Xadrez do início de uma nova campanha histórica, por Luis Nassif

Peça 1 – o julgamento de Lula
 
O ponto central da acusação de Sérgio Moro contra Lula é relativamente simples (mencionei acusação de Sérgio Moro devido ao fato de ele ter se comportado como acusador, não como juiz)
 
Tese 1 – Lula ganhou um apartamento (ou a reforma dele) da OAS.
 
Tese 2 – Houve uma contrapartida em vantagens para a OAS.
 
Tese 3 – Como o apartamento não está em nome de Lula, mas da OAS, então se tem um caso de lavagem de apartamento ops, de dinheiro.
 
Tese 1 – Sobre o presente da OAS a Lula
 
O mínimo a ser apresentado por Sérgio Moro deveria ser a prova cabal de que o apartamento é, de fato, de Lula. Moro apresentou uma montanha de documentos mostrando aparente interesse do casal Lula pelo apartamento. E ficou nisso.

 
Há uma versão de Lula, consistente, e que teria que ser derrubada para a condenação.
 
1. Dona Marisa  adquiriu uma cota do edifício, através da Bancoop, a cooperativa dos bancários, muito antes da OAS assumir o empreendimento.
 
2. A Bancoop entrou em crise e o empreendimento foi transferido para a OAS. Dona Marisa manteve as cotas.
 
3. A OAS fez reformas no apartamento e ofereceu a dona Marisa.
 
4. Lula viu o apartamento, não gostou e desistiu. Dona Marisa entrou com pedido de devolução do seu dinheiro.
 
Há várias hipóteses verossímeis para o item 3
 
Hipótese 1 – interessava à OAS ter um ex-presidente como condômino, porque imediatamente valorizaria as demais unidades à venda.
 
Hipótese 2 – quis fazer um agrado a Lula, até então o político mais popular do planeta.
 
Em relação ao item 4, podem-se aventar várias hipóteses:
 
Hipótese 1 – Lula viu o apartamento, não gostou e desistiu. A mídia jamais divulgou imagens internas do apartamento, porque sua simplicidade comprometeria a gravidade da acusação.
 
Hipótese 2 – Estava tudo acertado, mas o vazamento do caso para a mídia fez Lula recuar.
 
É possível que seja verdade? É. É possível que seja falso? Também é. É por isso que o direito civilizado consagra a máxima: in dubio pro reo. Ou seja, a dúvida opera em favor do réu. Se há várias versões, e a acusação não consegue comprovar a sua versão, não há como condenar o réu.
 
De qualquer modo, ao não se efetivar a venda (ou transferência) não houve crime. Não existe o crime de intenção.
 
É significativa a maneira, nessa quinta, como se pronunciaram os juristas, mesmo caçados com lupa pela mídia. No máximo ousaram discutir aspectos secundários, como a dosimetria da pena, ou as justificativas de Moro para a não prisão de Lula..
 
Em relação ao mérito, o pouco que se viu precisou recorrer a malabarismos a altura de Houdini, o mágico:
 
Leia esse primor, publicado na Folha
 
Em geral, quem ocupa altos escalões da administração pública ou de empresas toma cuidados redobrados para não deixar digitais.
 
É muito difícil que um empresário corrupto fale explicitamente ou troque mensagens sobre vantagens ilegais com agentes públicos graduados.
 
Como disse um ex-dirigente de uma grande companhia pagadora de propinas, isso é considerado até “deselegante” por essas pessoas.
 
Para quê a OAS daria um apartamento para Lula? Evidentemente, para ser usufruído. Se fosse apenas pelo valor, bastaria depositar o dinheiro em uma offshore. O dinheiro transitaria por várias contas e Lula poderia comprar o apartamento que quisesse, onde quisesse. Quando o chefão saca do seu cartão de crédito, ninguém comete a “delegância” de perguntar sobre a origem da grana.
 
Mas, segundo a acusação, a OAS pagou em espécie: o triplex. Para usufruir do apartamento, Lula teria que ir até o apartamento, usar o apartamento quando fosse à praia, se expor aos vizinhos e à imprensa. 
 
A não ser que se imaginasse que o apartamento pudesse ser guardado em um escaninho do escritório da Mossak Fonseca, que a Polícia Federal invadiu atrás de provas contra Lula, encontrou contas da família Marinho e amoitou porque porém, contudo, todavia, há limites para o exercício da coragem.
 
Todas as provas documentais apresentadas por Moro comprovam que o casal Lula, em algum momento, teve a posse de cotas do edifício, antes da OAS entrar, acompanhou reformas que ocorreram, os executivos da OAS preparavam o apartamento para o casal e… acabam por aí. Não há uma mísera prova de que houve a transferência final do apartamento para Lula.
 
Tese 2 – a prova do suborno
 
Sem conseguir provar a primeira tese, o indômito Moro parte para a segunda: a contrapartida. Ou seja, apontar o contrato conquistado pela OAS em troca do tal triplex.
 
Em uma das gestões da prefeitura de São Paulo, correu o boato de que o prefeito teria sido alvo de uma proposta de suborno de R$ 15 milhões, devidamente recusada. Tudo para que não levasse adiante a proposta de só autorizar a fiscalização de poluição para carros com mais de três anos de vida.
 
Por aí se percebe a desproporção entre o “preço” da corrupção de um prefeito (em cima de um contrato menor) e as possibilidades ao alcance de um presidente corrupto. Só a proposta da JBS para o representante de Michel Temer acenava com a possibilidade de R$ 500 mil semanais por 20 anos. 54 x 500.000 x 20 = 540.000.000 
 
Mesmo que Lula fosse “baratinho”, ainda assim o juiz teria que identificar qual contrato foi obtido pela OAS em troca do tal triplex. 
 
Confira essa segunda pérola, no artigo do especialista à Folha, para demonstrar como Moro é um sujeito ladino, que apanhou Lula em uma pergunta-armadilha:
 
Moro perguntou se a palavra final sobre a indicação de diretores da Petrobras para aprovação pelo conselho da estatal era da Presidência da República.
 
Lula respondeu bem ao seu estilo: “Era, porque senão não precisava ter presidente”.
 
Lembra uma cena de um velho programa de humor da finada TV Tupi, com Walter D’Ávila fazendo o seu Explicadinho, que só fazia perguntas óbvias porque queria entender “nos mínimos detalhes”.
 
Para superar a falta de provas, Moro desenvolve, então, a teoria do fato à pururuca – que reza que, em qualquer hipótese, um chefe de partido contrário ao juiz sempre será responsável por todos os atos praticadas por seus subordinados.
 
Moro ressuscita um dos clássicos do direito brasileiro, que ele, como assessor colocou na pena da Ministra Rosa Weber, na AP 470: quanto mais alto na hierarquia do crime, mas difícil conseguir a prova dos crimes da pessoa; logo, a ausência de provas sobre fulano é a comprovação de que ele está no ponto mais alto da hierarquia do crime.
 
Tese 3 – o destino do dinheiro
 
Moro não conseguiu comprovar que o apartamento foi transferido para Lula.
 
Em países anglo-saxões, desses que cultivam essa coisa sem-graça, limitativa da criatividade, chamada de lógica, se concluiria que se a prova do crime era a transferência do bem para o réu e se o juiz não conseguiu comprovar a transferência do bem para o réu, logo ele não conseguiu comprovar a culpa do réu. 
 
O realismo fantástico curitibano produziu um segundo clássico do direito: se não consigo comprovar a propriedade do apartamento, então houve lavagem de apartamento ops, de dinheiro.
 
É o primeiro caso de lavagem de apartamento da história. 
 
Sabe-se da existência de dinheiro lavado, ou seja, colocado em nome de um offshore para ocultar o verdadeiro proprietário. Mas lá no paraíso fiscal, há um registro em cartório dizendo que a offshore é do malandro. Depois, o malandro pode internalizar dinheiro em nome da offshore e adquirir bens que, aqui, serão da offshore mas, lá, no final da linha, serão do malandro que é dono da offshore. A família Serra é especialista nisso.
 
O fantástico juiz Moro conseguiu criar a figura jurídica da lavagem de apartamento sem transferência do bem e sem a existência de uma offshore.
 
Peça 2 – o papel do TRF4
 
Há três possibilidades, no julgamento de Lula em segunda instância.
 
Possibilidade 1 – a confirmação da sentença
 
O eventual endosso do TRF4 a Moro seria, na prática, convalidar o primeiro caso de condenação sem prova da história do Judiciário. Significaria uma mancha indelével na biografia de cada desembargador.
 
Possibilidade 2 – redução da sentença mas inabilitação política de Lula
 
Reduz-se a sentença significativamente, mas mantém-se a condenação. Bastará para Lula não poder se candidatar mais.
 
Possibilidade 3 – revogação da sentença
 
Devolverá ao Judiciário o papel de guardião da legalidade. Mas tem mais em jogo, talvez a própria dignidade do Judiciário.
 
Ontem mesmo a Globo deu início ao seu jogo predileto: praticar uma chantagem inicialmente discreta, expondo cada um dos magistrados que analisarão os recursos da defesa de Moro 
esperando, como efeito, as pressões de colegas e familiares sobre eles.
 
Os recalcitrantes, mais à frente, receberão tratamentos mais drásticos, como as que expuseram o Ministro Ricardo Lewandowski a escrachos em aeroportos.
 
Mas, hoje em dia, o clima é outro. Não será fácil para o grupo que colocou Temer no poder deflagrar outra ofensiva de assassinatos de reputação.
 
Peça 3 – o fim da Lava Jato
 
O julgamento de Lula em segunda instância ocorrerá em pleno período eleitoral, insuflando os ânimos. Mas sem a Lava Jato, como foi conhecida até agora. O fator Moro turbinado a Globo se encerra ai.
 
Do lado da nova Procuradora Geral, Raquel Dodge, o movimento lógico será ampliar os quadros da operação. Significará conferir mais profissionalismo às investigações e, ao mesmo tempo, diluir a influência deletéria dos atuais titulares.
 
Do lado da Polícia Federal, já houve a dissolução do grupo de delegados, com os trabalhos sendo assumidos pela PF como um todo.
 
Desmontam-se, assim, as condições que permitiram a politização, o protagonismo excessivo e a contaminação da imagem da PF e do MPF.
 
Peça 4 – o jogo político
 
Entra-se, a partir de agora, em um embate decisivo para o futuro da democracia em nosso país. Ousaria dizer que há semelhanças emocionantes com o início das diretas. Em ambos os casos, está em jogo o futuro da democracia brasileira.
 
O primeiro round será o julgamento de Lula pelo TRF4. Nele, a Globo jogará todas suas forças. Como consequência, se exporá mais ainda, como a Força, um poder incompatível com um regime democrático.
 
Os desembargadores do TRF4 terão, pela frente, o maior desafio da sua vida. Não se trata meramente de absolver ou condenar Lula, mas demonstrar até que ponto pautam sua conduta pelos princípios jurídicos, pelo primado da lei. Até que ponto colocarão o respeito à sua profissão acima do temor natural que a Globo infunde.
 
Por outro lado, paradoxalmente, quanto maiores os abusos cometidos nesse julgamento, maior já tem sido a reação. Em outros tempos, havia a facilidade do discurso único escondendo argumentos contrários, impedindo o contraponto. Hoje em dia, não. Há uma enorme polarização nas redes sociais, mas também um período de ampla informação. 
 
A Lava Jato caiu na sua própria armadilha.
 
Na fase inicial, decidiu escancarar cada passo, em um momento em que tinha o controle absoluto sobre o processo, porque na fase de coleta de provas. Cada passo do inquérito era reaplicado pelos jornais, como se fosse a verdade definitiva.
 
À medida em que o tempo foi passando, os inquéritos se avolumando, começaram a aparecer as contestações da defesa. E um público mais antenado passou a recolher argumentos de lado a lado, comparando argumentos, entendendo as peculiaridades do processo penal e, finalmente, começando a fazer juízo de valor.
 
Nos últimos meses, a parcialidade da tropa de Moro foi esmiuçada, diariamente exposta pelo trabalho pertinaz dos advogados de Lula. Eram chuviscos diários de episódios regando os cérebros do público, até que começasse a brotar, mesmo nos mais leigos, o discernimento sobre os pontos centrais da denúncia, a serem analisados.
 
A opinião pública mais informada aprendeu a diferenciar a delação pura e simples daquela acompanhada de provas; percebeu que, para gozar do dinheiro roubado, bastava os delatores tratarem de implicar Lula; deu-se conta de que nenhuma delação veio acompanhada de provas. 
 
Com acesso à Lava Jato, jornalões traziam as matérias. E os portais e blogs independentes faziam o filtro, colocando lentes de aumento nos detalhes significativos, que a cobertura da velha mídia deixava escapar.
 
É impossível fazer jornalismo sem um mínimo de legitimidade. Será impossível, até para a disciplinadíssima tropa de jornalistas do Globo, que aderem instantaneamente, com a fé cega dos crentes, a qualquer mudança de ventos do grupo, abraçar a causa.
 
O último ato de Moro é o primeiro de uma luta cívica que poderá ser tão memorável quanto as diretas, ambas em defesa da democracia.
 
 
 
Luis Nassif

150 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O TRF 4 deveria se respaldar

    O TRF 4 deveria se respaldar de pressões chamando para sí, se possivel, casos notórios como o da venda de direitos da copa ou o da mossak e a mansão em parati. 

    A cada pressão, um passo no precesso. 

    1. Se algum desembargador fizer
      Se algum desembargador fizer isso, vai acabar sofrendo um acidente… que não vai ser de avião para não ficar muito na cara.

  2. Moro buscou até o fim um novo trunfo.. teve q agarrar no triplex

    Não podemos esquecer que essa acusação de ter recebido reforma no Triplex a princípio não era o ponto central da acusação na Lava-Jato. Essa história só começou a ganhar força depois que Moro percebeu não haver mais nada contra Lula.

    Ele tentou várias outras cartas na manga… o acervo, Bumlai, o filho do Lula, as indicações na Petrobrás, as contas… tentou de tudo!!! 

    MORO SABIA QUE O TRIPLEX ERA MUITO FRACO PARA CONDENAR LULA. SE FOSSE SUFICIENTE, NÃO PRECISARIA SE EXPOR TANTO, DISCUTIR COM ADVOGADOS E CHAMAR DEZENAS DE TESTEMUNHAS.

    O FATO DE MORO E DALLAGNOL ESCREVEREM TANTO JÁ DEMONSTRA A FRAGILIDADE DA ACUSAÇÃO.

    No fim, teve que ir de Triplex mesmo.

    Eu lembro muito bem dessa história do Triplex quando surgiu, era tão fraca que os panfleteiros da direita nem usavam isso nas discussões. Ninguém nem citava essa baboseira… era uma história tão mal elaborada que ficava difícil de levar a diante.

    Existem vários empecílios:

    1-O triplex não estar em nome do Lula

    2-O crime seria na realidade uma reforma no triplex.

    3-A propriedade seria de Dona Marisa

    4-O imóvel ter sido passado para frente

    5-Lula pode não ter solicitado a reforma… tudo pode ser papo furado para vender imóvel…

  3. O correto é o recurso do Lula

    O correto é o recurso do Lula ser julgado DEPOIS das eleições,

     

    de forma serena e justa, querer correr com o processo é imprudente e já denota um certo estrelismo, afinal vaccari ficou dois anos preso antes de ter o seu recurso analisado.

  4. Nassif, será que não faltou

    Nassif, será que não faltou uma peça no tabuleiro desse xadrez, o processo aberto no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas?

    1. Caso Lula na ONU

      Hoje saiu uma noticia no Estadão, que foi replicado no jornal Diário do Grande ABC (DGABC) com o título 

      ‘Caso Lula’ ainda não tem data para ser avaliado no Comitê da ONU

      GENEBRA – Esperança da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para frear uma eventual condenação no Brasil, a queixa do ex-presidente ao Comitê de Direitos Humanos da ONU ainda não tem data para ser avaliado pelos 18 peritos independentes da entidade.

      Jamil Chade, Correspondente

      13 Julho 2017 | 07p2

      GENEBRA – Esperança da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para frear uma eventual condenação no Brasil, a queixa do ex-presidente ao Comitê de Direitos Humanos da ONU ainda não tem data para ser avaliado pelos 18 peritos independentes da entidade. 

      De acordo com a assessoria de imprensa da ONU, o caso está ainda sendo examinado e “não há uma previsão” de quando ele entraria na agenda do Comitê. Para 2017, o organismo tem apenas mais um encontro, em outubro. Se não for incluído na agenda dessa sessão, o exame do caso seria adiado para 2018.  

      As regras da ONU permitem que, em caso de emergência, um caso pode ser tratado de forma prioritária. Mas isso se aplicaria especialmente em casos de pena de morte, extradição e expulsão de um país. Durante os doze meses em que o caso de Lula foi tratado na ONU, em nenhum momento a entidade levantou a possibilidade de um tratamento acelerado. Com uma condenação, porém, não se exclui que os prazos sejam revistos.  

      http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,caso-lula-ainda-nao-tem-data-para-ser-avaliado-no-comite-da-onu,70001888486

      PS: Só espero que a ONU, com o anúncio de sua condenação pelo juiz moro, apresse sua análise e dê logo o seu parecer favorável à Lula. Vamos torcer!

       

  5. O correto é o recurso do Lula

    O correto é o recurso do Lula ser julgado DEPOIS das eleições,

     

    de forma serena e justa, querer correr com o processo é imprudente e já denota um certo estrelismo, afinal vaccari ficou dois anos preso antes de ter o seu recurso analisado.

  6. O correto é o recurso do Lula

    O correto é o recurso do Lula ser julgado DEPOIS das eleições,

     

    de forma serena e justa, querer correr com o processo é imprudente e já denota um certo estrelismo, afinal vaccari ficou dois anos preso antes de ter o seu recurso analisado.

  7. Insisto. Estes bandidos se ferraram.

    Condenaram o LULA.  Totalmente injusta, mas condenaram.  

    O que temos de revidar, em lugar de bla-bla-bla, é deixar claro que para condenar o LULA:

    – destruiram a justiça do país;

    – rasgaram a constituição e direitos legais;

    – destruiram moralmente o stf, coitado, tse e afins;

    – destruiram a economia do país;

    – jogaram o prestígio internacional no lixo;

    – tiraram o emnprego de 10 milhões de brasileiros;

    – destruiram a engenharia nacional;

    – destruiram a industria naval, o sub nuclear (e as forças armadas, caladas?…);

    – voltaram com o país na lista da fome;

    – levaram um meliante à presidencia;

    – destruiram o psdb;

    – mantiveram em liberdade e premiaram os verdadeiros corruptos: temer/cunha/aécio/padilha/weslei batista/youssef/diretores corruptos da petrobrás/ donos de empreiteiras corruptos/ doleiros/ gedeel/loures/etc;

    – destruiram os projetos sociais;

    – destruiram a segurança pública (era ruim e conseguiram que ficasse muito pior);

    – eles mesmo roubaram do país com salários estratosféricos;

    – pararam todas as obras, etc e etc.

     

    Este é o ponto.

    Ë a obra que vem com a condenação do LULA. Disso não se livrarão nunca.

    A miserável condenação do LULA é a cereja do bolo fétido de tudo que fizeram.

    Todos eles se ferraram para sempre.

    1. Os ferrados somos todos nós

      Somos nós os ferrados.

      Em algum comentário aqui no Nassif, não me recordo mais de quem, há uma alusão à maldade que um gatinho impõe ao ratinho já dominado e totalmente entregue aos caprichos sádicos do predador implacável e mortal.

      Esse relato me trouxe a lembrança um outro fato recorrente na vida e na luta dos animais pela sobrevivência.

      Para manter-se vivo, o leão derrotado na disputa pela fêmea e pelo território de um outro, submete-se sexualmente ao vencedor.

      Sem tirar nem pôr, essa é a situação real que estamos vivendo no Brasil.

      Ou nos erguemos e lutamos de verdade, ou nos submetemos, covardes, servis, humilhados e desonrados.

      É uma guerra pela sobrevivência e pela dignidade de um povo e uma nação..

      Estamos numa guerra!

       

       

       

       

    2. phrango

      Segundo o povo coxa da manada comandada pela globobo, TODOS os itens de destruição do Brasil elencados, tem  um único culpado: Luis Inácio Lula da Silva.

      Este nordestino pegou o Brasil “arrumadinho” e acabou com este pais, dizem. Tornou-se o homem mais rico do mundo, dono de iates e apartamentos quintuplex, frente para o oceano Atlântico. Seu filho, outrora pobre miserável, é dono da friboi e da frifrango. 

      A manada corre coesa, sem olhar para os lados, para o precipício. Treme continua fazendo o serviço sujo comprando os traidores do povo e avançando o Brasil para o século XIX.

      Tamufu. 

  8. O maior mal do Brasil não é o

    O maior mal do Brasil não é o descaramento da maioria dos políticos, a falta de patriotismo que os faz se venderem por bem menos que algumas moedas e entregar o País aos cafetões do Mundo – nada disso! Porque mesmo com esse montulho de excrementos em forma de gente, começávamos a chegar no patamar da decência em vida, da realidade de oportunidades para todos (que valham a pena, é claro!).

    Só que o sucesso de todos implica em divisão do bolo e daí a necessidade de lutar pelo pão-de-cada-dia, cuja antevisão já é suficiente para fazer com que o rebutalho, que chafurda na lama brilhosa da vida-fácil e abastada, se revolte e esperneie ao som de panelas, fazendo pacto com qualquer diabo, desde que sua vidinha mundana e prostituída prevaleça.

    E, nesse instante do progresso da vida no nosso País, se comprova minha velha advertência: o maior mal do Brasil é – disparado! – a Justiça!

    E ela, fazendo jus inverso ao tapa-olho que a caracteriza, abusa da cegueira fabricada imoralmente pelos pulhas mais daninhos que dela fazem parte e retira todo o progresso brasileiro dos últimos quase vinte anos, para entregá-lo cinicamente a interesses escusos. Num dos maiores atos de traição à pátria jamais vistos no Brasil.     

  9. Ah, o desprezo ao papel da Ideologia…

    O problema é ser “educadinho” demais com boçal!

    E-les-sa-bem, e-les-sa-bem que o RGI existe pa-ra-is-so!

    Mas não podem, não po-dem dar o “braço à torcer”!

    O Brasil, desde que é Brasil, é ter-ri-tó-ri-o!

    Ninguém precisa lembrar do tucano Helio Jaguaribe par entender o que é o ‘Estado Cartorial”!

    Esse tipo de conversa chega tarde, Nassif!

    Já era, é a Pós República”!

  10. Era uma vez no sertão

    Um senhor está preso, condenado por vários homicídios.

    Na prisão, se arrepende de seus crimes.

    Para provar seu arrependimento, confessa ao juiz que um dos assassinatos foi cometido a mando do prefeito.

    A prova do crime?

    Uma bicicleta, comprada de “papel passado” pelo pistoleiro, que está parada na frente da casa do político.

    O cadaver ele não sabe precisar ao certo. Não lembra o nome, fisionomia, tampouco o local do assassinato. Não lembra qual dos crimes foi cometido a mando do prefeito. Porém, tem certeza que aquela sua bicleta, que permanece até hoje parada em frente à casa do agora ex-prefeito, foi dada em pagamento por um dos assassinatos cometidos.

    O juiz, sábio e imparcial, atento a voz da rádio, ops, do povo pobre daquela pequena cidade, explorada a tantos anos por políticos ladrões, liberta o assassino confesso e condena o prefeito.

    Nove anos de cadeia. Um para cada dedo das mãos do político. Um ex-cortador de cana que sofeu um acidente de trabalho.

    Detalhe, o dono da rádio, cidadão mais rico da cidade, recentemente havia primado o juiz, fã do candidato à prefeito apoiado pelo dono da rádio e que fora derrotado pela candidata apoiada pelo político ex-cortador de cana.

    Ah, já ia esquecendo. A prefeita eleita também não governa mais. Com aval da Justiça, dos donos da rádio e dos políticos ricos e honestos da pequena cidade ela foi posta pra correr. Por isso tudo, corre o boato no comércio local que o pequeno vilarejo nunca mais será o mesmo. Superado o trauma, sua elite crê que ele será, doravante, reconhecido como a suíça dos trópicos.

  11. Algumas dúvidas sobre citação de reportagem em julgamentos

    Moro, em sua sentença, faz dezenas de citações ao jornal Globo… citado mais que algumas testemunhas e delatores. Isso levante algumas questões:

    1-Moro não deveria ter convocado os repórteres do Globo que assinam a matéria como testemunhas?

    2-As reportagens não deveriam ser apresentadas durante o julgamento como provas ou indícios para que a defesa pudesse anlisar e confrontar?

    3-Por que Moro não citou essas reportagens nas dezenas de oportunidades?

    4-Sem uma lei de Imprensa, como Moro pode garantir que essas matérias não sofreram “erratas” em publicações posteriores? 

    5-Moro se posicionou contra um jornalista ligado a Lula, outros jornalistas como Reinaldo Azevedo, Joice Hasselman e Diogo Mainardi foram citados em delações… por que um jornalista da Globo mereceria tanto crédito? Eles também não poderiam fazer parte do “esquema”? 

    6-Quem apresentou essas matérias da Globo ao Moro? O Ministério Público? O juiz busca na internet reportagens sobre os casos que julga?

    7-Eu ja vi nos EUA que criminosos tatuados exigem usar maquiagem cobrindo tatuagens para garantir maior imparcialidade do juiz… no caso, matérias de jornal não ferem a tal “parcialidade”? O juiz buscar matérias na internet sobre o réu não é como a justiça levantar a venda que deveria lhe cobrir os olhos? Não seria isso o oposto do que um juiz deve fazer?

    8-A empresa que recebeu o vazamento clandestino de escuta da presidente com Lula, ser citada dezenas de vezes como prova não demonstra uma parceria no mínimo suspeita? Parece que o Moro quer deixar descarada sua parcialidade.

     

  12. Para que seu desejo cívico se
    Para que seu desejo cívico se realize, Nassif, penso que o próprio Lula teria que assumir um protagonismo que não sei se ele está disposto a assumir hoje. Às vezes, penso que Lula não quer “incendiar as ruas”, para não ser acusado de estar “lutando em causa própria”, o que seria um sofisma e tanto, já que ao lutar por sua inocência nesse processo dantesco, estaria lutando por todos nós, pela democracia, pelo Estado de Direito.

    Quem, senão Lula, tem a força, o carisma, o apelo popular necessários a um evento dessa grandeza, levar o povo às ruas novamente, contra o golpe, contra as violências da lava jato, contra o governo paralelo da Globo, impondo pela força seus interesses?

    Teria que ser ele ou uma junção de forças sociais que equivalessem a “um Lula”, artistas, intelectuais, lideranças sindicais, etc.
    .
    Não há movimento social sem liderança, e o que vemos é uma multidão incalculável de pessoas saturadas, zangadas, indignadas, envergonhadas, inclusive, por “não estarem fazendo nada”, além de refletirem e desabafarem nas redes sociais, mas absolutamente dispostas, ansiosas mesmo, por uma participação ativa, o tal “tomarmos as ruas”, mostrarmos que se os paneleiros puderam, idem nós, os que – desta vez por motivos honestos…. – “queremos nosso país de volta”.
    .
    Mas é fato, Moro e os golpistas, inclusive a Globo, deram um tiro no pé, no sentido da desmoralização cabal de todo esse processo, farsesco desde o início, mas agora virando farsa dantesca, cínica demais até para estômagos resistentes…. Só os muito toscos acreditam em Moro, Lula chefe de quadrilha, o enredo todo, patético, inverossímil.
    .
    Se as lideranças “acenderem o fósforo” no momento certo, poderemos sim, ter o gosto indelével de “fazer História”.

    O momento é agora!

    1. Concordo com um porém, Lula é

      Concordo com um porém, Lula é idoso sem sombra de dúvida e, idoso diferente de um Temer, FHC e outros tantos que tiveram desde o início da vida um teto acolhedor, alimento suficiente, ida às escolas conforme os manuais, etc, etc, etc. Portanto, por mais que o espírito seja combativo o físico está bastante castigado, além do que a perda da companheira deve pesar mais do que possamos imaginar, por isso é necessário que outra voz mais jovem se apresente para que, com o aval de Lula, corra o País fazendo a pregação necessária. 

  13. O poder do império é avassalador

    “Até que ponto colocarão o respeito à sua profissão acima do temor natural que a Globo infunde.”

    O terror do império é avassalador sobre determinadas pessoas.

    Aeroportos, restaurantes, consultórios, padarias. Será que esqueci mais algum local público?

    Capas de jornais e revistas. Principais portais da internet. Rádio CBN.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-globo-esta-

    domesticando-e-pressionando-os-juizes-do-trf-4-para-terminar-o-servico-de-moro-por-kiko-nogueira/

    Não por acaso, quando não provocam assassinatos de presidentes ou colocam e tiram, eles “apenas” tiram presidentes.

    E fazem isso com a força do argumento (falso) ou o argumento da força (verdadeira).

  14. É preciso fazer dois
    É preciso fazer dois manifestos denunciando a ação política de Moro e coletar assinaturas de lideranças internacionais em um deles e de lideranças nacionais no outro.
    Seria bom que a iniciativa não partisse do PT, para afastar a conotação partidária.

    1. O que esperamos?

      O retorno dos milhões à miséria absoluta?

      A barbárie nas ruas?

      Filhos e netos assaltados e mortos pelos mortos de fome?

      Os saques aos comerciantes e as balas dos meganhas a exterminar os famintos indesejáveis?

      Estamos numa Guerra.

      Uma guerra!

  15. Errata, Nassif. A sua lógica está equivocada.

    “Em países anglo-saxões, desses que cultivam essa coisa sem-graça, limitativa da criatividade, chamada de lógica, se concluiria que se a prova do crime era a transferência do bem para o réu e se o juiz não conseguiu comprovar a transferência do bem para o réu, logo ele não conseguiu comprovar a culpa do réu.”

    Não é o juiz que tem que provar a culpa do réu, é a promotoria. O juiz não pode jamais ser favorável a qualquer uma das partes. Isso é condição essencial para que possa julgar.

    Não confunda o que é o usual e correto com o que acontece no Brasil. O bandido togado de Curitiba não é juiz. Nem aqui nem na China.

    Se houvesse um mínimo de justiça, esse delinquente já teria sido processado e expulso da magistratura a bem do serviço público há décadas.

    1. O Ninguém, de uma olhada lá
      O Ninguém, de uma olhada lá no no início do post no primeiro parágrafo.
      Você vai entender.
      Andou faltando algumas aulas de interpretação de texto, eh,eh

  16. E assim como as diretas, o

    E assim como as diretas, o povo será derrotado e tudo será feito, como o foi naquela época, do jeito que a elite determinar. Não fico alimentando ilusões. Antes do registro das candidaturas em 18, Lula será condenado em segundo instância e sendo ficha limpa não poderá concorrer. Os que mandam no país,depois de toda a destruiçao que vem impondo a nós (tivemos uma queda de PIB equivalente a país em guerra nos últimos 3 anos) , não vão se arriscar a deixar Lula disputar e ganhar em 18. E eu diria que não só Lula = tudo o que parecer a esses fdps que tenha o menor jeito de esquerda, mesmo que seja light do light, será barrado. Irônico que os que mandam hoje sempre atacavam o PT  dizendo que ele ia ser uma espécie de PRI mexicano. E o que eles fazem é uma espécie de PRI mexicano feito de todas as siglas de direita. Só se muda isso com revolução, algo fora da curva. Do jeito que está, é a mais perfeita democracia pra inglês ver.

     

     

  17. É ridículo e sintomático que

    É ridículo e sintomático que o poder judiciário precise fazer tabela com a grande mídia(dois super-poderes) num esforço pra condenar um sujeito vindo da senzala e sem foro privilegiado. Será que os desembargadores do TRF4 vão se prestar a esse papel também? Pelo visto sim, mas a História não os pouparão. Enquanto isso, só pra citar um exemplo, Aécio Neves afogado em provas segue no senado e é até elogiado pela suprema corte do país! Quer dizer, os dois super-poderes da república se juntaram pra blindar um criminoso comprovado. É pra isso que o judiciário e grande mídia trabalham juntas, pra condenar inimigos políticos inocentes e poupar criminosos como Aécio, Serra, Temer et caterva. É preciso desmascarar essa parceria infame!

  18. Acho que a Democracia já
    Acho que a Democracia já sofreu tanto com esses golpistas e apoiadores , que uma injustiça maior contra o Lula, além do que já vem sofrendo, pode potencializar uma revolta popular.
    Acredito que os órgão de segurança devem está monitorando isso.
    Moro mente quando disse que não quiz mandar prender o Lula. É claro que tinha e tem vontade. Na minha opinião alguém deve ter lhe dito ” vá com calma que pode haver o estouro da boiada”.Por isso fez uma justificativa nesse sentido
    Em relação ao TRF 4, os Desembargadores irão sofre pressão dos três lados. Do PIG, dos golpista/coxinhas(MBL, revoltados on line/ afins) e dos Democratas.
    Sinceramente, espero que dessa fez a Constituição ganhe. Porque ultimamente só está tomando porrada.

  19. Será?

    Diz Nassif:

    A opinião pública mais informada aprendeu a diferenciar a delação pura e simples daquela acompanhada de provas; percebeu que, para gozar do dinheiro roubado, bastava os delatores tratarem de implicar Lula; deu-se conta de que nenhuma delação veio acompanhada de provas. 

    Pergunto eu: mas será mesmo? Velha amiga doutora em economia – parte da opinião pública mais informada, portanto – simplesmente recusa-se a aceitar os fatos. Não abre mão do álibi para odiar Lula – ódio esse que, como figura bem pensante, teve de reprimir por tanto tempo. É o que Jessé Souza falou: o pretexto que a cruzada anti-corrupção deu para muitos execrarem Lula sem falar na questão de classe.  

  20. Lula e a fragilidade

    Lula e a fragilidade assustadora da peça de acusação firmada por Moro

    1 – A conclusão inicial de Moro de que existem contradições nos depoimento de Lula e que estas conduzem a dedução de que Lula esta mentindo não resistem a meras considerações contidas na própria sentença.

    Aliás, tais afirmações, contidas na decisão proferida por Moro, e na qual se alicerçam todas as demais conclusões, são de uma fragilidade assustadora.

    Fragilidade porque a conclusão de que Lula mentiu/se contradisse em seus depoimentos, é de tal forma débil, que custa crer que alguém consiga fazer tal exercício de imaginação com base em três depoimentos do Presidente Lula em momentos distintos e que substancialmente não discrepam entre si – , sendo que o último, deu-se apenas uns dias após a morte de sua esposa Marisa Letícia, e, nesse, foi bombardeado incessantemente com perguntas referentes a fatos relativos a esfera pessoal da falecida, como esta agiu, o que ela pensou.

    Tal fato, agora com o tempo passado, é de tal forma estarrecedor, porque permite verificar de forma clara, toda a perfídia, com que tais perguntas e direcionamentos foram feitos. Realizadas de modo intencional, para forçar uma contradição, ainda que mínima na versão dos fatos, narrada pelo acusado.

    Assustadora, porque revela uma doentia tentativa de manipular um depoimento, utilizando para tanto um momento de fragilidade do acusado, uma vez que realizado de forma calculada, poucos dias após a morte de Marisa Letícia.

    Item 437-440, pags 83 a 88,  o absurdo da oitiva de Lula por Moro, após a morte recente de Marisa tentando encontrar alguma contradição, dezenas de perguntas sobre Marisa a  Lula e sobre o apto, e nada relevante, apenas a tentativa de coloca-lo confuso (o objetivo de tal tortura, que, gize-se, não foi alcançado, mostra-se agora, em toda sua maldade, na sentença).

    Intenção esta que – não obstante a exaustiva tentativa – não obteve êxito.

    E, diga-se de passagem, foi de tal forma flagrante que Moro foi alertado pela defesa de Lula mais de uma vez  (e ainda teve o descaramento de criticar e culpar a defesa por ter notado suas intenções distorcidas), para que parasse com tal forma de condução da audiência.

    Anote-se que, ao final de sua forçada tentativa, nada conseguiu. Entretanto, apesar de seu insucesso nesta empreitada, não esmoreceu em seu propósito escuso e,  mesmo assim, criou num surto imaginário delirante, uma narrativa condenatória.

    Registro, neste ponto, que a única condenação passível de ser extraída de tal relato é a referente aos métodos adotados por um Juiz, que deveria ser imparcial, mas que, ao invés disso age com a clara intenção de buscar, a qualquer custo, uma autoincriminação do acusado, no momento em que este se encontrava fragilizado pela perda de sua companheira de toda uma vida.

    Ainda, a conclusão a que chegou, da existência de contradições e de culpa, são carentes de uma mínima sustentação razoável, mostrando-se fruto de um raciocínio que desde seu início revela-se direcionado,  evidentemente, ao propósito de condenar Lula a qualquer preço.

    Estes são os termos corretos, condenar a qualquer preço, ao arrepio da lógica, ao arrepio das provas, ao arrepio dos fatos, da lei, da constituição.

    Devidamente esclarecido este ponto, poderíamos dizer, então vamos aos fatos.

    Mas, para desmontar este frágil castelo de cartas, não é preciso ir nem mesmo a estes pontos básicos, basta analisar os elementos colacionados pelo juiz Sergio Moro em sua sentença.

    Pois bem, vamos a sentença.

     

    2 – Uma das grandes questões postas por Moro é: Porque o apartamento triplex jamais foi posto a venda pela OAS, desde 2009 (isto apesar do empreendimento somente ter sido concluído em 2013).

    A resposta, é desenganadoramente simples, e já foi centenas de vezes replicada pela imprensa, desde a grande mídia até a blogosfera.

    No caso, a referida unidade não poderia ser disposta pela OAS, uma vez que esta a havia dado em garantia, no que tange a uma transação referente a emissão de debentures, junto a Caixa Econômica Federal.

    Simples assim, ele não era anunciado nem sua comercialização também não era concretizada, porque havia um impedimento legal para que se realizasse tal operação comercial.

    É que, em termos, não havia livre disposição do imóvel, por parte da OAS, pois este havia sido dado em garantia em uma operação bancária.

    Justifica-se, também, de forma evidente, o porquê de constar em toda informação sobre o imóvel que este estava reservado.

     

    3 – Da prova considerada por Moro, consistente em manchetes do jornal O Globo, que o tríplex, ainda em 2010 já era considerado como se fosse de propriedade de Lula.

    Este ponto, da mesma forma que os antecedentes são de tal forma frágeis que custa crer que a sentença efetivamente foi proferida por um juiz com anos de experiência.

    Consta, na sentença, de forma expressa que, in verbis: Os aptos eram vendidos pelos corretores com a informação que neste prédio é que Lula iria morar.

    Não é preciso ser nenhum gênio para considerar que tal narrativa – que atribui o tríplex a Lula –  é a única possível dentro de um contexto no qual o Presidente tinha um apartamento no Condomínio, que se destinava a sua futura moradia.

    Nada menos que uma cobertura se poderia considerar como digno de um ex Presidente – que agora, como sabemos, e que o prolator da sentença sempre soube, na época era possuidor de mera expectativa de direito, em razão de sua esposa Marisa Leticia possuir uma quota de um empreendimento imobiliário oriundo de uma cooperativa de crédito imobiliário, a Bancoop.

    Trata-se, no caso,  de um óbvio ululante (desculpem o trocadilho), o fato que tal “notícia” tivesse um mínimo ar de veracidade, que esta condição, de moradia, não iria se dar no apto indicado, de 80 metros quadrados, ou seja no 131/141.

    Assim, a informação dada a todos, pelos espertos corretores (tão espertos que enganaram até o esperto Juiz prolator da sentença condenatória)  é que o imóvel do Presidente, seria a cobertura.

    O fato da dita cobertura que, diga-se de passagem, não poderia ser comercializada por ter sido dada em garantia, ter o ônus de ser gravada como RESERVADA, dava o ar final de veracidade a estória criada pelos vendedores em uma estratégia exitosa de marketing.

    Desta forma, esta unidade, apesar de não poder ser alienada, prestava-se a vender a ideia que se destinava ao Presidente Lula, uma vez que somente uma cobertura poderia ser indicada como compatível com o status que a figura de um ex-Presidente ostentava.

    Acresce o fato que, efetivamente o casal lula Marisa tinham uma cota – unidade de interesse – no referido prédio.

    4 – A Globo, ao divulgar a propaganda dos corretores, em sua ânsia de agregarem valor ao imóvel que estavam tentando comercializar, para prejudicar a imagem de Lula, nada fez além do que faz até hoje, pois o considera inimigo de seus interesses particulares.

    Assim, com base nestas breves considerações, a conclusão dada por Moro ao sustentar  que desde 2009, este apto já era de Lula, revela-se flagrantemente descabida.

    Não é outro o contido no depoimento da testemunha Jose Afonso Pinheiro, que declara:… exatamente pessoas compravam porque achavam que o ex-presidente tinha um apartamento lá, os corretores mesmo faziam a propaganda do apartamento.

    Seguem trechos do depoimento de José Afonso Pinheiros, onde tal fato é narrado de forma minudente.

    502. Foi também ouvido José Afonso Pinheiro (evento 426), que teria trabalhado   como   zelador   do   Condomínio   Solaris   entre   11/2013   a   04/2016.   Confirmou que o apartamento 164-A, triplex, foi reformado e que o ex-Presidente e Marisa Letícia Lula da Silva teriam visitado o imóvel.

    503. Segundo sua afirmação, era conhecimento comum no prédio que o apartamento pertenceria ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

    “Ministério   Público  Federal:-  (…)     E   era   dito   de   alguma   forma   que   esse apartamento era pertencente ao ex-presidente Lula?

    José Afonso Pinheiro:- Sim, todos sabiam lá que o apartamento pertencia ao ex- presidente Lula, inclusive até os condôminos sabiam também que era dele o apartamento, sempre houve esse comentário lá.

    Ministério Público Federal:- Esse comentário foi depois da visita ou antes da visita, ou todos já sabiam isso?

    José Afonso Pinheiro:- Antes da visita o pessoal já comentava que o apartamento era dele.

    (…)

    Defesa:- Sim, excelência. Quando o senhor disse, respondendo a perguntas do doutor procurador da república, que os condôminos diziam que o ex-presidente Lula tinha um apartamento no local, é isso que o senhor respondeu?

    José Afonso Pinheiro:- Oi? Repete.

    Defesa:- Os condôminos diziam ao senhor que o ex-presidente Lula tinha um apartamento no Condomínio Solaris?

    José Afonso Pinheiro:- Inclusive tinham corretores que faziam as vendas de apartamentos no Condomínio Solaris, exatamente pessoas compravam porque achavam que o ex-presidente tinha um apartamento lá, os corretores mesmo faziam a propaganda do apartamento.

    Defesa:-   Faziam   propaganda   dizendo   que   o   ex-presidente   Lula   tinha   um apartamento lá?

    José Afonso Pinheiro:- Exato, que ele tinha, que ele tem, né.

    Defesa:- Isso era usado na propaganda de venda, então?

    José Afonso Pinheiro:- É, porque tinha corretor que falava Olha, aqui é o prédio que o presidente Lula tem um apartamento’.”

     

    5 – Da flagrante mistura de períodos diversos como se fizessem parte de um só cenário, com a função única de compor uma narrativa persuasiva da culpabilidade de Lula.

    O Fato é que dentre as principais testemunhas – dentre as dezenas que inocentam não foi escolhida nenhuma – usadas por Moro para compor a culpa de Lula, destaca-se a figura de Mariuza Marques, engenheira contratada pela OAS em maio de 2014 ( portanto, por ocasião da primeira visita de Lula, em fevereiro, ela nem mesmo era empregada da OAS), refere, portanto, seu depoimento,  apenas a situação do imóvel quando da segunda visita de Dona Marisa Letícia, esta acompanhada por seu filho Fábio.

    Não obstante, seu brevíssimo período, dois meses na empresa, diz, do alto de sua autoridade que: não era praxe da OAS fazer reformas.

    Mas o ponto é outro, e, neste, a indução é clara – fala-se apenas em REFORMA, a qual, presta-se a definir, TODA a reforma, desde a mudança de paredes, a colocação de pisos, até a instalação de uma cozinha nova utensílios, piscina deck elevador.

    Entretanto, na data da visita, a última realizada por Dona Marisa – NÃO havia nenhuma reforma no sentido colocado por Moro, aliás, por insistência da defesa, num determinado momento ela esclarece de forma textual o que ela esta dizendo que seria a  REFORMA, ou seja: Na verdade, assim, o que eles pediram foi de acabamento, a colocação, o acabamento do piso, uma pintura, se estava de acordo, assim..

    Neste ponto, acaba, logo após, por afirmar que nem mesmo isso era certo,  e, de uma forma singela revela que: Não, a única coisa que eu ouvi ela falando, eu fiquei bem pouco perto deles, foi que ‘Ah, está ficando bom’, aí dá-se a entender que foi o que eles pediram.

    Segue a transcrição da parte do interrogatório, que foi inserida na sentença,  in verbis:

    488. Revelou que esteve presente em visita realizada ao final de agosto de 2014 ao apartamento 164-A por Marisa Letícia Lula da Silva e Fábio Luis Lula da Silva. Também estariam presentes José Adelmário Pinheiro Filho,  Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira entre outros. Segundo ela, a visita teria tido o objetivo de verificar se o apartamento estaria ficando bom com a reforma. Disse ainda que não ouviu qualquer discussão sobre preço da reforma durante a visita. Transcreve-se o trecho relativo à visita:

    “Ministério Público Federal:- A senhora acompanhou então essa visita, qual era o objetivo dessa visita?

    Mariuza Marques:- Olha, verificar o andamento da reforma, acredito que isso.

    Ministério Público Federal:- Mas era, digamos assim, era colocar o imóvel para venda ou era verificar se essas pessoas que visitaram estavam de acordo com a reforma, gostaram da reforma, essa reforma era, a senhora conseguiu perceber se essa reforma era o que eles, se haviam pedido, era o que eles tinham pedido, é isso?

    Mariuza Marques:- Sim, era o que eles haviam pedido.

    Ministério Público Federal:- Só para a senhora detalhar um pouco mais, ficou claro que essa reforma então, nessa visita, estava de acordo com o que o ex- presidente Lula e a senhora Marisa Letícia haviam pedido, é isso?

    Defesa:- Excelência, não houve essa afirmação, o doutor procurador está fazendo uma afirmação que não foi dita pela testemunha, o que a testemunha disse é que havia um potencial comprador.

    Ministério Público Federal:- É por isso mesmo que eu estou pedindo para ela esclarecer.

    Defesa:- Então, mas o senhor faça pergunta, doutor, o senhor não pode fazer uma afirmação.

    Juiz Federal:- Doutor, está indeferido.

    Ministério Público Federal:- Senhora Mariuza, a senhora ouviu a pergunta, senhora Mariuza?

    Mariuza Marques:- Na verdade, assim, o que eles pediram foi de acabamento, a colocação, o acabamento do piso, uma pintura, se estava de acordo, assim.

    Ministério Público Federal:- A senhora acompanhou o ex-presidente Lula e a senhora Marisa Letícia falando sobre esses itens?

    Mariuza Marques:- Não, não, eu não estive presente com o ex-presidente Lula.

    Ministério Público Federal:- Desculpa, a senhora Marisa Letícia e o filho, é isso?

    Mariuza Marques:- Isso.

    Ministério Público Federal:- E a senhora viu eles falando, perguntando sobre essa questão que a senhora falou lá de piso?

    Mariuza Marques:- Não, a única coisa que eu ouvi ela falando, eu fiquei bem pouco perto deles, foi que ‘Ah, está ficando bom’, aí dá-se a entender que foi o que eles pediram.

    (…)

    Juiz Federal:- O preço, o custo dessa reforma na ocasião dessa visita que a senhora acompanhou, houve alguma discussão a esse respeito que a senhora tenha presenciado?

    Mariuza Marques:- Não, não presenciei nenhuma discussão de valores.

    Juiz Federal:- Ninguém falou ‘Quanto é que está custando isso, quanto a gente vai ter que pagar?’?

    Mariuza Marques:- Não, não foi discutido.”

     

    Prosseguindo.

    6 – O caso é que, AS REFORMAS substanciais, e que são exploradas pela imprensa e por Moro,  foram levadas a cabo após a segunda e ÚLTIMA  VISITA  de Marisa Letícia.

    Considerando que a data em que Marisa Letícia e seu filho Fábio visitaram a obra foi em agosto de 2014, para que se verifique que as reformas no sentido “ostentação” somente vieram a ser feitas, quando não mais havia interesse por parte de Marisa Letícia. Para tanto, transcrevo parte da sentença, onde constam as referidas datas, de consecução das obras/reformas.

    18/08/2014, a Nota Fiscal 508, no valor de R$ 323.189,13, emitida em 18/11/2014. Todas elas foram emitidas contra a OAS Empreendimentos e têm por objeto “execução   de   obra   de   construção   civil,   localizada   no   endereço   Rua   General Monteiro de Barros, 638, Vila Luiz Antônio, Guarujá, SP”. Total de cerca de R$ 777.189,00.

    386. Também ali encontram-se planta para reforço metálico do térreo do apartamento triplex, cobertura, no Edifício Mar Cantábrico, a Nota Fiscal 8542 emitida, em 15/09/2014, pela GMV Latino America Elevadores contra a Tallento, no valor de R$ 798,00, relativamente à venda de óleo para elevador, a Nota Fiscal 8545, emitida, em 16/09/2014, pela GMV Latino America Elevadores contra a Tallento, no valor de R$ 47.702,00, relativamente à venda de elevador, a Nota Fiscal 103, emitida, em 20/10/2014, pela TNG Elevadores contra a Tallento, no valor de R$ 21.200,00, relativamente a serviços de instalação de elevador, com três paradas, na “obra solaris, Guarujá”. Esses serviços e obras contratadas pela Tallento foram incluídos nos preços cobrados desta para a OAS Empreendimentos.

    387. Também ali presentes propostas encaminhadas pela Tallento Construtora à OAS Empreendimentos para serviços de reforma na “cobertura”, datadas de 28/04/2014, de 18/09/2014 e de 21/10/2014, e que incluem diversas alterações no imóvel consistente no apartamento 164-A, como pinturas, adequações hidráulicas, reforma na churrasqueira, instalação de forro de gesso, instalação de novo   deck   para   piscina,   inclusive   a   instalação   do   elevador.   Observa-se,   por oportuno, que a proposta de 18/09/2014, inclui, entre outras medidas, alteração do revestimento   da   cozinha,   instalação   de   bancada   de   granito   na   cozinha   e   na churrasqueira, instalação de nova escada de acesso ao mezanino, demolição de um dormitório e retirada da sauna, aumento de sala até o elevador. A proposta de 21/10/2014, mais modesta, inclui somente fornecimento e instalação de aquecedor a gás e de tela de proteção para janelas.

    388.   O   contrato   entre   a   OAS   Empreendimentos   e   a   Tallento Construtora está datado de 30/06/2014 e está assinado pelo acusado Roberto Moreira   Ferreira,   então   Diretor   Regional   de   Incorporação   da   OAS Empreendimentos, representando a primeira. Há também um aditivo assinado, desta feita sem identificação do representante da OAS, e sem o apontamento da data respectiva.

    389.   Além   da   reforma   realizada   pela   Tallento   Construtora   no apartamento 164-A, a OAS Empreendimentos contratou a Kitchens Cozinhas e Decorações para a colocação de armários e móveis na cozinha, churrasqueira, área de serviços e banheiro, no montante de R$ 320.000,00. No evento 3, comp246, o MPF juntou a documentação pertinente. Ali se verifica que o pedido foi subscrito pelo   acusado   Roberto   Moreira   Ferreira   e   formulado   em   03/09/2014,   sendo finalizada a venda 13/10/2014, com a aprovação dos projetos constantes no evento  3, comp247 e comp251, também com a assinatura de Roberto Moreira Ferreira.

    390. A OAS Empreendimentos também adquiriu eletrodomésticos, fogão, microondas e side by side, para o apartamento 164-A junto à Fast Shop S/A, conforme informações prestadas pela referida empresa e juntadas no evento 3, comp256. Ali consta a Nota Fiscal 830842, emitida pela Fast Shop em 03/11/2014, contra a OAS Empreendimentos, no valor de R$ 7.513,00, e com nota de entrega para Mariuza Marques, empregada da OAS Empreendimentos, no endereço do Condomínio Solaris. A própria Mariuza Aparecida da Silva Marques, como ver- se-á adiante, confirmou, ouvida como testemunha, que os eletrodomésticos foram instalados no apartamento 164-A, triplex (item 490).

    391. Então, tem-se um total de reformas e benfeitorias realizadas pela OAS Empreendimentos no apartamento triplex 164-A, durante todo o ano de 2014, e que custaram cerca de R$ 1.104.702,00 (soma de R$ 777.189,00, R$ 320.000,00 e R$ 7.513,00).

     

    Por relevante, logo após afirmar que AS REFORMAS SÃO destinadas ao presidente Lula e sua esposa Marisa, em sua laboriosa tentativa de relacionar fatos com tal ilação, Moro, com a finalidade de comprovar suas teses, traz a colação, a transcrição de mensagens que se referem a COZINHA (mas esta é para o sítio de Atibaia) e menções as obras at´pe então realizadas,  mensagem entretidas pelo dono da OAS Léo Pinheiro e outro diretor.

    Ocorre que, tais mensagens deram-se em 02/2014,  ou seja, são de antes da segunda visita – a de Marisa Letícia e de seu filho Fábio, ao referido apartamento, e, em período no qual, de forma incontroversa afrimado por Lula e sua esposa mMarisa leticia estavam em negociações com Leo Pinhiero sobre a venda do referido imóvel.

    Este é o trecho mencionado e sua flagrante distorção.

    393. Mesmo antes da análise da prova oral, é possível relacionar o apartamento 164-A e as reformas nele realizadas ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa com base em mensagens apreendidas nos aparelhos celulares de executivos da OAS.

    Neste mesmo sentido segue a transcrição.

    400. Também encontrada a seguinte troca de mensagens, em 12 e 13/02/2014, de José Adelmário Pinheiro Filho com Paulo Cesar Gordilho (fls. 6 e 7 do relatório):

    “Paulo Gordilho: O projeto da cozinha do chefe tá pronto se marcar com a Madame pode ser a hora que quiser.

    Léo Pinheiro: Amanhã as 19hs. Vou confirmar. Seria bom tb ver se o de Guarujá está pronto.

    Paulo Gordilho: Guarujá também está pronto.

    Leo Pinheiro: Em princípio amanhã as 19hs.

    Paulo Gordilho: Léo. Está confirmado? Vamos sair de onde a que horas?

    Leo Pinheiro: O Fábio ligou desmarcando. Em princípio será as 14hs na segunda. Estou vendo. pois vou para o Uruguai.

    Paulo Gordilho: Fico no aguardo.

    Leo Pinheiro: Ok.”

    401. As referências dizem respeito às reformas do projeto da cozinha do sítio em Atibaia/SP e o projeto de reforma do apartamento 164-A, triplex, Condomímio Solaris, no Guarujá/SP. “Madame” é referência a Marisa Letícia Lula da Siva. “Fábio” é referência ao filho do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de nome Fábio Luis Lula da Silva

    Em outro trecho da sentença, ao final, faz menção a tal contradição, mas, mesmo neste momento, não a reconhece como tal, e, nesta altura da decisão, cita como suporte para comprovar sua decisão não mais estas mensagens, mas “a prova” oral de Leo Pinheiro.

    Por fim, a alegação de que as reformas eram personalíssimas e se assim o eram, somente poderiam ser destinadas ao ex Presidente Lula, e a nenhuma outra pessoa, e por nenhum outro motivo, nem mesmo futura venda do imóvel ou ocupação por algum dos Diretores da OAS, soam tão inverossímeis, que somente poderiam ser consideradas no campo das divagações, jamais na seara penal.

     

    7 – Sobre a INFORMAÇÃO, que consta nos autos, pelos responsáveis pelas REFORMAS efetivas, cozinha, piscina, elvador, deck, etc, que o imóvel APÓS AGOSTO de 2014, com estas reformas seria destinado a DIRETOR DA OAS.

    497.   Rodrigo   Garcia   da   Silva   trabalhou   na   empresa   Kitchens Cozinhas   e   Decorações   entre   2004   e   2015.   Ouvido   em   Juízo   (evento   419), confirmou que a empresa foi contratada pela OAS Empreendimentos para “um projeto de uma cozinha para um sítio em Atibaia e o outro eram vários ambientes para um apartamento no Guarujá”. Esclareceu que o último era um triplex no Condomínio Solaris, que o projeto e instalação tiveram o preço de cerca de R$ 320.000,00 e que envolvenu a colocação de armários e mobília na “cozinha, churrasqueira, área de serviço, banheiros e dormitórios, se não me engano acho que uns três ou quatro dormitórios, uns cinco ou seis banheiros, cozinha, área de serviço e churrasqueira”.  Declarou ainda que não lhe foi informado que o projeto seria destinado ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo ele “tratado como direcionado a um diretor da OAS”.

    498. Mario da Silva Amaro e Arthur Hermógenes Sampaio Neto, gerentes comerciais da Kitchens Cozinhas e Decorações, confirmaram, em síntese, o   depoimento   de   Rodrigo   Garcia   da   Silva   (evento   425),   embora   tivessem conhecimento de menos detalhes. De mais relevante confirmação de que realizaram a venda dos móveis tanto para o apartamento no Guarujá como no sítio em Atibaia.

     

    8 – Exaustivamente, Moro repete passagens em sua sentença que nem Lula nem Leo Pinheiro sabiam como regularizar a transferência e legalização da propriedade do imóvel…

    Interessante é que nem mesmo Moro, neste esforço imaginativo consegue apontar uma forma como legalizar a compra de um imóvel, em que todos os valores despendidos são lastreados em notas fiscais e acerca do qual, a própria Rede Globo, notória acusadora do presidente Lula, já havia levantado suspeitas sobre eventual negocio.

    Não aponta, nem apontam, porque tal arranjo revela-se impossível – uma vez que não há como ocultar o que foi mostrado de forma clara a todos, ou seja, dizer que o que existe e é publico, é uma mera ilusão – apesar de se tratar de fatos concretos – melhoramentos preço do imóvel – como se deu a aquisição, qual a origem dos recursos.. etc…

     

    9 – Dos elementos e fatos incidentes. Acerca da pergunta de Moro a Lula, se este não foi consultado sobre a venda do apto com o número 141. A resposta simples e direta, e ao final a menção expressa de que o referido apartamento já havia sido dado em garantia em tantas operações a vários credores da OAS:  … como eu não requisitei apartamento e não recebi apartamento, eu não tinha porque ser informado,   fls  78/079.

    “Juiz Federal:- Perfeito. Consta que esse apartamento 141, do qual se refere essa cota,  cujo   termo  de adesão foi  assinado  por sua   esposa, consta que esse apartamento foi alienado pela OAS Empreendimentos com o número 131, em virtude   da   mudança   na   numeração   do   prédio,   a   uma   terceira   pessoa   em 26/04/2014, está no processo no evento 3, arquivo COMP299, o senhor ex- presidente teve conhecimento da venda desse apartamento na época? O senhor ex- presidente foi consultado a respeito da realização dessa venda, já que ele dizia respeito ao apartamento correspondente a sua cota?

    Luiz Inácio Lula da Silva:- Doutor Moro, como eu não requisitei apartamento e não recebi apartamento, eu não tinha porque ser informado.

    Juiz Federal:- É que esse apartamento diz respeito àquele apartamento que estava vinculado a sua cota no Bancoop.

    Luiz Inácio Lula da Silva:- Não fui informado.

    Juiz Federal:- A senhora sua esposa foi informada?

    Luiz Inácio Lula da Silva:- Eu não acredito, pelo que eu tenho ouvido nos depoimentos aqui parece que esse apartamento foi dado em garantia umas 50 vezes, parece, para outras pessoas que a OAS devia.”

    …..

     

     

     

  21. A pergunta é, uma delas……

       Como a midia de massa + seus acólitos, irão conseguir em um curto espaço temporal, resolver a merda que fizeram, pois ao que parece o controle foi perdido, mesmo a tentativa de jogar a descisão sobre Temer para agosto/17, é um sintoma que a estrutura mantenedora da expansão do “golpe” é fragil – Maia está “comprando” tempo, aguardará as próximas investidas de Janot, visando estender o processo descisório até o final do ano, tentando com isto diluir a desconstrução da “direita” clássica, em um movimento para sobrevivência desta classe politica.

        Mas quem irá segurar os extremistas, que insulflados pela midia de massa, perderam qualquer pejo, espalham-se por todos os locais, não apenas nas famigeradas redes sociais, eles estão em todo lugar , capilarizados e raivosos, quase já como um movimento de massa, ainda preponderantemente virtual, mas em preparo para assumir protagonismo explicito ( dinheiro eles possuem para tanto, até mesmo para financiar outros grupos ), e negam a todos, de Lula a Temer ou mesmo a Maia, Aécio, FHC …….pouco importa, são contra todos, até a afavel e falsa Marina é alvo.

         O conluio midia + judiciario politizado + interesses privados externos, iniciaram um processo ao qual perderam o controle, queimaram todas as possiveis pontes, restringiram ao “nada” qualquer espaço para algum acordo, agora todo sistema politico institucional encontra-se procurando formas de sobreviver , quiça reagir , o unico personagem politico capaz de alguma reação efetiva – tem votos – é Lula , que de saida possui 25% , e mesmo condenado não perderá não irá “cair” deste patamar , MAS e os “outros” – são infimos, portanto ineficazes para qualquer tipo de negociação.

           A “tropa” de jornalistas do Heil Kamel und Marinho é competente, associada ao Judiciario foi empoderada e empoderou ( uma mão lava a outra, e as duas lavam o rosto ), taticamente foram perfeitos, mas estratégicamente cometeram uma sucessão de cagadas, em série, avaliaram suas ações sem considerar todas as variaveis, não construiram ou mesmo deixaram preparadas soluções para escape, “cornearam”, portanto ou aumentam suas apostas ( as cagadas ), ou tentam iniciar um processo de refluxo visando acomodação, em ambas situações o risco será grande, tipo negociar credibilidade – mesmo que falsa – por sobrevivência.

           O extremismo de direita, potencializado pelo cunho religioso-confessional, em ação unida de bloco, sem as costumeiras tergiversações teóricas que a “esquerda” adora, será o ente mais importante para 2018, pois quanto mais o sistema se quebra, de Lula a Maia, ou de Temer a Alckmim, de Ciro a Marina – tipo ” que se vayan todos” – o campo para extremismos amplia-se, e com certeza a midia de massa, centrada em seus interesses mais imediatos conchavará com eles, nem precisa apoia-los diretamente, basta não critica-los.

  22. Energia e luta

    “Não temos nada a perder a não ser nossa dignidade e nosso compromisso de vida
    com nosso povo e nossa pátria. Com grande tristeza mas com a certeza da vitória
    escrevi essas simples palavras. Mas meu sentimento é de revolta e fúria
    que espero transformar em energia e luta. Espero que todos nós estejamos à altura
    do momento fazendo nossa parte e cumprindo nosso dever de solidariedade sem limites
    a Lula”

    —José Dirceu

  23. Criatividade fantástica.

    O exercício da fantástica criatividade aplicada ao Direito.

    “O fantástico juiz Moro conseguiu criar a figura jurídica da lavagem de apartamento sem transferência do bem e sem a existência de uma offshore.”

    Não há limites para a desfaçatez do judiciário. Antes o esse tê efe já havia criado o suposto julgamento (??) da suposta AP 470 outra figura jurídica fantástica, consistente no CORRUPTO POBRE. Genoino, Delúbio, João Paulo, Zé Dirceu, todos condenados pela suposta participação e COORDENAÇÃO do maior crime de corrupção da história desse país, embora não tenham, nenhum deles, mais que uma cadela para puxar pelo rabo, como tem qualquer habitante da Cracolândia.

  24. Imprensa golpista
    “detalhes significativos, que a cobertura da velha mídia deixava escapar” deveria ser “velha mídia prefere esconder.”

    Texto muito otimista mas depois de ver as reformas da previdência e trabalhista aprovadas sem que o povo, diretamente afetado, diga um AI, demonstra como o brasileiro é covarde e acomodado. Nossa democracia foi vilipendiada e 50% da população (os paneleiros) apoiou só porque era o PT, que não revidava. Quando a carapuça caiu, ficaram (e estão ainda) caladinhos…

  25. Não há massa crítica para isto

    “E um público mais antenado passou a recolher argumentos de lado a lado, comparando argumentos, entendendo as peculiaridades do processo penal e, finalmente, começando a fazer juízo de valor”.

    Ok, Nassif, mas há um problema sério, do ponto de vista político, de formação da opinião pública: esse “público mais antenado” deve representar, digamos, 5% do total da população brasileira.

    1. Não há massa crítica para isto

      A imensa maioria da população brasileira ou é alienada da política ou, o que é pior, está tão aferrada nas “convicções” do seu “lado”, que não reconhece nenhuma argumentação do “outro lado”, por mais consistente que seja.

      Perdeu-se o espaço do debate franco e intelectualmente honesto.  

  26. Não compartilho de tanto

    Não compartilho de tanto otimismo. Penso diferente. Para mim ficou provado que este país não passa de um juntamento de idiotas comandados pela Globo. Tudo o que ela diz tem valor de Verdade Revelada. Se o próprio Deus tentasse contrariá-la seria Cruxificado… Literalmente…

    Penso que defender a ideia de que as pessoas estão se dando conta do que acontece é forçar (e muito) a barra… As pessoas assistiram tudo “bestializadas”, como já disse um certo brasileiro em outras épocas… Não sabem o que se passa, não querem saber, não entendem quase nada e só querem tocar suas vidas medíocres como se tudo fosse continuar igual… Isto mostra o quanto foram estupidificadas…

    Esse juntamento de idiotas apenas se move quando a Globo quer. Não aconteceu nada e não vai acontecer porque a Globo não quer.  

    Acho também que nosso destino está traçado: se a Globo conseguir afastar Lula e emplacar um nome “limpinho” e “cheiroso” para 2018 teremos eleições, caso contrário haverá ditadura por muito tempo, afinal, ela consegue fazer todos de idiotas do tempo todo (pobre Lincoln, não conheceu a Globo antes de proferir sua famosa frase).

    2016 foi um ano revelador para mim. Acobou com todas as minhas (poucas) ilusões e deixou claro quem é o brasiliero. A imagem que me fica é pavorosa. Deus! Como somos medíocres!

    1. Marcos,
      Até pensei em

      Marcos,

      Até pensei em escrever um comentário próprio, mas acho que não faria nada melhor que o seu. Assino embaixo.

      Sou fã do Nassif, ele é bom demais. Mas, como todo mundo tem um defeito, ele tem alguns otimismos meio irritantes de vez de quando.

      1. Perfeito Marcos!

        Disse ai tudo o que eu tenho pensado ultimamente! A ilusão e vontade de um país melhor , democrático e para todos é apenas um delirio de gente como nós. O que predomina é as selva e o save-se quem puder. E todos acham o máximo! O sentimento é o pior possível, e acredito também que este é um dos principais motivos da paralisia da esquerda. Caiu a ficha no entendimento de que poucos querem o melhor para todos!  

        Temos que ir adiante, afinal a vida é curta e se eu tivesse que criar minha filha novamente hoje, Ensinaria muita coisa diferente! O Ser humano é o pior dos habitantes deste planeta!

         

  27. Xadrez do início de uma nova campanha histórica

    repito comentário postado neste Blog do Nassif em 05/06/2015, no artigo Como a fórmula Levy-Tombini-Rousseff não resolve :

    já cruzamos o portal do que é, de um jeito ou de outro, a crise terminal do Lulismo e do seu modo de fazer política, unicamente focado no curto prazo. como consequência produz no longo prazo a crise econômica e a ingovernabilidade.

    2018 se tornou um ano longe demais e já não é mais possível a fuga para a frente. a única saída é aquilo que o lulismo sempre se recusou a fazer: gerir o curto-prazo a partir da perspectiva de um projeto para o Brasil.

    15/03 e 12/04 mostraram que existe um proto-fascismo à solta em busca de base social.

    um anjo abre suas enormes asas negras sobre o caos. quem consegue vê-lo? o lulismo terá que reinventar a si mesmo. Lula está sendo convocado pela História. ou mudamos, ou será a escuridão.

    transcrevo trecho do pronunciamento de Lula após sua condenação em prova:

    “Senhoras da Casa Grande, permitam que alguém da Senzala faça o que vocês não tem competência de fazer neste país. Permita que alguém cuide desse povo, porque este povo não está precisando ser governado pela elite.”

    Lula – 13/07/2017 – pronunciamento após sua condenação

    conclusão:

    não haverá  nenhuma “nova campanha histórica”, tendo em vista o que se anuncia. apenas mais do mesmo. ou seja: derrotas, capitulações, frustração e depressão.

    p.s.:

    Here’s Why Putin’s Plane Skirted NATO’s Eastern Flank on Approach to G20 Summit

    In other words, while the real reason for the presidential plane’s detour may never be officially revealed, it seems the security services’ current motto is ‘better safe than sorry’, particularly after the provocation involving Defense Minister Shoigu.

    vídeo: A NATO F-16 Fighter Jet Flew Right Up To The Russian Defense Minister’s Plane

    (observar como no vídeo o SU-27 sinaliza para o F-16, mostrando as armas, e assume posiição de tiro. seguindo a norma de comunicação visual, o F16 não esboça reação, sinalizando não entrar em combate)

    [video: https://www.youtube.com/watch?v=TYvP82D_qYI%5D

    .

     

  28. Líderes fazem a diferença na hora H

    Nassif, não se deve duvidar da subserviência dos jornalistas capitães do mato da globo para fazerem o serviço sujo. Fizeram até aqui e por nenhum motivo deixarão de prosseguir, servem ao senhor da casa grande. Abraçarão a causa sem medo. A pressão sobre os desembargadores já começou e será cada vez maior. Cabe a pessoas como você, intelectual e jornalista consagrado, respeitado e (imagino) com acesso a esses desembargadores ser um dos líderes do contra peso. Entreviste esses caras! Coloque para eles na cara essa questão da pressão da mídia (Global, implicitamente) e do ponto em que se encontram na história e da responsabilidade para com o país e com a dignidade do Direito. Você tem talento para fazer isso com elegância e respeito. Isso precisa ser feito cara a cara! Está na hora dessa turma ser confrontada pelo lado de cá também! Se isto não for feito por alguém de peso como você, eles continuarão sob a pressão da mídia golpista e será muito cômodo decidirem para aqueles que os bajularão. Esses caras vivem num mundo a parte, são blindados contra o povo e tomarão suas decisões apoiados na pressão, sofrerão ameaças veladas de constrangimento e lavarão as mãos, caso contrário. Precisa chegar a eles que apesar da pressão da velha mídia, hoje a leitura da história baseada na confrontação dos fatos se dá de forma muito dinâmica e rápida, e a de sua decisão pelo povo será feita de forma inequívoca. Gostando ou não, vc é um líder, um farol nesta escuridão, e líderes fazem a diferença na hora H.

    1. Atitude
      A minha parte para contribuir para que vc continue sendo essa voz ativa, corajosa e distinta farei essa semana, vergonha não ter feito ainda: tornarei-me um assinante.

  29. Só sei que…

    Só sei que se tiver ato / manifestação contra algo, ou a favor de Lula, ou a favor dos direitos roubados pelo fim da CLT, etc etc… SÓ ME CONVIDEM se for para protestar EM FRENTE à Globo. Há que se agir como aquelas bravas senadoras que ocuparam o Senado.

    Temos que obstruir as portas de entradas das emissoras Globo em todo o país.

    Ora, não é ela a propagadora do ódio e das mentiras, e não é ela quem chancela o Golpe e as maiores atrocidades de tucanos (impunes) e da quadrilha do Temer?

    Pois então, temos que chegar ferro é nessa emissora, cuja existência não é compatível com a Democracia.

    Protestar, fazer atos sim, mas em frente a Globo, ou ao Projac. Ocupar, ocupar, ocupar.

    Quero ver o Bonner dar a notícia de que não pode dar notícia pq a entrada da Globo estava ocupada por manifestantes. E o povo ficar sem entender, e ficar com a pulga atrás da orelha.

  30. Sim! É o momento!

    Sim! É o momento! Momento de lutarmos pela democracia, de lutarmos pela retomada do respeito ao Brasil. Mas como o faremos? Esperaremos as urnas? Ou vamos tomar as ruas qual se estivéssemos diante da nossa Bastilha?

  31. É bom se diga que num

    É bom se diga que num processo político com uma condenação política o que menos interessa é o motivo da perseguição, se não fosse o apartamento seria inventado outro ‘crime’ qualquer.

    Dois fatos chamam a atenção: o próprio consórcio golpista, globo à frente, reconhece ainda que discretamente, a fragilidade da condenação baseada em ilações sem nenhuma prova concreta contra Lula e tenta preencher esse vazio com o seu tradicional massacre midiático.

    Se a condenação fosse consistente com farta prova não haveria necessidade de tanta energia para defendê-la.

    A segunda observação é que se aprofunda a exposição da aliança histórica judiciário x mídia, em momentos cruciais da história do país essa conjunção de afinidades ficou clara mas não se sabe ao certo se será mentida nesse caso.

     

  32. Nassif, um homem de fé

    Nassif parece ter transferido sua fé em relação ao acordo político eleitoral (Lula-FHC-Renan) que era sua tese básica em várias edições anteriores do Xadrez, para o papel crítico da opinião pública, alimentada por uma visão mais crítica em relação ao mainstream midiático nacional, para o qual contribuem iniciativas como o GGN.

    Para a grande massa, a única fonte legítima de informação são os jornalões televisivos, que há muito tempo deixaram de ter qualquer compromisso minimamente jornalístico para serem simples veiculadores de propaganda disfarçada de matéria. Publicidade embalada em jornalismo.

    Não vejo nada que leve o povo, a grande massa, a se mobilizar. O povão somente vai se dar conta quando for tarde demais:

    A aposentadoria e as pensões forem praticamente inacessíveis.

    O trabalho for cada vez mais precário, e a renda resultante desse trabalho cada vez mais insuficiente para as despesas.

    Os irmãos mais novos e os filhos dessa geração que chegou ao ensino superior nas últimas duas décadas não tiverem condição de acesso a ela e nem tampouco expectativa de melhorar de vida por meio da educação.

    Geração na qual me incluo e que, como o ex-escravo de Brás Cubas, tende a identificar-se facilmente com a posição da elite e a ser subserviente a ela.

    Ah, e o automóvel der lugar ao ônibus, e o ônibus der lugar à caminhada para o subemprego.

    O povo esqueceu fácil o que este país era, por exemplo, no período Sarney-Collor. Estamos voltando para lá.

    Gostaria de partilhar da fé que Nassif manifesta, que o resultado disso tudo, no fim, seja um Brasil melhor e mais consciente.

     

     

     

     

    1. O projeto, muito bem

      O projeto, muito bem executado em toda a AL é transformar os países aqui do Sul, Brasil à frente, em uma plantation, uma África Subsaariana.

      Assim, poderemos vender recursos naturais, energéticos e agrícolas baratinho e uma “elite” que mora nos Jardins cercada de seguranças e só anda em carros blindados possuirá as empresas para esta extração, onde o investimento tanto material quanto intelectual é mínimo, ou ocupará altos cargos públicos, onde o investimento intelectual se dá somente até passar no concurso, depois é burro na sombra.

      A classe média de baixa intelectualização (engenheiros, profissionais liberais, gerentes médios, ou outras profissões menos remuneradas como bancários, vendedores, microempresários e corretores mas com algumas posses de família) que apoiou e apóia o Golpe, se achando “diferenciada” vai ver seu poder de compra minguar, e, pior, a nossa violência aumentar a ponto de não poder andar na rua. E com isso se tornará ainda mais tacanha e fascista.

      O melhor a fazer hoje no Brasil é preparar os filhos para emigrar e/ou um cargo na nossa casta Judiciária. Fora isso, quem tem menos de 40 anos hoje e não está muito bem estabelecido em uma casta pública ou é herdeiro de muitos bens não tem a menor chance de um futuro digno no Brasil que se forma.

      Por isso, não tenho o otimismo do Nassif. A bandidagem midiática/judicial e política destruirá todo e qualquer líder popular que tentar mudar o roteiro atual, com apoio considerável da classe média e as bençãos do Tio Sam.

      1. Não dá para discordar

        Ivan, eu queria muito dizer que não é tão ruim assim, mas infelizmente é. Desde 2016 eu falo aos poucos para o meu filho, um jovem quase engenheiro de 22 anos, é melhor pensar em outro País, aqui será só desolação

    2. No fim

      CSPimentel,

      Você é uma das poucas pessoas da sua geração que têm consciência do que está acontecendo.

      A fé que o Nassif manifesta deve ser interpretada como:

      No fim do Brasil, talvez tenhamos um povo melhor e mais consciente.

  33. Vamos cair na real

    É 100% de certeza que o TRF4 vai condenar Lula, isso com certeza já esta pago pelo mercado. A pressão da midia é enorme, muito provavel que os coxinhas até voltem a rua.

    Lula precisa criar seu poste a melhor opção é Flavio Dino. Haddad será massacrado em São Paulo e não se elege.

    Ninguém da um golpe desses para perder tão fácil. Se a esquerda quer uma chance é Lula criar seu poste.

  34. Dúvida

    Em poder da sentência, Lula pode então exigir nalgum cartório a transferencia desse AP para o seu nome?

    Moro teria autoridade para tirar o AP da Caixa Econômica ou da OAS sem pagamento algum?

  35. MEU DEUS, AONDE VAMOS PARAR?

    MEU DEUS, AONDE VAMOS PARAR?

    A confirmar esse negócio que o Moro escreveu aí, temos, com este empréstimo de propina pela CEF, um evidente caso de ‘sujagem’ de dinheiro.

    1. Fica bravo não. Corrupto se

      Fica bravo não. Corrupto se identifica com quem?

      O Eduardo Cunha era amigo da Dilma? Não.

      O Eduardo Cunha era amigo do Lula? Não.

      Sergio Moro é amigo dessa escória que aparece na foto. E, por tabela, o escritório da mulher dele advogava para Eduardo Cunha. E Moro livrou a mulher de Eduardo Cunha.

      Chico Buarque nele. É assim que temos que reagir.

  36. Mais uma jabuticaba …

    A Republica de Curitiba inventou um novo tipo de propriedade imobiliária. Aquela em que o proprietario não possui o instrumento de dominio do imovel, não pode usufruir do imóvel, não pode deixar como herança, visto que, não tem o  domínio do imóvel. Também inventou um novo tipo de crime. O “crime de intenção”, ou seja, o sejeito tinha intenção de transcredir, mas não transcrediu. Por fim, inventou um novo tipo de prova. A prova oculta, inescrutável, que o acusador sabe que existe mas não poderá jamais encontrar, visto que um buraco negro engoliu a prova e, como já é largamente conhecido, nem a velocidade da luza escapa de um buraco negro, que em seguida rumou para uma dimensão paralela, com todas as provas contra Lula. Ninguém acessa uma dimensão paralela. Mas Lula é culpado. Disso temos convicção.

  37. Um novo tempo, apesar dos perigos

    Acompanho o Nassif ja ha bom tempo, através de meu pai que lia suas colunas e o via no jornal da TV Cutlura, Roda-Viva etc. Portanto, creio ser importante esse post no dia de hoje. Passamos por uma semana e tanto! Foram tantos os baques, as vilanias, as baixezas, culminando com a condenação que entrara para a Historia, assim bem como o suicidio de Getulio passou, que fez muito bem ler a bela crônica sobre a resposta que Chico Buarque deu ao grupo Globo e esse post de um raro otimismo “nos dias de hoje”. Mais uma vez, pacientemente, Nassif esclarece “O caso Lula” e nos traz a certitude de que com tamanha afronta aos cidadãos deste Pais, nos temos que ir atras, lutar por uma nova “diretas ja”. Ciro Gomes pode ser uma segunda-via, como acreditam alguns, mas hoje, é por Lula e por nosso futuro, que sairei às ruas e continuarei lutando para que sejamos uma Nação.

    1. Estou Contigo

      O Nassif é nota máxima e referência para os bons jornalistas. Ótimo comentário, por isso continuo acreditando nas atitudes daqueles que querem mudanças que façam do BRASIL um país mais junto e bom para todos os brasileiros.

  38. Ontem o Jornal Nacional

    Ontem o Jornal Nacional dedicou parte de sua edição a “mostrar” como funciona o Tribunal Regional da Quarta Região. Destaque especial para o presidente da casa, um tal de Thompson, figura escarrada de Luiz Roberto Barroso, que não perdeu tempo. A pedido emitiu opinião sobre a “peça” de Moro: Olha! Muito bem trabalhada!

    Para de ser otimista, Nassif! 

    1. Só de contraponto, trtancrevo

      Só de contraponto, trtancrevo a opinião que Marco Aurélio Mello fez questão de destacar na sentença de elevação ao panteão dos honestos do Aécio Neves:“brasileiro nato, chefe de família, com carreira política elogiável”.

      O Brasil não tem juizes, tem ditadores de toga que se arvoram até o direito de purificar biografias de corruptos. Esses canalhas tem que ser enfrentados com a ironia do Chico Buarque, jamais com respeito.

      1. Não há saída

        Admiro o otimismo do Nassif, mas penso que não há saída.

        O ato de Moro não foi o último. Virão outros. Partirão de outros juízes e tribunais. Todos estarão cravejados pela injustiça. 

        E o que acontecerá? Nada. Algumas vozes se oporão, mas nada será feito.

        O que se viu no capítulo CCJ desta semana será a tônica dominante.

        O STF, que poderia mediar os absurdos cometidos na ocasião, não passa de um saco de bananas. Todos eles. Sem desvios. Todos.

        São covardes de togas, que ganham rios de dinheiro e pouco se importam com o país. Estão protegidos pelas redes do judiciário e pelos altos salários. Estão de olhos fechados.

        Além disso, não há uma real disputa de forças quando a Globo está do outro lado. Trata-se de uma batalha assimétrica, de um desequilíbrio que tumultua qualquer luta. Quando a Globo ganha, o país inteiro perde. E continuará assim.

         

    2. O otimisto do Nassif é demais!

      já não consigo imaginar que sem um fato maior, esse quadro não muda. ah, por fato maior entendo como o povo na rua!

      1. Povo nas ruas não vai

        Povo nas ruas não vai acontecer nada.

        O fator maior hoje tem que ser tiro, porrada e bomba.

        Convulsão social, mortes, ataques aos simbolos do capitalistas. 

        Passeata na Av paulista não vai adiata nada.

        Para estancar o golpe, só com violência.

        O resto é blá, blá , bla

         

        1. Ou isso ou nada

          É uma Guerra e estamos sendo destroçados pelo inimigo.

          Os miseráveis das senzalasfavelas só tomarão consciência quando ouvirem os tiros.

          Se não houver barulho não haverá consciência de que estamos numa guerra.

          Esse banho-maria vai matar o sapo antes que consiga perceber e reagir.

          síndrome do sapo fervido

                4 Votes

          Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água da sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, até que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudanças do ambiente) e morre quando a água ferve. Inchadinho e feliz.

          Por outro lado, outro sapo que seja jogado neste recipiente, já com água fervendo, salta imediatamente para fora. Meio chamuscado, porém vivo !
          Temos vários sapos fervidos por aí, concorda?
          Não percebem as mudanças, acham que está muito bom, que vai passar,que é só dar um tempo ! Estão prestes a morrer, porém ficam boiando, estáveis e impávidos, na água em que se aquecem a cada minuto. Acabam “morrendo” inchadinhos e felizes, sem ter percebido as mudanças.

          …..

           

          Rubem Alves.

          https://rubemalvesdois.wordpress.com/2011/07/29/a-sindrome-do-sapo-fervido/

           

    3. Vera Lucia

      Não tenho muita esperança no Tribunal Regional Federal, mas acho que agora os protagonistas devem ser nos mesmos! Tempos atras li um artigo de um sociologo especialista em politica, onde explicava que os cidadãos devem implicarem-se ao maximo de que dispuserem de tempo aos problemas de suas cidades e de seu Pais. Lula perdeu a companheira de todas as horas, ele se deu agora de corpo e alma à essa luta, mas sem nos, cidadãos que queremos e lutamos para que o Pais avance, ele não podera fazer muito mais do que ja fez. Lembre-se “Um galo não tece sozinho uma manhã”. Abraço.

  39. Quando a decodificação…

    das centenas de parágrafos é bem melhor que a sentença, e quando um jornalista e economista faz isto bem melhor que um tortuoso juízo de valor, pensemos que o eminente Batochio, afinal, não tinha a sua ( declarada e presencial ) razão: não são os rincões agrícolas, agrícolas ( essencialmente ) mesmo, pois não?

  40. A conta não fecha

    Há alguns fatores que não fecham a conta. Como pode um presidente sério governar para as classes mais humildes com um congresso corrupto  de um lado e do outro uma bancada toda formada por fazendeiros, empresários que só se preocupam em defender a qualquer custo os seus interesses? Lula fará alguma mágica?  Voltará a fazer alianças espúrias obrigado pela conjuntura do momento em nome da governabilidade que tirou Dilma? Eis a questão.

    1.   Sua pergunta vale para

        Sua pergunta vale para qualquer um.

        Ou se assume que há de se aceitar a corrupção para se governar ou se continua nesse papel autista de gritar “fora corruptos”. Não adianta gritar, eles não vão – não enquanto continuar toda uma cultura, toda a tolerância brasileira com a corrupção pequena, média e grande – desde que “boa”, que “me beneficie”.

    2. Tem que ser um governo com amplo apoio populacional

      Dai serem essenciais as reformas ja de inicio de governo; e dentre elas, a dos meios de comunicação.

  41. A globo e todo o time que tem

    A globo e todo o time que tem interesse em tirar Lula da disputa terão um ano pela frente para colocar facas nos pescoços da segunda instância.

  42. Enquanto os blogueiros

    Enquanto os blogueiros discutem a condenação de Lula, notei que que a Rede Globo NÃO conseguiu derrubar Michel Temer.

    A resistência bem sucedida de Temer às investidas do clã Marinho revela a força dele ou evidencia a fraqueza da “usina de poder global”?

    1. Fábio

      Vejo que as outras forças do golpe, Bancos/Mercado, Legislativo Golpista não aderiram ao golpe do golpe.

      TemerOso conseguiu o que o mercado quer a reforma trabalhista, agora vai jogar suas fichas na da previdência, o Legislativo Golpista enriquecendo como nunca dantes nesse páis.

      Ou seja as forças golpista não estão unidas, agem cada uma com sua própria estratégia.

      1. Verdade Absoluta

        Prezado, concordo integralmente com você até porque sempre disse isso. Sem o apoio externo, por mais bem organizado que fosse, não daria no que estamos vendo.

        O apoio nem precisa vir do amém-mar, uma certa embaixada em Brasilia centraliza tudo. Escutas ilegais, financiamento de passeatas de grupos fascistas, pauta da imprensa…. creio que tudo tem o dedo, ou as verdinhas deles.

    2. A Globo é fraca contra os

      A Globo é fraca contra os golpista, mas eficaz contra o PT.

      A Globo descarregou uma carga pesada de TNT contra o Temer. Nada aconteceu, o Temer está ai firme e forte.

      Se fosse qualquer um do PT já teria caido

      E tem mais, se a Globo tiver certeza que o Lula sera inabilitado,deixa o  Temer onde está.

      Na moral, os golpista são competentes prá cacete. Sabem usar o poder.

      Estancaram a porra  toda !!

    3. a minha opinião a globo não

      a minha opinião a globo não está tão empenhada em derrubar o temer como quer fazer parecer.

      alguém viu alguma convocação da globo para protestos contra o temer?

      e os protestos que foram feitos? a globo deu destaque ou escondeu?

      Para mim este escarcéu não passa de chantagem para o governo golpista aprovar as reformas anti povo trabalhador e anti brasil que a globo quer.

      Pergunta: Alguém pode apontar algum caso em que a globo defendeu os interesses do brasil e do povo brasileiro?

  43. Tenho dúvidas

    Nassif coloca que está acontecendo um contrabalanço às posições da Globo. Os blogs independentes e a mídia progressista, o contínuo desmascaramento de Moro pela defesa, diga-se brilhante do Dr. Cristiano, estão levando a um despertar da consciência das pessoas de que a lava Jato, ou a lava Lula, é tendenciosa e afronta à Justiça.

    Sei não, pessoas que tenho contato, na maioria uma classe média de pequenos empresários, profissionais liberais e trabalhadores médios, salários em torno de R$5.000,00/mês, se alegraram com a condenação de Lula, não exultaram, não soltaram rojões, mas admiraram seu ídolo Super Moro de ter condenado o “Nine”.

    É certo que arrefeceu toda aquela explosão de felicidade quando do impeachment de Dilma, mas o sentimento dessas classes é de que se está fazendo justiça, e o destruidor da Petrobras e do Brasil, Lula e gangue o PT estão com os dias contados.

    A Globo vai, junto com os jornalões Folha – Estadão – e similares, no momento certo, vão continuar a campanha de caça a Lula, vão sim emparedar os desembargadores do TFR4 e não vejo quem poderá, com paridade de armas, fazer o conta ataque.

    Vladimir Safatle, em um debate em junho de 2016, definiu que o golpe foi dado por 4 forças não coesas entre si, ou seja, sem uma liderança, sem um catalisador e mediador entre elas. São: Judiciário/MP/Polícia, Grande Mídia, Bancos/Poder Financeiro e o Legislativo.

    Cada um deles tem seus movimentos próprios e ás vezes em conjunto. O Judiciário/MP partiu pra cima TEMERoso e recebeu o apoio da Globo, mas não do mercado e nem do Legislativo. Já no caso da condenação de Lula, essas 4 forças tem o interesse pela condenação, vejam que no anúncio da sentença de Moro a bolsa subiu, o dólar caiu, Jurista e juízes golpista se posicionam com galhardia de que agora sim a Lei é para todos, a Mídia imediatamente tratou de legitimar a sentença de Moro e desqualificar a falta de provas apresentada pela defesa de Lula, e o Legislativo Golpista comemorou, com raríssimas exceções como Renan.

    Portanto, vejo que primeiro o TRF4 é pró Moro, inclusive o desembargador João Pedro Gebran Neto é fã de carteirinha e tem ligações de amizade com Moro, segundo a Mídia/Globo vai bater forte apoiada pelo mercado, criando uma cortina de reportagens e análises a favor da condenação, já vejo o Faustão dizendo que agora sim “O Brasil criou vergonha e está se tornando um país sério”,  cortina com o intuito de manter o afeto contra Lula acesso na classe média e até na classe pobre despolitizada, terceiro o Legislativo Golpista discursando que o país está saindo do caos econômico que o PT criou.

    Ontem li, creio que foi aqui, infelizmente não me recordo o autor, que vivemos tempos de exaltação ao cinismo e o cinismo não tem vergonha, o cínico achincalha, rouba, desfaz da justiça, tudo para seu único proveito, pouco importa o mundo e as pessoas a sua volta, pouco importa o país, o povo, o sofrimento. E como estamos cercados de cínicos, no Judiciário, ministros do STF onde Gilmar é o hors concours, Temer, Jucá, Padilha, Eunício, Maia, Moreira Franco, a base governista, na Mídia.

    Triste país nos tornamos, terra arrasada, povo de joelhos.

    1. Esse povo dos $5.000/mes

      Esse povo dos $5.000/mes acordam ouvindo GloboNews e vao dormir ouvindo GloboNews. Ouvem as noticias e tornam-se especialistas em economia, politica… Pegue, por exemplo, o noticiario economico referente a Petrobras: o grupo neoliberal (GloboNews) dizendo que a empresa nao se sustenta, por isso a “privatizacao”; o contraponto disso esta presente apenas nos blogs progressistas, dizendo que existem alterantivas aa privatizacao. Eh um parto fazer a classe media pensar. Passam por escolas particulares de qualidade duvidosa que os preparam a marcar X no vestibular e tem formacao bastante restrita. Penso que tudo eh questao de educacao de base, para formar provo critico e politizado; na minha opiniao uma parte da populacao (o estrato de baixo) enxerga isso, talvez seja pela experiencia vivida recentemente de comida no prato, mas gostaria de associar isso aa ampliacao da escolaridade do brasileiro (bolsa familia permitindo que criancas aumentem escolaridade, ampliacao da rede federal de educacao – IF e universidades, financiamento universitario…..). Educacao leva tempo, mas realmente acho que eh a chave. 

    2. A nossa GRANDE DESGRAÇA é que

      A nossa GRANDE DESGRAÇA é que estes imbecilóides que ganham R$ 5.000,0 por mês se acreditam ricos e bem informados por assistirem a globonews e lerem a veja.

      Tenho certeza absoluta que suas vidas melhoraram nos 13 anos de governo petista. Agora, começarão a correr alguns riscos.

      É possível que quando acordarem dos seus sonhos se vejam sem direitos trabalhistas, sem empregos, sem aposentadoria e até sem teto.

    3. Lula e seu advogado tem que
      Lula e seu advogado tem que fazer uma coletiva de impressa
      MOSTRANDO O DOCUMENTO QUE MOSTRA A CAIXA ECÔNOMICA COMO DONA DO TRIPLEX!

      E COLAR NA CÂMERA O DOCUMENTO E DENUNCIAR SERGIO MORO DE CRIME
      DESMASCARAR ESSE JUIZ CRIMINOSO.

      CONDENAR LULA POR UM APARTAMENTO QUE É DA CAIXA! ISSO TEM QUE SER MOSTRADO PRO MUNDO TODO VER!

  44. Nos seus “miiiinimos detalhes”

    Luis,

     Não era o Rony Rios o “seu explicadinho” da Tupi?

    O Walter D’Avila fazia o  Nicolau Obturado, ( no banco da Praça da Alegria, com o Manoel de Nóbrega ),  que lia o livro  em horizontal direto, de ponta a ponta  em vez de página por página, igual o Moro faz quando interpreta as acusações contra suas vítimas.

    Olha só, passei o dia  com indisfarçável mal estar.

    Muitas coisas me vieram à mente, ainda que a condenação de Lula fosse esperada.

    Me desgostou mais ainda a percepção das  pessoas, alimentadas pelo ódio e pela maledicência considerarem justa, ainda que sem provas, a condenação de “um político corrupto igual aos outros porque político é tudo igual”

    Pessoas acharem mais legítimo o temer continuar na presidência, sendo comprovadamente criminoso, do que Dilma, sem crime nenhum.

    A gente fica entre susto e frio na barriga com esse tipo de raciocínio maciço da população,  chegando a temer pela própria sanidade.

    Me veio à mente ainda, a deposição  da presidente da Coréia do Sul pelo simples fato de ter amizade com uma empresária.

    Eu duvido que ela tenha cometido os crimes de que foi acusada.

    Otimista ainda com o Brasil no sentido de que não foi necessário invadí-lo e caçar até a morte um líder indesejável como fizeram com Kadafi no seu próprio território, por exemplo.

    Digo a você o que disse a um outro leitor:

    No fim do Brasil, talvez tenhamos um povo melhor e mais consciente.

  45. ESTÃO NOVAMENTE NO CAMINHO ERRADO.

    Se MORO achou primeiro o criminoso e depois tentou achar o crime, é só inverter, é só achar o JUIZ e depois achar a quem ele serve, é notório e claro que uma conspiração depende de atores fracos que se acham fortes, mas que se tornam fortes porque não são incomodados devidamente. O STF não tem nenhuma razão de existir, é caro e serve a senhores muito estranhos, se tornou um GUARDIÃO DA HERMENÊUTICA e deixou o cidadão sem regas a não ser a regra que serve a quem eles servem. Para mim o respeito é apenas nas pessoas humanas imbuídas no cargo, quanto ao cargo, é sim desnecessário não servem para mais nada. Para o judiciário é bom ter políticos com contas a prestar a justiça, se tornam reféns e assim na insatisfação quanto as injustiça nunca irão incomoda-los, e é por medo e não pela convicção da necessidade de uma reforma ampla no judiciário, ficou e está provado que não temos justiça temos é um TRABOLHO INCHADO E CHEIO DE VAIDADES E EGO, que tagarelam fora dos autos e que tem uma simpatia sintomática e viciosa pela mídia, diante das câmeras e microfones se sente como pintos no lixo, esnobam como bibelôs de capa preta e caça auxílios, só isso mesmo. Para eles não importa que o povo sofra, pois o deles, ai é constitucional, não tem hermenêutica é obrigatório o repasse na data a esse sistema carcomido, o deles estará na conta para gastarem em MIAMI e na Champs-Élysées em Paris, enquanto ao povo como disse a ministra, problema de esquema na câmara é do legislativo, lavam as mãos com o leite das divinas tetas e nem se sentem serem o narciso de Herodes, são mais que isso, milionários nas costas do povo sem justiça, se não são afortunados fazem questão que o povo os veja assim, em seus sapatos chiques Chanel, ternos Armani e rangos da elite dos chefs internacionais, vinhos de cartas secretas que só ricos podem até saber que existe. Hoje não darei vivas as víboras de Têmis, hoje não, pelo menos isso ainda podemos decidir, só não sei até quando.

     

  46. condenação

     Não foi tão fácil assim para o o tal de Moro lançar essa sentença. Creio até que ele estava com algum receio. Além disso a sentença é literalmente uma porcaria:muito mal feita.E as atitudes de todos não serão julgadas simplesmente pela Globo ou pela grande mídia. Há um processo em andamento na ONU, e que se for , como deve ser, favorável ao Lula, a situação ficará muito hostil para todas as Instituições brasileiras, que de resto nunca foram algo que possa despertar o “orgulho da nação”. Ademais, parece que a quadrilha que se apossou do poder com o golpe estava financiando todo o ataque ao PT e em particular ao Lula,para fragilizar qualquer tentativa de ataque mais contundente contra o golpe, e estava dando “costas quentes” ao Moro, através de reportagens financiadas e feitas pela Globo. O popular jabá. Mas agora tudo mudou: Cunha está preso, Temer está também sendo acossado e AS verdades sobre Moro vão sendo reveladas assim como as verdades sobre o Aécio, sem contar que a Globo perde terreno dia após dia. Não é fácil colocar um basta nessa vexaminosa situação. Mas também não é fácil para eles colocarem um cara como Lula na cadeia, sem acusações melhores e mais consistentes

  47. condenação

     Não foi tão fácil assim para o o tal de Moro lançar essa sentença. Creio até que ele estava com algum receio. Além disso a sentença é literalmente uma porcaria:muito mal feita.E as atitudes de todos não serão julgadas simplesmente pela Globo ou pela grande mídia. Há um processo em andamento na ONU, e que se for , como deve ser, favorável ao Lula, a situação ficará muito hostil para todas as Instituições brasileiras, que de resto nunca foram algo que possa despertar o “orgulho da nação”. Ademais, parece que a quadrilha que se apossou do poder com o golpe estava financiando todo o ataque ao PT e em particular ao Lula,para fragilizar qualquer tentativa de ataque mais contundente contra o golpe, e estava dando “costas quentes” ao Moro, através de reportagens financiadas e feitas pela Globo. O popular jabá. Mas agora tudo mudou: Cunha está preso, Temer está também sendo acossado e AS verdades sobre Moro vão sendo reveladas assim como as verdades sobre o Aécio, sem contar que a Globo perde terreno dia após dia. Não é fácil colocar um basta nessa vexaminosa situação. Mas também não é fácil para eles colocarem um cara como Lula na cadeia, sem acusações melhores e mais consistentes

    1. Nine and half
      Nove e meio é o numero de dedos de LULA.
      …é como o inquisidor o chama na fogueira… Os golpistas até nisso demonstram preconceito e ódio…

  48. Pule de dez

    Apesar do otimismo do Nassif, a condenação do Lula é certa. Ontem, no Jornal Nacional, o presidente do TRF-4, Thompson Flores, praticamente adiantou a condenação: elogiou a sentença do Moro e admoestou o Lula por criticar o juiz de Curitiba. É a nossa Justiça “isenta e imparcial”. É de causar engulhos. 

    1. Só existe um porém: na

      Só existe um porém: na primeira instância, a decisão de Moro foi monocrática. No TRF-4, a decisão é colegiada (três desembargadores). Foi por isso que o João Vaccari foi absolvido na segunda instância. Com o voto contrário desse Thompson, diga-se de passagem.

      1. Vaccari foi absolvido depois do golpe dado.

        Quando pediram habeas corpus de Vaccari, o TRF-4 negou. Qual o motivo para que ele não respondesse em liberdade, se contra ele só tinha delação premiada? O mesmo motivo pelo qual o absolveram depois do golpe não serviu para soltá-lo antes do golpe.

        1. Que fique bem claro caro

          Que fique bem claro caro amigo Neotupi: não estou defendendo de forma alguma a justiça bandida de nosso país, só fiz uma observação, otimista reconheço, talvez contaminado pelo otimismo do Nassif. Espero que os outros dois desembargadores absolvam o Lula, desse Thompson não dá para esperar nada mesmo.

  49. TRF4

    O presidente do TRF4, de sobrenome Thompson, cumpriu bem seu papel no JN de ontem, 13/7. Ele, que deve ser da mesma família de Telmo Thompson Flores (falecido, foi engenheiro e ex-prefeito de Porto Alegre nomeado pela ditadura militar), tratou logo de elogiar a peça “fabricada” pelo Moro, dizendo-a bem elaborada e também fazer uma espécie de ameaça velada, prometendo um julgamento antes das próximas eleições… Estamos com um judiciário de fazer inveja à Venezuela!

  50. Mais um mérito para Lula.

    Desconsiderando o fato de que Lula é perseguido, não  pelos supostos escorregões, mas pela ousadia das realizações sociais, precisamos considerar mais um aspecto de mérito ao Lula:

    No afã de tentar incriminar Lula, de um jeito ou de outro, a elite golpista está com as suas vergonhas expostas.

    Estão num beco sem saída: Como vão continuar a perseguição a Lula e esconder todos os processos de amigos, “inadvertidamente”, pegos na rede armada para pegar Lula?

    Em tempos de loucura desvairada, torço para que a Globo aumente o grau de perseguição e Temer derreta lentamente….

    1. Os golpistas não têm vergonha

      Continuam suas perseguições a Lula da forma mais descarada e hipócrita possível.

      Esse pessoal não tem vergonha não…

    2. A poderosa globo e seu esquema de chantagem

      Depois do golpe, essa máquina de moer reputação já está meio degastada como instrumento de pressão de “otoridades”.

      É tanta gente sem reputação alguma encastelada nos palácios de “poder” que ninguém mais presta atenção aos escândalos.

      Até agora, apesar da campanha e da delação bomba, o Temer não caiu.

       E isso sem contar o fato de que a globo e correlatas são tb instrumentos de um poder maior que no Brasil já conseguiu o que queria. 

      1. Mercado quer atrasar queda de Temer

        para não dar tempo de eleições diretas.

        Se Temer cai em agosto ou setembro, serão 6 meses de interinidade do Botafogo da Odebrecht e mais 1 mes para convocar eleiçao. Isso já será depois do carnaval de 2018. Aí diminui a pressão pelas diretas já, pois as eleições serão em outubro.

        Prevejo que teremos 3 presidentes antes das eleições: o atual traidor até agosto ou Setembro. O Botafogo até fevereiro ou março de 2018. E um nome escolhido pelo mercado para o Congresso referendar até dezembro de 2018 e que poderá concorrer à reeleição.

  51. Dormindo…

    Olá debatedores, bom dia.

    Bom dia também para o r. jornalista e sua equipe.

     

    Meus caros debadores, desculpem -me mas precisamos  fazer nossa  autocrítica.

    Reparem  bem nossas opiniões à respeito da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:

    Antes porém, seria importante parar, refletir, pensar e extrair alguma conclusão a respeito do se segue:

    -Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Conjugue com isto:

    -Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

     

    Isso posto, vamos ao teor de nossos comentários, nossas análises, nossas indignações, enfim, nosso visão sobre os problemas de NOSSA REPÚBLICA!!!!

    Vejamos.

     

    Normalmente, o que se fala sobre a  Globo é que ela  já está manipulando isso ou aquilo.

    Que ela tem o poder de fazer isso e mais aquilo contra nós, contra todos, contra tudo em desfavor da REPÚBLICA ( veja acima) etc, etc, etc.

    Mas notemos bem:

     Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.

    Agora me respondam:

    A REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA segue essa cláusula de seu próprio pacto?

    Minha resposta: se sim, deveríamos parar de falar que a GLOBO fez isso, manipula aquilo, etc.  

    Ademais, a lei – código brasileiro de telecomunicação lei 4117 de 27/08/192  que ainda está em vigor,   em NOSSA REPÚBLICA(vale frisar!),  é, como visto,  de 1962 e foi sancionada por ninguém menos que João Goulart.

    Este código, todavia, não trata e nem poderia tratar de “formas possíveis de oligopólio ou monopólio que manipulam isso ou aquilo.

    E, de novo, vale reiterar, mais uma vez, frisar, ratificar, esclarecer, enxergar, deixar de ser cego e estúpido vez que   é nítido, é claro, é visível, que  “Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio.”

    E, SE  Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.  então meus caros debatedores, maxima venia, mas  se existe  monopólio ou oligopólio manipulador nos  meios de comunicação na república brasileira, esse problema É SEU, É MEU, também.

    Se a premissa imediatamente  acima for verdadeira, então vamos assumir:

    Somos  desavisados, desorientados, trouxas, otários, sonolentos, bobocas e PERMITIMOS  , mansa e pacificamente o flagrante DESCUMPRIMENTO  de nosso PRÓPRIO PACTO REPUBLICANO.

    Pacto este que existe,  fundamentalmente, para  possilitar uma VIDA SEM CONFLITOS entre nós, os NACIONAIS!

    Eu, por várias razões,  estou absolutamente convencido de que somos realmente trouxas, sonolentos, desavisados, desorientados, bobocas, inúteis!

    Não sabemos sequer EXIGIR nossos direitos republicanos.

    Trabalhamos, pagamos tributos, seguimos normas, e convivemos com FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO PARA 50% de NÓS MESMOS, educação de baixa qualidade, serviços públicos de baixa qualidade, inclusive, JUDICIAIS etc.

    A culpa , portanto, caros senhores debatedores, É NOSSA MESMO! 

    Eles, tú, vós, eu, ele, enfim NÓS SOMOS OS CULPADOS! Assuma a sua parte, caro debatedor, que  aceita a “inflação inercial”!

    Que aceita dívida pública não auditada,  sem revisão!

    Que aceita pagar juros exorbitantes!

    Nós, que somos administrados, não sabemos exigir nossos próprios direitos! Somos tolos!

    Agora vejamos um outro ponto:

    É FUNDAMENTO, vale repetir, É FUNDAMENTO de nossa república, dentre outros, o seguinte:

    os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    Notem, caros debatedores, que os DOIS!  1 – valores sociais do trabalho e 2- livre iniciativa, estão em pé igualdade em NOSSO PACTO DE CONVIVÊNCIA PACÍFICA! E os “valores sociais do trabalho vêm primeiro na frase!

    Agora eu lhe pergunto, caro debatedor:

    Os valores sociais do trabalho(1)  e da livre iniciativa(2) , nesse ordem,  estão  em pé de igualdade aqui em NOSSA REPÚBLICA, considerando-se, ainda,  a ordem em que forma escritos? 

    Você, por um acaso, votou em representantes “da livre iniciativa”, deu carta branca,   para que eles, SEM QUALQUER DABATE OU COM DEBATE APENAS PARA INGLÊS VER, mudassem as normas dos “valores sociais do trabalho”?

    Se sim, então cale-se e cumpra as normas do pacto.

    Se não, você e eu, de novo, somos DESORIENTADOS,  mentecaptos, bobocas e mais adjetivos que prefiro não vomitar aqui, diante da indignação que abala minha alma de uns tempos para cá.

    ——————

    Sobre o conteúdo do xadrez do r. jornalista, mantendo-se a mesma linha de raciocínio que expus acima e , mudando-se, evidentemente,  o que precisa ser mudado, minha conclusão é a de que SOMOS REALMENTE TOLOS! 

    Aqui no Brasil  precisamos compreender o seguinte:

    Onde se lê : Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,

    Leia-se: Todos NÃO são iguais perante a lei, COM  distinção de CERTA  natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País OU FORA DO PAÍS,  a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade DE CERTAS PESSOAS DESIGUAIS,  à igualdade, à  DESIGUALDADE, à segurança  à  FALTA DE SEGURANÇA, e à propriedade SEM FUNÇÃO SOCIAL…

    E notem, o TRABALHO, sobretudo o celetista, não consta deste caput. E o problema? É meu e seu! 

    Somos , portanto, sonolentos, lentos, inertes, bobocas!

     

    E o  “direito  não socorre aos que dormem!”

     

    Acordem!

  52. “Do lado da nova Procuradora

    “Do lado da nova Procuradora Geral, Raquel Dodge, o movimento lógico será ampliar os quadros da operação. Significará conferir mais profissionalismo às investigações e, ao mesmo tempo, diluir a influência deletéria dos atuais titulares.

     Do lado da Polícia Federal, já houve a dissolução do grupo de delegados, com os trabalhos sendo assumidos pela PF como um todo. Desmontam-se, assim, as condições que permitiram a politização, o protagonismo excessivo e a contaminação da imagem da PF e do MPF.” Eu me pergunto porque é que a Dilma não fez isto? Confiou no Zé? Aliás, cadê o Zé? Desde o primeiro minuto a lava jato mostrou a que vinha e qual era seu ÚNICO objetivo que NUNCA foi o combate a corrupção. Porque esta presidenta deixou a coisa chegar onde chegou? Inépcia, preguiça, burrice, ignorância, inocência,etc etc?Não sei. Mas que grande parte do que ocorre hoje, inclusive as medidas anti povo trabalhador do governo golpista,  é responsabilidade direta do imobilismo dela não há como negar.

  53. Sem educação, que é um

    Sem educação, que é um projeto ideológico como dizia Darcy Ribeiro, não há saída. Uma democracia que depende da vontade de alguns juízes, não passa de uma farsa. Forças armadas que se aliam a um inimigo externo são forças de ocupação. Assim fica difícil ser otimista.  

  54. Guerra civil está no cenário estratégico do mercado

    Resolveram fazer no Brasil o laboratório de ensaio sobre o ponto limite de tensão do povo que provoca a ruptura do capitalismo.

    Poderia lembrar Marx sobre a caracterísitca autodestrutiva do capitalismo, mas como Marx provoca urticária em conservadores que “não leram e não gostaram”, vou citar o ex-ministro da fazenda Mário Henrique Simonsen, inequívoco liberal conservador. Disse em 1986:

    “No dia em que eles descerem os morros do Rio, famintos e desnorteados, como soldados abandonados por seus generais, eles tomarão conta da cidade, da zona sul, e as classes médias e ricas serão prisioneiras de suas próprias avarezas e descuidos com os mais pobres”.

    Desvie um pouco os olhos do que se passa em Brasília (uma ilha da fantasia que já tinha poucos vínculos com a Nação e depois do golpe e das reformas escravagistas não tem nenhum) e olhe o que se passa nas favelas. 

    O que Simonsen previu deu as caras em Vitória (ES) recentemente. E acontece todo dia, não no atacado como previu Simonsen, mas no varejo: arrastões, tiroteios, roubos de carros, de carga, contrabando, extorsão. Comerciantes nas redondezas tendo de pagar “segurança”, empresas tendo de fazer acordos de boa vizinhança com o tráfico fortemente armado, políciais preferindo acertar o arrego do que se matarem em tiroteios, etc, etc.

    Acho até que nas favelas há uma maioria esmagadora de pessoas honestas, muito maior do que no asfalto repleto de sonegadores, exploradores, gente que não paga o que combina, não paga direitos trabalhistas, etc. Sào diaristas, garçons, pedreiros, entregadores, balconistas, estudantes que fazem dupla jornada, gente que não exploram ninguém, pelo contrário são explorados ao trabalharem muito e ganharem pouco. Mas há também o crescente apelo à criminalidade quando a cultura neoliberal diz que a meritocracia é medida pelo tanto de dinheiro no bolso, não interessando muito como ele venha, vigorando a lei da selva do mercado, a lei do mais forte. Ora, em um ambiente onde a população foi sempre excluída, a lei do mais forte é a das facções criminosas que tem o poder econômico local.

    Nos governos petistas, ao colocar o pobre no orçamento, ao valorizar as comunidades através de políticas de bem estar social, havia outros valores para a população pobre perseguir para ter uma vida melhor. Estão tirando tudo isso e devolvendo o povo às senzalas do século XIX. Vai dar merda.

    O pior é que o mercado tem gente suficientemente inteligente para saber disso (como era o próprio Simonsen), por isso não se trata de burrice nem imprudência, mas de planejamento estratégico com riscos calculados. Acredito que estão sugando o máximo de dinheiro da nação no período “pacífico” com o golpe neoliberal, e já tem seu planejamento para o cenário de guerra civil, ainda que velada. Já destroem a engenharia de infra-estrutura nacional, o rearmamento das Forças Armadas. Depois da terra arrasada com a guerra, virão a “ajuda internacional” para as Haliburtons da vida “ajudarem” a explorar o pré-sal, as Monsantos da vida “ajudarem” o agronegócio e por aí vai. Tudo convertido em dívida externa, é claro, para passar o resto da vida pagando imposto para pagar dívida.

    Só o povo tem o poder de salvar a si mesmo. Na falta de uma revolução, Lula é o melhor vocalizador do povo se salvar no curto prazo, estragando o planejamento estratégico do mercado.

    Não conheço a biografia dos desembargadores que julgarão Lula e gostaria de ter a grata surpresa de vê-los fazendo Justiça, mas acho que se tiverem vergonha de assinar uma sentença ridícula como a de Moro e verem que terão de absolvê-lo, segurarão o processo para fazer Lula passar a campanha na condição de condenado em 1a. instância. 

    Dado o histórico do Brasil, o cenário mais provável que vejo é:

    1)  Lula é condenado apenas em um crime para inabilitá-lo, mas sem prisão para não fazê-lo mártir o potencializaria seu papel de cabo eleitoral. Isso se tudo estiver dando certo para o mercado e o povo aceitar passivamente.

    2) Lula não será julgado até as eleições, se ele continuar sendo um cabo eleitoral capaz de eleger um candidato de esquerda. Ou o governo Temer/Botafogo acabar de quebrar o Brasil e haver uma moratória técnica anunciada. Aí até o mercado pode querer Lula para consertar a lambança.

    3) Houver sinais de revolta popular massiva (ocupações do congresso, de bancos, greve geral, boicotes, etc). O mercado e a Globo vão propor uma espécie de carta aos brasileiros versão 2018. Assim, se Lula vencer caberá a ele consertar a lambança e pacificar a nação. Se perder, o vencedor pelo menos teria mais legitimidade do que sem Lula disputar.

  55. Minha opinião é parecida com

    Minha opinião é parecida com o grande comentarista Gilson As: não adianta mais passeatas, encher a rua, nada disso. A única coisa que fará esses canalhas retrocederem e darem meia volta é a conflagração social. Já passamos do ponto de não retorno há tempos. Se tem coisa que capitalista tem medo é do povo se revoltar e começar a quebrar tudo. Estilo França e seus carros queimados por toda a cidade. Até chegar ao ponto de forçar essa camarilha a negociar. Greve geral por tempo indeterminado também funcionaria. Mas não nos iludamos: greve geral por tempo indeteterminado precisa de adesão, e a adesão de 100% é utopia: ninguém quer arriscar a zona de conforto, só se o caldo entornar e faltar comida para pôr na mesa e os filhos começarem a passar fome. Só guerra civil resolve isso aqui, infelizmente.

    1. Bater panela e marmita é coisa de coxinha

      Só coxinha bate lata, porque não sabe fazer fazer nem falar mais nada. Todo coxinha é burro e sem cultura!

      1. Coxinha bate panela inox

        Às vezes, e muitas, foram as empregadas que bateram as panelas nas janelas e sacadas.

        Petralheiro bom bate marmita de alumínio.

        Saudações PeTistas!

          1. por enquanto

            Ainda teremos churrasquinho de tucano à milanesa (da minha Teresa) nas marmitas.

            Vai Passar

            e vai ser lindo como já foi um dia.

  56. E se o TRF não analisar até a eleição?

    Nassif e outros colegas:

    Existe a possibilidade de o recurso não ser apreciado até as eleições.

    Neste caso, o Lula poderia ser candidato? pois o nó que o nazista de Curitiba fez foi exatamente inabilitar o Lula já na primeira instância por n anos.

    Caso isso aconteça, o Lula poderia disputar a eleição ou dependeria de uma “liminar”?

    1. Poderia disputar eleição

      E é um cenário bastante possível se quebradeira Temer/Meirelles se agravar em 2018. É só ameaçar faltar dinheiro para pagar o serviço da dívida (moratória técnica) que até o “mercado” chama o Lula para consertar igual em 2002.

      Até para o mercado Lula foi o melhor presidente em tempo de crise. Eles tem medo é de Lula depois de consertar a lambança, pois aí a agenda de distribuição de renda e do estado forte se intensifica.

      1. Sigo a minha política de
        Sigo a minha política de consumo mínimo neste governo golpista, por dois motivos:

        1) Punir classes empresariais que apoiaram o golpe;

        2) Quanto pior melhor, não vou dar nenhuma porta de saída para golpistas.

  57. A polícia (Estado) invadiu o

    A polícia (Estado) invadiu o Carandiru em 1992 e promoveu aquele massacre todo.

    O resultado daquela ação foi a criação do PCC, cujo auge foi forçar o governo (Estado) a negociar mediante atentados contra a polícia. Também houve um sequestro de um repórter da Globo por parte do PCC, que forçou a Globo (mais forte que o Estado) a paralisar sua programação para que pudessem ler um pronunciamento. Só o Brizola conseguiu um feito parecido, e com um tempo menor. A verdade é que só conseguiram essa proeza na base de organização e armas.

    Desde então o governo (Estado) não mexeu mais com o PCC, que, dizem, tem influência até em certos membros da alta corte….

    Agora o governo (Estado) está tentando um massacre diferente, não contra o PCC, mas contra o povo.

    Se a reação for branda, ao estilo “não vai ter golpe”, esquece. O aparato estatal passará o trator. Se esses bandidos são capazes de condenar o Lula, o maior líder político vivo, não no país, mas no mundo, sem que o mesmo tenha cometido crime algum, o que eles poderiam fazer contra cidadãos comuns? Em 1968, no endurecimento do golpe, quando o povo esclarecido percebeu já estava encarcerado. Muitos morreram torturados. 

    A Venezuela de fato está passando por uma situação crítica, e a sua elite faz faltar até comida em supermercados. Mas o povo defendeu o Chavez e defende o Nicolas Maduro. O povo não se omitiu. O Chavez caiu, o dono da Globovisón (sempre Globo) tentou tomar o poder e o povo o recolocou o Chavez no poder. Além de forçar o golpista pilantra a picar a mula do país.

    Revolução Francesa, Revolução dos Cravos, Revolução de 30, Revolução Russa, etc, etc, só Revolução dá jeito nisso aqui.

     

    1. PCC

      PCC nessa história.

      Se se fecham acordos  de Paz “durante as Olimpiadas, Panamericano e Copa do Mundo..

       O PCC tá muito quieto…Nesse mato tem cachorro e vai sair pelo portão.E aí meu amigo  não vai haver guia ou carrocinha que o pegue.

      Mto medo disso.

  58. Inicio de uma nova campanha histórica!

    Prezado Nassif!

    Venho nesta oportunidade lhe fazer um apelo para a efetivação do assunto que destaquei do seu Post.

    Diante dessa gigantesca e implacável máquina que se apoderou do País com o objetivo de moer as esperanças do nosso povo de ter uma vida digna, só me resta dirigir um apelo a sua pessoa e a outros comunicadores combativos como o Edu, PHA etc etc para emprestarem seus nomes à lide política, candidatando-se nas próximas eleições à Câmara Federal, tanto para atuarem com o fim de assegurar às vozes opostas a essa máquina os meios necessários para poderem continuar desempenhanho o seu papel, como o de representarem e defenderem de modo tenaz, qualificado e amplificado as justas esperanças do nosso povo que, a meu ver, está desprovido no Congresso Nacional de representantes identificados com as suas aspirações. 

     

    1. Complementando…

      Se não mudarmos a atual representação que temos no Congresso Nacional por nomes dissociados dos interesses que eles representam, postulam e defendem, então a nossa luta é vã, é estar malhando em ferro frio, d’onde o melhor será a resignação com imersão na alienação sobre tudo o que está aí posto.

      1. O golpe foi dado, as riquezas

        O golpe foi dado, as riquezas do Brasil sendo doadas ou vendidas a preços simbólicos e o povo sendo, gradativamente, destituído dos seus direitos. Tudo com ampla aprovação de parlamentares e respaldo dos togados.

        Mas a deformação no uso da delação premiada pode ter alguns efeitos colaterais não previstos. Há notícia de que na delação do Cunha, há nomes e valores pagos a deputados para votarem SIM no impeachment.. Poderia ensejar uma boa limpeza no Congresso. Mas, convém não ter muito expectativa, pois tem tantas conexões nesse esquema golpista que vão tratar de mudar logo de assunto.

         

         

        https://www.brasil247.com/pt/247/poder/306476/Bomba-Cunha-conta-quem-e-quanto-recebeu-para-votar-pelo-golpe.htm

  59. Outra hipótese.

    O moro não tinha outra escolha senão condenar o Lula. Então faz  uma sentença vazia e depois o LULA é inocentado. Ele faz cara de quem fez o seu trabalho e passa a bomba para a intância superior, que é quem, se assumir a idiotisse do moro, se destroi definitivamente mesmo com a globo no seu calcanhar. Em particular e sob pressão ele diz: eu condenei, mas inocentei.

    Isto se deu a meu ver claramente nas delações, depois de se saber que a delação não precisava ser verdadeira, os delatores passaram a delatar coisas em si só inverossímeis, “eu tava brincando, você acreditou no que eu disse, não viu que eu estava mandando um sinal da bobagem improvável, ou você acha que alguem ia acreditar que eu ia depositar 150 milhões na minha conta no exterior para você?” Ou melhor explicando: eu delato que lhe dei um dinheiro no hotel em caruaru em 20 de outubro de 2006, sendo que nem eu nem você nunca estivemos em caruaru.

    Conclusão, exceto a globo que quer destruir tudo, todos, inclusive o moro vão rezar para a 4a rf anular a sentença.

  60. Peça 3
    “Desmontam-se, assim, as condições que permitiram a politização, o protagonismo excessivo e a contaminação da imagem da PF e do MPF.”

    Nassif, esses órgãos são essencialmente da classe média burguesa, e nos cursos de formação há uma tendência nítida ideológica antipetista.

    Portanto, não dá para, quando se tratar de PT, se esperar uma despolitização.

    Ocorrerá tal despolitização se for consolidada a derrota do PT.

    Então, com partido do “sistema”, obediente e servil, cessará a perseguição, ou como queiram, a politização.

  61. Peça 4
    “O primeiro round será o julgamento de Lula pelo TRF4. Nele, a Globo jogará todas suas forças. Como consequência, se exporá mais ainda, como a Força, um poder incompatível com um regime democrático.”

    Muito mais grave que este episódio foi a derrubada do governo Dilma, totalmente bancada pela rede globo.

    Tratou-se se um golpe contra uma república, e não uma decisão injusta contra uma pessoa, e ainda assim foi concluído de forma consolidada.

    Então, se acredita em algo ainda mais “incompatível com o regime democrático”?

  62. Esperança e irrealismo
    “O último ato de Moro é o primeiro de uma luta cívica que poderá ser tão memorável quanto as diretas, ambas em defesa da democracia.”

    Já tivemos

    a condenação, com menos indícios ainda, de Dirceu e Genoino

    os movimentos antidemocráticos graves do Presidente do PSDB desde a eleição de Dilma

    A derubada de Dilma com o aval do órgão mais alto da justiça, o STF.

    E ainda se acredita na defesa da democracia?

  63. TRF4 no embalo do STF
     Uma das poucas conclusões fatídicas no universo governamental brasileiro é a “independência dos Poderes da União, exemplo disso, é o timing do Supremo Tribunal Federal no impeachment parlamentar de Dilma, no caso Cunha, no caso Aécio…Por essa probabilidade jurídica àquem de conflito com os políticos, o TRF 4 deve ir no embalo do STF no caso Triplex – Lula, e assim esperar o resultado das urnas eleitorais 2018 para condena-lo se ele não for eleito presidente do Brasil novamente. Talvez o problema, nisso tudo não seria Lula/18 e sim Lula/19 em diante, pois o ex-presidente pode gerar uma completa indigestão na Besta, que muito embora pequena, ela consegue manipular o povão facilmente. 

  64. Ouso dizer tb q qualquer
    Ouso dizer tb q qualquer decisão favorável ou não a Lula na ONU irá influenciar ao mundo, será como passar recibo às imparcialidades ou não,sei da influência dos EUA na ONU,quando penso em Trump fico animado,pq Trump é Lula e Lula é Trump, ele pode ser a bola da vez, então é melhor inibir esta prática, não é bom para os políticos de nenhuma corrente de pensamento,mas Trump pode não ter bala na agulha para isso ou nem depender dele nada!

  65. Nassif, acho que já escrevi

    Nassif, acho que já escrevi isso aqui. Acredito que a OAS quis fazer um agrado, mas ainda que a intenção de Lula fosse realmente delinquir, o crime não se consumou. Moro está condenando por eventuais atos preparatórios, e atos preparatórios, se não constituírem crimes autonômos, não configuram crime, simples assim! Qualquer imbecil do terceiro ano de um faculdade meuetrefe de direito sabe disso. Gostando ou não do Lula, o caso é absolutamente estarrecedor.

  66. Conclusão dos 2 comentários anteriores
    1) É mais do que claro e consolidado que o maior poder existente no país, muito além dos três poderes formais, é a rede Globo.

    2) Igualmente cristalino que a democracia (tal como a conhecemos por aqui) do Brasil ruiu a partir da vitória do PT.

    1) Não sei quando surge o imenso poder da Globo, mas desde os governos militares que sua atuação em todos os ditames do país se tornou uma constante.

    Apenas para recordar ao missivista do belo artigo e aos seus milhares de leitores, o próprio movimento das diretas foi totalmente elaborado pela rede Globo.

    Ainda para não cair no esquecimento, a vitória eleitoral de Collor contra Lula foi bancado e manipulado pela Globo, conforme afirma Boni, em vídeo que circula na internet. A derrubada de Collor foi igualmente engendrada pela própria Globo.

    Não vamos esquecer, também, que para Lula ser eleito foi preciso que se redigisse a famosa “Carta ao Povo Brasileiro” para que o mercado e a Globo não interferissem no pleito eleitoral.

    A partir da vitória de Lula a democracia – como uma instituição que favorece o equilíbrio entre os poderes, a harmonia da convivência social e o respeito institucional – começa a ruir.

    Primeiro, através do massacre provocado pela concepção criada pela Globo da chamada crise do mensalão.

    A partir daí o Governo ficou manietado e submisso aos desejos da platinada. Começou a ceder, cada vez mais, ao ponto de chamar para compor, e ainda além disso dividir o poder, o PMDB e seus mais fortes e sujos representantes. Surgiu Geddel como ministro e outros bandoleiros mais.

    Politicamente já fragilizado, o PT através de uma imposição de Lula escolhe para ser a candidata à sua sucessão um nome fora esfera eleitoral e com mais fama de administradora. Dilma eleita.

    Os movimentos de 2013 são desviados da sua finalidade pela Globo, transformando um protesto contra o aumento das passagens em protesto contra a política e movimento de desestabilização do governo federal.

    Dilma é reeleita sob intenso bombardeio da Globo, e de logo tenta acalmar a platinada escolhendo Levi, candidato do mercado, para o seu principal ministério. Levi toma medidas pró mercado e anti promessas eleitorais. Morre o governo Dilma.

    A Globo que pressionou, contra a plataforma eleitoral de Dilma, o governo para que esse guinasse pró-mercado, foi a mesma que insuflou o pedido de impeachment da presidenta.

    Derrotando a eleição de Dilma com apoio do mais alto órgão da justiça (STF)e de todo o congresso, pelo impeachment, restava apenas bloquear qualquer reação do grupo eleitoralmente mais comprometido com a população.

    Surge um juiz com a incumbência de impedir que a maior liderança do partido mais popular se candidatasse.

    Promoveram três frentes da justiça para tentar impedir Lula de se candidatar.

    Promotores e um juiz de São Paulo tentam condenar Lula, mas cometem deslizes. O processo, para não morrer, é avocado para Curitiba.

    Um juiz de Brasília tenta processar Lula, mas o conluio da Globo com o juiz de Curitiba se torna suficiente para desenvolver um processo recheado de nulidades.

    A democracia afunda na lama da Globo.

    1. Se a democracia

      Ruiu quando da vitoria petista, então significa que antes era a democracia que a direita gostava. Quando a esquerda alçou o poder, aí era a democracia que a direita não gostava. Significa que era democracia Bola Nossa. E a democracia sai de campo quando os Bola Nossa perdem.

       

      1. Bingo
        Exatamente isso.

        Democracia no Brasil é manca, só funciona de um lado.

        O debate politicamente correto, o republicanismo brasileiro, funciona bem no debate teórico, e mesmo assim quando beneficia o sistema.

        Resolver os problemas da formação brasileira em gabinetes dá no que deu.

        Diz, aí, na prática quais os avanços que HOJE vemos dos 12 anos seguidos dos governos Lula/Dilma?

        A democracia só funciona quando se botar o povo na rua. E o PT parece ter perdido essa capacidade. Lembra-se de 2013/julho?

        A democracia só funciona se tivermos comunicação ampla e diversa, e os governos Lula/Dilma não fizeram nada para deter o poderio da globo, ao contrário, robusteceram – no ainda mais.

  67. O agente do mal

    Março de 2014 foi um marco que deu início a operação que abriu as entranhas do poder político do país. Um simples “agente da Cia”  carregou nos ombros o maior peso da pressão de poderosos . Este brasileiro que apanha como um saco de pancadas de uma porção significativa da sociedade brasileira jamais será esquecido .Para o bem ou para o mal.

  68. Como barrar esse plano

    Lula foi condenado. O caso agora será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Logo após, o TRF-4 afirmou que até agosto o caso de Lula será julgado e o petista poderá ser preso, caso o veredito de Moro seja contemplado.

    Lula afirmou que querem tirá-lo das corridas eleitorais de 2018 como presidente. Ele desponta como líder isolado nas pesquisas presidenciais, com mais de 30%.

    Os golpistas têm pressa, precisam prender logo Lula para tira-lo da corrida presidencial de 2018 e também para iniciar uma perseguição ampla à esquerda aprofundando ainda mais o Estado de exceção instalado pelo Judiciário.
    Ademais, relembrando, este Tribunal é o mesmo que, em 2016, deu apoio à ditadura instalada pela República do Paraná, afirmando que os abusos da Lava Jato são “compreensíveis”, por supostamente estarmos encarando uma situação “excepcional”, assim, dando carta branca à todas as loucuras de Sérgio Moro e os procuradores patetas contra a esquerda e a economia nacional.

    Este é o fato: o TRF-4 condenará Lula antes das eleições de 2018.

    Como blocar esse plano: com a mobilização popular contra o golpe e contra a população.

    Fonte:  http://causaoperaria.org.br/blog/2017/07/15/trf-4-lula-sera-condenado-em-segunda-instancia-e-antes-da-eleicao/

  69. Xadrez do início de uma nova campanha histórica

    o desastre causado pelos 13 anos de Lulismo pode ser constatado em vários ambientes seja ou não na web, inclusive nesta área de comentários do Blog do Nassif, a qual ainda é das menos afetadas, dado existir alguma diversidade, muito embora permaneça quase unânime em torno do mito Lula.

    com Lula condenado sem provas, colocando sob quase certa inviabilização sua candidatura, 2018 se revela como o que desde antes do golpe se mostrava ser: uma ano para sempre longe demais.

    e o que o Lulismo propõe? mais do mesmo! lutar pela candidatura de Lula, em 2018!

    a educação pela pedra. pela porrada. pela derrota. pela frustração. pela impotência. pela depressão.

    não se derrota uma cleptocracia colonial e escravagista pela via parlamentar ou através de suas instituições.

    só através da constituição do poder popular este golpe tem alguma chance de ser derrotado. e poder popular se constrói na ruas e nas redes. nas manifestações, nas ocupações, nos bloqueios. na luta do cotidiano. numa mobilização permanente.

    não será a casa Grande que permitirá a emancipação da Senzala. pode pedir permissão à vontade, só se desmascara como o grande pelego que sempre foi:

    “Senhoras da Casa Grande, permitam que alguém da Senzala faça o que vocês não tem competência de fazer neste país. Permita que alguém cuide desse povo, porque este povo não está precisando ser governado pela elite.”

    Lula – 13/07/2017 – pronunciamento após sua condenação

    .

    1. Samba de Um Lula Só

      Abra o olho cara, até Zé Padilha sabe que, “o inimigo agora é outro”.

      Começa cheirar a ‘síndrome da cabra cega’.

  70. O que ninguém percebeu.

    Alguns minutos depois da publicação da “sentença” do tal de moro, estourou no meu celular uma mensagem de um grupo de antigos colegas de trabalho, alguns deles infames fascistoides. Era uma foto de Lula exibindo as mãos sujas de óleo, por ocasião da descoberta do Pré-Sal, era a primeira extração. Lula tem nove dedos e o moro o setenciou a nove anos. Está na cara que a piada já estava pronta, ninguém pesquisa, edita e publica uma porcaria dessas em dez minutos.

  71. Atualizado hoje:

    Atualizado HOJE:

    MORO/GLOBO INTIMIDADOS POR LULA: “LEÃO” DE CURITIBA… MIOU! – DE NOVO!

    Por Romulus

    Muitos leitores vieram me perguntar o que eu achei da condenação de Lula por Sergio Moro ontem. Queriam saber “quando eu ia publicar um artigo sobre isso”.

    Confesso que, assim que saiu a notícia, além de postagem sumária nas redes sociais, não pretendia escrever sobre isso não.

    E por quê?

    Ora, porque essa “notícia” foi uma…

    – … NÃO-notícia!

    Pior: foi uma não-notícia visando, justamente, a virar a pauta do noticiário em relação a notícias de verdade.

    Ia lá eu fazer o jogo da Globo/ Moro e ajudar a pauta fake a subir?

    Tratando dela especificamente?

    Não…

    Nada disso!

    Não que o (não) acontecimento seja irrelevante…

    Não é bem isso…

    A questão é a minha “pegada” como analista…

    Como os leitores já sabem, pensando ~estrategicamente~, meu foco costuma ser muito mais no ~subtexto~ do que nos textos disparados pelos diversos atores do jogo político.

    E em “atores do jogo político” entram, evidentemente, a Globo e Sergio Moro.

    Muito mais importante do que a condenação de Lula por Moro – per se – são:

     

    (i) a sua timidez!;

    (ii) o timing;

    (iii) as limitações técnicas; e

    (iv) os movimentos casados da Globo para tentar pautar os seus desdobramentos.

     

    Passemos, pois, à análise desse subtexto.
     

    LEIA MAIS »

     

  72. Lawfare e o Calcanhar Daqueles Golpistas: O Prazo

    Sabendo que desejam destruir o político Lula e caso não consigam, como está a ocorrer, necessitam alija-lo da possibilidade de concorrer na eleição para presidente em 2018, a defesa de Lula acertadamente tratou a chusma de processos assacados contra, como sendo prática de lawfare (perseguição jurídica com objetivos políticos), e assim fundamentada deu entrada à abertura de processo junto ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. 

    Sem deixar de considerar a importância das evidências dessa perseguição até o momento coletadas e disponibilizadas ao orgão da ONU que trata do assunto, à devida aceitação e abertura de processo, após a condenação em primeira instância, começam a saltar à vista, provas e mais provas contundentes, que irão se avolumar à continuidade da prática de lawfare, pois os golpistas começam a deixar claro que sua maior preocupação diz respeito ao prazo de conclusão do processo nessa instância, que não pode ultrapassar o mês de agosto de 2018, sem o que não dá para impedir a candidatura de Lula.

    Para tanto, as mesmas personagens de sempre, o monopólio da mídia comandado pelos Marinho globais, os supremos jurídicos opinadores fora dos autos e a nata da classe dominante com sua diversificada corja, escancaram a estratégia manjada de pressionar o tribunal e os juizes que irão julgar a recorrência do processo, para que cumpram o prazo político necessário e obviamente com resultado que inabilite a candidatura Lula.

    Isso posto, espera-se que os até agora sagazes defensores jurídicos de Lula, comandados pelo Zanin, que souberam como ninguém trata-lo essencialmente como político em todos os planos, da comunicação a burocracia jurídica, passem a levantar o histórico dos tempos demandados nos últimos dez anos em processos examinados por aquela turma de Porto Alegre, para escancarar que não estarão a tratar da procedência da sentença exarada pelo promotor de 1ª instância de Curitiba, mas sim para tentar impedir, abreviando o tempo do andamento do processo, que Lula concorra em 2018, através da publicidade da continuidade na prática de lawfare, de forma insistente, incisiva, comprovada, contundente e permanente, no Brasil, no mundo e em especial junto a ONU.

    Vamos botar a boca no trombone, porque eles estão em campo aberto, expostos, nus, sem chance de tergiversarem, produzindo provas contra si, sem possibilidade de camuflarem o verdadeiro objetivo a ser obtido via lawfare.

    Cabe a nós, não dar trégua, repercutir, dar publicidade à pratica, botá-los pelados diante do país, desde já, ontem.     

  73. Calamandrei vive!

    “O aforismo tão caro aos velhos doutores e segundo o qual ‘res judicata facit de albo nigrum et de quadratum rotundum’, faz-nos hoje sorrir. No entanto, e pensando bem, devia fazer tremer. O juiz possui na verdade, como o mago da fábula, o poder sobre-humano de fazer no mundo do direito as mais monstruosas metamorfoses e de dar às sombras as aparências eternas da verdade” (Piero Calamandrei).

    Res judicata facit de albo nigrum et de quadratum rotundum: “A coisa julgada faz do branco preto e do quadrado redondo”.

     

  74. A esquerda estará mordendo a isca?

    Prezado Nassif,

     

    Penso que a esquerda brasileira corre o risco de novamente ficar à mercê de conservadores e golpistas. Nosso sistema de govermo, por menos que se concorde com isso, é semi-parlamentarista. Ficou comprovado, com a destituição da ex-presidente Dilma, que se o congresso quiser demite ou inviabiliza o exercício de qualquer ocupante da presidência. A recíproca não é verdadeira: o presidente não consegue destituir o congresso. 

    Enquanto Lula surge, mais uma vez como esperança para as eleições de 2018, é natural nos esquecermos de que ele só conseguiu governar mediante inúmeras concessões ao Congresso. Concessões que, no final, colocaram-no na situação em que se encontra atualmente: tendo que se defender na justiça contra as mais bizarras acusações, que, em outras circunstâncias e com outros personagens, não mereceriam sequer a atenção das autoridades judiciárias do país.

    Mas o que me incomoda nesse momento é que não estou vendo a esquerda se organizar para ter uma posição estratégica no centro do tabuleiro, mais precisamente, no Congresso Nacional. É lá, mais do que na presidência, que o embate deve ser travado. É lá que as forças progressistas tem que demarcar território. 

    Por essa razão, a conclusão a que chego é de que os partidos progressistas deveriam formar uma frente ampla, estabelecendo um programa que atenda minimamente aos interesses politico-partidários, mapeando em cada Estado os 20/25 nomes com mais chances de se elegerem, trabalhar esses nomes de maneira estratégica dentro de cada estado e estabelecer como meta a eleição de pelo menos um número entre 10 e 15 deputados na próxima eleição. Nesse sentido, Lula não deveria ser o candidato à presidência, melhor seria candidato ao Senado e, ao mesmo tempo, atuando de forma a promover novas lideranças em nível nacional e regional, abrindo espaço para o eleitorado tomar conhecimento de um nome para substituí-lo. Lula é hoje o melhor cabo eleitoral para a eleição de uma grande bancada de deputados e senadores. Deveria se valer disso.

    Seria uma grande vitória para ele e para o país e uma sensacional reviravolta política se, das urnas, nas próximas eleições, saisse um número significativo de parlamentares dispostos a reverter as decisões tomadas por esse congresso desqualificado, golpista e corrupto.  

    Da forma como se desenha o atual quadro eleitoral, no entanto, com o Lula como a única esperança dos eleitores à esquerda, fica muito fácil para a mídia e os poderosos grupos da direita que patrocinaram o golpe de 2016, avançarem na direção de mais restrições à liberdade e de mais retrocessos político-sociais em geral. Lula é a peça de xadrez marcada. Todas as armas de destruição dos inimigos estão e continuarão, com cada vez mais força, concentradas nele. Se ele for destruido, a esquerda ficará com pouco ou nenhum poder a partir das próximas eleições. É hora de criar novas e surpreendentes jogadas, pois o inimigo está se movendo com muito poder e desenvoltura, contando com forças articuladas e com patrocínio dentro e fora do tabuleiro nacional.   

     

     

  75. Como se proteger do Judiciário?

    O jogo político, decidido nas urnas, está sendo distorcido por um Judiciário comprometido com uma das partes, obviamente aquele que detem o poder financeiro. Se antes havia a esperança de virar o jogo periodicamente por meio das eleições, hoje este mecanismo está emperrada pela ameaça representada por um Jidiciário corrupto à serviço do adversário. 

  76. Sem dó e sem piedade.

    Que poderosa e misteriosa causa seria capaz de levar um juiz a jogar no lixo, de forma suicida e gratuita, o seu diploma, o seu currículo, a sua carreira e a sua história?

    Entendo o seguinte: que se não for algo de muitíssimo valor e interesse pessoal, ou que se não for algo terrivelmente ameaçador a sua integridade física e/ou moral, ou que se não for algo que seja terrivelmente ameaçador a integridade física e/ou moral de sua família e que possa justificar uma decisão tão carregada de inexistentes fundamentos e descabimentos jurídicos, só me resta o direito de concluir que o mesmo possa estar em desordenado equilíbrio de suas faculdades mentais e isso já seria o mínimo suficiente para a imediata anulação do julgamento.  Contudo, se nada disso for constatado como possíveis causas, que possam, ainda que inaceitáveis, justificar absurdas, alucinadas, abusivas e totalitárias convicções, em provas fato que, o juiz é quem deveria estar no banco dos réus, sem dó nem piedade.

  77. Ou o TRF4 anula essa

    Ou o TRF4 anula essa aberração do Moro que mancha o poder judiciário ou o mesmo vai entrar para história como um tribunal que traiu a justiça, a constituição e o seu país. O TRF4 tem um legado a zelar: o de guardião da constituição e das leis independente que haja pressão por parte de quem quer que seja. 

  78. “Operação Condor II” – judiciário-midiática!

    “Operação Condor II” – judiciário-midiática! – e o alvo-mor: Lula

    Por Romulus & “Dom Cesar”

    (“&” Eugênio Raúl Zaffaroni)

    “Operação Condor Judicial”: diferentemente da versão original, em vez de “fardados”, desta vez os agentes ~locais~, novamente concertados (!) – consciente ou inconscientemente… – para o avanço da agenda do imperialismo em todo o Hemisfério, são:

    – Judiciário – combinado com o Ministério Público; e

    – Carteis midiáticos locais.

    Honduras, Paraguai, Argentina, Brasil, República Dominicana, El Salvador, Venezuela, Uruguai, Peru…

    Cruza-se a fronteira, fala-se espanhol ou português, mas a estratégia – e o método! – para alijar da vida pública forças políticas progressistas seguem sendo os mesmos.

     

    LEIA MAIS »

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador