Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn
O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) ao governo de São Paulo, entrou com ação na Justiça pedindo a cassação da candidatura do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta ser reeleito.
Na ação, protocolada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Tarcísio argumentou que Rodrigo praticou abuso de poder econômico com o uso da máquina pública do estado para a “cooptação” de prefeitos, a fim de garantir apoio na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.
O ex-ministro fez quatro pedidos de investigação, com base em reportagens jornalísticas e consultas que a campanha de Tarcísio diz ter feito no portal da transparência do governo do estado.
Entre as suspeitas em torno de Rodrigo, são citadas a realização de “transferências voluntárias” de dinheiro para municípios paulistas e a assinatura de convênios com prefeituras no período anterior às eleições.
“Pede-se então um olhar atento a esse estreitamento das relações, não só políticas, entre o governador-candidato e os prefeitos em ano eleitoral, que vem ocorrendo independentemente das bandeiras partidárias”, diz a petição de Tarcísio.
Para a campanha do candidato tucano, a atitude do ex-ministro “demonstra alto grau de desespero de sua campanha, diante da iminente derrota demonstrada na intenção de votos”, falaram ao Uol.
josé augusto amorim
27 de setembro de 2022 8:50 pmentre tarcísio e rodrigo, fico com a briga!