Primeira delação de Léo Pinheiro foi rejeitada para não atrapalhar o impeachment, por Luis Nassif

Léo foi preso em junho de 2014. Em junho de 2016 sua delação foi recusada. Sabia-se que atingia diretamente lideranças do PSDB e aliados de Temer

A delação de Léo Pinheiro, revelada hoje pela Folha-The Intercept ainda não chegou no essencial: as razões que levaram a Lava Jato a recusar a primeira tentativa de delação do empresário, em 2016.

Pelos documentos relevados pela Folha, a delação atingia diretamente José Serra e seus operadores – Aloysio Nunes, Sérgio Freitas e Márcio Fortes -, confirmando as suspeitas sobre a rejeição da delação anterior: poderia comprometer o movimento pelo impeachment.

Léo foi preso em junho de 2014. Em junho de 2016 sua delação foi recusada. Sabia-se que atingia diretamente lideranças do PSDB e aliados de Michel Temer. A maneira como se montou a desistência da delação é um dos episódios mais canhestros de toda a Lava Jato.

Narramos esse episódio no “Xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada”. Foi vazada para a Veja um episódio irrelevante, e que sequer constava da delação. Léo Pinheiro teria dito que orientou uma reforma na casa do Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli. A reforma teria sido feita por terceiros e devidamente paga por Toffoli. Ou seja, não havia crime e, portanto, não deveria merecer matéria, muito menos de capa. Era mais uma “denúncia a favor”, como no episódio do grampo do Supremo.

Mas, com base nesse factoide, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot decidiu cancelar a delação. Simples assim. Na mesma época, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima já mostrava desconforto com a delação da OAS, ao afirmar que a Lava Jato só aceitaria uma delação a mais de empreiteiras. Não fazia sentido. A delação depende do conteúdo a ser oferecido. O próprio juiz Sérgio Moro ordenou a suspensão do processo, sem explicar as razões.

Leia também:  A sem-vergonhice agressiva do presidente propicia a união contra ele, por Mario Sergio Conti

Os vazamentos de agora mostram a extrema partidarização da Lava Jato.

A delação ocorria em pleno processo do impeachment. Foi em junho de 2016. A votação final do impeachment foi em 31 de agosto de 2016

Além de implicar notórios conspiradores – e Aloysio Nunes foi peça chave, inclusive correndo a Washington para pedir a bênção para o Partido Republicano, mal se consumou o impeachment -, não apresentava evidências contra Lula.

Certamente sua divulgação enfraqueceria substancialmente o movimento pelo impeachment. Esta foi a razão da grande armação acertada com Janot para impedir a delação.

O GGN prepara uma série inédita de vídeos explicando a relação entre Lava Jato e EUA. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

19 comentários

  1. É delação que põe e poria em questão o partido tucano-golpista. Só espera que não apareça algum ministro “garantista” que garanta que os tucanos fiquem de bico fechado.

    20
    1
    • Irritante isso de achar que tem algum”garantista”ali……..se houvesse, teriam libertado Lula há muito tempo……

      É tudo a mesma sopa….

      .

      4
      1
    • A delação feita em 2016 refere-se a fatos de 2010. Ficou na gaveta por 3 anos. Acho que a demora foi providencial para esperar a prescrição, considerando que os 2 tucanos tem mais de 70 anos.
      Se fosse só esperar passar o impeachment no Senado, poderia ter homologado a delação logo após 31 de agosto de 2106, data da consumação do impeachment. Teve dois motivos aí.

  2. está mais que evidente que Lula foi pegado como bode expiatório não restam dúvidas. Não se pode imaginar que a justiça no Brasil chegou a esse ponto neste ponto a justiça deixou de ser cega.

    10
  3. e os caras ainda posam de gente
    honesta que é contra
    a corrupção – só se for contra
    a da classe dos outros!

  4. Se tem uma coisa que me deixa angustiado, é ver pessoas como o Luis Nassif (do site GGN), formador de opinião e uma das referências da esquerda brasileira, repetir frequentemente que os militares golpistas de 1964 tiveram “algum projeto nacionalista”.
    Se assim o fosse, não teriam degolado a nossa indústria automobilística em 1968, através da entrega (“de bandeja”) da FNM, e nem agora, quietos perante o entreguismo atual do Pré-sal, de nossas refinarias e distribuidoras de combustíveis e derivados do petróleo, assim como o aniquilamento, sem qualquer justificativa, de nossa indústria naval, de nossas grandes empresas de construção pesada e seus mercados por todo o planeta, sem falar na recente entrega de 80% da EMBRAER (p/ a Boeing) por R$ 16 bilhões, sendo que a sonegação burguesa IMPUNE é da ordem de R$ 500 bilhões => todos os anos.

    14
    • O vice-presidente da Bolívia falou uma coisa interessante, que o neoliberalismo dos anos 80 ainda tinha algum programa, o de agora é só vingança.

  5. RECADO AO NASSIF É preciso imprimir todos os textos com essas evidências acerca da manipulação para derrubar Dilma e prender Lula, tirar cópias para TODOS OS MINISTROS DO STF e enviar tais publicações para cada um deles, nem que seja preciso enviar esse tipo de material TODOS OS DIAS PARA ELES. E daí, Nassif, se você fizer isso, divulgue quanto custos, financeiramente, essa providência e peça ajuda a todos nós, seus leitores. Terei o máximo prazer em ajudar a pagar……mas é preciso garantir que os ministros, inclusive os calhordas que há sim entre eles, garantir que eles leiam……..pelo menos para se livrarem dessa encheção de saco todo santo dia: receber correspondência escrita……já que, vagabundamente, é provável que vários deles só leiam o Antagonista e cia ltda……

    14
    1
    • Coisa que o PT deveriam ter feito esses anos: divulgado a informação, imprimirnantes textos, levar os livros sobre o golpe e tbm artigos de juristas

  6. É verdade, o Lula o PT são inocentes, assim como Gedel, Dilma, Temer e todos outros. Em que mundo vcs vivem? Acordem, chega de roubalheira, não é possível não enxergar um palmo a frente do nariz.
    Acho que até o Palocci está mentindo…4s

    11
  7. Engraçado alguns comentários.
    A culpa de um lado não inocenta o outro.
    Petista adora achar desculpa pra soltar o Lula. Ao inves de querer também que alguém da direita vá para a cadeia fazer companhia para o Lula.
    Parem de tomar partido. A maioria é corrupto não importa o lado ou partido. Então comece a querer que todos vão pra cadeia….

    1
    10
    • Sim. A corrupção está em todo lugar inclusive no judiciário e FA. Contudo, é preciso pensar a política como jogo, onde há dois lados e que se só um tem suas faltas anotadas, é óbvio que o outro é beneficiado apesar de ser tão ou mais culpado. O que se estabeleceu entre muitas pessoas é que pegando um já é lucro. Acham que não esta se fazendo justiça total mas parte. E isso já é alguma coisa. O que entendo é que a justiça pela metade, nesse sentido aqui relatado, é pior que nenhuma.

  8. Gente é de ficar injuriado com essa Lava Jato. Como são porcos esses Moro, Dallangol e outros. Como são sujos esse pessoal do PSDB. Vergonha nacional. Como esse povo ainda se matem na ativa. Insanos.

  9. Nassif, eu imagino que uma das fortes razões para não ser inicialmente aceita a delação do mentirosos e covarde Leo Pinheiro, certamente seria o seguinte: se a quadrilha do PSDB fosse presa e seus crimes de corrupção e ladroagem fossem divulgados, todo o trabalho de sabotagem, enfraquecimento e entrega do pré-sal, aos norte americanos, que foi iniciado pelo serviçal e maior dos ladrões, José Serra, estaria altamente comprometido. Se realmente é o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) quem manipula, ordena, orienta e alimenta a Lava Jato, com certeza, também usou seu poder de interferência, para vetar qualquer inclusão de José Serra e seus capangas ladrões e corruptos nos processos e nas investigações da Lava Jato. Então, eu imagino assim: tudo ladrão, tudo safado, tudo corrupto, tudo corruptor, tudo bandido e tudo criminoso.
    Porém, pasmem, após tudo devidamente comprovado, mais uma vez pelo intercept (Acorda Justiça, porra!!!!) só vemos o Lula preso sem provas, sem qualquer base de legalidade comprovada e ainda sendo usado constantemente por autoridades que representam esta falida e fétida justiça brasileira.

  10. É mais do que necessário um mea-culpa do nosso judiciário. Por ser óbvio a conivência, a única saída é iniciar o conserto desse país pela mais alta corte desse país. Aceitar os erros cometidos, aceitar as penas mas colocar a mostra todos envolvidos em todas maracutaias .
    Esse país está com todas instituições infectadas com o vírus da corrupção.
    A hora é agora.

  11. PORQUE A DELAÇÃO DE LÉO PINHEIRO ESTA BLINDADA E DERRUBOU PARTE DA LAVA JATO. E A INVEPAR QUER VENDER ATIVOS PENSANDO EM SE LIVRAR DA PARCERIA COM A ORCRIM OAS-LAMSA. PORQUE A EMPRESA PASSE EXPRESSO DESSE GRUPO, FECHOU O CAPITAL E SAIU DE CENA ASSIM QUE A LAVA JATO ENTROU NO CIRCUITO…

    PROPINOVIAS CARIOCA – Investigação aponta golpe de 1,6 bilhões no município pela concessão do pedágio Linha Amarela e TRANSOLIMPICA com distribuição de vantagens ilícitas a políticos e membros do judiciário a partir do Rio de Janeiro…

    Eles sabem tudo e nada faz, omi$$ão é crime, nesse caso é formação de quadrilha.
    a) EDUARDO BOZONARO NA POLICIA FEDERAL b) CARLOS BOZONARO POR 20 ANOS NA CÂMARA DOS VEREADORES DO RIO DE JANEIRO c) FLAVIO BOZONARO COMO DEPUTADO ESTADUAL d) JAIR MESSIAS BOLSONARO DEP. HOJE PRESIDENTE

    Os ministérios públicos do Rio de Janeiro compactuam com as quadrilhas do colarinho branco do Rio de Janeiro e atuam em parceria com os TCM-RJ, SEFAZ-RJ, MPF-RJ, TJERJ ha muitos anos que essas autarquias viraram covil de bandidos com raras exceções para desespero e medo dos que atuam condignamente dentro dessas instituições, quase todos tem rabo preso com as Câmaras Municipais, ALERJ e Policias Civil e Federal também guardando as proporções de exceções…

    Lula, Ademir Bendine e LAMSA é uma Organização Criminosa com vários tentáculos e lideranças que venho denunciando desde 1996 foi blindada pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICIPIO e seu presidente THERIS MONTEBELLO, com envolvimento do MINISTÉRIO PUBLICO ESTADUAL sob supervisão do PGJ-MARFAN MARTINS VIEIRA, PGJ-CLAUDIO SOARES LOPES, ARNALDO GOLDEMBERG da Defensoria Publica do Estado do Rio de Janeiro e por BANDIDOS DE TOGA ambos ligados ao juiz MARIO CUNHA OLINTO FILHO diretor do TJRJ da Barra da Tijuca, um JUIZ CORRUPTO, ASSASSINO que desentranhou documentos e provas e processo denunciatório para proteger a ORCRIM dos fatos que hoje estão vindos à tona, atuando em detrimento da ORCRIM montada por CESAR MAIA e LÉO PINHEIRO junto com o grupo de estelionatários INVEPAR-LAMSA-OAS cujo advogado PAULO ELÍSIO DE SOUZA que também advoga para o JORNAL O DIA aliados a esse esquema do pedágio ilegal conhecido como PROPINOVIAS CARIOCA envolvendo Linha Amarela & Transolimpica de AÉCIO NEVES que se mantem sob suspeita. A base de distribuição de propinas via escritório de SERGIO BERMUDES qual faz parte GUIOMAR MENDES esposa de GILMAR MENDES sob a condescendência de muitos Juízes, Procuradores e Ministros do STJ/STF, alguns recebedores de propina do esquema, ambos tem conhecimento da causa e delegados de Policia Civil e Federal, omissos por receio, medo ou conivência aos crimes permanentes aplicados aqui no Rio de Janeiro por essa quadrilha poderosa e DEMoniaca, citados por RACHEL DODGE-PGR como Rio terra sem lei e por MARCELLO BRETAS-JUIZ como aqui crimes permanentes são praticados com a maior naturalidade… (LuizPCarlos)

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome