Lula deve encontrar Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, somente depois da posse

Presidente americano queria conversa ainda em dezembro. Negociações diversas e providências comprometem a agenda do próximo chefe do Executivo.

Lula recebe Jake Sullivan para convite formal de encontro com Joe Biden. Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu nesta terça (5) a visita do conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, que veio ao País para convidá-lo formalmente para se encontrar com o presidente norte-americano Joe Biden.

Apesar da disposição de Biden para receber Lula ainda em dezembro, o encontro deve acontecer apenas em janeiro, após a posse. De acordo com o ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, Lula alegou que, devido à situação interna, que demanda negociações diversas e providências que devem ser tomadas, “talvez não desse” para viajar aos EUA este ano.

O senador Jacques Wagner (PT-BA) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) também participaram da reunião com Jake Sullivan, que deve também encontrar o secretário de Assuntos Estratégicos do governo Jair Bolsonaro (PL), almirante Flávio Rocha, ainda hoje.

Pauta

Durante a conversa de quase duas horas, Lula defendeu a necessidade de ampliar a quantidade de países no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “De tudo se falou, principalmente sobre a última reunião do G20 e sobre a necessidade de uma nova governança mundial”, afirmou Amorim à CNN.

Já o representante do governo americano demonstrou interesse em cooperar com o Brasil no G20 para caminhar para uma governança global mais justa. “Eles trataram sobre a importância da relação entre os dois países para a paz e a democracia na América do Sul”, continuou o ex-ministro.

LEIA MAIS

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador