17 de junho de 2026

Pressão bolsonarista leva pastor pró-Lula a deixar cargo em igreja

Após participar de ato de apoio ao ex-presidente, pastor Sergio Dusilek renuncia à presidência da Convenção Batista Carioca
Pastor Sergio Dusilek. Foto: Reprodução/YouTube

Os ataques feitos por diversas lideranças evangélicas levaram o pastor Sergio Dusilek a deixar a presidência da Convenção Batista Carioca.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

“Estou sofrendo ataques e sendo alvo de uma política de cancelamento”, disse ele, em nota oficial. “Decidi renunciar para não prejudicar os trabalhos da convenção”.

A Convenção Batista Brasileira e algumas estaduais emitiram notas oficiais contra o pastor, e outros religiosos pressionaram por sua destituição ou expulsão da Convenção Batista Carioca. Até mesmo livros de autoria de Dusilek foram queimados.

Nem os pais de Dusilek – o pastor Darci Dusilek, que chegou a comandar a Convenção Batista Brasileira, e Nancy Dusilek, que foi vice-presidente da organização – passaram incólumes pelos ataques.

Toda essa reação se deve à presença do pastor no evento organizado pelos evangélicos do PT, ocorrido na última sexta-feira. Na ocasião, Sergio Dusilek afirmou que “o melhor tempo para a igreja brasileira que essa terra já viu foi no tempo de seu governo”, referindo-se a Lula, e que “este país não aguenta mais quatro anos com esse presidente nefasto que aí está [Jair Bolsonaro]”.

Dusilek lembrou que, enquanto isso, os religiosos alinhados a Jair Bolsonaro podem mostrar seu apoio à reeleição do atual presidente sem sofrer nenhuma retaliação.

Com informações de Monica Bergamo, da Folha de São Paulo

Leia Também

Médicos e Médicas com Lula e pela democracia

Em editorial, The Guardian torce por derrota de Bolsonaro nas eleições

Bolsonarista bate carro de propósito contra apoiadora de Lula, perde o controle e morre em acidente

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados