Moody’s sinaliza que o Brasil pode ser rebaixado

Agência de classificação de risco também faz pressão pela reforma da Previdência avaliando que governo não cumprirá regra de ouro 
 
Moody's Foto: divulgação
 
Jornal GGN – A agência de classificação de risco Moody’s sinaliza que pode ser a próxima a rebaixar a nota de crédito do Brasil. Nesta segunda-feira (15) ela divulgou um relatório avaliando que o governo Temer não terá capacidade de cumprir a chamada “regra de ouro”, mecanismo previsto na Constituição Federal que impede o Estado a regular o endividamento abaixo dos investimentos, ou seja, que os empréstimos não sejam maiores que as despesas de capital do governo. Sem conseguir cumprir a regra de ouro Temer pode ser acusado de crime de responsabilidade fiscal. 
 
Atualmente, a Moody’s avalia o Brasil com nota Ba2, dois níveis abaixo do grau de investimento, este último equivale a um selo de bom pagador que o país perdeu em 2009. No texto divulgado hoje, a agência aponta que “no cenário mais provável” espera que o governo “seja forçado a pedir uma exceção da regra” o que só refletiria que o Estado está em contínua dificuldade fiscal. Se isso ocorrer, diz, se sentirá pressionada e alterar o perfil de crédito do Brasil.
 
Na semana passada o governo anunciou que desistiu de suspender a regra de ouro até 2026, como estava sendo estudado pela equipe econômica, após a repercussão negativa. Mas para a agência de classificação de risco, Temer tem poucas opções e o debate deverá ser retomado. Em 2018, a devolução de R$ 130 bilhões do BNDES pode ajudar a regra a ser cumprida, mas em 2019 não haverá essa opção para o déficit fiscal.
 
“A necessidade do governo de flexibilizar a regra, apesar de um cenário econômico mais benigno, nos leva a esperar que o governo brasileiro vai enfrentar uma piora fiscal persistente e uma elevada necessidade de financiamento nos próximos anos”, completa. 
 
O posicionamento da Moody’s é reformado com o discurso pela necessidade de reforma da Previdência. “Como dissemos no passado, a reforma da Previdência é essencial para a perspectiva de crédito do Brasil porque os gastos obrigatórios vão continuar a crescer” defende no artigo 
 
A agência avalia, por outro lado, que o governo Temer decidiu adiar a flexibilização da regra de ouro para aumentar os esforços na reforma da Previdência, mas avalia que dificilmente conseguirá agilizar a aprovação.
 
“Nós estamos céticos de que o votação da reforma da Previdência até março aumentará significativamente a probabilidade de que um projeto de reforma significativa seja aprovada neste governo”, pondera. 
 
Na última quinta-feira (11), a Standard & Poor’s rebaixou a sua nota do Brasil, de BB para BB-, ainda dentro do espectro do grau especulativo e três abaixo grau de investimento seguro. No comunicado feito sobre a alteração, a agência disse que “governo Temer fez progressos menores que o esperado” e também acusou a não reforma da Previdência como decisiva para o rebaixamento. Com a decisão, os financiamentos externos para a União e empresas brasileiras ficam mais caros. 
 
Leia também: Rebaixamento da S&P reforça discurso pela reforma da Previdência
 
Com informações da Folha e do Valor
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. S & P, Moody’s, a fina flor da bandidagem…

    A S & P pagou 1,5 bilhão de dólares em multa, em 2015, por causa da sua atuação na época da crise do subprime, de 2007. Avalizou o Lehman Brothers como “A” até o dia da sua falência.

    A Moody’s também deu aval ao Lehman Brothers até o dia falência, não previu a falência dos bancos islandeses (deu grau de investimento triple A a estes, mais do que já havia dado a bancos como Bank of America e JP Morgan.

    E são esses suspeitíssimos trambiqueiros que ditam a vida do Brasil hoje em dia. Dizem que tem que ser feita a reforma da Previdência, e um número impressionante de babacas repetem isso aqui no Brasil, como se a posição dessas bancas de patifes fosse argumento de autoridade…

  2. Brasil do Temer é mais que rebaixado e estas agências agem baixo

    Temer e agências que agem para o mundo financista são lados da mesma moeda: desumanos, com interesses para si e seus grupelhos apenas e fazem do terrorismo sua ferramenta para impor seus ideais do atraso.

  3. Todas as agencias erraram em

    Todas as agencias erraram em 2008, como erraram na crise de 1929, o que não lhes impediu de continuar no ramo. Se existem e se os avaliados lhes pagam altos honorarios para serem avaliados é porque tem certo peso, não tão alto como no passado.

    Portanto é infantil proclamar que porque erraram não prestam mais. Os melhores medicos do mundo tambem erram as vezes.

    1. todas….

      Caro André, você já viu time pequeno sendo campeão, com erro do juíz, contra time grande? Queremos ganhar o jogo onde eles mandam no campo, na bola, na regra, no tempo e na arbitragem. E achamos que venceremos. E ainda cremos piamente que a arbitragem é livre e despretenciosa. A nossa Inocência é Extraterrestre, não tem outra explicação. Lula tinha sumido com esta gente, de dento do nosso país. Agência de Risco, Banco Mundial, FMI,…Foi a mesma coisa com a Seca no Nordeste. Sabe o que acabou com Seca no Nordeste? El Nino? Mudanças Climáticas? Aquecimento Global? ‘Padinho Padi Ciço’? NÃO !!! O que acabou com a seca, mas principalmente com a Indústria da Seca foi BOLSA FAMÍLIA. E quilhotinou boa parte do Coronelato.  Bastou Dilma cair, quem retornou com toda força? Primeira e única: Indústria da Seca. Em Horário Nobre, com caras espantadas de Willian e Renata. “Não chove a ‘trocentos’ anos. Carros Pipas, Desespero, Plantações perdidas…Isto até 10 dias atrás. Então chegou a época de chuva, e advinhem? CHOVEU !!!!!!!!!!!!!!!!!!! É um Milagre. Choveu na época que tinha que chover !!!!!!!!!!!! O semi-árido está embaixo de água !!!! Chuva no Nordeste., assim como Agência de Risco é a conveniência de quem está no Poder. Será que não aprendemos nada em mais de 500 anos? abs. 

      1. No Brasil de Lula as agencias

        No Brasil de Lula as agencias deram ao Brasil o GRAU DE INVESTIMENTO, a nota mais alta que o Brasil jamais teve.

        Não houve portanto nenhuma perseguição a Lula, que era um governo de viés social, o que desmente a “teoria da conspiração”, O mundo é bem mais complicado na realidade e dá para entender o mundo com chavões e bordões primarios.

        1. no….

          No Brasil de Lula, do desbunde e da indiferença, a tal nota foi elevada. Fez diferença? Alguém dava alguma bola para isto? Esta é a diferença. As Agências podiam pegar a nota deles, enrolar bem enrolado e enfiar em algum buraco de Washington. Rebaixamente e Potência em decadência falaram também da Rússia. Putin também mandou enfiarem a tal nota e opinião, naquele lugar. A diferença é esta. Bordões e Chavões primários muito revelam o Mundo. Alguns querem complicar mais do que já é. Geralmente lucram muito com isto. abs.  

          1. A nota é um serviço prestado,

            A nota é um serviço prestado, com fatura e nota fiscal. Quem não quer basta não pedir. As agencias não dão nota para sacanear, elas fazem um serviço e cobram por ele. Quando dão rating para a PETROBRAS, esta paga pela avaliação,

            custa bastante, as agencias cobram. Quem não quer nota basta não pedir. É um serviço feito à pedido.

            A Russia quer nota e paga, a RUSSNEFT, a estatal de petroleo russa, tem rating a pedido e ninguem joga no lixo e nem enfia em lugar nenhum um serviço que custa de 150 a 200 mil dolares.

    2. Erro é uma coisa, fraude é outra…

      Todo mundo erra, certo. Mas o que elas fizeram não foi erro, foi fraude mesmo. Tanto que foram investigadas e pagaram multa pra se livrar da condenação. Eu posso confiar em alguém que errou e depois voltou a trabalhar direito. Mas perco a confiança em quem fraudou por causa de dinheiro…

  4. Essas agências de

    Essas agências de risco jà foram rebaixadas em 2008 e ganharam nota zero em honestidade e 10 em picaretagem. Suas credibilidades são iguais ao do jornal nazional, para pessoas que têm ao menos um neurônio na cabeça. E não preciso de nota desses vigaristas pra saber que o Brasil está uma merda e não é por causa da reforma na previdência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador