Retrato do que os “canalhas” são capazes, por Arnaldo César

do Marcelo Auler Reporter

Retrato do que os “canalhas” são capazes

por Arnaldo César (*)

Quem assistiu ao documentário “O Processo”, da cineasta Maria Augusta Ramos, deve ter se impressionado ao rever trechos do discurso do senador do MDB-PR, Roberto Requião, na sessão do Senado Federal, de 30 de agosto de 2016. Aquela em que a presidente Dilma Rousseff foi, covardemente, impedida de continuar governando.

Com a premonição típica dos bruxos que habitam Brasília, o parlamentar paranaense elencou ponto por ponto o que aconteceria com o País depois de consumado o golpe. O pronunciamento durou pouco mais de 10 minutos.

Começou com Requião reproduzindo as palavras de Tancredo Neves, em 1964, quando Áureo de Moura Andrade declarou vaga a presidência da República mesmo com João Goulart presente no País. Tal artimanha possibilitou que uma sanguinária  ditadura militar governasse o Brasil por 21 anos seguidos.

O que disse o senador é um primor de sutileza. No plenário, estava sentado o até então todo poderoso senador Aécio Neves (PSDB-MG). Teve que ouvir calado, o colega do Paraná pronunciar em alto e bom som a expressão: “canalha, canalha, canalha!”.

De tudo que Requião profetizou só não tivemos, até agora, uma guerra civil. A previsão de que o povo iria às ruas não aconteceu ao longo destes dois anos de golpe. Assistimos sim uma greve de caminhoneiros, com interesses difusos. No mais, o senador paranaense acertou na mosca: Dilma foi golpeada. Lula está preso. O Pré-Sal foi entregue para o capital estrangeiro que recebeu uma isenção fiscal superior a R$ 1 trilhão para continuar operando na exploração de petróleo no País. Os programas e as conquistas sociais foram dizimados. Só no “Bolsa Família” mais de 1,5 milhões de beneficiários deixaram de receber o benefício.

Continue lendo…

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Aguardo o filme A Bolha Assassina..

    Assisti ao filme e sai lamentando o fato de não termos meios de comunicação que, como na Inglaterra, são obrigados a mostrar os dois lados da notícia...

    ......o filme mostra como deveriam ser nossos noticiários....no entanto temos uma midia sabuja, mentirosa, fake news e sempre golpista..

    .....temos uma midia que todos os veiculos late ou veiculos ao mesmo tempo....

    ....
    incrivel como são sincronizados, aliás, sincronizados com Instituiçoes anti-republicanas: no momento estão empenhados em provocar no povo amnésia em relação a existência de Lula, pelo menos as crianças de agora serao dentre em breve jovens que jamais terão ouvido falar de Lula..
    ....

    ....o nosso Poder Verbalizador ė todo ele moldado para usurpar a democracia..
    .
    ..que a industria audiovisual anti-mecanismo preencha essa lacuna e não deixe #LulaAmor morrer para as futuras gerações, como querem os "mecanismos" de Zė Padilha e cia....

    Em tempo: errei: os jovens jå tiveram seus neuronios corroidos e por isso sâo Bostonaro....os que nasceram nos últimos 20 anos ja foram capturados pela bolha que difunde de forma eficiente a ideologia fascista e neoliberal...

    Além dos nascituros dos ultimos 20 anos, hå os manifestoches que se deixaram serem capturados pela bolha assassina.

    Aguardo o filme A Bolha Assassina..

    Um filme, jå que nossa história tmbm ė uma fraude

  • lucidez

    Em tempos de forte ataque dos poderosos Requião é um dos poucos, literalmente, que mantem a lucidez e explica o que esta ocorrendo e o que virá... analise outras vezes...

  • Volta por cima

    O golpe contra o governo Dilma possibilitou a ascensão da candidatura Lula, que supostamente seria impensável com a presidente governando. "No hay mal que por bien no venga".

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 segundos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

36 minutos ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

1 hora ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

2 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

2 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago