Moro era a personalidade dominante na organização Lava Jato, por Luis Nassif

A exemplo do caso Cachoeira-Robert Civita, nos próximos dias a Lava Jato e parças da mídia tratarão de levantar algum escândalo antigo que permita cobertura diária para competir com a estratégia do The Intercept.

Há dificuldade cada vez maior de construir uma contra narrativa em cima do dossiê Intercept.

  1. O álibi padrão, o chamado fruto da árvore envenenada – o telefone foi hackeado, logo o processo deve ser anulado – vale para processos judiciais, não para furos jornalísticos. E foi desmoralizado pelas próprias mensagens de Deltan Dallagnoll, defendendo o jornalista que divulga dados vazados.
  2. Para conseguir um contraponto aos juristas que questionam a parceria Moro-Lava Jato, Época se valeu de uma “advogada constitucionalista”, recém-formada, sem currículo Lattes, sem que sua especialidade constasse sequer do Linkedin (aqui).
  3. Josias de Souza louvou a atitude de Sérgio Moro, de condenar o vazamento da relação de políticos que consta da delação da JBS. Forçou a interpretação. As conclusões do episódio são totalmente opostas:
    • Moro não era contra vazamentos, mas contra a oportunidade daquele vazamento, naquele momento, que poderia expor a operação ao Supremo Tribunal Federal (STF).
    • O diálogo comprova que Moro era a personalidade dominante da Lava Jato; Dallagnol apenas o discípulo, encantado com a capacidade do mestre de enfrentar o perigo.
    • No dia seguinte ao vazamento da lista de políticos, Moro envia a planilha ao STF e minimiza sua gravidade (aqui).
  4. Teori Zavascki era obstáculo a dois movimentos: ao arbítrio da Lava Jato e à blindagem do sistema, conforme se poder conferir na gravação em que Romero Jucá e Sérgio Machado discutem sobre o grande acordo (aqui).
  5. A exemplo do caso Cachoeira-Robert Civita, nos próximos dias a Lava Jato e parças da mídia tratarão de levantar algum escândalo antigo que permita cobertura diária para competir com a estratégia do The Intercept.

 

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sérgio Moro é um mentiroso patológico e, como tal, alguém perigoso. Tipos como Moro se permitem tudo, porque depois do crime cometido basta negar. Diferente de Dallagnol, que é o menino bobo convencido pela mãe de que é o maioral, Sérgio Moro age como um sociopata, não se impõe qualquer limite ético, moral, de regras de civilidade, de decência, de respeito humano, nada. É um criminoso no estado da arte; urge submeter as suas falas no Senado à análise de psiquiatras forenses, para que tracem o perfil patológico da sua personalidade esquizofrênica.

  2. Caro Nassif, porque vc não faz um levantamento no comportamento do gal. heleno qdo ele fazia
    parte cob que era dirigido pelo corrupto nuzmann, que durante 20 anos roubou o dinheiro do cob?
    Segundo li em blogs o heleno pulou fora qdo o nuzmann foi preso e hoje ele fica rosnando que nem
    um cão contra o lula, ele tem rabo preso e deve voltar as sua origens, de pijama.
    A propositi o que deu o caso nuzmann? também esta protegido?

    Abraços e parabéns pelos seus comentários.

  3. Nassif,

    A iniciativa do Intercept de associar-se à Folha parece ter sico estratégica (mesmo se com uma dose de oportunismo): eles sabiam que precisavam de um parceiro maior. A Folha, no interesse de reabilitar-se com leitores qualificados (como se fosse ainda possível), parece querer afastar-se da Lava Jato e dar uma de independente. Por sua vez, o Intercept arranja um grande parceiro, que seja capaz de chancelar suas iniciativas e passa a ter menos um rival na praça. O que achas ?

  4. Os trololós foram atrás de algum podre do Glenn, foram pedir penico e um bote de salvação para as maiores agências de bisbilhotagem do mundo…..

    O problema é que, até o momento, nada do colossal, segundo eles mesmos, acervo de áudio e vídeo, nada dos tribunais superiores, nada de políticos, só aparece o marreco e o bebê chorão, as vezes o bode velho da as caras…..figuras carimbadas e já devidamente desmorolizadas…..

  5. Na era pré-Interceptor tinha-se a convicção que a justiça era fraudada…
    Agora, pós-Interceptor temos essa certeza!
    Há aqueles que entendem as coisas apenas com o movimento de superfície, não conseguem entender novas correlações subterrâneas!
    Na era pré-Interceptor foi possível criar uma fraude eleitoral e várias forças do mundo e submundo estão fora de controle!
    O golpe de 2016 tirou da presidência da republica e da constituição os tais poderes transcendentes que une, organiza e legitima a força e poder dentro das nações!
    Força do mundo os evangélicos agora vão querer a presidência. O charlatanismo pode chegar ao poder já nas próximas eleições presidenciais!
    Do sub-mundo tanto milicianos e como o crime organizado agora sabem o caminho de chegar ao poder, dele não vão abrir mão!
    Não há limites num mundo sem ética!
    Nossas instituições num horizonte pré-Interceptor já se mostraram falidas e sem força para eleger somente a verdade / ética como motor politico!
    O poder econômico transforma vidas em meros índices manipuláveis!
    Quem pode garantir que o poder de hoje vai dar respaldo ao judiciário, forças armadas amanhã?
    Qualquer dia pode-se chegar a conclusão que as forças armadas não cumprem seu papel após venda maciça de terras agricultáveis, riquezas minerais e biodiversidade de mar e florestas!
    Os custos de manter forças armadas e poder judiciário poderão não compensar aos donos das riquezas!
    O Nordeste já começa a se articular como região, é um princípio de independência diante da falência do poder central e da constituição violada!
    No pós-Interceptor se nada mudar é um claro sinal que será dado poder a quem tem por hábito não respeitar leis e desconhecer valores éticos!
    Corremos o sério risco da quebra total cujo tempo já está sendo contado de forma regressiva, esperar para ver onde vai dar até aqui não nos ajudou em nada.
    A verdade sobreviverá, o país como conhecemos hoje cada vez mais certo que não resistirá, diante das ausências e fraquezas demonstradas pelas instituições, principalmente pelos agente públicos das forças armadas, do judiciário – a grande mídia e os empresários, em tese, não sendo funcionários públicos, não tem compromissos com país como demonstraram diariamente.
    Os donos de grandes grupos de mídia, do sistema financeiros, grande empresários poderão viver e ter negócios em qualquer lugar do mundo, a esses pouca importa o pais e eles sabem ganhar dinheiro também com a miséria humana. Se tudo tem um preço, vai ficar mais baratinho…

  6. Não dá a ideia, caro Nassif, não dá a ideia…

    Mas de verdade, seja o escândalo que for, vai ser difícil minimizar o papel da Lava Jato no golpe de estado que estamos vivendo. Pelo que vejo por aí, depois da revelações da imprensa, começa a ficar ridículo dizer, mesmo entre os próprios golpistas e apoiadores do golpe, que a Lava Jato combate a corrupção. O que mais tenho ouvido é que a Lava jato foi montada para dar o golpe, mesmo, “e daí”?

    Turma de vândalos, golpistas bárbaros… não perdem por esperar:

    [img]https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2016/10/20/brasil-ano-zero-por-jota-camelo/[/img]

  7. Se não me engano, foi Napoleão…
    …mesmo que tudo se apresente favorável, nunca se esqueça de deixar um caminho para os soldadinhos fugirem, porque com batalhas em que soldadinhos lutam até a morte não se chega aos generais…

    vai vazando que eles vão fugindo

  8. Já tentei fazer ao menos uns 3 comentários aqui na página do GGN Nassif, e todas as vezes recebo a mensagem de que foi detectado comentário repetido. Seria uma forma de bloqueio ? Pois não pode ser um simples erro do software… Tenho feito comentários no You Tube só elogiando seu trabalho e um destes foi no vídeo onde comento que seus vídeos não são reportagens e sim aulas de História. Se sou bloqueado aqui para comentários lamento e vou me desligar do canal. Uma pena, pois vc é dos jornalistas que mais respeito.

    1. Provavel nada

      GGN já informava os podres de Seju Moru antes do Intercept..

      Nassif tinha a convicção e fatos. Intercept obteve as provas

      Quanto ao travamento deve ser os milhares de acesso ou talvez seu comptador

      Óbvio que GGN não é uma NSA que tem vários prédios para armazenagem de informações e acesso

  9. Sérgio Moro tem demonstrado sistematicamente sua tendência desonesta de ignorar as leis e fornecer explicações falsas sobre o real significado dos estatutos legais. Moro incitou o impeachment da presidente Dilma e condenou e prendeu o presidente Lula sem provas ou evidências de um crime cometido. Ele é uma personificação maliciosa e farsa do que um homem de justiça deveria ser. Ele gravou ilegalmente a conversa da presidente Dilma e Lula e, em seguida, diz que gravar conversa do seu celular é crime. Como o Moro disse no passado: o conteúdo das mensagens é mais importante do que a maneira a mensagem foi adquirida. Moro é hipócrita e fraudulento. Ele não tem credibilidade. Além de destruir indústrias e empresas (Embraer, Petrobras etc) e, consequentemente, a economia brasileira, Moro e o grupo de procuradores da Lava Jato impediram Lula de participar de eleições nacionais. Existe também a parceiria nefasta entre o Moro, a Lava Jato e o Departamento de justiça dos Estados Unidos para supostamente combater corrupção, mais na verdade esta sendo o veiculo que permite a entrega e venda dos recursos naturais do Brasil para os países estrangeiros especialmente os Estados Unidos. Os principais jornais e emissoras de TV brasileiros foram cúmplices do jogo sujo de Moro e Lava Jato. Não é de surpreender que a mídia nacional dominante e reacionária esteja contestando o conluio e os processos ilegais entre Moro e os promotores da Lava Jato revelados pela reportagem excepcional do Intercept. Moro e a corja da Laja Jato deverão ser julgados e condenados por terem violado a constituição, integridade e dignidade do sistema judicial, e por traição do Estado brasileiro.

  10. os golpistas ainda têm a cara de pau
    de perguntar – e daí e daí?
    e daí e daí fui ouvir e daí com a maysa e tem um
    trecho que diz por mais
    cruel perseguição o meu amor perguntará e daí e daí?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador