Jornal GGN – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou nesta segunda-feira (19) que o Brasil, assim como os EUA, deve diminuir sua dependência de importações da China. Pompeo alegou que a decisão é para a própria segurança do País.
“Na medida em que podemos encontrar maneiras de aumentar o comércio entre nossos dois países, podemos… diminuir a dependência de cada uma de nossas duas nações de itens essenciais” saídos da China, disse. As informações são da Reuters.
Pompeo disse que “cada um de nossos dois povos ficará mais seguro, e cada uma de nossas duas nações será muito mais próspera, seja daqui a dois, cinco ou 10 anos.”
A China, porém, é o maior parceiro comercial do Brasil, principal comprador de soja e parte do minério de ferro.
O governo Jair Bolsonaro, alinhado com a administração Trump, avalia se impedirá as teles brasileiras de comprar equipamentos de 5G da chinesa Huawei, como quer o governo norte-americano.
Bo Sahl
19 de outubro de 2020 5:45 pmInacreditável.
Cada vez mais!
Eduardo Dias Nunes
20 de outubro de 2020 8:30 amVEM CÁ CARA PÁLIDA! A CHINA É O MAIOR COMPRADOR DE SOJA DO BRASIL! AÍ O BRASIL DEIXA DE VENDER SOJA PARA A CHINA. VAI VENDER PARA QUEM? PARA OS EUA, NOSSO MAIOR CONCORRENTE NO NEGÓCIO DE SOJA? OS EUA VÃO COMPRAR TODA A NOSSA SOJA? A QUE PREÇO?
SE COMPRAR VAI QUERER COMPRAR BARATINHO, ISSO É, SE ACONTECER, E REVENDER MAIS CARO PARA A CHINA? SERIA ISSO O GRANDE AVANÇO?
Carlos Elisio
19 de outubro de 2020 5:49 pmEste cafajeste fala muito, mas o brasil virou quintal destes babacas.
Carlos Elisio
19 de outubro de 2020 6:21 pmAgora, que acuracidade na previsão né?
“..cada uma de nossas duas nações será muito mais próspera, seja daqui a dois, cinco ou 10 anos.”
Ou talvez nunca. Para a colônia claro!
Bom, pelo menos está ficando claro quem manda por aqui…
Renato Lazzari
19 de outubro de 2020 6:16 pm“Pompeo alegou que a decisão é para a própria segurança do País.”
Ameaça é crime. Se bem que para o país que jogou bomba atômica nos ilhéus da Micronésia sem estivessem em guerra nem nada, um crime a mais não faz muita diferença, a capivara dos EUA já é quilomética. E para eles, já que estão com a hegemonia, a economia, a democracia, o prestígio e a aparência, tudo no bico do corvo, vale qualquer coisa. Fosse outra turma no Planalto, dava para deitar e rolar com aquele país no desespero, pedindo penico.
alfredo machado
19 de outubro de 2020 6:17 pmDois perfeitos imbecis que, sei lá como, continuam em seus cargos, uma vez que não cansam, os dois, de demonstrar um padrão de mediocridade difícil de ser encontrado em qualquer ambiente, ainda mais em nível de governo.
Não sei se o reizinho trump vence a eleição, mas se perder, o patropi terá muito trabalho para reconquistar mercados que jogou pelo ralo, noves fora baixar as tarifas de comércio americanas que batem aqui.
Este chanceler, verdadeiro vácuo, tem que ter um padrinho fortíssimo que o sustente, pois já avacalhou bastante com a imagem do país e, mesmo assim, continua intacto.
Schell
19 de outubro de 2020 8:54 pmos padrinhos desse dito chanceler (cigarro?) são os apijamados-olivais que infestam o executivo.
Angelo Frizzo
19 de outubro de 2020 7:55 pmUMA AMEAÇA ? Eles sempre só nos trouxeram MISÉRIA, FOME, ANALFABETISMO e nos ROUBARAM. Agora nos ameaçam com mais?
Roberto
19 de outubro de 2020 8:09 pmOs EUA só pensam neles, se engana quem pensa que eles querem algo de bom pro Brasil. Só os bozoloides para caírem nessa!!!