsonaristas radicais ao Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga a participação dele nos atos golpistas.

Ameaça do TSE

No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cassação de Zambelli, alvo do inquérito das fake news, já é dada como certa. Além dela, Bolsonaro também deve sofrer punições. A expectativa é de que ele se torne inelegível.

Para que tais processos avancem, o ministro Alexandre de Moraes aguarda apenas as nomeações de Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ambos alinhados a Moraes, pelo presidente Lula.

Nas redes sociais, a deputada publicou um vídeo de quatro minutos, em afirma que estará sempre ao lado de Bolsonaro, apoiando-o e sendo “a fiel escudeira”, mesmo com discordâncias. Carla também estimulou os seguidores a saírem às ruas para defendê-la, pois não acha justo que ela e outros deputados bolsonaristas sejam cassados.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador