Religião e economia marcam início da campanha de Bolsonaro em Juiz de Fora

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Bolsonaro começa campanha eleitoral com encontro com religiosos, motociata e comício na rua onde foi esfaqueado em 2018

Jair Bolsonaro no primeiro comício das eleições 2022, em Juiz de Fora. Foto: Reprodução/Facebook
Jair Bolsonaro no primeiro comício das eleições 2022, em Juiz de Fora. Foto: Reprodução/Facebook

A campanha eleitoral de 2022 começou nesta terça (16) com os principais candidatos da disputa presidencial fazendo uma espécie de retorno ao berço de origem. Enquanto Lula visita montadora de carro em São Bernardo do Campo no começo da tarde, Bolsonaro voltou ao local onde renasceu simbolicamente: Juiz de Fora, Minas Gerais, palco do atentado à faca que mudou os rumos da eleição de 2018.

Primeiro, o atual presidente teve um encontro com religiosos no aeroclube de Juiz de Fora, onde deu uma declaração ironizada em todos os portais de notícias: disse que construiu seu governo sem “pressões partidárias” para os ministérios. A ironia está no fato de que, para conseguir governabilidade, Bolsonaro entregou o chamado “orçamento secreto” na mão de Arthur Lira e do Centrão.

Depois do encontro, Bolsonaro fez uma motociata e seguiu para o comício no calçadão Halfeld, de onde discursou em um palanque improvisado.

O discurso seguiu a mesma linha de 2018, com ataques e mentiras sobre as ideologias da esquerda. O candidato à reeleição, que está atrás de Lula em todas as pesquisas, mirou sobretudo na economia e nas “questões espirituais”.

ECONOMIA E VALORES CRISTÃOS

Bolsonaro afirmou que seu governo está fazendo um “esforço” para reduzir a inflação e o preço dos combustíveis. Ele disse que “luta” pelas “questões econômicas” e que os brasileiros estão começando a ver os resultados.

“Agora nas questões espirituais: somos um país majoritariamente cristão, que acredita em Deus, que não quer retrocesso, a volta de ideologia de gênero nas escolas, liberar as drogas, que respeita a vida desde a sua concepção”, disse.

“Um país que não quer se alinhar ao comunismo de outros países do mundo. Onde o presidente e o povo defendem a propriedade privada. Que prega liberdade de crença. Vamos falar de política hoje para que amanhã ninguém nos proíba de falar de Deus”, disparou Bolsonaro.

Nesta semana, uma das fake news de maior circulação nas redes sociais diz que o PT vai fechar as igrejas evangélicas se Lula for eleito em 2022. Bolsonaro lidera nesse nicho do eleitorado e usa a esposa, Michelle Bolsonaro, como garota-propaganda da religião e pseudo-pastora em sua campanha.

Mais cedo, no Twitter, Bolsonaro já havia desferido ataques a Lula com base na religião.

Ignorando os produtos de sua gestão desastrosa, Bolsonaro apelou novamente para a agenda conservadora nos costumes e liberal na economia: “somos a favor da família, do livre mercado e do direito à legítima defesa. Somos contra as drogas e o narcotráfico, o controle da mídia e internet, a ideologia de gênero e o aborto.”

AGENDA DE LULA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará visita à fábrica da Volkswagen do Brasil, nesta terça-feira (16/08), às 14h, em São Bernardo do Campo (SP). A visita será transmitida pelas redes sociais do ex-presidente.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador