Por que Moro se mantém no governo, por Luis Nassif

É evidente que a intenção objetiva de Bolsonaro é desmoralizar Moro e impedi-lo de ser candidato em 2022.

Diariamente, o Ministro da Justiça Sérgio Moro é humilhado pelo presidente Jair Bolsonaro. É evidente que a intenção objetiva de Bolsonaro é desmoralizar Moro e impedi-lo de ser candidato em 2022.

Qual a razão, então, para sua permanência no cargo?

Minha hipótese é a seguinte.

Moro sabe que há muito mais munição contra ele no dossiê The Intercept.

Saindo do governo, sofrerá duas vezes.

Primeiro, pelo fato de não ter mais o poder de Ministro para poder se blindar. Segundo, porque fora do governo, as revelações do The Intercept teriam em Bolsonaro o maior propagador.

Simples assim.

O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Operação Lava Jato. Quer apoiar esse projeto? Acesse www.catarse.me/LavaJatoLadoB

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Cúpula da PF exige reação de Moro aos ataques de Bolsonaro à entidade

23 comentários

  1. Aliás, Glenn e o pessoal do Intercept tão sendo de uma sordidez maledetta com o ex-judge: Escolheram o deltonho de sparring pra treinar os golpes e aprimorar o que vem adiante.

    Dias desses alguém publicou – mui maldosamente! – que o ex andava matando uma garrafa de vinho e outras cervas por noite.

    Tenho a impressão de que o consumo vai aumentar muito em breve.

  2. Em outras palavras, Nassif “ja sabe” que Moro esta envolvido com as mesmas empresas de Dallagnol. Ou mais outras, piores ainda… como as dos irmaos Koch’s…

    • E, por outro lado…, Moro é o mais culto, equilibrado, jovial, moderno, inteligente, honesto, corajoso, elegante. O PT? Reacionário, atrasado, brega, cafona, vigarista, picareta, de mau gosto, feio, burro e Kitsch.

      1
      5
  3. No olho do furacão ficamos a “ver navios”, como náufragos que perderam o sentido do porto e da história. Em geral só logramos entender retrospectivamente a História da humanidade e de cada povo e seu território. Agora, porém, alterou a velocidade, há simultaneidades que nos levam a fazer, viver e ver a história descortinar-se a todo tempo, diariamente, dentro e diante de cada um de nós.

    O suposto implacável juiz Moro está sendo moído pela História. Ainda conserva capital político, que perde a cada dia que dá sustentação ao seu filho monstruoso que ocupa a cabeça da República. Assim como é imprudente sair agora antes das próximas revelações da Vaza Jato, talvez venha ser imperativa a necessidade da sua saída do governo depois das novas revelações. E ainda assim continue no governo.

    Dramática dialética: os arautos imorais da moralidade aparelharam o Estado brasileiro – MPF e Judiciário – abusaram da mídia hegemônica servil e irresponsável para construir projeto de poder e dinheiro, que começou pela derrubada da Dilma e foi arrematada pela prisão de Lula. O atual presidente é produto direto da ação sórdida de Moro. Estão indissoluvelmente ligados até o momento que for útil aos dois.

    Cair de cabeça em um governo de milicianos foi decisão que parece indicar que o ex-juiz fez um cálculo político de amador. Ou que fez um cálculo político coerente com a sua índole, com a sua ideologia política punitivista, de tendências neo fascios, e que imaginou estar a frente de um estado policial. Acossado, Moro poderá ser muito útil ao presidente e garantir abrigo até a próxima chuva.

  4. Enquanto as pesquisas de opinião lhe forem favoraveis, ele continuara no governo. Bolsonaro so esta a espera de uma boa razão para coloca-lo para fora… Como Sergio Moro não caiu até aqui com as revelações do Intercept, não saira facilmente e ainda tem suas chances de candidatura em 22, que vira com um time de fazer inveja a Hitler e Mussolini: Doria, Moro e a turma do Bolsonaro.

    12
  5. Ninguém é mais humilhado do que o povo brasileiro que tem esse sujeito como presidente da república.
    O camisa preta do Paraná não tem a menor preocupação com o que pode sair na vaza jato. Ele já mostrou, e não foi agora, que a lei é um mero detalhe é que sua sustentação, assim como a desse que aparentemente o humilha,é exterior ao espectro político.
    Podem ter certeza que ambos estão rindo aos borbotões desta análises que os colocam em posições diferentes.
    Ambos não valem nada,não são nada,são apenas peças com o papel de bobos da corte que distraem o povo enquanto o país e os direitos fundamentais do povo brasileiro são dia a dia saqueados.

    15
    • Digo isso todo dia. São palhaços para distrair, chamar atenção, enquanto a destruição do Estado, das instituições, da soberania, continua atrás das cortinas do palco do botequim. Deviam dar atenção às deformações, mas olham os palhaços.

  6. Sim. Na mosca.

    Ademais, foi ele um dos principais responsáveis pela eleição do boçalnaro, não vai entregar tudo e ir pra casa (sobretudo depois que a patranha da fundação gorou). As pesquisas mostram que, apesar do “VAR”, ele tem uma imagem melhor que a do boçalnaro.

    E há um detalhe bem mais comezinho: eles (e os setores que eles representam muito bem, diga-se) estão unidos nos esforços de combate ao “lulopetismo”; há muito o que “destruir” ainda. 2022 está longe.

  7. Minha sugestao a Moro é que detone Bolsonaro, entregando o que tem sobre ele e Flavio e Queiroz, saia do governo, movimente a situação para caçar a chapa inteira de Bolsonaro/invalidar a eleição com convocação de novas *antes que Lula seja solto* dessa forma ainda ganha. Se demorar demais, vai sangrar … O problema é que perdeu o apoio do STF para isso! Karma is a bitch 😉

  8. Moro nao toma uminha decisao que nao eh complexada ha QUATRO anos, pelo menos…

    E tem toda razao: ele EH SIM um ser inferior.

  9. Simples assim uma caçamba.Onde se guardam as qualidades dele:Um desavergonhado,um desqualificado,um desequilibrado,um lombrosiano,um amolecado,um desonesto,um mau caráter,um capadócio,um cretino,um salafrário,um ordinário,um biltre,um asno,um cínico e outras coisitas más.A única diferença que guarda da mulher é a quantidade de letras dos nomes.Um tem 4,o outro tem 9.

    • E enquanto ficar, vai ser judiado todo dia pelo chefe, como um, um… um zé mané, mesmo.
      Dallagnol só está escapando porque não saiu da corporação. Só não dá prá saber até qunado a corporação aguenta se sujar por causa de Dallagnol. Mas Moro quis ser herói sozinho…

      Eu, eu, eu, Sérgio Moro se.. deu mal, rs…

  10. Além disso, caro Nassif, penso que Bolsonaro também teme que um dia Moro se volte contra ele. Não Moro, pessoalmente, mas turma de juízes e procuradores que prendeu Lula, os cúmplices de Moro e Dallagnol… E daí a tática de impor terror, característica dos que não impõem respeito.

    “Ora”, Bolsonaro pensa, sente ou até intui, “se a turma da Lava Jato fez o que fez com Lula, o que não faria comigo e com minha turma?” Ainda mais que a turma do Direito próxima a Bolsonaro sabe perfeitamente que tanto a prisão de Lula foi errada quanto que foi parte de um golpe. Sabendo disso, é impossível essa turma transmitir a Bolsonaro qualquer mensagem de que está tudo limpo e certo. Ninguém é bobo. Quando alguém mente, quem ouve pode ficar sem saber a verdade mas tem certeza de que aquilo que está ouvindo é mentira.

  11. Fico espantado com o tanto de gente que se diz surpresa com a verdadeira face do Moro.
    Sem muito esforço é possível levantar a ficha do sujeito, além de ler comentários de juristas sobre suas decisões.
    Outro detalhe, até onde a mídia e os próprios empresários da elite brasileira assistiriam passivos o uso e abuso da tortura psicológica sobre investigados?
    Todos já sabiam que os vazamentos eram controlados de dentro da Lava Jato. Isso é crime.
    Ademais, o que o Brasil estava ganhando com as manchetes, prisões pirotécnicas e desfiles de carros da PF Aecista???
    Realmente estou estranhando a surpresa.
    Moro é uma cria dos EUA contra o Brasil. Corrupção é o pretexto para este circo dos infernos que nunca acaba.

  12. Além de perseguir Lula e o PT, o nosso ex-juizinho prevaricou várias vezes e até poupou o FHC para não melindrar um apoio importante. Pois bem, ontem no programa do Bial, FHC disse que se estivesse na situação do Moro, sairia do governo.
    Tomou??

  13. -> Saindo do governo, sofrerá duas vezes.

    Moro se mantém no governo pelo mesmo motivo que Bolsonaro se joga nos braços dos EUA de Trump: ambos são fracos.

    Bolsonaro é o “guarda da esquina” no topo da hierarquia. Moro é o juiz de piso alçado ao telhado do sistema.

    subservientes, carreiristas, fisiológicos e incompetentes, precisam estar sob o guarda-chuva de algum poderosos chefão.

    e agora, quando se pegam na condição de serem eles o “poderoso chefão”?

    Bolsonaro continua prestando um inestimável serviço ao Brasil, e também à América Latina com suas agressões a Bachelet, trazendo ao primeiro plano tantos os Porões da Ditadura quanto a Operação Condor que os articulou internacionalmente.

    o governo BolsoNazi não é um governo de si, por si e para si, pois o mesmo grande empresariado antes patrocinador da OBAN (Operação Bandeirantes) foi também o financiador de sua campanha eleitoral, cujo investimento agora retorna altamente rentabilizado na forma de expropriação da renda e do patrimônio públicos.

    neste sentido, o filme “Bacurau” é apenas o episódio inaugural de um novo caminho a ser trilhado, tanto na arte quanto na política.

    o fascismo precisa ser decapitado e suas lideranças devem ser enterradas vivas.

    ao lema sinistro da necropolítica, Viva la Muerte!, devemos bradar: Muera la Muerte! Gracias a la Vida!
    .

  14. Enquanto isso: empresas quebram, desemprego e desespero só aumentam, a quantidade de gente pedindo esmola é gritante, o atendimento em postos de saúde esta praticamente paralisado por falta de médicos, e se não, por falta de insumos básicos, o que o mais pode acontecer? O que passa na cabeça desses caras do governo?

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome