Banco americano defende reforma da Previdência para Brasil evitar rebaixamento

BofA diz que se o País precisa melhorar relação dívida/PIB e defende reforma da Previdência como saída ‘saudável’ 

divida-publica-federal-pode-alcancar-ate-r-224-trilhoes-em-2013-696x474.jpg

 
Jornal GGN – O banco norte-americano Bank of America Merrill Lynch (BofA) se soma as entidades internacionais que pressionam o Brasil para realizar a reforma da Previdência. Em um recente relatório assinado pelos economistas David Beker e Ana Madeira, a instituição prevê que o país deverá ter a sua nota rebaixada pelas agências internacionais de rating caso não consiga conter o crescimento da dívida pública. As informações são do Estado de S.Paulo.
 
Segundo o BofA a relação entre o nível de endividamento do governo e o Produto Interno Bruto (PIB) deve superar em breve os 80% apontando a reforma da Previdência como um fator importante para reverter esse movimento. Ao mesmo tempo, o banco se referiu a “expansão da economia brasileira”, que redunda na elevação da arrecadação do governo, os juros baixos como fatores que podem contribuir com a economia local e impedir que Moody’s e a Fitch repitam o movimento da S&P Global Ratings, que rebaixou a nota do Brasil em janeiro. 
 
Um dos indicadores de solvência (se o governo tem fluxo de caixa suficiente para gerenciar suas dívidas) é relação dívida/PIB que é monitorada pelas agências de risco. O BofA ressalta que a relação subiu de 70% em 2016 para 74% em 2017 no Brasil e, dependendo do ritmo poderá superar 80% no ano que vem.  
 
A instituição aponta em nota que “a sustentabilidade de longo prazo da dívida depende de medidas fiscais adicionais, das quais a mais importante é a reforma da Previdência”, entretanto achando “baixa” a possibilidade do Congresso brasileiro em aprovar as mudanças no INSS. 
 
“A Moody’s e a Fitch têm uma perspectiva negativa para o rating do Brasil e ainda precisam anunciar uma decisão. Não há um claro ‘timing’ para a revisão, mas uma rejeição da reforma da Previdência pode desencadear um rebaixamento”, conclui o relatório. 
 
 
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. .. é uma armadilha..

    combina PEC 55 com reforma trabalhista e reforma da previdência: é uma sentença de morte explícita, só não vê quem não quer.. o objetivo deles é eliminar parte da população..

  2. o afro descendente abriu a caixa de pandora….

    É só baixar um AI dando continuidade às da redentora emitir decreto lei “constitucional” e problemas resolvidos.

    Preocupado com os pato, os somos todos cunha, inteveção da caserna já etc. etc??????

  3. As notas  das agencias

    As notas  das agencias chantagista  rebaixando o Brasil  é o mesmo que   as  açoes  da petrobras que eles abaixaram  e  para nao  ficarem sem moral porque  a petrobras continuava operando  e  refinando petroleo  eles  pararam de  rebaixar as açoes da petrobras o mesmo vai acontecer com esse  rebaixamento dessas agencias  golpistas. e desse banco  sacana  que nada entende dfe previdencia do Brasil. 

  4. Engraçado …….

    Que  há um problema fiscal a ser resolvido , sem sombra de dúvida.

    Mas essa instiuição querer dizer ao país como deve resolvê-lo , extrapola todo bom senso. Isso é um problema interno que deveria ser resolvido pelo processo político – que até há alguns anos poderia ser chamado de “democratico” , ainda que entre aspas , hoje não pode ser chamado disso nem mesmo entre aspas. 

    Impõem a reforma da previdência como solução única. Ninguém se atreve a dizer por exemplo , por que motivo os ricos não são tributados , por que há tanto subsidio em financiamentos para os ricos como o bolsa jatinho , por que se da tanto dinheiro para as emissoras de televisão e os jornais , por que mega devedores fiscais corporativos (como rede globo e bradesco) não são importunados ,  e por aí vai . 

  5. A dívida pública dos EUA é maior do que seu PIB

    Porque esses ratos não exigem que se reforme a previdência social dos EUA?

    O problema não é melhorar a relação dívida pública/PIB do Brasil, mas piorá-la.

    A dívida pública bruta dos brasileiros equivale a 75% do seu PIB. Em 2016, a dívida pública dos EUA foi igual a 105,8 do seu PIB.

  6. Terrorismo de sempre

    Sempre o terrorismo de sempre. São economistas muito bem pagos para escreverem isso.

    E sem o minimo de decencia!

    Hoje nos jornais portugueses informam que o Durão Barroso fez lobby nos organismos europeus a favor do Golden Sachs.

    Uma falta de ética total,

    Esses economistas dos bancosnacionais e internacionais, FMI, Banco Mundial são iguais.

    Regiamente pagos para chantagear e os Sardenbergs- Leitão  daqui para servir de alto-falantes.

    Simples assim!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador