Xadrez da contagem regressiva para a ditadura, por Luis Nassif

Peça 1 – as corporações e o fascismo na história

Em sua palestra no Estadão, na última quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli fez uma defesa enfática do poder Judiciário e das corporações públicas. Disse que as corporações e a burocracia ocuparam o espaço da elite nacional e dos partidos políticos na formulação de um projeto de nação. “Não temos uma elite nacional, então a burocracia ocupou esse espaço”.

Está certo.

Faltou explicar que, historicamente, o corporativismo  foi apropriado por movimento fascistas, como substituto das democracias representativas. Tornou-se pedra angular de vários regimes, construindo uma representação controlada em substituição ao modelo democrático.

Em 1934, na obra “O século do corporativismo”, Mihael Manoilescu constataria que o corporativismo se tornaria um dos instrumentos mais duráveis das ditaduras. Ex-Ministro das Relações Exteriores da Romênia, ele próprio era um entusiasmado pelo fascismo

Peça 2 – a bolsonarização das corporações

Nos últimos anos, formaram inúmeros grupos de WhatsApp de membros do Judiciário e do Ministério Público. O caso da desembargadora Marilia Castro Neves, que acusou Marielle de pertencer a facções criminosas, é significativo desse movimento de bolsonarização do judiciário. Ela integrava grupos de WjatsApp de juízes e desembargadores, muito dos quais esposando os mesmos preconceitos.

Vamos a dois exemplos recentes dessa bolsonarização.

O primeiro, a ação articulada de juízes de Tribunais Regionais Eleitorais, ordenando a invasão de campus universitários pela PM, na véspera das eleições. Foi uma ação articulada pelo WhatsApp

A segunda foi o comprometimento de parte do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro com Jair Bolsonaro, especialmente depois das revelações das transações financeiras dele pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Vamos a uma pequena reconstituição.

De janeiro a 6 de agosto o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) produziu cinco relatórios financeiros envolvendo o motorista Queiroz. Mas ele só foi notificado a depor em 22 de novembro de 2018, três semanas depois do segundo turno da eleição.

Em 30 de novembro de 2018, Flávio se reuniu com o promotor do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, Cláudio Caio de Souza, para quem seria distribuída a investigação sobre as movimentações financeiras de Queiroz.

No dia 6 de dezembro de 2018, COAF revelou a movimentação nas contas de Flávio Bolsonaro. Aparentemente foi um acidente de percurso. Uma das hipóteses para o vazamento do relatório da COAF é a Operação Furna da Onça, deflagrada pela Lava jato em 08 de novembro de 2018.  O relatório do Queiroz encontrava-se nos autos dos processos decorrentes dessa investigação. Como a deflagração da operação ocorreu em novembro, significa que as investigações ocorreram por um longo período anterior.

Só no dia 5 de fevereiro de 2019, o promotor Cláudio Caio admitiu o encontro e se declarou suspeito para continuar as investigações.

Apenas no dia 15 de fevereiro de 2019, o caso foi para o Grupo Especializado no Combate à Corrupção (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro. A alegação é que os relatório do COAF que apontaram as movimentações suspeitas na conta Queiroz “são complexos e levam tempo para serem analisados.” Isso apesar do MPE-RJ ter recebido o primeiro relatório em janeiro de 2018.

Significa dizer que procuradores do Ministério Publico Federal e Polícia Federal também tinham conhecimento das movimentações suspeitas de Queiroz muito tempo antes da publicação do vazamento do relatório. Em setembro de 2019, o próprio Flávio Bolsonaro pediu a interrupção da Operação Furna da Onça, pleito que foi negado pelos desembargadores do TRF2.

Peça 3 – o MPE-RJ e o caso do porteiro

O MPE-RJ tinha o sistema de registro das ligações telefônicas do condomínio há dias. Assim como a anotação à mão do porteiro, indicando a visita de Élcio Queiroz à casa 58, de Bolsonaro.

Nada foi feito. Qualquer investigação minimamente competente faria o seguinte:

  1. Requisitaria o equipamento com os registros de chamadas. O equipamento foi entregue voluntariamente pelo administrador do condomínio.
  2. Ouviria o porteiro para saber a razão de tal confusão entre a casa de Bolsonaro e a de Ronnie Lessa. Ouviria também outros empregados do condomínio, assim como vizinhos para reconstituir a vida social de Bolsonaro e filhos e suas visitas.
  3. Passaria um pente fino nos registros de entrada, para analisar as vezes que o carro de Élcio Queiroz entrou no condomínio, e quem ele visitava.
  4. Faria um levantamento das demais visitas a Ronnie Lessa, para bater com as visitas a Bolsonaro, especialmente nos dias que antecederam e sucederam o assassinato de Marielle.

Nada foi feito.

No dia seguinte à matéria do Jornal Nacional, três procuradoras, em coletiva, informaram que estavam aguardando autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para iniciar a perícia. De repente, em menos de um dia anunciaram a perícia e foram taxativas em afirmar que o porteiro mentiu.

Na parte da manhã do mesmo dia, Carlos Bolsonaro consultou o sistema do condomínio e, através das redes sociais, mostrou o monitor indicando, na hora mencionada, apenas uma ligação para a casa de Ronnie Lessa, o provável assassino de Marielle Franco.

Ao mesmo tempo, as redes sociais divulgaram fotos de uma das promotoras, Carmen Eliza Bastos de Carvalho, não apenas como a camisa de Bolsonaro, mas abraçada com o deputado que celebrou a morte de Marielle e rasgou a placa com seu nome. Se não for motivo para suspeição, elimine-se de vez esse instrumento da legislação brasileira

Pior. A perícia constatou apenas se não havia manipulação dos arquivos analisados. Mas não lhe foi pedido para avaliar se teria havido exclusão de arquivos.

Ou seja, uma investigação sobre a qual Bolsonaro estava informado há semanas, tocado por procuradoras simpáticas ao bolsonarismo. E equipamentos submetidos a uma perícia para quem não foi solicitado sequer a análise de possíveis exclusões de arquivo.

Pode ter havido fraude? Não sei.

Tinha todo o cenário aberto para uma fraude? Certamente. Ainda mais sabendo-se que procuradoras responsáveis pelas investigações sobre a morte de Marielle se confraternizavam com deputados que celebraram a morte de Marielle.

Não apenas isso. Hoje em dia, há hordas de bolsonaristas no MPF, nas corporações públicas em geral, no Judiciário, além da disseminação do pensamento no baixo clero.

Peça 4 – a ditadura das corporações

Para quem acha que o país vive a normalidade democrática, algumas constatações.

Tem-se uma suspeita óbvia de abuso de poder e de manipulação de investigação. Em federações democráticas, quando a justiça estadual se mostra incapaz de vencer as pressões e apurar de forma isenta suspeitas de crime, a União interfere.

No Brasil, quais são os poderes que podem interferir? A rigor, apenas 3.

Numa ponta, a Polícia Federal de Sérgio Moro que, antes sequer de analisar o caso, já declarou o porteiro suspeito.

Na outra, a Procuradoria Geral da República, de Augusto Aras, ameaçando enquadrar o porteiro na Lei de Segurança Nacional.

Na base, milicias, ruralistas, clubes de tiro se armando, além do baixo clero das Forças Armadas e das Polícias Militares

Insisto: já entramos no embate final entre ditadura x democracia. Está nas mãos do STF impedir o salto final no abismo do estado de exceção. Ou segura Bolsonaro agora, ou será muito tarde.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Querer que o STF pare Bolsonaro é tão improvável quanto um pit bull bem amestrado morder o dono dele. Nesse caso, o pitubul STF chama-se Totófolli

    • Também acho que faltou essa parte. O que o STF poderia exatamente fazer? Derrubar o presidente porque existem grupos de WhatsApp que o apoiam? Sem fatos concretos, suspeitas de que alguém pode querer dar um golpe são apenas isso.

  • Como sou do tempo dos bicheiros, vejo muita chantagem nessa parada toda...
    em algum hd por aí deve existir uma pasta de pagamentos efetuados

    antigamente era um caderninho com valores em azul, pagos, e vermelho, a receber

    voltando ao assunto principal, coloco todas as minhas fichas, nacionais e internacionais, em vermelho para, o mais tardar, meados do ano que vem

  • Como confiar no STF se às indicações são políticas? Como confiar em quem faz vistas grossas para todas as merdas praticadas por esse governo? Teríamos que trazer para cá o povo chileno pra ensinar brasileiros a exigir os seus direitos.

  • Pois eu digo que já é muito tarde: aquele medíocre filho 03, deputado federal, não falaria tamanha bobagem em plenário da câmara, sem que houvesse um bom motivo. O velho e rabugento Heleno, GAl do GSI, não responderia de modo educado a algum comentário sobre o AI5. E o próprio Bozo não fingiria ficar em cima do muro sobre essa declaração, que foi apenas um balão de ensaio. E pegou bem, porque de modo geral, não houve resposta à altura de tamanha bestialidade.Ocorreu apenas um fato para s manchetes do dia- nada mais!!! E nem haverá!!!. Eles estão com muito medo do Chile e da Argentina.E estão se antecipando e se aprontando!!! E nós estamos é f.... e mal pagos.Principalmente mal pagos, porque não acredito que o STF vai tomar alguma decisão que imponha a volta do respeito. Não fará isso de modo algum a uma porque não quer e a duas, porque tem medo!!

  • Pois eu digo que já é muito tarde: aquele medíocre filho 03, deputado federal, não falaria tamanha bobagem em plenário da câmara, sem que houvesse um bom motivo. O velho e rabugento Heleno, GAl do GSI, não responderia de modo educado a algum comentário sobre o AI5. E o próprio Bozo não fingiria ficar em cima do muro sobre essa declaração, que foi apenas um balão de ensaio. E pegou bem, porque de modo geral, não houve resposta à altura de tamanha bestialidade.Ocorreu apenas um fato para s manchetes do dia- nada mais!!! E nem haverá!!!. Eles estão com muito medo do Chile e da Argentina.E estão se antecipando e se aprontando!!! E nós estamos é f.... e mal pagos.Principalmente mal pagos, porque não acredito que o STF vai tomar alguma decisão que imponha a volta do respeito. Não fará isso de modo algum a uma porque não quer e a duas, porque tem medo, principalmente os ministros, de perder a boquinha- ou a sinecura

  • STF o que?! Eles são sujeitos bélicos e ardilosos, homens da esquerda devem se organizar, frente cívil, intelectual, político-administrativa, manifestações pacíficas, e por via das duvidas frentes independentes que atuem à parte prontas para o combate.

  • Se soltarem o Lula na mesma hora o governo Bolsonaro acaba. Enquanto o Lula estiver preso o Bolsonaro continuará governando. Simples assim!

    • Sei não. Se os caras falam em ameaça à ordem com os protestos do Chile, Lula solto seria o pretexto perfeito para ele declarar a ditadura. Se isso gerasse revolta, eles simplesmente vincularia uma coisa à outra e botaria a culpa nos comunistas. Por isso, muito cuidado se houver movimentos para libertar Lula vindos de cima nos próximos dias...

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago