Em meio a baixa adesão da população à campanha de vacinação contra a dengue, pelo menos 145 mil vacinas contra a doença, inicialmente destinadas para seis estados brasileiros, vencem no dia 30 de abril. Conforme as regras da campanha federal, o imunizante é designado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da iniciativa por concentrar a maior proporção de internação pela doença.
De acordo com informações do Globo, essas 145 mil vacinas, que integram um lote de 668 mil doses compradas pelo Ministério da Saúde, já foram redistribuídas para outros municípios em nove estados, dentro das próprias unidades da federação. Contudo, a procura ainda é baixa comparada a quantidade de imunizantes disponíveis.
No esquema de redistribuição, anunciado no final de março, o Amapá recebeu 22.376 doses prestes a vencer. Dessas, somente mil teriam sido aplicadas, conforme dados preliminares da Secretaria de Saúde. Goiás também recebeu as doses e 77,4 mil ainda precisam ser aplicadas; Bahia, soma 15,3 mil doses remanejadas e pendentes; São Paulo, 11,6 mil doses; Amazonas, 13 mil; e a Paraíba, ainda tem 6,1 mil aplicações por fazer. Acre, Maranhão e Rio Grande do Norte não informaram o número de doses que devem ser usadas neste mês.
Apesar dos dados, o ministério acredita que conseguirá aplicar todas as doses a tempo e afirmou que não há nenhum comunicado por parte dos estados e municípios de possível perda. A pasta afirmou que, deste montante, 31.650 doses foram aplicadas na primeira semana de abril e alertou que há um atraso no registro das doses aplicadas nos municípios. Sendo assim, o número divulgado de aplicações não reflete com precisão o real avanço da campanha de vacinação.
O ministério avalia também que o ritmo da campanha é positivo. Em fevereiro, quando começou a vacinação, 227.272 doses foram aplicadas no país. Já em março, o número saltou para 449.725 aplicações.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.