Aprovado estágio obrigatório no SUS para estudantes de Medicina

Do Estadão

Estudantes de Medicina terão estágio obrigatório no SUS, aprova conselho
 
Lei mantém a duração do curso em seis anos, dois a menos que o cogitado na época da criação do Mais Médicos
 
Ricardo Bomfim – Especial para a Agência Estado

SÃO PAULO – Estudantes de Medicina terão de passar pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório em regime de internato no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta quinta-feira, 3, e os cursos de Medicina terão de se adaptar a ele até um ano após a publicação da resolução.

De acordo com a Agência Brasil, o documento segue para a aprovação do ministro da Educação, Henrique Paim. Novas diretrizes também preveem que os estudantes sejam avaliados a cada dois anos, por meio de uma prova obrigatória para os programas de residência médica. A avaliação deve começar dois anos após a aprovação da medida e será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que também é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As alterações foram debatidas em uma audiência pública no dia 26 de março, com a participação de entidades que representam estudantes, médicos, instituições de ensino e integrantes dos Ministérios da Saúde e Educação. Elas foram motivadas pela Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, e inclui um dos objetivos do programa, que é o aumento no número de vagas de residência. Segundo o documento aprovado nesta quinta-feira, os programas de residência médica devem ofertar vagas em número igual ao de egressos dos cursos de Medicina do ano anterior.

A lei mantém a duração do curso de Medicina em seis anos, dois a menos que o cogitado na época da criação do Mais Médicos. Em 2013, o governo quis que os médicos já formados passassem os dois últimos anos da graduação – que teria oito anos no total – atendendo no SUS.

O conselheiro da Câmara de Educação Superior, Arthur Roquete de Macedo, espera que o documento seja rapidamente aprovado pelo Ministério da Educação. Ele acredita que as diretrizes trarão um avanço ao atendimento do SUS e permitirão uma humanização da formação do médico. Estudantes matriculados antes da aprovação poderão decidir entre concluir o curso na regra atual ou na nova.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pelo nível dos estudantes que

    Pelo nível dos estudantes que vêm aí, com cotas, Enem e tudo mais, em que o sujeito não precisa mais estudar, utilizar o SUS ficou mais temerário ainda!

  2. Estágio no SUS

    Antes tarde que nunca, mas e os hospitais terão vagas para tantos estagiarios? A obrigatoriedade deveria começar

    pela Faculdade ter seu hospital ou convênio com de sua cidade. Vamos aguardar pois a máfia de branco no interior é absoluta, redutos já estabelecidos de pai para filho..

  3. Me supreende que algo assim

    Me supreende que algo assim já nao fosse implantado

    Na verdade o problema da saude é basicamente do governo, sempre incopetente no trato da questao e como sempre demagogo e jogando no colo da sociedade civil as consequencias de sua omissão criminosa em areas que sao o sentido de ser da sua existencia…

    1. Putis Leo,
      Acho que nada é

      Putis Leo,

      Acho que nada é BOM DEMAIS PARA VOCÊ…

      Parece até “cria” do Instituto Butantã.

      Todos FALAM HORRORES do SUS, mas quando tem suas “safenas” e transplantes correm para a medicina de alta complexidade de onde? DO SUS…e HA CICLOSPORINA!!!!!

  4. Agora é só esperar as
    Agora é só esperar as “manifestações” e “passeatas” do CRM, Sindicato Médico e seu paladino – RONALDO CAIADO – contra o “trabalho escravo”…
    ehehehe
    Saravá misifio,
    saravá burro da terra,
    hoje é sexta-feira…
    ehehehehe

  5. coitadinhos dos rebentos

    coitadinhos dos rebentos futuros médicos da nossa burguesia iletrada, reféns servidores da velha charlatã indústria fármaco-médica global…

    irão levar um sus/to!

    estágio do sus/to!

    o futuro é a medicina quântica nanotubular spins eletromagnética cósmica holística homeopática acupuntural sistêmica.

    a medicina de mercado modelo despachante “criar doenças pra vender remédios segmentados fracionados” está moribunda terminal…

     

    1. burguesia que na faculdade

      burguesia que na faculdade ” passa pano ”  para as ideias mofadas da esquerda né?

      E vcs na cara de pau só chama eles de burgueses depois que estao formados ou quando lhes convem.

      Pq nao vao la nas faculdades publicas que em sua maioria sao de fato ( mesmo as particulares de medicina ) formadas por gente com bom nivel social mas que  sao paga pau de esquerdopatas?

      E dizem na cara deles que nao querem o apoio pelego desses tais pois sao burgueses?

      falta de honestidade sempre foi o forte de esquerdalhas…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador