A aposentadoria das futuras gerações com a reforma, por Marcos A Ortega

O confronto do sistema contributivo e o de repartição poderá gerar um colapso econômico, porque o fundo se esgotará quando passar a valer a reforma

Foto: CUT
Por Marcos A Ortega

Isto é de importância vital para os atuais aposentados brasileiros.

A questão é a seguinte: Esta reforma da previdência que aí está vai ser aprovada sem dúvida nenhuma. Na verdade, o grande objetivo é privatizar a previdência. Suponhamos que a reforma entre em vigor no dia 2 de janeiro de 2020.

A partir deste dia todos aqueles que entrarem no sistema vão abrir uma conta em um banco e começar a depositar um determinado valor. Isto corresponderá a um certo capital, o qual pagará a aposentadoria da pessoa depois da aposentadoria. Percebe-se, portanto, que a partir de 2/1/20 os novos contribuintes não vão contribuir para o fundo estatal da previdência.

Agora suponhamos que o número de pessoas já aposentadas pelo sistema antigo seja igual a N em 2/1/20. E suponhamos também que seja M o número de pessoas que contribuem para o sistema antigo mas ainda não se aposentaram em 2/1/20. Suponhamos que seja n o número de pessoas de que se aposentarão por mês a partir de 2/1/20. Portanto em fevereiro de 2020 o número de pessoas contribuindo para o fundo antigo será (M-n). Em março será (M-2n), e assim por diante. Quando todos as M pessoas se aposentarem não haverá mais entrada de capital no fundo governamental.

Rapidamente o fundo se esgotará pois agora teremos N+M pessoas recebendo e ninguém contribuindo. Este fundo se esgotará rapidamente e depois disto estas N+M pessoas não receberão mais nenhum tostão de aposentadoria. Este sim será o Armagedon.

Mas o país entrará em caos, provavelmente o dólar explodirá e a inflação voltará com toda a força. O país derreterá. Acho que seria fundamental falar sobre isso agora para que toda a população tenha consciência do que vem pela frente. É muito importante discutir isso agora para que, aqueles que têm condições, pelo menos terão condições de se preparar para o evento.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Marcos,
    Este é o projeto. Isto será feito de propósito.
    Não é preciso fazer muitos cálculos para entender que, não havendo entrada nova de dinheiro, o aposentado vai ter seu salário achatado até acabar.
    O dinheiro arrecadado pelos impostos vão ser usados pra pagar a dívida pública (que é a fonte de escravidão deste país), projetos de parlamentares e para outras aposentadorias: de milico, de filha solteira de milico (todas são), funcionários públicos (juízes, promotores,etc.). Ah! Mas até esses perderão um pouco.
    Pro aposentado do INSS… não vai testar nada.
    Isto é um projeto. Este é o projeto!
    O fim, a inflação, essa vai arrebentar este país de uma vez por todas e “terminar o projeto”.
    Eu quero é mais!
    Tem que acontecer!
    Bolsonaro não é lindo? A Globo não é maravilhosa? O Lula não é ladrão? Foi isso que se criou como “verdade”. Pois bem, da verdade mesmo ninguém escapa! E ela se mostrará clara quando essa neo colônia se tornar um país de miseráveis.
    Será que os milicos vão acordar, aí? Reconhecer que foram eles que destruíram este país?
    Será que os bozominions vão reconhecer que estiveram completamente errados o tempo todo?
    Pois bem, eu quero é que se dane tudo. Não me canso de falar. Mas sei que é em vão.
    Só a miséria extrema é que vai acordar este país.

  2. Só mais um detalhe:
    A capitalização vai deixar o pobre com pouquíssimo recursos quando estes conseguirem se aposentar.
    E serão raros os bem nascidos que conseguirão juntar recursos na previdência privada para viverem bem.
    Penso eu que no futuro o trabalhador vai poder sacar os recurso a qualquer tempo.
    De qualquer forma, o governo está “lavando as mãos definitivamente” com o compromisso de abrigar o trabalhador na sua velhice. Está lavando as mãos agora, com esta reforma.

  3. Só uma greve geral poderá impedir a reforma da previdência…
    seguir com belos discursos mas não fazer nada para impedir que os “negócios” abram suas portas é derrota na certa

    se a greve geral falhar outra vez, como falhou na reforma trabalhista, já era, pois os jogadores de futuro do mercado financeiro, até os agiotas, já estão considerando que vai falhar mais uma vez e, consequentemente, inundar o mercado com aposentados suplicando empréstimos até para poder se alimentar.

    o maior crime que vão aprovar ou cometer contra os pobres do Brasil

    e a maioria desses jogadores agiotas nem são brasileiros, razão da crueldade sem dó nem piedade

  4. Esta desgraça é muito clara. Anunciada e explicada sob diversas formas. Tem ainda muita gente fechando os olhos e pagando para ver o que já está na vista!
    O motivo é o ÓDIO, a SOBERBA, é IGORÂNCIA!
    Estes serão carrascos de si mesmos e de seus descendentes!

    1. Se já elegemos o messias, por que não votar num “profeta caboclo daciolo”?
      Perdido por perdido, tanto faz.
      O importante é ter fé.
      A fé remove montanhas de dinheiro dos incautos.

  5. Os brasileiros já elegeram todo tipo de marginal. Isso porque vota por orientação do cabresto, do medo, da mídia, da igreja, mas nunca pelo cérebro.
    Para escolher o melhor candidato, é necessário que se entenda as propostas que cada um apresenta. Mas isso não é vantajoso para quem já está eleito, se aproveitando das robalheiras que começaram desde 1500.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador