Serra retoma a entrega de Alcântara aos Estados Unidos, por J. Carlos de Assis

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por J. Carlos de Assis

Foto-montagem: CartaCapital

Acordei nesta manhã com a notícia de que o Governo brasileiro está negociando secretamente um acordo com os Estados Unidos para utilização da Base de Alcântara. Para quem não sabe, Alcântara é a localização mais estratégica do mundo, do ponto de vista miliar e político, para lançamento de foguetes. Um acordo secreto, conforme noticiado, daria aos americanos enormes vantagens. Em primeiro lugar, atenderia a seu desejo explícito de não deixar o Brasil desenvolver uma tecnologia própria de foguetes. Em segundo lugar, impediria um eventual acordo brasileiro com outra potência na área, por exemplo, a Rússia.

O Governo brasileiro tentou desenvolver tecnologia de foguetes num acordo com a Ucrânia que, tendo sido uma das repúblicas soviéticas, estava em condições de oferecer uma parceria vantajosa ao Brasil. Como se sabe, só a Rússia, como herdeira dos soviéticos, tem tecnologia aeroespacial comparável à dos EUA, o que de alguma forma compartilhava com a Ucrânia. Entretanto, a Ucrânia sofreu um golpe de Estado comandado pelos americanos, que exigiram o fim do acordo com o Brasil, conforme informações do WikiLeaks. Além disso, em 2003, Alcântara sofreu um acidente devastador destruindo instalações e dezenas de vidas.

O “acidente” de Alcântara nunca foi claramente explicado. Só interessava aos EUA. Considerando que os americanos tem tecnologia suficiente para invadir o Palácio Planalto e o prédio da Petrobrás para coletar informações, não pode ser atribuído exclusivamente aos teóricos da conspiração a ideia de que houve, sim, um atentado para evitar o desenvolvimento tecnológico brasileiro na área de foguetes. Os que sofrem do “complexo de vira-latas” podem subestimar essa considerações dizendo que um país como os EUA, forte e rico, jamais se preocuparia em bloquear o desenvolvimento de uma nação tão insignificante como o Brasil.

Entretanto, como explicar os telegramas do embaixador americano na Ucrânia manifestando sua oposição ao acordo com o Brasil? Mais do que isso: por que a Ucrânia se desinteressou do acordo tão logo assumiu um novo governo apoiado num golpe nazista direcionado contra a Rússia, que os neoconservadores americanos consideram inimiga? Tudo isso é muito suspeito. E mais suspeito ainda é a pouca informação que a sociedade brasileira teve a respeito. Aparentemente as autoridades americanas “ajudaram” nas investigações para esclarecer o acidente ficando na confortável situação de acobertar o que lhes interessava.

Agora, colhendo os frutos do “acidente”, os americanos obtiveram do ministro das Relações Exteriores, José Serra, a sugestão de retomar o acordo de forma próxima do que foi rejeitado pelo Governo Lula antes do acordo com a Ucrânia. A sujeição é total. Perderemos a soberania sobre a base. Nada de parceria tecnológica. O comando pleno das instalações passa a ser dos Estados Unidos – naturalmente, de suas Forças Armadas. Todos os resultados financeiros serão de propriedade americana. De um lado estará o patriotismo de Trump, do outro nossa subjugação total a uma potência estrangeira. Aos oficiais da Força Aérea Brasileira restará cuidar do serviço de limpeza, juntando-se aos oficiais do Exército e da Marinha que estão cuidando dos presídios.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse sujeito que envergonha o

    Esse sujeito que envergonha o Itamaraty e insulta os brasileiros com seu servilimo e entreguismo é um ser humano desprezível e detestável, como todo o (des)governo que ele integra

    Considerando as informações do Wikileaks, devemos perguntar:

     

    1 -Quanto esse crápula levou pelo projeto de lei apresentado no Senado que liquidou o pré-sal para o BraSIL

    2 -Quqnto  esse crápula vai levar dos EUA para vender um pedaço do Brasil aos EUA

    1. Serra Traidor

      Serra é entreguista e traidor do Brasil. Já deveria ter sido preso há muito tempo. Não há razão para um cara na posição dele agir de forma tão entreguista como ele faz.

  2. serra….

    Onde está o projeto de Brasil? Onde está o projeto de nação? Passados 30 anos de uma pseudo-Constituição Cidadã, quando tomaremos as rédeas deste país e pararemos com desculpas e acusações contra os outros, como se incompetentes e mediocres não fossemos apenas nós?  Quem não sabia que Temer seria apenas a reedição de Itamar abrindo caminho à volta da Privatarias e Entreguismo Tucano? Não esperou nem chegar perto de novas eleições. Entreguismo e traição de lesa-pátria. O que estamos aceitando com a Petrobrás, não existe algo próximo na história da Humanidade. Acidente em Alcantâra? Só brasileiro acreditou naquilo. Mas nossa estupidez é gigantesca, quando não implementamos nossa parceria com a Ucrania.  India,  China ou Russia, nem usamnos de transferência de tecnologia e conhecimento, mesmo que importando profissionais especializados para isto.  Mas qual é o projeto de nação? Nenhum. Então se não sabemos para onde caminhar, caminhar para que? 30 anos governados por medíocres. Aceitemos. Como aceitamos doar um mercado fabuloso e as maiores reservas naturais do planeta em troca de adquirir as quinquilharias, o restolho, o lixo das indústrias americanas e européias, como se tivessemos ainda a privação da liberdade em poder seguir o caminho que quisermos. Amanhã estaremos novamente acusandso este ou aquele país pela incapacidade que é apenas nossa. Inacreditável.   

  3. A mim, nada admira. Se os

    A mim, nada admira. Se os últimos responsáveis pela “segurança” da “pátria” vêem e não fazem nada, só nos resta ir lavar latrinas em Miami, não é(?) zelites? Tá dominado, tá tudo dominado!!!!!!!!!!!!!!1

  4. Quando nós brasileiros

    Quando nós brasileiros acordarmos e reagirmos será tarde. O pais foi totalmente entregue por estes vende-pátria. Só nos restará a monstruosa e impagável dívida pública.

  5. De hora da xepa a cria da Moóca entende.

    Amarga e “obescura”

    O “NIGER” está preparando um belo acordo “CARACU”.

    …Saiu do estádio do Pinochet direto para o mural dos heróis da pátria, com conta na Suiça!

     

     

  6. Saque

    O Brasil queimando nas chamas do golpe e os sinistros incendiários realizando o saque!

    Com o aval do PLIMPIG.

    Pergunta: Não é nesses casos que a Força Nacional pode atirar com balas de verdade?

  7. De acordo

    com fontes diplomáticas, quem fez de tudo para o acordo Brasil/Ucrânia em Alcântara dar errado foi o próprio governo brasilieiro, impondo dificuldades, atrasos etc. É só perguntar nos corredores do Itamaraty ou até mesmo no Setor de Embaixadas em Brasília…

    Ademais, quem tinha (ou tem) mais interesse de que o projeto espacial brasileiro não vingasse era o governo francês… Vide a Base de Kourou na Guiana Francesa (possessão ultramarina da França). As duas bases, a brasileira e a francesa, competiriam na mesma faixa de mercado (latitude semelhante=menor custo de lançamento). Portanto, não é/seria interessante o País adquirir/desenvolver tecnologia de lançamento de foguetes, principalmente para os franceses.

    O resto, gringos no Maranhão, é tudo especulação…

  8. E nossos militares continuam

    E nossos militares continuam calados…

    Como será que pensam hoje as “altas patentes” sobre estes ataques escancarados à nossa soberania? Todos tem formação superior e excelente grau de instrução. São doutrinados a defender a constituição e soberania e, salvo situações de exceção (tipo guerra fria que não existe mais) deveriam estar sim, preocupadíssimos.

    Já passou da hora de uma intervenção que restitua a ordem constitucional, recolocando Dilma de volta na presidência. Não há outra opção.

    Ou será que são vira-latas também???

    1. Nossos milicos?

      Esses só são dão o ar de sua presença quando “subversivos, inimigos internos” ameaçam a paz pública ou, como Jango, querem implantar no Brasil ideologias não condizentes com nossas boas práticas para a manutenção da Tradição, Família e Propriedade.

      Em suma: são uns canalhas fascistas comprados, todos eles.

      1. Patriotas é que não são essas

        Patriotas é que não são essas lamentáveis figuras fantasiadas e dependentes de medalhas. A sua ideologia, a que vociferam nos meios militares e nas redes,  é a do mais puro adesismo a uma ridícula Guerra Fria e a mais abjeta submissão ao pensamento fascista americano, distante, mui distante, do que se entende por pensamento democrático. E,  por não terem os americanos informado por fac-símile, em linguagem cifrada e em documento classificado, como mandam as regras do “escotismo” por eles praticado, informando sobre o final da Guerra Fria, da morte de Krushev e do final da União Soviética, eles se recusam a alterar uma vírgula em seus princípios arcaicos. São semelhantes, em sua cegueira, aos velhos soldados japoneses localizados, isoladamente, em ilhas próximas a Okinawa mais de trinta e cinco anos após o final da Segunda Guerra Mundial. A diferença é que, naqueles velhos soldados, isolados do mundo, ainda resistindo, com genuíno estoicismo, havia uma inabalável dignidade, coisa que, lamentavelmente, não percebemos aqui. Alguém precisa informar a esses senhores e, agora, também senhoras, que a China e a Rússia, hoje, ganham muito dinheiro e que seus interesses atuais passam longe de convencerem brasileiros “de cabeça fraca” a formarem fileiras em torno de ideologias comunistas e socialistas, que eles, os militares, execram. No máximo, seu interesse nos brasileiros é no sentido de buscarem bons parceiros de negócios. É triste, é trágico ver as forças armadas do Brasil a reboque da ideologia imperial americana, é trágico assistir oficiais de alta patente, como aconteceu durante o golpe atual, manifestando-se, em várias frentes, desqualificando o governo da Presidente eleita, ofendendo-a e tecendo discursos golpistas, quando deveriam colocar-se como baluartes na defesa, não só daquela que era sua Comandante em Chefe, mas da democracia e, ACIMA DE TODAS AS COISAS, DA SOBERANIA DESTE PAÍS. O Brasil, nas mãos dos criminosos a serviço dos estados unidos e do capital internacional, incluídos aí STF, Moro, procuradores, congresso e mídia/globo perde, a cada dia, fatias do seu patrimônio, um tanto de liberdade e uma gama de direitos, encaminhando este povo à miséria e à escravidão. Essa gente de farda, arrogante, pretenciosa, prepotente, esquece, por primeiro, que vem do povo, esquece de que nem todos os seus descendentes serão militares. Esquece que seus filhos poderão, futuramente, buscar uma universidade que não mais estará lá para filhos de servidores públicos, que é o que são. Esquecem que seus familiares, nem todos militares, por certo, poderão necessitar de tratamento médico, desde já, quase negado ao povo. Tanto como o STF faltaram à pátria brasileira. Faltam agora, sujeitando-se, por conta da visão torta de seus comandantes, a servirem como guardas de trânsito e agentes penitenciários, guardada a dignidade de quem exerce essas funções. Submetem-se, como escolares temerosos de reprimenda, a um ministreco desmoralizado e na mira da justiça, pelo menos ao tempo em que havia, minimamente,  justiça no Brasil. Meu avô, em cuja casa me criei, era um militar nacionalista e preocupado com o futuro deste país. Sempre me alertou e me mostrou as garras do poder americano cingindo o futuro desta nação. Respiro aliviado por ele ter partido há tanto tempo. Talvez aquele velho milico, teimosamente honesto, rígido, incorruptível,  a ponto de ver trancada sua carreira, que amava este país acima de tudo, não tivesse agora estômago nem coração para assistir ao que seus pares fazem ou se omitem diante do que deveriam defender: a Pátria e o povo brasileiro antes de suas tacanhas ideologias e inclinações americanófilas.

  9. Imagem

    A imagem símbolo do atual momento é aquela do Clinton postando-se no traseiro do Fernando Henrique em Camp David e ele rindo como um bobalhão rastaquera em orgasmo. A legenda seria curta e grossa: Fook You! O problema é que esse you aí somos todos nós.

     

     LOVE IS ALL – Malcom Roberts (1969)

  10. ignorância

    Gostaria de entender como são possíveis esses “acordos secretos” , seja de Moro , seja de Serra , como podem ser válidos sem ferir a soberania nacional , uma vez que , na minha ignorância , sempre achei que tinham que ter o aval do Senado ? Não há instituições em nosso modelo constitucional que deveriam atuar para se contrapor a isso ?

    1. O Congresso Nacional somente

      O Congresso Nacional somente é instado a aprovar tratado que tenha compromissos gravosos à nação. Não havendo encargos a serem pagos pelo Estado, o poder legislativo não é requisitado para aprovação. O caso do juiz Moro é regido por um tratado de cooperação. Se não houver custos à nação, a base de Alcântara, teoricamente, poderia ser cedida aos americanos sem necessidade de aprovação do Congresso Nacional. O que está em jogo é que em nenhum dos dois casos o interesse nacional está sendo levado em consideração. E ainda que não houvesse prerrogativa legal, existem meios de cooperação internacional por meios ilegais, que não devem ser negligenciados, como a espionagem.

  11. Informação importante

    Aos leitores que não moram na Muy Sofrida São Sebastião do Rio de Janeiro, ofereço uma informação importante: o sr. J.C. de Assis, antes de redigir e publicar artigos como este, deveria, publicamente, fazer uma autocrítica sobre suas práticas políticas. A praxis é o critério da verdade, e não o bla-bla-bla vazio do “agorismo”.

    O sr. J.C. de Assis, indiretamente, referendou o golpe contra a sra. Dilma Rousseff ao apoiar a candidatura de um traidor da confiança da sra. Dilma Rousseff à prefeitura desta Muy Sofrida Cidade APÓS o ato de traição. O obscurantista senador e “ex-bispo” Marcelo Crivella, ainda como senador, em dezembro do ano passado, ausentou-se da votação da PEC 55. Este mesmo senador, já empossado na prefeitura da Muy Sofrida, nomeou um truculento coronel para a secretaria de ordem pública, o mesmo que se orgulha de ter prendido o atual secretário municipal de educação nos anos de chumbo. Este secretário é um dos esquerdistas arrependidos que compõem as hostes “agoristas” desde a eleição de 2014 ao governo do estado.

    Portanto, a indignação do sr. J.C. de Assis contra mais esse descalabro entreguista soa, no mínimo, um tanto quanto incoerente. Estou sendo muito camarada ao expressar esta classificação. Acredito em coisa muitíssimo pior. Ele já tem idade suficiente para saber que ao apoiar um traidor, apoia uma traição e, indiretamente, referenda o comportamento de todos os traidores e golpistas. Atualmente ele se cala sobre o entusiástico apoio ao senador traidor, pois confia na memória curta da população e na avalanche de desgraças que se nos assoma e nos faz esquecer as anteriores.

  12. O( proximo acordo?
     
    Vão

    O( proximo acordo?

     

    Vão propro quer todo brasileiro ao ver na sua frente um estadunidense ou europeu lhe se ajoelhe e lhes abra o ziper,

    isso para nós reles mortais, por que a nossa zelite já faz isso há muito tempo……

    1. É

         As negociações estavam “andando” desde 2011, quando em 2013 a administração Obama – por pressão do lobby das insdustrias aeroespaciais (componentes) norte-americanas – desclassificou alguns itens de satélites das listas ITAR*, da “lista 1 e 2 ” para a 3 ou mesmo “liberados”, ou seja, sairam do controle do DoD e DofState para o Dept of Commerce, portanto flexibilizando o TAS, NÂO foi por “bondade”, foi porque estas industrias estavam perdendo terreno na exportação, para europeus, japoneses,israelenses e chineses que forneciam equipamentos ITAR-free.

          A negociação estava avançada em 2013, e era esperado tanto pelos americanos como pelos ucranianos (nossos sócios de ocasião ), que fosse celebrado, sem muita propaganda, quando da visita que Dilma realizaria aos USA em 2014, a qual não ocorreu pelos fatos já conhecidos sobre o “rolo” Wikileaks/NSA, e este processo encontra-se estacionado desde aquele momento, mas as regras novas do ITAR foram promulgadas em novembro de 2014.

  13. Secreto aonde ?

         As negociações de um TSA amplo com os Estados Unidos começaram em 2011, e por pressão dos ucranianos nossos “sócios ” na ACS, a ultima proposta de TSA foi entregue ao DeptofState em 2013, que deverá ter sido reformada, pois em novembro de 2014, o governo Obama alterou alguns itens do ITAR, que sairam do DoS/DoD para o Departamento de Comércio ( foram “desclassificados” )

          Quanto a  “transferencia de tecnologia” pelos ucranianos de Yuzmash/Yuzunoye, o tratado de 2003 (Tratado de Cooperação de Longo Prazo na utilização do veiculo Cyclone 4 no Centro de Lançamento de Alcantara ), é bastante claro em definir a “falecida” ACS ( Alcantara Cyclone Space ), como uma empresa comercial, em nenhuma pagina, linha, deste tratado exsite qualquer compromisso ucraniano em “tecnologia”, aliás eles foram muito claros durante a vigência deste tratado, que seriam respeitados por eles todas as determinações do MTCR e regras relativas ao ITAR, tanto que engenheiros/técnicos brasileiros, quando na Ucrania ( Dnipropretovsk sede da Y & Y ), ficaram restritos a areas não-MTCR.

           Que eu lembro as unicas contribuições academicas dos ucranianos, foi o envio, por dois anos, de dois professores para a UNB, e alguns técnicos para explicar as condições e limites ecológicos dos motores do Cy – 4, este “Tratado” com a Ucrania conseguiu após o aporte nacional de US$ 225 Milhões, um monte de nada, e ainda sujeito a multas contratuais.

            Porque os ucranianos insistiam em um TSA , desde o inicio ?

            A ACS seria uma empresa comercial lançadora de satélites, com nicho de mercado ocidental, concorrendo com varias outras, e satélites ocidentais, em média mais de 80% deles, possuem algum componente norte-americano, de origem ou licenciado, portanto sujeito as regras ITAR, ou seja : Sem um TSA-amplo, a cada lançamento o “dono” do satélite teria que solicitar um TSA ao governo norte-americano ( DoD e DoS ), um processo caro, demorado e imprevisivel.

             Os russos : Após o acidente de 2003, toda a revisão técnica do programa VLS foi realizada em conjunto com a Russia, e por mais que as pessoas continuem acreditando em asneiras e teorias imbecis conspiratórias, o relatório tanto russo como brasileiro é publico e concludente, e claro que os russos não colaboraram “por nada”, esperavam um acordo, que nós, muito idiotas, não fizemos com eles, mas com a instavel Ucrania, o que deixou os russos…..no veneno, mas em 2015 os russos novamente, sabendo do fracasso da ACS, ofereceram uma nova parceria abrangente, que encontra-se estacionada em alguma gaveta em Brasilia.

              Outra proposta para Alcantara, ITAR-free, mas politicamente muito sensivel, que poderia fazer a esquerdinha brazuca ficar histérica, vem de Israel.

  14. Se fosse feito um programa de longo prazo com técnicos …..

    Se fosse feito um programa de longo prazo com técnicos dedicados e perseverantes já há dez anos estávamos com o lançador pronto.

  15. Depois do comentário do

    Depois do comentário do Junior50, as pessoas com pouco conhecimento ná área mas com altas doses de “adrenalina ideológica” nas vaias deveriam se abster de comentar para não falar asneiras.

     

  16. Temer e Serra na foto
    Temer e Serra na foto estao em posiçao de vergonhosa submissao aos EUA. Parece que eles estão num altar adorando um deus. Para fazerem o que estāo fazendo esses vira-latas tem apoio de amplos setores das Instituições acovardadas, midia lesa-patria, coxinhas amestrados e mercado rapineiro: basta que o pais passe a ser governado por setores progressistas para que voltem como carma e pulsāo de morte, quando sacam da cartola o velho blablabla da luta contra o “mar de lama” quando na verdade o alvo săo as politicas de inclusăo social e desenvolvimento nacional que ameace os interesses americanos.

    E como o BNDES virou Banco Nacional de Desenvolvimento das Empresas Estrangeiras, as corporaçoes americanas que atuarem em Alcantara terao financiamento do povo brssileiro sem que nös caipiras de Pindorama possamos pelo memos nos aproximar daquela Base, na Era FHC era assim e agora serå pior.

    Esses golpistas não tem limites. Nem no Iraque sob ocupaçao dos aliados vitoriosos chegou a tanto no entreguismo pois, apesar da dominaçao, alguns setores da economia continuaram estatais e compartilhados pelas provincias. E depois reclamemos pro bispo quando isso virar um narco- estado: estamos no caminho…

  17. Isto apenas confirma minha

    Isto apenas confirma minha tese de que estamos sendo recolonizados: https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/a-marcha-da-recolonizacao-do-brasil-por-fabio-de-oliveira-ribeiro

    e para piorar, sire Michel Temer vai financiar empresas estrangeiras após ter revogado os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários dos brasileiros. E não tem um filho da puta nas Forças Armadas suficientemente nacionalista para matar este canalha.

     

     

     

     

     

  18. Se é acordo com o governo e

    Se é acordo com o governo e se for parecido com o que FHC tentou fazer então é entreguismo. Cada dia aumenta minha convicção que o golpe e a adesão ao golpe por parte considerável da população é por causa mesmo da guerra fria, o discurso ante comunismo e bolivarianismo foi o que conquistou essas pessoas, elas não se importam se o brasil agora está indo pro buraco e tudo está sendo entregue aos EUA e Europeus, estão super tranquilos agora que o fantasma da rússia foi afastado.

  19. Las perguntas:
    1 – Lançamento

    Las perguntas:

    1 – Lançamento de foguetes: o Brasil tem vocação para isso?

    2 – Alcântara: já não deveria estar extinta desde 2003?

    3 – Americanos: personas non gratas, golpistas traiçoeiros! não deveriam estar escurraçados do Brasil, juntamente com suas tralhas?

    4- cérra: criminoso delatado! não deveria estar atrás das grades?

  20. Entrega de Alcântara, entrega do Pais.

    Bom dia a todos.

     

    Até quando ficaremos passivo ocm a entrega das riquezas do pais para os USA? Até quando vocês vão ficar calados com o desmonte do Brasil? Com a robalheira praticado por esse sujeito e sua quadrilha. Cade o panelaço? cade o ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS? Que não esta vendo a soberania do pais indo pro ralo. 

  21. Este infelizmente é mais um

    Este infelizmente é mais um episódio que eu chamo de síndrome do cachorro vira-lata. Vamos ceder um patrimônio estratégico em função da ilusão de podermos alcançar tecnologias já historicamente barradas pelo EUA à nossa P&D espacial.
    O brasileiro esquece muito fácil da história, e esta é bem recente, não mais de 20 anos atrás.
    Tínhamos um programa de lançador (VLS), já sepultado pela FAB, que sofreu grandes embargos em seu desenvolvimento, no governo FHC, sendo que politicamente éramos alinhados com os EUA, mas não era do interesse americano que o Brasil conseguisse alcançar esta maturidade tecnológica.
    No governo Lula e Dilma apesar da distância política dos EUA, ainda comprávamos produtos americanos, mas os de tecnologia crítica sempre foi barrado.
    Hoje mesmo que cedamos Alcântara para os EUA, ainda assim seremos barrados,pois continua sendo do interesse americano que não tenhamos maturidade tecnológica nesta área.
    Portanto ceder um patrimônio estratégico para ao Brasil, simplesmente vai atrasar ainda mais nosso desenvolvimento e soberania na área espacial.
    Fica aqui o meu repudio à esta iniciativa que chamo de anti patriótica, por pessoas que não nutrem nenhum amor pelo nosso país e por nossa soberania.
    Gostaria de saber se a FAB apoia esta decisão???????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador