Relatório do CNMP sobre Pedrinhas fará parte de processo de pedido de intervenção em sistema prisional do MA

Do Conselho Nacional do Ministério Público
 
Conselheiro entrega relatório final sobre Pedrinhas à PGR
 
O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Comissão do Sistema Prisional, Alexandre Saliba, entregou, nesta segunda-feira, 30/12, ao procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, o relatório final sobre a inspeção realizada no presídio de Pedrinhas, no Maranhão. A inspeção foi feita no dia 20/12 depois da morte de cinco presos.
 
O relatório vai integrar o processo que estuda um possível pedido de intervenção no sistema prisional do Estado. Foram inspecionados três prédios do complexo, os mesmos já visitados: a Casa de Detenção Provisória, as Penitenciárias de Segurança Máxima I e II e a Central de Presos Provisórios. Essa é a segunda vez que o CNMP vai ao presídio. Em outubro, outra inspeção foi realizada pelo CNMP. Veja aqui a íntegra do relatório.
 
Só este ano, 60 detentos morreram em Pedrinhas. Além das mortes, há problemas como superlotação e a não separação de presos, entre outros.
 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu informações à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a respeito das ações feitas no sistema prisional para reverter o quadro. O prazo para o envio das respostas termina no dia 6/1.
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sieg Heil Sarneys….
    50 anos

    Sieg Heil Sarneys….

    50 anos no poder e um dos Estados mais miseráveis do Brasil, um dos locais mais pobres e abandonados da América Latina.

  2. Afinal, dá para confiar em ser humano?

    Afinal, dá para confiar em ser humano?

    Publicado em dezembro 31, 2013 por Caio Hostilio

    videoQue falta de respeito com o próximo!!! Utilizar um vídeo de uma vítima de acidente de transito, isso há dois anos, para servir de evidencias contra o sistema prisional do Maranhão…

    O pior de tudo e ver o juiz se deixar levar por uma prova tão escrota, sem que tivesse investigado os fatos, e ter enviado para o ministro Joaquim Barbosa… Que irresponsabilidade!!!

    É preciso que se tenha consciência de que numa situação constrangedora não pode haver politiquices e hipocrisia, coisa que traduz toda a imundície dos seres humanos… É de causar nojo!!!

    Em quem confiar? Como podemos acreditar nas instituições? Como acreditar nos homens públicos?

    A hipocrisia toma cada vez mais conta da minha espécie!!!

  3. sarney

    Jamais haverá intervenção no Maranhão.

    Aquilo é feudo dos Sarney, amigos do peito de Lula.

    Lá, ninguém mexe.

    Declaração de Sarney em meio ao caos nas prisões maranhenses:

    “Aqui no Maranhão, nós conseguimos que a violência não saísse dos presídios para a rua”, disse o pai da governadora. “Por exemplo: o Espírito Santo não teve Carnaval no ano passado, porque as rebeliões nos presídios… eles [os presos rebelados] determinaram que não poderia ter Carnaval. E não se fez, porque tocaram fogo em ônibus, tocaram fogo na cidade, quebraram tudo. E nós temos conseguido que aqui essa coisa não extrapole para a própria sociedade.”

    Detalhe: essa pústula política chamada Sarney é senador pelo… AMAPÁ.

    (Cumé mesmo aquela história de domicílio eleitoral?)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador